terça-feira, 4 de outubro de 2011

AGATHA CHRISTIE, EM LIVRO DUPLO

"À Saúde da... Morte" e "Poirot o Teatro e o Crime" são os dois livros que constam no nº 23 da Coleção Vampiro Gigante - dedicada a Agatha Christie, num total de 40 volumes e 80 títulos - a qual se perfila orgulhosamente na minha estante, à exceção de dois dos últimos números (34 e 38) que nunca consegui adquirir. Para grande desgosto meu!
Acontece que estes livros foram publicados entre 1977 e 1984, que fui lendo à medida que saiam, certo é que fui esquecendo algumas histórias, de modo que é um prazer relê-las!
"À Saúde da... Morte" centra-se no aparente suicídio de Rosemary, uma bela e rica herdeira, durante o seu jantar de aniversário, comemorado num chique restaurante londrino perante o marido, a irmã e um grupo restrito de amigos. Quando uns meses após da sua morte o marido começa a receber cartas anónimas denunciando que "Sua mulher, Rosemary, não se matou. Foi assassinada.", ele próprio começa a desconfiar que possa existir alguma veracidade nessas palavras e resolve investigar. Por seu turno, Irís, irmã e herdeira da falecida, também encontra uma carta apaixonada desta para um misterioso 'Leopardo', o que a leva a pensar que desconhecia algumas facetas dela. Até que num cenário em tudo idêntico, surge um novo crime...
"- É uma coisa muito perigosa acreditar em cartas anónimas. Ficarias surpreendido com as mentiras, o ódio, o desejo de vingança que se reflectem nas cartas anónimas, depois de um acontecimento como aquele."
"No entanto alguns desses antigos santos tinham sido gente estranha quanto aos seus pontos de vista: gente intolerante, fanática, cruel para consigo própria e para com os outros."

"Poirot o Teatro e o Crime" foi o título que me levou a reler este livro duplo, pela simples razão que foi publicado recentemente e intitulado como "Sangue na Piscina" - claro que nem um nem outro têm nada a ver com o original "The Hollow"
Quando Hercule Poirot chega a casa de sir Henry e lady Lucy Angkatell, onde foi convidado para um almoço, está longe de imaginar o que se lhe depara: à beira da piscina jaz o corpo de um homem e de pé, a seu lado, uma mulher segura um revólver. Contrariado, inicialmente julga tratar-se de um cenário montado para o divertir, mas depressa descobre que a cena é bem real. O moribundo é o conceituado médico John Christows e ela, a sua própria mulher, Gerda. De todos os lados aproximam-se outros convivas e na confusão que se gera a arma acaba por cair dentro da piscina. A polícia é chamada ao local, mas depressa descobrem que as provas são contraditórias! Assim, cabe ao detetive belga esclarecer os laços que ligam todos os presentes com o morto e entre si, para lá das aparências da sociedade, para descobrir quem é o criminoso...
Se por acaso nunca mencionei aqui, uma das características da escritora é traçar perfis psicológicos das suas  personagens, com a mentalidade inerente a cada época - já que desenvolveu a sua carreira ao longo de mais de 65 anos - sem descurar as personalidades mais excêntricas... que sempre existiram!
"Ela sabe que me orgulho de ter escapado ao estigma cavalar dos meus antepassados irlandeses. Quando se cresce num meio onde se fala apenas de cavalos, uma pessoa acaba por tornar-se superior se não ligar importância ao assunto. Mas Lucy acabou por mostrar-me que eu cuido do meu carro  exactamente como de um cavalo. É de facto o que faço."
"- Mas sinto-me bem. É um alívio estar longe de mulheres gordas que teimam em caber dentro de roupas pequenas!"
Repito, muito bom reler Agatha Christie!
.

11 comentários:

  1. Oi

    Uma grande fã de Agatha Christie! Ler quase 80 titulos é devoção!

    Quero 1 dia ler a obra toda dela. Vou nos 30 tiulos ainda, mas tenho muito tempo pla frente. Pelo menos conto com isso :)

    Boas leituras

    ResponderEliminar
  2. apesar de tudo, posso garantir-te que não fui eu que disse a ultima frase!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10/04/2011

    Também eu gosto de reler velhos livros....e gosto das "velhas" hoistorias de Agatha Christie.

    Neste momento estou a ler 2 livros da escritora Aida Baptista....e estou a gostar muito.

    Beijokitas
    Parisiense

    ResponderEliminar
  4. Que giro também colecciono esses livros da Agatha Christie :)
    São muito bons e clássicos.
    Vou ver se tenho todos e já volto

    ResponderEliminar
  5. peço desculpa mas os meus comentários estava a dar erro e depois resolveram a parecer :s

    ResponderEliminar
  6. Devoção e antiga, MIGUEL! :))

    Mesmo dos títulos que faltam, só um não tenho a certeza se li... :D

    Boas leituras para ti também!

    ResponderEliminar
  7. Qual frase, VÍCIO? A das mulheres gordas??? :e

    ResponderEliminar
  8. Não conheço essa escritora, PARISIENSE, embora o nome me soe a fadista! Não há uma com um nome idêntico? ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  9. Estas caixinhas de comentários estão a surpreender-nos muito nos últimos tempos, LOPESCA, não tens nada de pedir desculpa! :)

    Suponho que existem duas gerações, pelo menos, que colecionaram estes livros da grande mestre do crime... :D

    ps - vou apagar os dois comentários que eliminaste, don't worry! :))

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)