sábado, 21 de janeiro de 2012

TEXTO Nº 5 (concurso)

Naquela manhã soalheira de Janeiro, debaixo de um céu azul e límpido, Lígia caminhava de pés descalços na areia da praia, as calças arregaçadas até à barriga da perna. Aqui e ali ouvia os gritos das gaivotas, que frenéticas cruzavam os ares e mergulhavam nas águas do mar. Apesar do frio, sentia um ardor quente no peito, com a felicidade de voltar a pisar o areal onde brincara na infância.

Não se podia dizer que os últimos anos tinham sido perdidos, a trabalhar, a estudar e a viver no estrangeiro. Gostara de conhecer outros países e cidades, de encontrar e de conviver com familiares igualmente emigrados. De aprender mais sobre as artes de cozinheira, profissão que abraçara na adolescência, quando se tornou evidente que não tinha grande jeito para os estudos. A má gestão do restaurante onde trabalhara vários anos, na sua cidade, levou ao seu encerramento. A inexperiência e falta de diplomas, ao desemprego! Tivera de partir, em busca de uma oportunidade!

Paris, Londres, Bruxelas e Estocolmo possuíam os seus encantos, mas não lhe tinham tocado o coração, o fascínio depressa se perdia, como a neve que se derretia nas ruas e calçadas, após longas noites chuvosas e invernosas. A própria gastronomia, onde abundavam os molhos de mirtilo ou os temperos de gengibre, que aqueles povos tanto apreciavam nos pratos servidos à mesa, não tinham lugar de eleição no seu cardápio. E as línguas "de trapos", que não lhe entravam no ouvido...

Como esquecer o Sol, o cheiro a maresia, os paladares doces e salgados da sua terra? E a língua portuguesa, mesmo que usando e abusando do calão ou de brejeirices? E as gentes calorosas, sempre prontas a ajudar?

Diziam-lhe: "não voltes, que isto está mau!" Mas a saudade foi mais forte que todos os avisos e voltou... para ficar!

Teté

6 comentários:

  1. Estão aqui boas exposições sobre Portugal e o seu povo!
    Textos bem interessantes e motivantes. Uns até bem romanceados, como o número 5.
    Penso que já tinha dito que gostei desta tua ideia, Teté! De colocares a malta a dedilhar pelo país. ;)
    Beijocas e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Se disseste não me lembro, mas obrigada, TONS DE AZUL! :)

    Beijocas e bom domingo para ti!

    ResponderEliminar
  3. é engraçado que muitos destes textos remetem para a gastronomia e eu não posso deixar de concordar com esse princípio :)

    ResponderEliminar
  4. Será porque nessa da gastronomia portuguesa estamos todos de acordo, MOYLITO? :D

    ResponderEliminar
  5. Identifico-me em parte com este texto, mas só em parte e, eu não vou voltar!

    ResponderEliminar
  6. Voltas, sim, EMATEJOCA! De férias... :))

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)