domingo, 10 de março de 2013

E O LONGE SE FEZ PERTO?

Depois de uma longa confraternização, a minha "amiga" vai ter algum descanso. A reforma não será já a seguir, ainda vai ter muito que calcorrear pelo caminho, mas a sua substituta já se aprontou para lhe ocupar o lugar. Esta também terá de demonstrar todas as suas reais capacidades, para nos adaptarmos condignamente à mudança. Para começo de conversa, experimentei um brevíssimo passeio junto ao rio. Breve até pela ventania que se fazia sentir, mas esse é mero pormenor... 

Como me dei com ela? Ela é de 'olhómetro', tem uma visão muito mais avançada que a minha, mas acredito que o convívio com a nova máquina fotográfica melhorará significativamente. Zoomámos para cá e para lá, com o Cristo-rei a tentar ser o centro da objetiva (sem qualquer intuito religioso, entenda-se!), mas, enfim, não se pode dizer que o resultado fosse brilhante: 

Também não restam dúvidas que o meu sexto sentido (sétimo, oitavo e nono?) está mais virado para a livralhada e quando falam dalguma enigmaticamente (ou a fazer "caixinha", que dá no mesmo!), fico com as "antenas" no ar e viro uma verdadeira fera na pesquisa. Se o dito "livrito" até está pendurado na estante melhora um pouco e o "brilharete" em desafios alheios é certo! Ou julgavam que aqui morava uma grande intelectualóide?

Desfeito o equívoco, acrescento que adoro a criatividade dos desafios, cada vez mais difíceis, com a net a dar (quase) todas as respostas. Mas aprender a brincar nunca fez mal a ninguém...

28 comentários:

  1. Também adoro desafios que me façam andar à nora! :))
    Boas fotos com esta ou com a outra!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, um desafio tem de ter algum grau de dificuldade para ter piada, ROSA! :)

      Obrigada e abraço!

      Eliminar
  2. Nunca consegui essa "aproximação ao Cristo-Rei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é a primeira vez que consigo, ROSA! Mas não é muito fácil, porque ao mínimo estremecimento lá fica o Cristo-rei fora do alcance da objetiva! :)

      Eliminar
  3. Linda, importas-te de recordar o e-mail para enviar o crespúculo?

    As fotos estão muito boas e te desejo uma longa "amizade", rrss

    Bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SÃO, o e-mail é: quiproquo.tete@gmail.com

      Esperemos que sim, que estas minhas "amizades" costumam ser duradouras... :D

      Bons sonhos!

      Eliminar
  4. Nova máquina, que boa prenda!
    Agora é "só" aprender a maximizar as suas possibilidades....eu que detesto ler manuais vou logo directa ao assunto faço muitas experiências às vezes até perco tempo que se tivesse começado por ler as instruções não teria perdido!!!
    Fazer o quê? Sou assim, gosto de experimentar.
    Boa sorte.
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, PAPOILA, fiquei radiante! :D

      Sou um bocado como tu, especialmente quando o manual tem 225 páginas... Mas já li o básico, que essas são apenas umas 5 páginas! :)))

      Mas pronto, aos poucos vou vendo como me saio, recorrendo ao manual para tirar eventuais dúvidas! :)

      Obrigada!

      xxx

      Eliminar
  5. Máquina nova, hein... que bom!

    ResponderEliminar
  6. Também precisava de uma máquina melhor, mas... só me tornei "fotógrafa" quando iniciei o blog há três anos, quando me reformei, por isso não "mereço" melhor...

    Beijinhos e boa adaptação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha fiel companheira já tinha uns bons aninhos no buxo, GRAÇA, mas era sobretudo no zoom, nas fotos noturnas (não saía nada de jeito) e na velocidade da máquina (muito lenta) que estavam as suas principais maleitas... Queres acreditar que numa festa de anos, por exemplo, tirava uma foto quando nos reuníamos à volta do bolo, mas já não dava para tirar outra a apagar as velas (depois de cantados os parabéns!)? Demorava muito tempo entre fotos, de modo que havia sempre coboiada, comigo a pedir para repetirem o "sopro"... :)))

      Obrigada e beijocas!

      Eliminar
  7. :((( Muito pior que a reforma, a minha faleceu " ! :(( Esticou-se para olhar bem para longe e assim ficou, coitada !... esticadinha ! :((( Ainda tentei ressuscitá-la, mas a hospitalização ficava por 250 € ! :((
    Tenho remediado com o meu iPad, mas tem o inconveniente de não poder chamar nada para perto ! :((
    Quando eu também fizer anos !.... Ah ! ... :)))

    Beijoca ! :))
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, pois é, RUI, a minha anterior também teve um fanico desses, foi a arranjar, mas nunca mais conseguiu fazer um zoom na vida! Mas esta "amiga" nunca me deixou mal, e ainda vai continuar ao serviço, assim como se antes da reforma entrasse num regime de meio tempo... :)))

      E sim, com um arranjo de 250 euros compras outra mais moderna, que poderá não ser tão boa, mas pelo menos já dá um bom zoom! :D

      Até aos teus anos, faltam 4 meses e tal! Mas até lá logo resolves... :)

      Beijocas!

      Eliminar
  8. Anónimo3/10/2013

    A minha ( que ainda era analógica) pifou ano passado e não consigo ter com a sua substituta digital o mesmo prazer de fotografar. creio até que ela se deve sentir um bocadinho enjeitada, mas quando regressarem os dias bonitos, talvez lhe preste mais atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coitada da máquina digital, CARLOS, que isto de se sentir enjeitada deve ser muito triste até para uma máquina... :)

      A minha analógica já tinha pifado há bastante mais tempo, mas converti-me ao digital rapidamente... :D

      E venha daí uma bela primavera, para recomeçar uma nova onda fotográfica! :)))

      Eliminar
  9. Como sou incapaz de criar uma luminosidade conducente a boas fotografias, dependo, essencialmente, da luminosidade do sol. Mas com dias após dias sem sol e, consequentemente, monocromáticos (podiam escolher o amarelo, por exemplo, mas não, preferem o cinzento!) a minha tem tido algum descanso e eu alguma frustração...
    Bom sucesso.
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, pois é, CATARINA, por muita luz que haja, não há nada como a do Sol para a fotografia resultar melhor. E também tiro menos fotografias no inverno, que com chuva e vento e restantes intempéries a vontade de sair à rua e passear diminui significativamente... ;)

      Mas melhores dias virão, certamente! :)

      Obrigada e abraço!

      Eliminar
  10. Bela prenda :)

    A foto da ponte está linda :)

    A minha é digital, já é velhinha e a segunda que tenho, mas não tiro partido de todas as coisas boas que ela faz, a maioria das vezes disparo e depois logo se vê, só quando as passo para o pc e vejo a porcaria de fotos que tenho é que me lembro de ler melhor as instruções e jurar ter mais cuidado a partir daí, mas depois...

    Beijinho sora fotógrafa :)

    *como na foto da ponte se vê a claridade do sol, podias usá-la no teu passatempo como minha...depois dizias aos outros senhores "A foto que a maria deu, quem a tirou não foi ela fui eu" (assobiando) :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh... Isso é só para os pus, maria ! rsrsrs ,,, não dá para fotografias ! eheh

      Eliminar
    2. Foi mesmo, MARIA! :)

      E achas que eu já li o manual de 225 páginas, ainda por cima quando estou a ler o volume 3 da trilogia do Murakami?!? Nananinaná, li o básico de 5 páginas, ao outro terei de recorrer para dúvidas e alguma eventualidade... :)))

      Beijocas!

      * no way, esta já está na net... :D

      Eliminar
    3. Essa dos pus não entendi, RUI! ;)

      Eliminar
  11. A melhor maneira é experimentar, experimentar e experimentar.
    A única coisa que gasta é bateria eheh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É evidente, W! E assim que os dias melhorarem um pouco, se virem uma doida varrida a fotografar na rua freneticamente, é possível que seja eu... :)))

      Eliminar
  12. O lusco-fusco é até quando? :-))
    Acontece que os tinha bem bonitos mas desde o roubo do computador que ocorreu a 10 de março de 2012 parece que retrocedi na capacidade de fixar poentes!
    E o tempo não nos tem oferecido nada de jeito!

    ABRAÇO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh, o tema é "Sol de inverno", ROSA, mas ao lusco-fusco também dá... :)))

      É verdade que o S. Pedro não tem sido amigo do Sol, quase imprescindível para este passatempo. E o quase é porque por vezes atrás das nuvens também se vislumbra... ;)

      Mas pronto, é até dia 22 de março, pode ser que até lá o tempo melhore. Esperemos! :D

      Abraço

      Eliminar
  13. Então que a nova amiga seja uma verdadeira companheira de viagem e de passeios, dos mais curtos e longos, enfim de todos :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veremos, mas espero que seja mesmo uma longa e frutuosa amizade, POPPY! :)

      Beijocas!

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)