"Rio" foi o filme mais visto nas férias da Páscoa do ano passado, mas na altura perdi a oportunidade de o ver no cinema. Calhou agora, emprestado por uma das minhas sobrinhas...
Blu é uma arara azul e é capturado por contrabandistas de animais exóticos pouco depois de nascer, sendo levado em cativeiro do Rio de Janeiro para o Minnesota. Um acidente com a camioneta que o transporta faz com que a caixa onde se encontra engaiolado caia no percurso e ele é salvo por Linda, que toma conta dele e se torna a sua melhor amiga. 15 anos volvidos, Túlio, um ornitólogo brasileiro vê o pássaro na livraria de Linda e convence-a a viajar com ele e Blu de volta ao Rio de Janeiro, para acasalar com a única fêmea que encontraram: em causa está a extinção da espécie daquelas aves.
Já no laboratório de Túlio, o encontro entre as duas araras não corre pelo melhor - Jade, a fêmea, só pretende recuperar a sua liberdade e voltar à floresta, sendo bastante arisca com o seu "pretendente". Mas, em pleno Carnaval carioca, os contrabandistas de pássaros engendram um plano para capturar todos os que existem no laboratório (e clínica) do ornitólogo, no que são bem sucedidos, e acorrentam Blu e Jade um ao outro. As hipóteses de fuga são poucas, até porque Blu nunca aprendeu a voar...
O argumento não será particularmente burilado - é destinado a um público infantil, certo? - mas compensa com a aventura, o ritmo e o colorido intensos, mais ainda quando em "pano de fundo" está o Carnaval da cidade maravilhosa. Vejam o trailer: aqui.
O realizador Carlos Saldanha está de parabéns com mais estes desenhos animados (depois da série da "Idade do Gelo"), que certamente ainda proporcionarão bons momentos de alegria à criançada... e não só! Só tem 7/10 na IMDB? Who cares?!
Imagem de cena do filme da net.
Cada vez mais os filmes de animação estão mais sofisticados e às tantas os personagens parecem mais criaturas reais que animações o que retira algum encanto à coisa, embora considere que ultimamente se têm feito coisas excepcionais.
ResponderEliminarEsse ainda não vi, Teté. Aliás, não sou muito de fazer questão em ver filmes de animação pelo que apontei acima. :)
"Idade do Gelo" e "Rio" são dois filmes que a Ema adora e, como ela tem os DVDs, um dia destes, também os vou ver.
ResponderEliminarEu cá também continuo a ter bons momentos de alegria, festejando a Páscoa com a família (aqui, hoje festeja-se a segunda-feira de Páscoa).
Saudação pascal.
Gosto especialmente da canção inicial, dá logo vontade de abanar o pezinho! Beijoca!
ResponderEliminarRio de Janeiro está cada vez mais a crescer na minha vontade de o visitar...
ResponderEliminarUma boa semana, linda
Rio, é um dos filmes que quero muito ver, adoro "desenhos animados", e um que tenho andado a adiar porque ainda se pode alugar na Tv...quando lá disserem "últimos dias" vou a correr ver :p
ResponderEliminarRio de janeiro é a cidade maravilhosa, uma cidade linda que me seduz, mas que ao contrário da maioria das pessoas que conheço, não tenho vontade de conhecer ao vivo...contradições.
Beijinho :)
Não sou muito de ver filmes de animação, mas já vi a apresentação do filme e parece-me ser divertido e muito bem feito.
ResponderEliminarSou um apaixonado pela BD, quer em livro, quer em filme.
ResponderEliminarMas este ainda não vi, apesar do apelativo que é quando se vê o tal do "trailer".
Beijoka!
este texto foi publicado em 9/4. Data da grande batalha em França, onde os grandes soldados portugueses se borraram todos de medo a levantaram as mãos. isto na 1ª G. Mndial
ResponderEliminarBeijo
Não vi, mas também não fará o meu género...
ResponderEliminarAinda não vi o filme, mas tenho de confessar que adoro a série "Idade do Gelo". Não me importo nada de ver filmes considerados infantis até porque têm sempre uma mensagem que muitos adultos não adquirem enquanto crianças.
ResponderEliminarBeijinhos,
Patrícia
Já houve tempos em que não perdia um filme de desenhos animados, quando os meus filhos eram pequenos! E às vezes tenho saudades da inocência.
ResponderEliminarBjs
Pois olha, VIC, sempre gostei de desenhos animados, em miúda, adolescente, adulta, não me parece que vá deixar de gostar tão depressa. E se o filhote e as sobrinhas já não alinham muito, vou sozinha ou com a minha mãe... :))
ResponderEliminarE sim, é como tu dizes, estão cada vez mais perfeitos a todos os níveis! :D
A Ema tem bom gosto, EMATEJOCA! :))
ResponderEliminarA segunda-feira de Páscoa festeja-se em vários locais, incluindo em várias zonas do norte de Portugal. Nem sei como isso ficou, à conta das não tolerâncias de ponto... ;)
Beijocas!
Então não dá, RAUF? Puxa-nos logo o pezinho para o samba... :))
ResponderEliminarBeijocas!
Não sendo muito viajada, já tive a sorte de o visitar, SÃO! Tive foi azarito com o tempo, que estava um calorão, mas muito enublado, nem deu para ir tirar umas fotos ao Corcovado. Tá visto que assim tenho de lá voltar um dia, né? :D
ResponderEliminarBoa semana para ti também!
Somos duas a adorar desenhos animados, MARIA! Nem percebo como é que as pessoas deixam de gostar, deve ser o "prazo de validade" do BI que as atormenta... :))
ResponderEliminarÉ uma cidade linda, mas também extremamente violenta. Estive lá uma semana de férias (em 1982) e assisti a um assalto à mão armada no autocarro! Nunca voltei a ver em lado nenhum, felizmente! ;)
Beijocas!
Pois olha, RAINHA, faço com os desenhos animados o que faço com os outros filmes - seleciono os que me interessam mais ver e os desenhos animados não ficam fora da equação. Agora, claro, não se pode ir a todos, daí às vezes só os ver um tempo depois... :)
ResponderEliminarEntão, KOK, junta-te ao grupo de fãs de BD e desenhos animados: pelos vistos somos apenas 3 por estas bandas, mas fiéis defensores da 9ª (e 7ª?) Arte, mas fazemos o que podemos! :))
ResponderEliminarBeijoka! :)
Tanto quanto se sabe, os soldados portugueses foram para a I Guerra Mundial mal trajados e equipados, não tiveram sequer como se defender das armas alemãs. E morreram aos magotes nessa batalha de La Lys! Quem não ficaria assustado ao ir para uma guerra como se fosse carne para canhão, ZÉ DO CANITO? Tenho a certeza que (quase) todos nós. Porque as guerras são como as omoletes... ;)
ResponderEliminarBeijocas!
Certamente que não será mesmo o seu género, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA... :)
ResponderEliminarTenho ideia que quem adorou desenhos animados na infância, não é pelo aumento de dígitos no BI que deixa de gostar. É evidente é que algumas pessoas não se habituaram a vê-los em criança, não lhe ganharam o gosto. Ora se quando era miúda eles apareciam raramente nos cinemas (ou na TV, em longas metragens, que as curtas eram frequentes), resolvi "vingar-me" depois de adulta: vejo todos os que apanho a jeito e este fim de semana foram uns atrás dos outros! Bem vinda ao clube dos fãs de desenhos animados, PATRÍCIA! :D
ResponderEliminarBeijocas!
Pois olha, TERESA, treinei imenso com filho e sobrinhas, agora vou sozinha ou com a minha mãe, quando calha. Óbvio é que não dá para ir a todos, e estes, mais dia menos dia, passam na TV, numas quaisquer férias de Natal ou Páscoa... :)
ResponderEliminarBeijocas!
passou-me ao lado mas, graças à nossa fofa Teté, esse torto será endireitado :D
ResponderEliminarTenho de ver este filme. Só oiço falar bem! Para além de que animação é comigo. ;)
ResponderEliminarE nunca é tarde, MOYLITO, para suprir lacunas... :))
ResponderEliminarTenho a certeza que vais gostar, TONS DE AZUL! :))
ResponderEliminarAinda não vi mas acho q vou deixar para "mais tarde" :)
ResponderEliminarÉ, na TV lá de casa, num momento de repouso, LOPESCA! :))
ResponderEliminar