terça-feira, 31 de janeiro de 2012

TELENOVELAS HUMORÍSTICAS

1 - Roque Santeiro
Desde 1977, quando a RTP começou a exibir a telenovela "Gabriela, Cravo e Canela", baseada no livro do mesmo nome de Jorge Amado, fiquei fã de telenovelas. Bem sei que não é de bom tom dizer isto, mas é a pura da verdade, vi muitas durante os anos que se seguiram, "Escrava Isaura" incluída. Coisas de fazer chorar as pedrinhas da calçada...

2 - Chocolate com Pimenta
Acontece que a partir de certa altura deixei de ter paciência para tanta choradeira, amnésias, filhos que não são exatamente do pai que conhecem (e até da mãe, embora mais difícil), acidentes que põem os protagonistas cegos, paraplégicos ou coisa do género, já para nem falar dos que passam para o Além, em idas e voltas fantasmagóricas.


3 - O Cravo e a Rosa
E aí comecei a seguir apenas as humorísticas, por vezes completamente non sense, mas que tinham a grande vantagem de me fazer rir.

4 - Guerra dos Sexos
Assisti a quase todas estas, mais capítulo menos capítulo, que o "seguir" é relativo! E ainda hoje gosto, quando posso vejo a atualmente em exibição na SIC, lá para as 7 e picos da tarde. (bem sei que começa antes, mas a repetir o episódio da véspera!)

5 - Uga-Uga
Acredito que não seja tema que interesse a muita gente - sim, porque nesta terra ninguém vê telenovelas, nem programas afins de big brothers, as audiências televisivas devem ser todas inventadas! - mas deixo o desafio para quem o quiser apanhar. Com conhecimento, pesquisa ou "batota", tanto faz...

Adenda a 1 de Fevereiro de 2012 - As legendas a verde, indicando a que telenovela pertencem as fotografias. Obrigada a todos pela participação! Porque embora ninguém veja telenovelas (cóf, cóf, cóf), vejam lá a coincidência de muitos terem acertado, especialmente nas duas primeiras. Mas fica aqui só para nós, não vá alguém confundir-nos com essa malta que vê telenovelas... Pfff! :)))

Imagens da net.

36 comentários:

  1. A minha relação com as telenovelas terminou com o Roque Santeiro e coma Tieta do Agreste, que me faziam rir. Depois disso distanciei-me, e pelo que vou espreitando, ainda bem. Beijoca!

    ResponderEliminar
  2. Ena, do que te foste lembrar: O ROQUE SANTEIRO! Tb te lembras da Tieta do Agreste? Ou da Vereda Tropical? Ou ainda da Dona Xêpa? Meu Deus! Isto dava uma grande série de cromos para a caderneta do Markl!! lololol
    Eu vi-as todas!
    Hoje, com miúdos, afazeres vários, não tenho tempo, nem paciência, para ver novelas.

    ResponderEliminar
  3. não sei porquê mas eu ainda vejo algumas... principalmente a temporada de verão dos morangos...

    ResponderEliminar
  4. De todas estas telenovelas só vi duas. Não que não veja telenovelas, que até gosto, mas só vejo as do horário da noite.

    Beijo

    ResponderEliminar
  5. também fiquei pelo rock santeiro porque me fazia rir. não tenho paciência para lamechismos do tal pai e mãe e etc.

    agora vejo os Simpsons!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns Teté :)

    Finalmente foi encontrada a pessoa que em Portugal vê telenovelas (assobiando)

    Eu vejo algumas, mas não tenho muita paciência para andar 6/8 meses a ver uma telenovela, vou vendo um episódio aqui, outro ali e nem sempre da mesma...já escrevi um post sobre isto, acho que duram demasiado tempo, se fosse eu a escrevê-las acabam muito mais depressa...castigava os maus, premiava os bons, juntava os apaixonados, separava os mal amados e prontes, numa semana tava feita mais uma telenovela eheh

    Também gosto mais das humorísticas...das que aqui mostras vi a nº 4 que adorei, principalmente por estes dois atores que eram o máximo.

    Quanto à que dá agora às 7h já por duas vezes me disseram para a ver, que eu ia adorar, mas um dia destes liguei para o Morangos com Açucar e estava numa cena entre uma madame toda dondoca, que não tem onde cair morta, e a empregada que é muito pobrezinha, gostei tanto da cena que de vez em quando vejo sempre na esperança do dia da vingança da empregada eheh

    Ah, e eu nunca vejo telenovelas, ok? Se disseres isto a alguém eu desminto tudo em tribunal a pés juntinhos (assobiando)

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  7. Essa de que ninguém vê telenovelas mas as estatísticas desmentem isso, tem piada.
    Eu vi a Gabriela e a outra logo a seguir que não me lembro o nome. Seguia todos os dias. Agora não preciso de tal para passar o tempo. Gostei do Sai de Baixo e o Planeta dos Macacos, mas estes não tinha nada a ver com novelos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. O que tu foste confessar, Té ?!... :))) Eu julgava que ninguém em Portugal as visse e afinal as audiências confirmam o contrário !...
    É espantoso como se inventam audiências !!! :)))
    Tenho a certeza que destas vi 2 !
    A verdade é que a partir de certa altura comecei a dar mais atenção às portuguesas e muitas das brasileiras perdi-as !
    Curioso que ainda o ano passado fomos premiados com um Emmy Awards(suponho), para uma das nossas telenovelas da TVI, canal que também ninguém vê em Portugal ! :)))

    .

    ResponderEliminar
  9. Só me lembro da novela nº 5 e posso dizer que a via com gosto. Gosto de novelas animadas (normalmente as que passavam na Sic rente ao final da tarde).
    Nomes, não sei nenhum lol

    ResponderEliminar
  10. Para mim as telenovela tem um defeito: NUNCA MAIS ACABAM!!!

    A minha mãe nunca perdeu uma telenovela, a começar pela mais famosa de todas "Gabriela, Cravo e Canela", passando pela "Escrava Isaura" e, quantas mais intrigas e maldades por lá andavam, mais ela gostava.

    Eu só vi "parte" de uma fotonovela, que um dia hei-de falar nela no "ematejoca"!!!

    Na TV alemã também passam telenovelas, mas durante a tarde; nunca vi nenhuma, porque só abro a TV depois das oito da noite e, para ver filmes que acabem nessa mesma noite.

    Abraço da amiga de longe!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo1/31/2012

    Tal como tu, sou fã de telenovelas brasileiras. Desde que o menino nasceu, porém, raramente vejo, sobretudo porque dão muito tarde.
    Conheço estas todas, mas lembrar-me dos nomes é coisa que me faria pensar um bocadinho e o menino está a chegar....e o trabalho a apertar.
    Se puder venho mais tarde.:)
    bji

    ResponderEliminar
  12. Anónimo1/31/2012

    Menti!
    Não conheço a última.:))

    ResponderEliminar
  13. Olha estou como tu, Teté! Só vejo as cómicas, porque as outras nem lhes coloco a vista em cima.
    Nem sempre as sigo do princípio ao fim, tal como tu. Mas novela é mesmo assim, se perdermos um ou outro capítulo não se perde muito.
    Gostei do Roque Santeiro, a Chocolate com Pimenta também foi muito gira. O Danilo fazia um papelão! Não me consigo lembrar da terceira, mas a quarta é a Sassaricando, certo? E a última é a Uga-Uga, se não estou em erro.
    Agora sigo a Morde e Assopra. ;)

    ResponderEliminar
  14. "Chocolate com Pimenta" foi a única telonovela que vi até hoje e era muito divertida.
    Comprei logo o CD com a música, e já agora, vou ouvir essa música brasileira esta noite.
    Concordo que, o Danilo fazia um papelão, mas todos eles era óptimos actores.

    Quando se fala de novelas, penso logo na minha mãe, mas ela só via as brasileiras, das portuguesas não gostava, só viu uma e não gostou mesmo nada.

    Boa noite!

    ResponderEliminar
  15. 1 - não faço a mínima
    2 - Chocolate com Pimenta
    3 - Vi alguns episódios porque os meus pais seguiam mas não me consigo lembrar (pensava que também era chocolate com pimenta)
    4 - Sassaricando
    5 - não faço a mínima

    Honestamente não vejo mas acontece-me com alguma frequência estar em locais e com pessoas que acompanham e rapidamente se faz a integração no contexto :)

    ResponderEliminar
  16. Como já tinha dito vi a 1 e a 4 , mas sei o nome de todas elas.
    Ainda não vi respondidos os nomes de algumas delas ! :))
    Se amanhã ainda se mantiver...
    ... ou mail :)

    Até amanhã !
    .

    ResponderEliminar
  17. 1 - Apesar de não ter visto era Roque santeiro

    2 - Se é Chocolate com pimenta, também vi e adorei...acho que foi desta que veio a frase "chique e bem" e "dona e proprietária de salão de beleza", frases que eu ainda hoje uso eheheh

    3 - Não vi.

    4 - Guerra dos sexos.

    5 - Não vi.

    Beijinho outra vez :)

    ResponderEliminar
  18. Por acaso até foi a partir de Roque Santeiro que achei que as outras, de fazer chorar as pedrinhas da calçada, eram um desperdício de tempo, RAFEIRITO! Mas também achava piada à Tieta... :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  19. Como disse, "papei" todas essas novelas, ANA. E sim, dava para os cromos do outro... :))

    Só a partir de certa altura me tornei mais seletiva, nomeadamente porque com os canais privados o nº de telenovelas triplicou... :D

    E, claro, não há tempo para ver todas, a não ser que não se faça mais nada! ~xf

    ResponderEliminar
  20. Por acaso vi os primeiros morangos, VÍCIO, porque nessa altura o meu filho e as minhas sobrinhas viam aquilo. Mas era tão mau! :))

    ResponderEliminar
  21. As do horário da noite são quase todas demasiado dramáticas para o meu gosto, SONHADORA! :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  22. Ah, quando apanho também vejo os Simpsons, TERESA DURÃES! :))

    E sim, também deixei de ter pachorra para lamechices! ;)

    ResponderEliminar
  23. Eheheh, descontando uma série de velhinhos que não têm mais nada que fazer a não ser ver novelas e putos que não perdem morangadas e vampiros, desconfio que há muito boa gente que as vê "às escondidas", MARIA! Porque não é de bom tom dizer que as vêem, suponho, "cheira" a povão iletrado e não a grande inteletual... como alguns gostariam de ser vistos! =))

    Mas depois vêm as audiências e lá se vai a máscara! :D

    OK, já sei que tu nunca vês telenovelas, estamos entendidas! Mesmo assim, por puro acaso, acertaste 3 nos teus 3 palpites! Mero acaso, repito, porque só pode! :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  24. Mas é verdade, CARLOS, ninguém assume que vê e depois têm umas audiências brutais... portanto é coisa tipo "gato escondido com rabo de fora"! :D

    A seguir veio "O Casarão", mas a sequência das seguintes já a perdi! :)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  25. Olha, RUI, dessa telenovela portuguesa de que falas, que foi premiada e tudo, ainda vi uns episódios no verão e em alguns sábados, porque a minha mãe, irmã e sobrinhas estavam a seguir! Os atores iam realmente muito bem, mas o argumento em si, deixou de ter ponta por onde se lhe pegasse, quando, fascinados com o sucesso das audiências, a prolongaram infindavelmente! No meu entender, evidentemente! ;)

    Mas pronto, de um modo geral prefiro as brasileiras humorísticas! Ainda não vi nenhuma portuguesa humorística, embora alguns personagens possam ter traços anedóticos... :)

    Ah, e claro, na TVI vejo os Oscar! E alguns filmes, se os apanhar de princípio!

    Mas sim, acredito que saibas todas, a pesquisa não é difícil e eles são todos atores conhecidos! Mas vou atualizar, que amanhã já ninguém se lembra do desafio. Os posts são como os jornais, perdem o interesse de um dia para o outro, com outras notícias... :))

    ResponderEliminar
  26. Eheheh, a nº 5 tinha cenas hilariantes mesmo, W, de todas é capaz de ser a mais non sense! :D

    ResponderEliminar
  27. Pois, têm esse grande defeito, EMATEJOCA, nunca mais acabam. Embora também tenham a vantagem de podermos passar uma semana sem ver nenhum episódio, sem perdermos o "fio à meada" na semana seguinte... :)

    As primeiras telenovelas eram muito fraquinhas, mas é verdade que têm vindo a melhorar. Os atores, porque os argumentos costumam ser de faca na liga, nos poucos episódios que vi! Mas também há brasileiras muito mazinhas. E a telenovela com a qual mais me ri até hoje era mexicana. O curiosos é que era um drama, mas tão mau, tão mau, que só me dava para rir! =))

    Ah, e sim, quase todas elas deram a conhecer belas músicas brasileiras neste lado do Atlântico! Eu tinha uma cassete com as do Roque Santeiro... no século passado, evidentemente! :D

    Abraço para ti!

    ResponderEliminar
  28. Apesar de tudo continuo a preferir as telenovelas brasileiras ás portuguesas, NINA, mas estas também nunca são humorísticas... :)

    A última mudou tanto de horário, que se não lhe achasse tanta piada tinha desistido de a ver! E um dia dava 2 horas, outro 15 minutos! Parvoeiras lá das direções que não respeitam o público! :P

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  29. Eheheh, andamos em sintonia, TONS DE AZUL! Além que as outras costumam dar à noite, por vezes tardiamente, quando eventualmente há outras coisas mais interessantes a ver ou fazer! :D

    Mas não é Sassaricando, embora o ator seja o mesmo. Mas é normal que não te lembres dessa, que na altura devias ser ainda muito bebezoca, que estreou no Brasil em 1983! Cá deu depois, mas não muito depois, suponho que em 84 ou coisa! :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  30. É "Chocolate com Pimenta", sim, MOYLITO, mas não é o "Sassaricando". Desconfio igualmente que serias ainda muito novo quando deu, algures em 1984 ou coisa... :))

    É, os enredos normalmente "apanham-se" bem... ;)

    ResponderEliminar
  31. Não vejo qual é o problema de ver novelas. Vejo sim é o problema de as pessoas só verem novelas ou séries (que para mim são novelas com outro tipo de enredos.
    Acho que depois de um dia de trabalho sabem bem uma pessoa se distrair e a novela proporciona alguns momentos de divertimento. São raras as novelas que vejo hoje em dia mas quando as sigo é até terminarem e algumas foram para mim bastante marcantes como o Cravo e a Rosa, Chocolate com Pimenta, Alma Gemea e as novelas realizadas por Manoel Carlos (Viver a vida, Mulheres apaixonadas,..). Tal como os livros, cada uma delas fizeram-me viajar a épocas e culturas diferentes, mostraram casos dramaticos de pessoas reais e deram-me momentos de romance, divertimento e mistério (lembro-me da mulher de branco e o cadeirudo).

    ResponderEliminar
  32. ahhhh, o Roque Santeiro. não me lembrei de o incluir nas comédias. o sassaricando ainda vi, embora muito novo. o protagonista não é o mesmo da Guerra dos Sexos? o Cravo e a Rosa não me lembrava mas ainda vi um ou outro episódio :)

    ResponderEliminar
  33. Na verdade não há problemas nenhum, LANDA, mas a maior parte das pessoas não assume que as vê. Homens então... :))

    As telenovelas do Maneco às vezes são muito dramáticas para o meu gosto! :)

    Pessoalmente nem vejo muita TV, mas gosto de telenovelas (humorísticas), séries policiais ou humorísticas, alguns concursos ou documentários e é isso que costumo ver. Política ou noticiários é que vejo pouco... :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  34. É, sim, Paulo Autran como protagonista na "Guerra dos Sexos" e em "Sassaricando". A primeira também tinha Fernanda Montenegro a protagonizar, mas ela não entra na outra, MOYLITO! :D

    O Roque Santeiro foi a que fez com que me desinteressasse das dramáticas. Se posso rir, para quê chorar? :))

    ResponderEliminar
  35. Passei ontem por aqui mas depois esqueci-me de comentar.
    Creio que não vi nenhuma destas telenovelas. Num dos canais multiculturais, passam telenovelas portuguesas/brasileiras. Normalmente gosto de ver. Esta última não me despertou interesse e por falta de tempo parei de ver após dois ou três episódios. Que há telenovelas interessantíssimas, há! E que vi algumas desde o princípio ao fim com grande entusiasmo também! : )

    ResponderEliminar
  36. Bem-vinda ao clube dos que veem telenovelas, sem receio de o afirmar, CATARINA! :))

    E sim, também admito que algumas nos possam interessar mais ou menos, consoante o tema focado. ;)

    Abraço!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)