terça-feira, 3 de janeiro de 2012

RAZÕES PARA ACREDITAR EM PORTUGAL

Nos últimos dias de 2011 assistiu-se a uma "guerrinha" à conta de uma publicidade da Coca-cola, que elogiava alguns aspetos do nosso país (e de outros também, que a publicidade era dirigida a várias nações, individualmente), que eventualmente foram mal interpretados ou considerados algo paternalistas. Quando a malta anda revoltada pega por tudo, o anúncio não me pareceu melhor nem pior que outros, mas logo surgiram várias respostas, nomeadamente esta, portuguesa:


Ora já há muito tempo que gostaria de ter lançado um desafio/concurso de escrita. Esta "polémica" - que não se centra nos políticos da nossa praça e muito menos na beberagem americana - veio proporcionar um tema que interessa a todos: "Que razões temos para acreditar em Portugal?" Tenho a certeza que são muitas, não exatamente iguais para todos...

Assim, o que pretendo é que cada um escreva um texto inédito (prosa, verso, humorístico, etc.) subordinado ao tema e de acordo com as seguintes regras:
1ª O concurso está aberto a todos os que desejem participar;
2ª O texto deverá ser enviado para o meu e-mail até às 23 horas e 59 minutos de dia 20 de janeiro, não excedendo um máximo de 500 palavras;
3ª Todos os textos serão publicados aqui, nos dias 21 e 22 de janeiro, sendo-lhes atribuído um número de ordem, consoante a sua chegada - não será revelada a identidade dos autores, até terminar a votação;
4ª A votação será efectuada pelos participantes, comentadores e visitantes, não se admitindo votos de anónimos, nem no próprio texto;
5ª Cada votante poderá votar em 3 textos: 1º - 10 pontos; 2º - 5 pontos; 3º - 2 pontos;
6ª A votação decorrerá de 23 a 27 de janeiro, exclusivamente na caixa de comentários do blogue, não se admitindo votos via e-mail, e os resultados do concurso serão divulgados dia 29 de janeiro, bem como a respetiva autoria de cada texto;
7ª A organização (quer dizer, moi), reserva-se o direito de excluir do concurso textos ofensivos ou que não se enquadrem minimamente no tema, bem como a resolver qualquer eventual questão entretanto suscitada.

E pronto, agora resta-me esperar que deem aí com força no teclado e esclareçam quais são as vossas (nossas) razões para acreditar...

24 comentários:

  1. O texto pode ir em branco? ;) Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. acho que te esqueceste de algo... ~xf

    ResponderEliminar
  3. Estas tuas palavras fizeram-me lembrar um vídeo que vi há uns dias... Apesar de ter uns 30 minutos valeu bem a pena ouvir a conversa do Miguel Gonçalves sobre nós portugueses (http://youtu.be/M_f6Txwc-kk). Deixei-te o link caso o queiras ouvir. ;)
    Ah! E vale a pena acreditar neste país que é o nosso. :)

    ResponderEliminar
  4. Essa é dificil, não me vem nada a cabeça, mas se por um acaso vislumbrar alguma luz ao fundo do túnel, escreverei com certeza.
    Beijos :)

    ResponderEliminar
  5. Antes de mais quero desejar um excelente 2012 repleto de felicidade.
    Quanto ao anuncio publicitário, eu já o vi e à primeira achei piada mas agora já estou um bocado cansado.
    De resto também não tenho grande opinião sobre o assunto. É uma publicidade como qualquer outra nada mais...
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Bem, vou ter de deixar de beber coca-cola! Mas lá que o país precisa dum safanão, isso precisa. O problema é que há muita que não quer andar aos safanões.
    Já tenho três separadores de livros para juntares à tua coleção (ena pá, consegui escrever uma palavra ao abrigo do AO)
    Beijinho Tété

    ResponderEliminar
  7. vou tentar :) bom ano novo :)

    ResponderEliminar
  8. Não, RAFEIRITO! Mas dada a vasta adesão a este extraordinário concurso, até com páginas em branco te arriscas a ganhar... :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  9. Esqueci de quê, VÍCIO? Prémios?!? Hummm... hão de se arranjar... virtuais! :D

    ResponderEliminar
  10. Por também considerar que vale a pena é que surgiu a ideia do concurso, TONS DE AZUL! :D

    Obrigada pelo link, que fui ver! E não é que o rapaz está coberto de razão?!? :)

    ResponderEliminar
  11. Suponho que nem é preciso grande esforço, CONCHITA, porque felizmente ainda temos muitas coisas boas. O esforço da escrita é que já são outros 5 paus... :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  12. É, concordo que é apenas uma publicidade, PSIMENTO, algo empolada via FB e afins... :)

    Beijocas e tudo de bom para ti também em 2012! :D

    ResponderEliminar
  13. Não é caso para deixar de beber coca-cola, KIM! Por acaso a inércia das pessoas faz-me um bocado confusão, especialmente numa altura em que é necessária a participação de todos... :P

    Três separadores de livros? Quererás dizer marcadores?!? Obrigada, à mesma! :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  14. Obrigada e bom ano para ti também, MOYLITO! :D

    ResponderEliminar
  15. Teté,
    Este desafio está a ser difícil para mim.... O que oiço e o que leio relativamente a Portugal é muito negativo. Tirar conclusões por mim própria sem vivenciar as circunstâncias não é fácil nem seria justo. Fico a aguardar com muito interesse os textos que poderei ler aqui no teu blogue.
    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Mas esta organização (quer dizer toi) tá louca??? :s

    Acabei de dizer que tou cansadita e ela já me dá um trabalho para fazer? :((

    E o prémio é o quê??? ~xf

    Vou tentar, até porque adorei o anúncio :)

    Bom ano e beijinho :)

    ResponderEliminar
  17. Parece-me uma iniciativa muito interessante porque a mulher que está por detrás da iniciativa, quer dizer toi, parece ser uma mulher de muita fé. Eu não serei tanto.

    ResponderEliminar
  18. Tudo bem, CATARINA, embora parte da questão seja essa mesmo: as pessoas só focam os aspetos negativos, esquecem-se de muitos positivos... :)

    Mas percebo que para quem vive longe e praticamente só tem esse 'feed-back' seja complicado!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  19. Bom, MARIA, se tá louca não sei, mas que é um bocado amalucada por natureza, no bom sentido, é garantido! :))

    Os prémios... serão virtuais! Há lá coisa mais lindinha... =))

    Bom ano, bom trabalho e beijocas! :D

    ps - cansaço?! isso passa já de seguida... ~xf (assobiando)

    ResponderEliminar
  20. Fé tenho nas pessoas, VITOR, bem como no país! Espero que apesar de teres menos, arranjes um tempinho para participar... :)

    ResponderEliminar
  21. Ah, então já estamos entendidos, VÍCIO! :D

    ResponderEliminar
  22. Não participarei com textos, porque não me sinto à altura !
    Claro que participarei na votação ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  23. OK, RUI, longe de mim insistir! :)

    Mas fico a aguardar a tua votação, que será bem-vinda! :))

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)