segunda-feira, 9 de abril de 2012

RIO

"Rio" foi o filme mais visto nas férias da Páscoa do ano passado, mas na altura perdi a oportunidade de o ver no cinema. Calhou agora, emprestado por uma das minhas sobrinhas...

Blu é uma arara azul e é capturado por contrabandistas de animais exóticos pouco depois de nascer, sendo levado em cativeiro do Rio de Janeiro para o Minnesota. Um acidente com a camioneta que o transporta faz com que a caixa onde se encontra engaiolado caia no percurso e ele é salvo  por Linda, que toma conta dele e se torna a sua melhor amiga. 15 anos volvidos, Túlio, um ornitólogo brasileiro vê o pássaro na livraria de Linda e convence-a a viajar com ele e Blu de volta ao Rio de Janeiro, para acasalar com a única fêmea que encontraram: em causa está a extinção da espécie daquelas aves.

Já no laboratório de Túlio, o encontro entre as duas araras não corre pelo melhor - Jade, a fêmea, só pretende recuperar a sua liberdade e voltar à floresta, sendo bastante arisca com o seu "pretendente". Mas, em pleno Carnaval carioca, os contrabandistas de pássaros engendram um plano para capturar todos os que existem no laboratório (e clínica) do ornitólogo, no que são bem sucedidos, e acorrentam Blu e Jade um ao outro. As hipóteses de fuga são poucas, até porque Blu nunca aprendeu a voar...

O argumento não será particularmente burilado - é destinado a um público infantil, certo? - mas compensa com a aventura, o ritmo e o colorido intensos, mais ainda quando em "pano de fundo" está o Carnaval da cidade maravilhosa.  Vejam o trailer: aqui.

O realizador Carlos Saldanha está de parabéns com mais estes desenhos animados (depois da série da "Idade do Gelo"), que certamente ainda proporcionarão bons momentos de alegria à criançada... e não só! Só tem 7/10 na IMDB? Who cares?! 

Imagem de cena do filme da net.

28 comentários:

  1. Cada vez mais os filmes de animação estão mais sofisticados e às tantas os personagens parecem mais criaturas reais que animações o que retira algum encanto à coisa, embora considere que ultimamente se têm feito coisas excepcionais.
    Esse ainda não vi, Teté. Aliás, não sou muito de fazer questão em ver filmes de animação pelo que apontei acima. :)

    ResponderEliminar
  2. "Idade do Gelo" e "Rio" são dois filmes que a Ema adora e, como ela tem os DVDs, um dia destes, também os vou ver.

    Eu cá também continuo a ter bons momentos de alegria, festejando a Páscoa com a família (aqui, hoje festeja-se a segunda-feira de Páscoa).

    Saudação pascal.

    ResponderEliminar
  3. Gosto especialmente da canção inicial, dá logo vontade de abanar o pezinho! Beijoca!

    ResponderEliminar
  4. Rio de Janeiro está cada vez mais a crescer na minha vontade de o visitar...


    Uma boa semana, linda

    ResponderEliminar
  5. Rio, é um dos filmes que quero muito ver, adoro "desenhos animados", e um que tenho andado a adiar porque ainda se pode alugar na Tv...quando lá disserem "últimos dias" vou a correr ver :p

    Rio de janeiro é a cidade maravilhosa, uma cidade linda que me seduz, mas que ao contrário da maioria das pessoas que conheço, não tenho vontade de conhecer ao vivo...contradições.

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  6. Não sou muito de ver filmes de animação, mas já vi a apresentação do filme e parece-me ser divertido e muito bem feito.

    ResponderEliminar
  7. Sou um apaixonado pela BD, quer em livro, quer em filme.
    Mas este ainda não vi, apesar do apelativo que é quando se vê o tal do "trailer".

    Beijoka!

    ResponderEliminar
  8. este texto foi publicado em 9/4. Data da grande batalha em França, onde os grandes soldados portugueses se borraram todos de medo a levantaram as mãos. isto na 1ª G. Mndial

    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Anónimo4/09/2012

    Não vi, mas também não fará o meu género...

    ResponderEliminar
  10. Ainda não vi o filme, mas tenho de confessar que adoro a série "Idade do Gelo". Não me importo nada de ver filmes considerados infantis até porque têm sempre uma mensagem que muitos adultos não adquirem enquanto crianças.

    Beijinhos,
    Patrícia

    ResponderEliminar
  11. Já houve tempos em que não perdia um filme de desenhos animados, quando os meus filhos eram pequenos! E às vezes tenho saudades da inocência.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Pois olha, VIC, sempre gostei de desenhos animados, em miúda, adolescente, adulta, não me parece que vá deixar de gostar tão depressa. E se o filhote e as sobrinhas já não alinham muito, vou sozinha ou com a minha mãe... :))

    E sim, é como tu dizes, estão cada vez mais perfeitos a todos os níveis! :D

    ResponderEliminar
  13. A Ema tem bom gosto, EMATEJOCA! :))

    A segunda-feira de Páscoa festeja-se em vários locais, incluindo em várias zonas do norte de Portugal. Nem sei como isso ficou, à conta das não tolerâncias de ponto... ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  14. Então não dá, RAUF? Puxa-nos logo o pezinho para o samba... :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  15. Não sendo muito viajada, já tive a sorte de o visitar, SÃO! Tive foi azarito com o tempo, que estava um calorão, mas muito enublado, nem deu para ir tirar umas fotos ao Corcovado. Tá visto que assim tenho de lá voltar um dia, né? :D

    Boa semana para ti também!

    ResponderEliminar
  16. Somos duas a adorar desenhos animados, MARIA! Nem percebo como é que as pessoas deixam de gostar, deve ser o "prazo de validade" do BI que as atormenta... :))

    É uma cidade linda, mas também extremamente violenta. Estive lá uma semana de férias (em 1982) e assisti a um assalto à mão armada no autocarro! Nunca voltei a ver em lado nenhum, felizmente! ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  17. Pois olha, RAINHA, faço com os desenhos animados o que faço com os outros filmes - seleciono os que me interessam mais ver e os desenhos animados não ficam fora da equação. Agora, claro, não se pode ir a todos, daí às vezes só os ver um tempo depois... :)

    ResponderEliminar
  18. Então, KOK, junta-te ao grupo de fãs de BD e desenhos animados: pelos vistos somos apenas 3 por estas bandas, mas fiéis defensores da 9ª (e 7ª?) Arte, mas fazemos o que podemos! :))

    Beijoka! :)

    ResponderEliminar
  19. Tanto quanto se sabe, os soldados portugueses foram para a I Guerra Mundial mal trajados e equipados, não tiveram sequer como se defender das armas alemãs. E morreram aos magotes nessa batalha de La Lys! Quem não ficaria assustado ao ir para uma guerra como se fosse carne para canhão, ZÉ DO CANITO? Tenho a certeza que (quase) todos nós. Porque as guerras são como as omoletes... ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  20. Certamente que não será mesmo o seu género, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA... :)

    ResponderEliminar
  21. Tenho ideia que quem adorou desenhos animados na infância, não é pelo aumento de dígitos no BI que deixa de gostar. É evidente é que algumas pessoas não se habituaram a vê-los em criança, não lhe ganharam o gosto. Ora se quando era miúda eles apareciam raramente nos cinemas (ou na TV, em longas metragens, que as curtas eram frequentes), resolvi "vingar-me" depois de adulta: vejo todos os que apanho a jeito e este fim de semana foram uns atrás dos outros! Bem vinda ao clube dos fãs de desenhos animados, PATRÍCIA! :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  22. Pois olha, TERESA, treinei imenso com filho e sobrinhas, agora vou sozinha ou com a minha mãe, quando calha. Óbvio é que não dá para ir a todos, e estes, mais dia menos dia, passam na TV, numas quaisquer férias de Natal ou Páscoa... :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  23. passou-me ao lado mas, graças à nossa fofa Teté, esse torto será endireitado :D

    ResponderEliminar
  24. Tenho de ver este filme. Só oiço falar bem! Para além de que animação é comigo. ;)

    ResponderEliminar
  25. E nunca é tarde, MOYLITO, para suprir lacunas... :))

    ResponderEliminar
  26. Tenho a certeza que vais gostar, TONS DE AZUL! :))

    ResponderEliminar
  27. Ainda não vi mas acho q vou deixar para "mais tarde" :)

    ResponderEliminar
  28. É, na TV lá de casa, num momento de repouso, LOPESCA! :))

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)