terça-feira, 29 de novembro de 2011

QUAL É O PERFIL?

Atrás de cada teclado, há sempre alguém que o dedilha. Traçar o perfil das personalidades que se "escondem" neste mundo virtual - através dos conteúdos que publicam - dava pano para mangas e inúmeras classificações. Em caricatura e sintetizando, resulta mais ou menos na seguinte:

OS SÉRIOS - focam apenas um tema, eventualmente um leque restrito, e aprofundam o assunto até à exaustão; escrevem bem, são informados e não querem ser confundidos com os meninos de escola; por vezes são um bocado chatos, sempre a insistir na mesma tecla, mas têm a calma e a serenidade suficiente para não desistir, mesmo que os comentários sejam poucos - a paciência para comentar trivialidades alheias também é igual a zero; quase todos já ultrapassaram os 40 ou 50 anos;

OS BRINCALHÕES - brincam com tudo: política, religião, sexo, características da sociedade, vivências próprias ou alheias, enigmas ou desafios à desgarrada e por aí adiante; chatice é que quando falam a sério (mesmo que em tom de brincadeira), ninguém acredita muito neles; além de aparecerem sempre uns indignados, sem um pingo de sentido de humor, a criticar; mas não têm muito que se queixar, nunca lhes faltam comentadores; não têm idade definida pelo tempo, mas por vezes possuem um "timing" próprio para brincar...;

OS ANSIOSOS - têm muito que contar ou ensinar à malta, mas se - após a publicação de um novo post - ao fim de 5 minutos não obtiverem pelo menos um comentariozinho na caixa, desatam a enviar mails a todos os familiares, amigos, conhecidos e spam a todos os bloguistas de "vai ver o meu blogue"; tanto faz serem 3 da tarde ou 4 da manhã: ansioso que se preze não liga a esses pormenores e até estranha se alguém lhe pergunta "enviaste-me uma mensagem para ir ler o teu blogue às 5 da matina?"; a tendência, claro, é a desistência... (quem sabe se à força de calmantes?!?);

OS INDIGNADOS - as indignações são tantas, mas tantas, com o frio ou o calor, com o vento ou a chuva, com a crise ou as medidas governamentais, com a burrice do chefe ou do colega, com o vizinho que lhes pisou o dedão grande do pé ou a fulaninha que os ultrapassou na fila do supermercado, que ninguém tem muito a comentar: "Ah, que chato e tal" e pouco mais; mudam de "casa" com frequência, mas a indignação (e a rezinguice) não acaba nunca!;
 
OS PROBLEMÁTICOS - certezas são à fartazana, uma delas é a de encontrar uma conspiração em cada esquina; são intransigentes com opiniões diferentes, insultam os próprios comentadores com o que apelidam de "franqueza"; julgam escrever muito bem, mas dão erros e calinadas atrás umas das outras; situam-se em duas faixas etárias distintas - entre os 20 e os 30 e picos ou os de mais 60, eventualmente reformados; uns e outros giram à volta do seu umbigo e das suas crises existenciais, mas tendem a ser conflituosos;

OS SIMPLES - escrevem em estilo diário ou do-que-hoje-me-passou-pela-cabeça; não estão à espera que o mundo se renda aos seus pés (ou à sua escrita), mas apreciam a interatividade e costumam responder a todos os comentários; de vez em quando, carregam na tecla do lamechas; mas simples não é sinónimo de simplório, aqui e ali vão-nos ensinando qualquer "coisinha", nomeadamente em termos de simpatia - são conciliadores, por natureza;

OS SNOBS - consideram-se o supra-sumo-da-beterraba, criticam tudo e todos, só eles e os amigos de eleição são pessoas de bem; as suas opiniões e convicções são lei e adoram comentadores bajuladores (que se penduram nas suas lapelas, com sofreguidão);  fazem sempre questão de divulgar a sua cultura, "canudo(s)", berço e por aí fora; tratam todos por você, com a arrogância e a sobranceria de gente "chic"; não são de temer, são de fugir...

Esta brincadeira surge para comemorar os 5 anos  do Quiproquó - que se completam hoje (nem todos  por aqui, mas isso agora não interessa nada!) - e não pretende criticar ninguém: cada um é livre de escrever o que (e como) bem lhe apetecer e... ainda bem!

A todos os comentadores, visitantes, curiosos ou passageiros da blogosfera que por aqui têm circulado e demonstrado que vale sempre a pena, desejo deixar apenas duas palavras:

MUITO OBRIGADA!
   
Imagem da net.

30 comentários:

  1. MUITO OBRIGADA pela tua presença, Teté, e muitos parabéns para o teu menino de 5 anos, o muito apreciado Quiproquó.

    Como a Lurée está a bater à porta, venho aqui mais tarde para ler com mais atenção os diferentes tipos e, para ficar a saber qual deles é o meu estilo; para já diria que pertenço aos "simples", mas sem lamechas.

    Volto mais tarde!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11/29/2011

    :))
    Enquadro-me na classe dos simples (simplórios, por vezes), onde a lamechice é rainha. E o que eu gosto dessa interatividade de que falas!
    Em abril, comemoro 6 anos de blogosfera.
    Vários foram os blogues que já tive, acabando sempre por os encerrar, para tentar fazer alguma coisa diferente. Balelas!lol. Acabo sempre por me render ao meu traço, de tal forma que, quem me conhece bem, me encontra sempre.
    Isso é bom? Bom, mesmo, seria que a vida cá fora fosse tão intensa que não precisasse deste diário. (mas, faltar-me-iam aqueles que já fazem parte do espaço.:))
    beijocas e feliz aniversário!:)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Quiproquó.

    Esta troca de ideias, de informações, de vivências, é altamente contagiosa e faz-me muito bem. Um hábito quase diário onde encontrei leitura de qualidade, bons amigos, boa informação e divertimento garantido. É fantástico isto que os blogues permitem, esta relação de empatia e de amizade que temos com outros que, como nós, adoram perder tanto tempo com isto… ah, não era para dizer?! Acho que durante o tempo que levo nisto já passei por cada um desses perfis. Ultimamente a minha triste figura não tem sido lá muito assídua nas vossas salas de convívio e por aqui tenho andado mais sério do que nunca. São fases!

    Os meus parabéns Teté.

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns!!!!!

    ResponderEliminar
  5. de nada...
    5 aninhos...

    eu escrevo... para me divertir e tirar um sorriso a quem me visita...
    tal como agora coloquei foto verdadeira do meu casório...
    os maigos pediram e eu achei que eles que me fazem companhia tantos anos... o merecem...

    abrazo serrano

    ResponderEliminar
  6. Olá Teté ! :)) … Muitos Parabéns !!!... 5 anos é muito tempo comparado aos meus 2 ! …
    Também isso se nota neste “Quipróquo”! … sempre qualidade como atesta este interessante post , no qual me revejo entre duas personalidades aparentemente antagónicas : entre os “Sérios” e os “Brincalhões” eheheheheh … mas ninguém melhor que os outros para avaliarem ! :)
    Nós é que te agradecemos !
    Beijoca e muitos mais aniversários para o “Quipróquo” ! :)
    .

    ResponderEliminar
  7. Parabéns!Parabéns!Parabéns!Parabéns!Parabéns!Parabéns!
    6, não é? :p

    esqueceste-te que para além daqueles tipos de blog, há o meu :D

    ResponderEliminar
  8. Antes de mais muitos parabéns pelos 5 anos do teu blogue. É sempre um prazer ler-te. Nem sempre comento porque há matérias, como por exemplo, cinema, de que não percebo absolutamente nada, o que não quer dizer que não vá aprendendo. O meu cantinho ainda é uma criança. Quanto ao perfil, parece que me enquadro mais nos "brincalhões".
    Mas, já agora, o que te parece?

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Finalmente só!!!
    Pois bem, ainda tenho o "Kraut" no quarto dele e o Casimir a dormir no sofá, mas estes dois não incomodam ninguém.

    Li com grande prazer e várias vezes o perfil das personalidades aqui apresentado e, reconheci alguns, só fiquei pasmada com o perfil dos ANSIOSOS.
    É verdade, que há bloguistas que estão tão desejosos de receber comentários, que enviam mensagens para se ir ler o blogue deles? Nunca recebi nenhuma desses @mails.

    Gostava de pertencer aos BRINCALHÕES, mas falta-me o sentido de humor, portanto só me resta os SIMPLES (como já disse hoje de manhã)!!!
    Na verdade escrevo em estilo diário ou do-que-hoje-me-passou-pela-cabeça e não estou à espera (nem quero) que o mundo se renda aos meus pés ou à minha escrita.
    Lamechas não sou, como também não sou conciliadora. O que não gosto é de estar contra tudo e todos.

    Também havia de ter piada, Teté, se escrevesses sobre o perfil dos comentadores.

    Mais uma vez PARABÉNS! PARABÉNS! PARABÉNS!

    ResponderEliminar
  10. eh lá, nunca pensei que fosse um blogger tão complexo. em princípio considerar-me-ia um idiota com demasiado tempo livre em mãos (o que nem sempre é verdade, esta última parte), mas na realidade encaixo em todos estes tipos que descrevem magistralmente. Talvez não encaixe muito bem no primeiro, mas com jeito vai :)

    Muitos parabéns a um dos poucos blogs que acompanho :)

    ResponderEliminar
  11. Tantos aninhos, Teté! Muitos Parabéns por este espaço tão variado e especial.
    Beijocas e para o próximo mês chega a vez do meu tonsdeazul. ;)

    ResponderEliminar
  12. Parabéns :)

    Parabéns :)

    Parabéns :)

    Parabéns :)

    Parabéns :)

    Quanto aos perfis, mesmo em brincadeira, cabe aos outros escolherem a qual pertencemos...que tal fazeres tu isso? =))

    Venho aqui há pouquinho tempo, mas é sempre um prazer ler-te :)

    A lista de filmes e livros que me "obrigas" a ver ou comprar, é outra história, éuma coisinha que qualquer dia temos que ajustar aí umas continhas ~xf :i

    Que venham mais 5 anos ~c ~c ~c ~c ~c

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  13. Parabéns pelos 5 anos de blogosfera. Interessante essa avaliação que aqui é feita dos bloggers :)
    Eu, neste momento, inclino-me para pertencer a uma espécie não citada, a dos azarentos que estão sempre com a net a falhar nos momentos mais impróprios. Por exemplo quendo querem postar um comentário... :)
    Vamos ver se é desta...

    ResponderEliminar
  14. Mais uma vez, MUITO OBRIGADA A TODOS! :D

    ResponderEliminar
  15. EMATEJOCA, o difícil é ter só um destes estilos (ou outros também possíveis), o que raramente acontece! As pessoas não são sempre iguais, têm melhores e piores momentos e isso também se reflete na sua escrita! :)

    Os "ansiosos" não são muitos, felizmente! Mas já encontrei... :))

    Também gostava de pertencer aos "brincalhões", mas lá está, nem todos os dias me apetece brincar e, se estou aborrecida, o sentido de humor também "vai com as couves"!

    Como brincadeira e genérica, ainda por cima, há sempre uma ou outra característica que não encaixa. E não, também não te acho nada lamechas.
    Às vezes "séria", uma vez por outra "brincalhona", dentro do "simples"... ;)

    ResponderEliminar
  16. É verdade, NINA, nem te "conhecia" assim há tanto tempo e dei logo pela troca de blogue... :))

    Mas, verdade seja dita, de vez em quando também entras no estilo "brincalhão". Especialmente como comentadora e pesquisadora infatigável! :D

    Percebo também e muito bem esse gosto pela interatividade, que também partilho! :)

    Aqui, especificamente neste blogue (o outro não era do blogger e encerrou durante uns tempos e eu chateei-me), só farei os 5 anos em Junho! Mas conheço pelo menos dois que são mais "crescidinhos" que o teu - um deles já fez 8 anos! Mas lá estarei para te parabenizar nessa altura... ~c

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  17. É, PAULOFSKI, concordo absolutamente que a blogosfera é viciante! E claro que se perde muito tempo por aqui, tanto a escrever como a comentar ou pesquisar, quando necessário, já para não falar na procura das imagens adequadas e, no teu caso, até da música! Vá que é um "vício" que não faz mal a ninguém... e ainda nos traz outra visão da vida, ao "conhecer" pessoas com pensamentos tão diferenciados! Por vezes, até amigos... :D

    Quanto ao resto, não digo que todos já passaram por todos os estilos (aliás, snobs não tenho cá nenhum, até porque não os comento), mas como seres humanos temos fases na vida, momentos melhores e outros menos bons e isso reflete-se no que escrevemos. Não és só tu, somos quase todos! :)

    ResponderEliminar
  18. Já fui espreitar, MIXTU, e fizeste muito bem em pôr a nova fotografia! :)

    Quase todos começámos a escrever por gosto e sim, também gosto de pensar que de vez em quando as pessoas sorriem com os meus textos, como muitas vezes sorrio com os delas. Rir a bom rir já é mais raro, mas também acontece... =)

    Abraço citadino, pró noivo e noiva!

    ResponderEliminar
  19. Concordo com a tua própria "classificação" do teu blogue, RUI! Mas evidentemente que raros são os blogues que se esgotam num único "tipo" (e alguns mais haveria a acrescentar, que a lista não pretende ser exaustiva), nem o teu (nem o meu) são a exceção à regra. Até porque todos temos dias... e dias, nem sempre há vontade de brincar ou de ser mais sério! Assim, vai fluindo à medida da apetência do momento... O gosto pela interatividade faz o resto! :))

    E esse (gosto) também se nota bastante no teu "Coisas da Fonte"! :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  20. VÍCIO, sem te querer ofender, o teu enquadra-se nos "brincalhões", maioritariamente, se bem que tenha um registo "técnico" paralelo e até outros laivos dos apontados. Mas quase ninguém se enquadra apenas num... que há dias para tudo! :xa

    E a ti, evidentemente, tenho muito a agradecer! :)

    Já agora, há quanto tempo andas na blogosfera? ~xf

    ResponderEliminar
  21. Tal como já comentei anteriormente, quase ninguém tem um "tipo puro", SONHADORA! Como nós próprios somos fruto de várias vivências, a escrita vai tendo registos diferenciados ao longo dos tempos. ;)

    No caso do "Fantasiando com palavras e imagens", diria que está entre os "brincalhões", "sérios" e "simples" (aqui mais nas memórias da aldeia e de outros tempos, que já li esporadicamente por lá)... De qualquer forma, isto é apenas uma brincadeira, não meti o turbante na cabeça para me armar em bruxa ou vidente! :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  22. Eheheh, não estás sozinho, MOYLITO, que a complexidade também mora aqui, encaixo-me à vontade nuns 4 ou 5! =))

    Não vejo qual é a dúvida de te enquadrares no primeiro tipo... claro que chegas lá!!! :z

    ResponderEliminar
  23. E lá estarei para te dar os parabéns, TONS DE AZUL, tinha a vaga ideia que também já cá andavas há uns tempinhos largos... :xa

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  24. Ahahah, MARIA, pensei que já estava a ver a quintuplicar, com tanto "tchim-tchim"! :e (sorriso diabólico)

    Bastava ver o número de smiles que aqui colocaste, para todos perceberem que és uma "brincalhona" nata! =)) (e sim, os bonequinhos são para usar, mas a malta esquece-se...)

    Quanto ao ajuste de continhas, pois, qualquer dia. Mas espera sentadinha, OK? :))

    Haja alegria e boa disposição para continuar, com umas indignações pelo meio (mas qué que queres, são tempos difíceis!), que os capítulos seguintes sairão já de seguida... :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  25. Xi, LUISA, nem me fales, que já houve uns tempos em que também era uma constante por aqui! Felizmente já passou (quer dizer... é esporádico!), porque desesperava completamente! :-w

    Vá que conseguiste! :)

    Mas pronto, aqui a "classificação" é mera brincadeira, a imitar um estilo de escrita que uma amiga minha faz (muito melhor que eu) para uma revista! :D

    ResponderEliminar
  26. Anónimo11/30/2011

    Faltei à festa, ooooohhhh! ( quem me manda a mim andar aí pelo país feito barata tonta e chegar à noite tão cansado que nem blogar consigo?
    Um grande beijinho de parabéns, Teté, e obrigado por continuar por aqui.

    ResponderEliminar
  27. Hehehe sou um espírito simples :)

    ResponderEliminar
  28. Não faltou nada, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA, chegou só um bocadinho atrasado! :))

    Além que valores mais altos, por vezes, reclamam a sua prioridade... ;)

    Beijinho de agradecimento!

    ResponderEliminar
  29. Simples e brincalhão, LOPESCA! :D

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)