segunda-feira, 23 de abril de 2012

DE RODA DOS LIVROS!

Hoje é dia mundial do livro e, por coincidência, a 82ª Feira do Livro de Lisboa abre amanhã, no Parque Eduardo VII, como é habitual. Portanto, adivinhem lá o tema que vou abordar?

Devo dizer que os meus familiares e amigos se dividem em dois grupos - os que não gostam de ler e os que adoram! O que tem as suas vantagens: os primeiros oferecem-me os livros que recebem gratuitamente ou de presente; os segundos por vezes têm livros repetidos, et voilá!, a quem se lembram de os oferecer?!? Sou uma sortuda, é o que é!

Acontece que estão sempre a sair novos livros. Já à venda ou em vias de publicação estão os livros dos (nossos) amigos Rafeiro Perfumado ("Agarrem-me ou Dou Cabo desses Palhacitos!") - e Vitor Fernandes, em co-autoria, com "Contos do Nosso Tempo". Igualmente curiosa estou com o terceiro romance de Joaquim Almeida Lima - "Ensaio Sobre a Angústia", de quem adorei "O Rio Frio" - e com a biografia de Enid Blyton, de Alice Vieira, que já está na forja! E ainda não li "Os Profetas", desta mesma escritora, sendo que são ambos livros para adultos.   

Mas já viram como o rol de leituras apetecíveis vai aumentando, de dia para dia? Estes, os pendurados na estante à espera de vez, os que nos sugerem de caminho?

E pedalada para tanto? A minha biblioteca tem aumentado o número de volumes em passo demasiado rápido para o meu ritmo de leitura. Mas fazer o quê? Também há vida lá fora, para além da literatura...

Enfim, sobre estes e outros livros escreverei oportunamente, à medida que os for lendo. Afinal ninguém precisa de ficar tão atarantada como a menina da foto, não é verdade? Iglos são giros... para esquimós!

Mas pronto, vou ali acabar de ler o livrinho em mãos (ufa, ufa!), para não me atrasar demasiado! (também tinha dado jeito que o blogger não me tivesse "comido" o post a partir da primeira imagem e segunda linha!) Ah e tal esqueci-me de referir que, por acaso, este também é o 1200º post do Quiproquó, desta vez inteiramente dedicado aos livros, grandes companheiros de percurso? Hummm... pensando bem, já teria dado para escrever uns dois ou três livritos, mesmo descontando desafios e imagens...

Imagens da net e do facebook.

28 comentários:

  1. Mesmo as/os bloguistas que são contra "o dia de..." não deixam de mencionar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

    Claro que há muitas maneiras de se referir a este dia, mas como tu o fizeste, Teté, é de de se lhe tirar o chapéu.
    GOSTEI MESMO MUITO!!!

    Agora vou à procura de quem indique no seu blogue, que hoje é o Dia Mundial do Escutismo!!!

    ResponderEliminar
  2. Sempre fui, desde criança, leitora apaixonada e insaciável.Diria mesmo compulsiva.

    Aliás, já sexagenária que sou, continuo comprando livros com se tivesse os muitos anos de vida que supomos ir ainda viver quando temos vinte anos, rrsss

    Parabéns por teres atingido esse signiticativo número e que continues, para teu e nosso gosto.

    Ah, por isso, já agradeci à nosa querida Nina ter-me indicado o teu interessante blog.

    As ilustrações são tão giras!!... Roubei algumas, espero que te não impoertes.

    Excelente semana, com desculpas do quase-post

    ResponderEliminar
  3. Ora aqui está um post giro sobre o dia do livro.

    Também gosto muito de ler, imaginar as personagens, sentir os sítios,só faz bem, naquele momento ficamos alheados da realidade.

    Boa semana!

    ResponderEliminar
  4. Adoro ler, embora últimamente não tenho lido muito a não ser a revista Sábado, também conta não é?!, lol
    Parabéns pelo teu 1200º post e que continues por muitos e muitos mais.
    Beijos e boa semana:)

    ResponderEliminar
  5. Os livros são uma excelente companhia e ao contrário dos eletrónicos computadores, não precisam de eletricidade nem de ser carregados e podem ser levados para qualquer lado. Seja na praia, seja numa explanada, seja numa viagem...
    Pessoalmente sempre gostei muito de ler desde pequeno e só não leio mais porque não tenho tempo para tudo que gostaria de fazer.
    Entretanto também irei à feira do livro no Porto quando abrir. :)
    Boas compras e boas leituras.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo 1200! E claro que temos de falar de livros, sempre!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Sabes qual é o grande problema dos livros, Teté? É que nunca temos tempo para ler todos aqueles que nos interessam :)

    ResponderEliminar
  8. Ora aqui está um post muito interessante sobre um acssunto que tenho lido desde manhã.
    Caramba os amigos estão todos a publicar livros. Comprei há pouco o da Lili Laranjo, acabei de encomendar o da Sofia e agora o Rafeiro também?
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  9. Anónimo4/23/2012

    :)))
    Devoras livros e fazes sinopses como ninguém.:)
    beijocas e boas leituras

    ResponderEliminar
  10. Anónimo4/23/2012

    É sempre bom falar de livros. O problema é a falta de tempo para os ler e, por vezes, a falta de outro tipo de tempo para os comprar...

    ResponderEliminar
  11. Vais falar sobre livros. Adivinhei? :p

    Mas eu ainda hoje comprei "O Quarto de Jack" e já me estás a falar de outros títulos???
    Sabes que já é impossível estar numa livraria sem pensar em ti??? ai ai ai

    Amei as imagens, posso roubar os memés? ehehe

    Também gostei muito deste post, a propósito deixei no meu blog, em resposta ao teu comentário, um resumo do 1º episódio de Dawnton Abbey, um resumo muito trafulha, mas sei que vais entender ehehe

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  12. Não sou contra "os dias de de...", EMATEJOCA, só acho que há demasiados e que isso lhes reduz o significado. Mas dia de livros para mim são todos, que é raro o dia que não leio pelo menos umas linhas... :))

    Obrigada. Nem sabia que era dia mundial do escutismo, mas esse para mim não tem grande relevância. Só me faz lembrar os sobrinhos do Pato Donald e as suas boas ações diárias... :D

    ResponderEliminar
  13. Os que tenho para ler ainda não fazem um iglo mas quase.
    No entanto não paro de comprar livros porque tenho a certeza que o monte vai diminuindo (será crescendo?).
    Obrigado pela divulgação de CONTOS DO NOSSO TEMPO. Eu próprio estou na expetativa.

    Beijinho

    PS. Grato também pelas outras divulgações pois são boas sugestões de leitura.

    ResponderEliminar
  14. Não diria que sou compulsiva, SÃO, mas continuo a gostar de ler, o que faço diariamente, consoante o tempo disponível! :)

    E sim, desconfio que também tenho livros para ler para os próximos anos, mas não resisto a novos livros! :D

    Claro que não importo, são retiradas da net e do facebook, suponho que estão à disposição de todos, de tantas vezes que já foram partilhadas! :))

    Obrigada e beijocas!

    ResponderEliminar
  15. Quando gostamos de alguma coisa, RAINHA, fazemos com mais gosto, não é?

    E sim, por vezes tenho pena de quem não gosta de ler - não sabem o que perdem, em termos de sonho e imaginação... :)

    Boa semana para ti também!

    ResponderEliminar
  16. Como dizia um professor meu, ler não importa o quê, CONCHITA, até pode ser a lista telefónica... :))

    Obrigada, beijocas e boa semana para ti!

    ResponderEliminar
  17. A Feira do Livro do Porto tem lugar de 31 de maio a 17 de junho, PSIMENTO! :)

    Essas maquinetas de leitura ainda não me convenceram, pelas mesmas razões que indicas. E se estás à espera no dentista, por exemplo, levas a maquineta atrás? Ná, nos livros gosto até do cheiro... :D

    Boas leituras e beijocas!

    ResponderEliminar
  18. Obrigada, TERESA! Livros são como o 25 de abril: SEMPRE! :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  19. É verdade, VIC! E a lista dos que nos interessam também cresce de dia para dia... :)

    ResponderEliminar
  20. Imagino que sim, ELVIRA, até porque os que adoram ler não deixam passar o dia do livro em vão! E não são tão poucos assim, que o meu FB estava cheio de novas imagens de livros... :)

    É, o terceiro livro do Rafeiro já saiu! Certamente que ele depois falará disso... :D

    Abraço!

    ResponderEliminar
  21. Não devoro livros, não, NINA, porque os estimo demais para isso! E mesmo anotações, só a lápis... :))

    Beijocas e boas leituras para ti também!

    ResponderEliminar
  22. Esse sim é um problema, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA, a falta de tempo. Dos dois tempos... :)

    ResponderEliminar
  23. Oh, que perspicaz, MARIA! É isso mesmo, o tema é livros! :))

    Sabes que me acontece o mesmo, com música, imagens ou outros temas que os bloguistas vão abordando? Curioso que até acontece mais com músicas, mesmo que não seja muito musical... :D

    As imagens já foram amplamente partilhadas noutras redes socais, obviamente que podes levar à vontade... :)

    E li, sim, o teu resumo: obrigada pela dica e pela paciência! E já pus a gravar os próximos dois capítulos!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  24. Por acaso já não tenho monte, mas cerca de uma prateleira e meia de livros para ler, VITOR! :)

    E sim, vai crescendo: toda a gente me dá livros nos anos, no Natal e até fora disso... E não me estou a queixar, evidentemente! :))

    E espero poder ir à apresentação do teu livro! :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  25. Livros, livros e mais livros! :) Pois também tenho os amigos que não leem e aqueles que são tão viciados como eu. ;)
    Já conhecia todas estas imagens, mas são tão bonitas, que vale a pena voltar sempre a vê-las.
    E parabéns pelo teu 1200º. ;)

    Nota: Ainda continuas com o mesmo contacto telefónico, certo? ;)

    ResponderEliminar
  26. muitos parabéns e venham outros tantos!
    muitas e boas leituras!
    muito boas as imagens (destacando a 2ª).

    ResponderEliminar
  27. É, os amigos não se escolhem por aquilo que leem ou não, TONS DE AZUL! :)

    Imaginava que já conhecias todas as imagens - afinal, movemo-nos pelas mesmas "paragens"... :D

    Obrigada e sim, mantenho o mesmo contacto telefónico! ;)

    ResponderEliminar
  28. É engraçado que gosto de todas as imagens, mas se perguntasse a cada um qual era a sua preferida, as respostas iam ser todas diferentes, MOYLITO! :D

    Obrigada e boas leituras para ti também! :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)