terça-feira, 10 de abril de 2012

O QUARTO DE JACK

"Hoje faço 5 anos. Ontem à noite, quando fui dormir para o Guarda-Fatos, tinha 4 anos mas quando acordei na Cama às escuras, já tinha 5 anos, abracadabra." Assim começa este original romance de Emma Donoghue, que nos é narrado por Jack, o menino que comemora o seu aniversário. E se a frase já de si nos parece estranha por ele dormir no Guarda-Fatos e designar os objetos por maíúsculas, à medida que avançamos na leitura ainda mais: não se trata apenas de uma criança que vive numa casa pobre com a sua Mamã, com escassez de mobiliário e de alimentos, num qualquer país subdesenvolvido - vai mais longe que isso!

As 332 páginas d' "O Quarto de Jack" dividem-se em 5 grandes capítulos, não há maneira de esconder o óbvio: avisam-se portanto os leitores que pretendam ler o livro que a partir daqui contém spoilers!

Apesar das múltiplas e imaginativas brincadeiras que mãe e filho repetem diariamente no exíguo e bafiento Quarto, cedo nos damos contas que se trata de um cativeiro. Nick Mafarrico raptou a Mamã há 7 anos e abusa dela desde então. Não só a existência do menino, como a descrição ingénua deste da Cama a chiar, quando o raptor chega, são suficientemente elucidativos para o leitor. Mas ambos conseguem fugir do sequestrador (sensivelmente a meio do livro) - e aí começa o reverso da medalha. Como é que o mundo Lá Fora (leia-se, fora do Quarto!) aceita uma criança cujo mundo "real" se cinge àquelas quatro paredes e tudo o que envolvem, e que julga que a televisão só exibe ficção e que não reconhece sequer uma folha de árvore quando esta cai na Clarabóia, única e parca iluminação natural do Quarto? Que nunca passeou ao sol, que nunca ouviu um pássaro cantar ou viu as ondas do mar a rebentar na areia, nem sentiu a picada de uma abelha? Que não faz ideia de como se descem ou sobem escadas ou como manter uma conversa com alguém que não seja a sua mãe? E que, nos momentos mais tensos, deseja voltar novamente para aquele  Quarto, pois lá sentia-se seguro e sempre perto da sua Mamã?

São os dois lados da mesma história, como se a autora reinventasse a alegoria da caverna de Platão, nos tempos modernos. À qual ela até faz referência de passagem...

Gostei muito! E concordo com a crítica inscrita na contracapa do livro: "O Quarto de Jack é um lugar que não vai esquecer"! Novidade, é que até existe um trailer do livro. Ora espreitem:


CITAÇÕES:
"O papel pautado é mais liso para os decalques, já o papel higiénico é bom para um desenho que nunca mais acaba, como o de hoje em que me desenhei com um gato e um papagaio e uma iguana e um guaxinim e o Pai Natal e uma formiga e o Sortudo e todos os meus amigos da televisão numa procissão e eu sou o Rei Jack. Depois de acabar, volto a enrolá-lo para o podermos usar para limpar o rabo." 

"- A Mamã agarra-me pelos polegares e aperta-os. - Somos como pessoas num livro e ele não deixa que ninguém o leia."

"A minha parte preferida do Espaço Lá Fora é a janela. É sempre diferente. Um pássaro passa por lá a toda a velocidade: zum, não sei que pássaro era. As sombras estão outra vez compridas, a minha ondula pelo nosso quarto na parede verde. Fico a ver a cara de Deus descer aos poucos, ainda mais alaranjado e as nuvens são de todas as cores, e depois vejo riscas e o escuro aparece tão devagarinho que não o vejo até chegar."

"Nos últimos dias, ando sempre a cair, o mundo é cheio de tropeções."

31 comentários:

  1. Li a primeira página e, agora espera na minha mesinha de cabeceira até eu ter coragem para ler um livro tão intenso e comovente.

    ResponderEliminar
  2. Acho que não saber não é falta de inteligência, burrice é perder oportunidade de aprender.

    Por isso, te peço: diz-me o que são spoilers.

    O meu reconhecido abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/16/2013

      Fazer revelações de fatos importantes, ou mesmo, do próprio desfecho da trama de obras tais como filmes, séries, desenhos animados, animações, conteúdo televisivo, livros e videojogos, que, na maioria das vezes, prejudicam ou arruínam a apreciação de tais obras pela primeira vez.

      Ex.: Revelar que numa determinada história o assassino é o mordomo; sendo que isto deveria ser uma surpresa para o leitor/espectador da obra.

      Eliminar
    2. Anónimo2/25/2013

      não me leve a mál mas com ou sem acordo ortográfico factos é sempre com c.

      Eliminar
    3. Anónimo3/02/2013

      não me leve a mal mas "mal" é sem acento.

      Eliminar
    4. Não levo nada a mal, ANÓNIMO! Normalmente não revelo o desenvolvimento do livro, mas sobre este não dava para escrever sem levantar um pouco o véu, daí estar a advertência de conter spoilers!

      Quanto a factos no sentido de eventos é verdade que mantém o C. Mas quando é fato de fatiota (como o era o dia Guarda-Fatos), nunca o C existiu. :)

      Mas obrigada à mesma pela advertência!

      Eliminar
  3. Pareceu-me bastante interessante e envolvente, vou à procura do livro:)

    ResponderEliminar
  4. quem sempre viveu cativo teme necessariamente a liberdade.

    acabei "A Peste" (muito bom mesmo) e estou a começar os "Cantos de Maldoror" :)

    ResponderEliminar
  5. Não imaginava que este Quarto de Jack tivesse um tema tão forte. Fiquei impressionada com esta tua opinião. Se tiver oportunidade de o requisitar na biblioteca, vou querer lê-lo.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo4/10/2012

    Ontem, aproveitando as segundas feiras da Bertrand e os vales de desconto, fui às compras. Estive com esse livro na mão, mas acabei por fazer outra opção.
    Agora, fiquei arrependido, mas felizmente ainda há mais segundas-feiras para poder corrigir o erro.

    ResponderEliminar
  7. Por acaso não é particularmente comovente, EMATEJOCA, embora o tema pudesse puxar para a lamechice, não o faz. Mas que é forte, é! :)

    ResponderEliminar
  8. Quando não sei também pergunto, SÃO! :)

    SPOILERS é um termo inglês que indica que parte do enredo/argumento (consoante se trate de um livro ou filme) serão revelados! Vem de SPOIL, que significa estragar, prejudicar. No caso, tem a ver com o estragar a surpresa ao revelar total ou parcialmente o final... ;)

    Abracinho!

    ResponderEliminar
  9. É interessante e envolvente, mesmo, RAINHA, mas não é lamechas, ao contrário do que possa parecer... ;)

    ResponderEliminar
  10. Ainda mais tratando-se de uma criança de 5 anos, MOYLITO!

    Tenho de me mentalizar para ler "A Peste", é o que é... :))

    ResponderEliminar
  11. Sem dúvida um romance muito original, TONS DE AZUL, acho que vais gostar de o ler... :)

    ResponderEliminar
  12. Sabe que essa dica das segundas-feiras da Bertrand já me fez comprar um livrinho bem mais barato, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA? Estamos sempre a aprender por aqui... :)

    Venham mais segundas-feiras, mais a Feira do Livro que também está a chegar já dia 24... :D

    ResponderEliminar
  13. Obrigada, linda!

    Bons sonhos

    ResponderEliminar
  14. De nada, SÂO! E bons sonhos para ti também... :)

    ResponderEliminar
  15. Faço nada 5 anos, enganaste-te :P

    Acho que já vi este livro por aí...fiquei interessada e depois de ler a tua análise, vou comprar...tu ainda me vais levar à falência miúda ai ai ai

    Beijinho e obrigada :)

    ResponderEliminar
  16. Fiquei curioso.
    Será um livro que me ocupará alguns dias?
    Ainda não tenho a certeza, mas se for esse o caso não deixarei de te dizer.

    Bjo!

    ResponderEliminar
  17. Se eu tivesse vindo aqui ler os comentários antes de ler o post (coisa que não faço nem me parece lógico) teria sabido que eram spoilers e já não teria lido o post. Não me voltes a pregar partidas destas LOL.

    ResponderEliminar
  18. Será que o Jack fazia anos no mesmo dia que tu, MARIA?! :))

    Aproveita, que agora vem aí a Feira do Livro. Ou a Bertrand, com descontos à segunda-feira! Quem avisa... :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  19. Um livro que te ocupará alguns dias, KOK? Não entendi! Quase todos os livros demoram alguns dias a ler... ;)

    OK, então depois diz-me, a ver se entendo! :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  20. Ah, eu julgava que a palavra fosse mais conhecida do que parece que realmente é, VITOR! Mas pronto, nem tudo está perdido, que o spoiler é apenas parcial... :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  21. Para ser sincero não gostei muito da obra.
    Na minha modesta opinião, tudo o que está nesta obra está na Alegoria da Caverna de Platão.

    ResponderEliminar
  22. Também achei que a base era essa, TIAGO, mas transportada para um universo infantil e que faz sentido naquelas condições específicas... :)

    ResponderEliminar
  23. Mas ó Tiago a "Alegoria da Caverna de Platão" já toda a gente (todo o mundo) leu e é mais conhecido que o Papa...

    ResponderEliminar
  24. em que pagina e que e aquelas expressões

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)