sábado, 21 de janeiro de 2012

TEXTO Nº 4 (concurso)

Para mim é fácil lembrar o seguinte: a Avó faz sempre os melhores biscoitos, a olho, sem receita, e guarda-os numa lata, que nunca está vazia, ao lado da televisão; a Avó inventa bolos, dos melhores, que ninguém sabe fazer igual; o Pai, embora na marinha, está sempre presente, nos temas de conversa, nas compras da casa, nas lições que nos recordamos ao estudar; a Mãe ajuda-nos em casa, a vestir, a assoar, faz refeições em que apetece comer mais, segura-nos ao colo quando temos vontade de chorar.

A vizinha de cima vem pedir-nos leite, empresta-nos farinha, conversa sobre a primavera seguinte. Ao sair, depois de atravessar a rua, viro logo a seguir, e o jardim tem sempre pássaros, cães, gatos, meninos no triciclo, avós a jogar às cartas nos bancos, sorrisos de quem passa, ruídos ao longe, cheiros de flores agradáveis de sentir.

Os turistas passam, em várias línguas, sempre com cores, fotografias, bom humor.

São memórias? Sim, mas são visíveis, sentidas, não é preciso ir a Afonso Henriques, Descobrimentos, Dinastia Filipina, Invasões Francesas, 25 de Abril! Estes e muitos, muitos mais passaram vidas difíceis, e de que maneira, e o que fizeram? Confiaram neles (nos Portugueses), agiram (em Portugal), reagiram (em Portugal), fizeram-nos chegar a este grande passado recente, fizeram-nos ser quem nós somos, e agora aqui estamos nós (Portugueses), e os seguintes, que são muitos, bons, nossos e com futuro! E porquê?

Porque Portugal somos todos (mesmo os rascas que temporariamente governam), são eles, e somos nós, e os próximos, hoje, somos grandes, enormes, capazes, vamos manter, descobrir e aumentar PORTUGAL! Bóra?

Pedro Farinha (sem blogue)

6 comentários:

  1. todos os dias podemos descobrir Portugal. depois de tormentas e tempestades descobri uma tasca que serve umas pataniscas de bacalhau assombrosas :)

    ResponderEliminar
  2. Exatamente, MOYLITO! E o nosso faro para esses descobrimentos?!? :))

    ResponderEliminar
  3. Este texto até podia ser teu, Teté, e é um dos meus preferidos!!!

    ResponderEliminar
  4. Ahahah, pois podia, mas não é, EMATEJOCA! :D

    ResponderEliminar
  5. Pois é, MOYLITO! :))

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)