domingo, 22 de janeiro de 2012

INSPIRAÇÃO... E TRABALHO!

Já contei esta história tantas vezes, que tenho a certeza que me vou repetir! Um professor que tive em tempos (e em boa hora!) - de seu "apelido" Doc Comparato - ensinou-me uma regra fundamental no domínio da escrita:: ela é fruto de 95% de trabalho e de 5% de inspiração! Mais, acrescentou ainda que se todos estivéssemos à espera de ser um William Shakespeare ou um Camões do século XX (para o caso, também vale o XXI), bem poderíamos adormecer à sombra da bananeira...

Quem não adormeceu à sombra dessa ou de outras bananeiras foram aqueles que aceitaram o meu convite de escrever um texto subordinado ao tema "Razões para acreditar em Portugal" - cuja participação e disponibilidade volto a agradecer - e que podem ser lidos nestes links, sendo os seus autores identificados após a votação :

Antes de dar início à votação (até dia 27 de janeiro, inclusive), devo esclarecer o seguinte: 1º o formato de concurso teve apenas o objetivo de animar e promover a interatividade; 2º os prémios são todos virtuais, portanto valem o mesmo que feijões... ; 3º sendo a primeira vez que "organizo" um concurso deste género (descansem, que não vai virar "sistema"!), já participei em alguns e obtive um brilhante segundo lugar (pena termos sido apenas dois concorrentes...), um quarto (salvo erro, em cinco!) e um sétimo (em 10). Portanto, nada a vangloriar-me... mas nem por isso desisti! Eheheh! A votação é simples, cada votante vota nos três textos que mais gostou, por ordem de preferência, conforme as regras que estipulei aqui.

VAMOS A VOTOS?
(Ah, e também não se aceitam "reclamações" sobre os textos, próprios ou alheios!)

Imagem de Bill Watterson,está claro!

31 comentários:

  1. Um dia, um professor de desenho que tive no liceu deu-nos uma folha de papel cavalinho a cada um. Pediu-nos para fazer um desenho à nossa vontade. Ao fim de 20 minutos veio ter com cada um e pediu a folha. Foi para a secretária e na sala o silêncio era absoluto, a expetativa era grande. O professor chamou um colega meu ao estrado. Levantou a folha dele e olhou-a virada para a janela. Depois virou-a de costas e olhou de novo pra a janela. A folha estava completamente em branco. O meu colega explicou. O meu desenho “setôr” é uma vaca a pastar num prado verde. O professor olhou para ele perplexo. Ele explicou. “Setôr”, começou a nevar, mas a nevar tanto, tanto, tanto, que a neve, branquinha, cobriu a erva e a vaca foi-se embora.
    Pois eu, minha querida Teté, também escrevi um texto. Comecei a escrever boas razões para acreditar em Portugal. Comecei pela Justiça, risquei. Passei à Saúde, risquei. Saltei para a Cultura, risquei. Dei uma pequena lambedela nas questões da Educação, risquei. Depois pensei, se me falta a inspiração naquelas áreas vou-me vingar na Economia. Viajei no Turismo, nos Transportes, na Industria, na Pesca, na Agricultura e risquei, risquei tudo. Estava cansado, olhei para as horas, estava quase a acabar o prazo e decidi mandar-te o meu texto. De repente fez-se luz. O meu texto estava todo riscado, com certeza iria riscar-te o disco. Não vali a pena. Não encontrei nenhuma razão para acreditar neste país. Quando finalmente pensei na seleção Nacional de Futebol o prazo já tinha acabado. Fica para a próxima.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. O texto do Vitor Fernandes merece uma menção honrosa!!!

    ResponderEliminar
  3. Quando se tem um presidente a dizer os maiores disparates (não ouvi mas acredito nos muitos comentários que tenho lido), não é de surpreender que os cidadãos se sintam tão dececionados e pouco esperançosos no futuro, pelo menos no futuro que eles ainda poderão viver.
    Gostei do seu escrito, Vítor. : )
    Amanhã com mais tempo vou ler de novo os textos e votar, Teté.

    ResponderEliminar
  4. Quando se tem um presidente como o Christian Wulff, achamos o Cavaco, mesmo a dizer disparates, um verdadeiro anjo!!!

    O texto do Vitor não é positivo, mas tem um grande valor literário, daí o meu pedido para uma menção honrosa!!!

    Já li e reli todos os textos, mas a votação não é nada fácil.

    Agora vou dormir, porque amanhã tenho que tomar conta da Ema e da Lurée.

    ResponderEliminar
  5. Em contrapartida, VITOR, escreveste duas histórias aqui, a primeira com muita piada. Lembrou-me uma sobrinha minha, que, um dia, tendo uma redação para escrever sobre o circo, entregou um texto de 5 palavras: "Eu não gosto de circo." Não sei que nota teve, embora na primária, mas imagino que não foi gloriosa... :))

    A segunda também tem a sua piada, note-se, mas é essencialmente virada para um prisma político! E aí, meu caro, concordo que estamos a ser governados por trastes... mas também não era isso que pretendia! E quanto à seleção de futebol, pois, ainda podias encontrar alguns "podres de caminho"... ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  6. O Vitor escreve muito bem, EMATEJOCA, tem todas as menções honrosas nesse domínio, não precisa das minhas... :D

    Concordo que a votação não é fácil, até porque os textos "denunciam" personalidades diferentes! Mesmo assim, fico a aguardar a tua votação, que certamente ninguém ficará "traumatizado" por não vencer o meu modesto concurso... :))

    Não conheço bem o caso do teu PR, mas o nosso é uma aberração... :P

    Beijocas... e que as meninas se portem bem! :)

    ResponderEliminar
  7. É verdade, CATARINA, o homem abre a boca, com aquele ar doutoral e moralista, e depois só saem disparates. Isto de viver num palácio complica, parece que perdem a noção da vida real das gentes que representam...

    Mas na verdade não fiquei muito dececionada (nunca votei nele para PR), não é o primeiro dislate nem, certamente, será o último, houve uma altura que até pensei que estava senil. Litealmente! E gente desta não motiva ninguém, evidentemente... ;)

    OK, fico a aguardar a tua votação! :)

    ResponderEliminar
  8. Podes contar com a minha votação, já que achei admirável a idéia deste concurso, só que gosto de 4 textos e, posso votar apenas em 3!!!

    Hoje à noite, quando voltar a casa, vou tentar tomar uma decisão.

    ResponderEliminar
  9. Mas já se pode votar ou não? lol

    É obrigatório votar em 3? É que eu só quero votar em dois...

    Texto 2
    Texto 5

    Acho engraçado que em todos os textos se tenham focado muitos pontos negativos para no final rematar que se acredita em Portugal. Nota-se o desanimo geral das pessoas e, em alguns casos, o "acreditar" é meramente da boca para fora.

    Eu acredito em Portugal mas não no seu todo.

    ResponderEliminar
  10. Pois bem, o 2º e o 5º também são os meus preferidos, mas eu ainda gosto de mais dois... e aí é onde a porca torce o rabo!

    Mas quem é que acredita na sua pátria no seu todo?

    NINGUÉM!!!

    ResponderEliminar
  11. eu não participei mas apenas porque a parte dos 95% de trabalho era quase uma overdose para mim e considero que não há razão para não acreditar em Portugal mas tenho alguma dificuldade em passar estas coisas para o papel!
    Já se falarmos em acreditar nos portugueses...

    ResponderEliminar
  12. Votação:
    Curioso pela diversidade de “estilos” ! Tranquilo pelo facto de não se conhecerem os participantes (não haverá influências) !

    Gostei muito do 5 ! É um facto que, quando por cá, todos temos a tendência de maldizer tudo e todos ! Bastará passarmos uns tempos lá por fora, seja por onde for e reconhecemos em muito pouco tempo o valor do que desdenhávamos e a vontade de regressar impõe-se e vence !
    O estilo romanceado do texto, valorizou-o !
    Portugal, como nenhum outro é perfeito, mas … é o melhor que há ! :)

    Gostei seguidamente do 2 !
    Sem dúvida uma boa descrição dos pontos positivos de Portugal !
    Os portugueses deveriam acreditar mais naquilo que fomos e que somos, mas temos a memória curta e sobrevalorizamos demasiado as coisas negativas que nos tocam mais de perto na pele , esquecendo o tanto, tanto de bom que temos !

    Em terceiro lugar colocaria o nº 4. A exaltação das memórias, do espírito de família e de vizinhança, o reconhecimento de que os que nos visitam nos apreciam e nos acham extraordinários e finalmente o apelo à confiança e á nossa vontade de continuarmos a construir o país que queremos e que é o nosso ! O que quisermos ser. dependerá de nós e de mais ninguém !

    Que me desculpem os outros, alguns também bons, mas só me é permitido classificar e comentar 3 ! :))
    Parabéns à Teté pela iniciativa !

    Abreijos a todos
    .

    ResponderEliminar
  13. Quem dá o que tem ou sabe...

    E é por esta razão que a votação não está fácil...

    Vou voltar a ler os textos e já cá volto :)

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  14. Vou ser rápida a votar... 2, 4 e 5. ;) Beijocas!

    ResponderEliminar
  15. Ops! Pequena retificação... ordem de preferência... Esqueci este pormenor... Ehehe 5, 4 e 2. ;)
    Mais beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Então fico à espera que tomes a tua decisão, EMATEJOCA! :)

    ResponderEliminar
  17. Só queres votar em 2, W? Então, tudo bem... :))

    Votação anotada! :D

    Como diz a Ematejoca, ninguém acredita em todos os aspetos do seu país. Nem de outros... ;)

    ResponderEliminar
  18. ecce votatio:

    1º - texto 7
    2º - Texto 4
    3º - texto 5

    ResponderEliminar
  19. Tudo bem, VÍCIO! Ninguém te quer matar de overdose... =))

    Quanto ao pessimismo em relação aos portugueses, pois, não serás o único. Não partilho dessa opinião, genericamente falando, facto é que as pessoas que aparecem nos jornais e televisões, normalmente, são os piores exemplos... :e

    ResponderEliminar
  20. Gracias pela tua votação e pela apreciação que fizeste dos textos, RUI! :D

    E tens razão, é notória a diversidade de estilos! :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  21. OK, lê com calma, MARIA! Até sexta-feira, ainda tens tempo de votar... :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  22. Votação anotada, TONS DE AZUL! :)

    Obrigada e beijocas!

    ResponderEliminar
  23. Já anotei aqui num papelinho ao lado, MOYLITO, nada de modernices de folhas de cálculo e assim... Manias! =))

    ResponderEliminar
  24. Teté,
    Primeiro deixo uma palavrinha de apreço pela iniciativa … sim que estas coisas dão trabalho e eu que sou um tanto ou quanto preguiçosa admiro quem tem energia para incentivar aqui a “malta” a “trocar” textos.

    Agora os votos:
    1º- texto 5 – porque eu também já voltei :)
    2º -texto 4- pelo otimismo
    3º- texto 7 pela convicção e… pelos rebuçados :)

    ResponderEliminar
  25. Obrigada, LUISA! E também sou um tanto ou quanto preguiçosa, mas só para aquilo que não gosto de fazer... :))

    Votação anotada! :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  26. Votação anotada e obrigada, KIM! :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  27. Quando existem 8 textos e só podemos votar em 3, fica difícil...mas aqui vai.

    1º texto 2
    2º texto 4
    3º texto 5

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  28. OK, MARIA, já está anotado no bloco! :)

    Obrigada e beijocas!

    ResponderEliminar
  29. TEXTO Nº 5 — 10 pontos

    TEXTO Nº 2 — 5 pontos

    TEXTO Nº 4 — 2 pontos

    ResponderEliminar
  30. Obrigada, EMATEJOCA!

    Votação anotada! :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)