terça-feira, 3 de janeiro de 2012

RAZÕES PARA ACREDITAR EM PORTUGAL

Nos últimos dias de 2011 assistiu-se a uma "guerrinha" à conta de uma publicidade da Coca-cola, que elogiava alguns aspetos do nosso país (e de outros também, que a publicidade era dirigida a várias nações, individualmente), que eventualmente foram mal interpretados ou considerados algo paternalistas. Quando a malta anda revoltada pega por tudo, o anúncio não me pareceu melhor nem pior que outros, mas logo surgiram várias respostas, nomeadamente esta, portuguesa:


Ora já há muito tempo que gostaria de ter lançado um desafio/concurso de escrita. Esta "polémica" - que não se centra nos políticos da nossa praça e muito menos na beberagem americana - veio proporcionar um tema que interessa a todos: "Que razões temos para acreditar em Portugal?" Tenho a certeza que são muitas, não exatamente iguais para todos...

Assim, o que pretendo é que cada um escreva um texto inédito (prosa, verso, humorístico, etc.) subordinado ao tema e de acordo com as seguintes regras:
1ª O concurso está aberto a todos os que desejem participar;
2ª O texto deverá ser enviado para o meu e-mail até às 23 horas e 59 minutos de dia 20 de janeiro, não excedendo um máximo de 500 palavras;
3ª Todos os textos serão publicados aqui, nos dias 21 e 22 de janeiro, sendo-lhes atribuído um número de ordem, consoante a sua chegada - não será revelada a identidade dos autores, até terminar a votação;
4ª A votação será efectuada pelos participantes, comentadores e visitantes, não se admitindo votos de anónimos, nem no próprio texto;
5ª Cada votante poderá votar em 3 textos: 1º - 10 pontos; 2º - 5 pontos; 3º - 2 pontos;
6ª A votação decorrerá de 23 a 27 de janeiro, exclusivamente na caixa de comentários do blogue, não se admitindo votos via e-mail, e os resultados do concurso serão divulgados dia 29 de janeiro, bem como a respetiva autoria de cada texto;
7ª A organização (quer dizer, moi), reserva-se o direito de excluir do concurso textos ofensivos ou que não se enquadrem minimamente no tema, bem como a resolver qualquer eventual questão entretanto suscitada.

E pronto, agora resta-me esperar que deem aí com força no teclado e esclareçam quais são as vossas (nossas) razões para acreditar...

24 comentários:

  1. O texto pode ir em branco? ;) Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. acho que te esqueceste de algo... ~xf

    ResponderEliminar
  3. Estas tuas palavras fizeram-me lembrar um vídeo que vi há uns dias... Apesar de ter uns 30 minutos valeu bem a pena ouvir a conversa do Miguel Gonçalves sobre nós portugueses (http://youtu.be/M_f6Txwc-kk). Deixei-te o link caso o queiras ouvir. ;)
    Ah! E vale a pena acreditar neste país que é o nosso. :)

    ResponderEliminar
  4. Essa é dificil, não me vem nada a cabeça, mas se por um acaso vislumbrar alguma luz ao fundo do túnel, escreverei com certeza.
    Beijos :)

    ResponderEliminar
  5. Antes de mais quero desejar um excelente 2012 repleto de felicidade.
    Quanto ao anuncio publicitário, eu já o vi e à primeira achei piada mas agora já estou um bocado cansado.
    De resto também não tenho grande opinião sobre o assunto. É uma publicidade como qualquer outra nada mais...
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Bem, vou ter de deixar de beber coca-cola! Mas lá que o país precisa dum safanão, isso precisa. O problema é que há muita que não quer andar aos safanões.
    Já tenho três separadores de livros para juntares à tua coleção (ena pá, consegui escrever uma palavra ao abrigo do AO)
    Beijinho Tété

    ResponderEliminar
  7. vou tentar :) bom ano novo :)

    ResponderEliminar
  8. Não, RAFEIRITO! Mas dada a vasta adesão a este extraordinário concurso, até com páginas em branco te arriscas a ganhar... :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  9. Esqueci de quê, VÍCIO? Prémios?!? Hummm... hão de se arranjar... virtuais! :D

    ResponderEliminar
  10. Por também considerar que vale a pena é que surgiu a ideia do concurso, TONS DE AZUL! :D

    Obrigada pelo link, que fui ver! E não é que o rapaz está coberto de razão?!? :)

    ResponderEliminar
  11. Suponho que nem é preciso grande esforço, CONCHITA, porque felizmente ainda temos muitas coisas boas. O esforço da escrita é que já são outros 5 paus... :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  12. É, concordo que é apenas uma publicidade, PSIMENTO, algo empolada via FB e afins... :)

    Beijocas e tudo de bom para ti também em 2012! :D

    ResponderEliminar
  13. Não é caso para deixar de beber coca-cola, KIM! Por acaso a inércia das pessoas faz-me um bocado confusão, especialmente numa altura em que é necessária a participação de todos... :P

    Três separadores de livros? Quererás dizer marcadores?!? Obrigada, à mesma! :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  14. Obrigada e bom ano para ti também, MOYLITO! :D

    ResponderEliminar
  15. Teté,
    Este desafio está a ser difícil para mim.... O que oiço e o que leio relativamente a Portugal é muito negativo. Tirar conclusões por mim própria sem vivenciar as circunstâncias não é fácil nem seria justo. Fico a aguardar com muito interesse os textos que poderei ler aqui no teu blogue.
    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Mas esta organização (quer dizer toi) tá louca??? :s

    Acabei de dizer que tou cansadita e ela já me dá um trabalho para fazer? :((

    E o prémio é o quê??? ~xf

    Vou tentar, até porque adorei o anúncio :)

    Bom ano e beijinho :)

    ResponderEliminar
  17. Parece-me uma iniciativa muito interessante porque a mulher que está por detrás da iniciativa, quer dizer toi, parece ser uma mulher de muita fé. Eu não serei tanto.

    ResponderEliminar
  18. para bom entendedor... ;)

    ResponderEliminar
  19. Tudo bem, CATARINA, embora parte da questão seja essa mesmo: as pessoas só focam os aspetos negativos, esquecem-se de muitos positivos... :)

    Mas percebo que para quem vive longe e praticamente só tem esse 'feed-back' seja complicado!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  20. Bom, MARIA, se tá louca não sei, mas que é um bocado amalucada por natureza, no bom sentido, é garantido! :))

    Os prémios... serão virtuais! Há lá coisa mais lindinha... =))

    Bom ano, bom trabalho e beijocas! :D

    ps - cansaço?! isso passa já de seguida... ~xf (assobiando)

    ResponderEliminar
  21. Fé tenho nas pessoas, VITOR, bem como no país! Espero que apesar de teres menos, arranjes um tempinho para participar... :)

    ResponderEliminar
  22. Ah, então já estamos entendidos, VÍCIO! :D

    ResponderEliminar
  23. Não participarei com textos, porque não me sinto à altura !
    Claro que participarei na votação ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  24. OK, RUI, longe de mim insistir! :)

    Mas fico a aguardar a tua votação, que será bem-vinda! :))

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)