domingo, 24 de março de 2013

OS DIAS DO YOUTUBE?

A tecnologia e a informática estão sempre a evoluir, o YouTube não é exceção: com frequência desaparecem do "mapa" alguns temas e versões musicais (essencialmente, mas também outras!) que ouvíamos de vez em quando. Parece que em causa estão direitos de autor e o uso indevido de alguns. Nada contra, evidentemente, mas facto é que o YouTube permite partilhar ou incorporar os vídeos prediletos, no blogger ou no facebook, por exemplo. Nem me chateia por aí além que posteriormente decidam que afinal o vídeo está indisponível ou suma como se nunca tivesse existido. Só não se entende porque é que os permitiram à partida, se punha em risco os tais direitos de autor...

Entretanto, em conversa com uma estudante universitária portuguesa na Alemanha, ela explicou que lá o YouTube não tem grande saída: todas as versões originais estão indisponíveis, quer sejam musicais ou até de trailers de filmes, quando muito podem gramar com uma versão amadora e caseira do que pretendem ouvir (ou ver). Ah, mas consegue o mesmo através de um outro site (que mencionou, mas não recordo o nome), sem direito a qualquer tipo de partilhas, para exclusivo consumo doméstico. Certo é que por cá já deparei com muitos desses irritantes "smiles" quadrados e de "boca" à banda, incluindo em playlists, que tenho a mania de pôr a tocar, enquanto ando por aqui. 

Mas não deixa de ser verdade que o YouTube tem contribuído bastante para diversificar conhecimentos musicais e apurar preferências, que obviamente não se prendem com os grunhidos do puto imberbe de qualquer esquina, armado em estrela de rock. Então e se a moda alemã pegar? OK, deixo de usar no blogue, mas quanto ao resto, depressa se resolve  Até lá, fica esta versão de Stacey Kent, de "What the world needs now is love":


Imagem da net.

26 comentários:

  1. Anónimo3/24/2013

    Sou fã do youtube:))

    Entretanto, vou ver se consigo ouvir a música (vou deixá-la correr. pode ser que tenha sorte:))

    beijinhos e um ótimo domingo de ramos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu, NINA! Mas quer dizer, se for para "papar" a musiqueta do gajo da esquina também dispenso, que aí vou ouvir música doutro lado, né?

      Beijocas!

      Eliminar
  2. Também sou fã mas ultimamente não tenho conseguido colocar nada no blogue...contudo consigo no facebook!
    Mistérios! :-))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A impressão que tenho, ROSA, é que cada vez cortam mais versões, incluindo nas playlists. As que costumava ouvir tinham cerca de 100 títulos, agora raro é encontrar com mais de 40. E mesmo nessas, com algumas cortadas. Mas sim, no facebook clica-se diretamente no símbolo e vai dar à cronologia. Mas aborrece-me mais que cortem as versões, do que se deixarem de permitir as partilhas, no blogue ou no face. Que apesar de tudo suponho valerem mais como uma publicidade indireta, do que propriamente na violação de direitos de autor. Já tenho comprado CDs de músicos que só conheci através de sugestões alheias na net... ;)

      Abraço

      Eliminar
  3. A mim irita-me que os vídeos desapareçam, porque já ,me aconteceu isso a alguns que coloquei. Estou a lembra-me de um excelente cantor bretão, Denez Prigent.

    Como tu, compreendo perfeitamente que protejam os direitos de autou, mas então não permitam colocá.los no youtube!

    Bom domingo, menina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já desapareceram a ti e a todos, SÃO! Mas era preferível não permitirem partilhas, do que fazer desaparecer as músicas do YouTube ou depois aparecer a tal "caixa preta" no seu lugar no blogue. Que me tem dado muito jeito, para conhecer vozes e músicos que até então desconhecia... ;)

      Boa semana para ti!

      Eliminar
  4. Há dias coloquei, pela primeira vez, um vídeo dos Celtic Thunder no blogue. Satisfeita pelo grande feito, escolhi outro: Lord of the dance; não consegui. Pensei que tivesse feito algo errado. Tentei de novo. Nada. Então deve ser isso. Compreendo os direitos de autor, porém, este é um meio de dar a conhecer outros artistas, outras canções...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é o que acho, CATARINA: penso que faz mais pela divulgação dos artistas do que representa grande "desfalque" nos direitos de autor! Mas se seguirem o caminho que o YouTube tem na Alemanha, suponho que não se safam. Pelo menos comigo, não de certeza!

      Alguns vídeos já não permitiam a partilha, mas estavam lá para quem os quisesse ver. Se deixam de estar, para que é que serve? ;)

      Eliminar
  5. Se não de outro modo, pelo menos em "link", será sempre possível vê-los e ouvi-los no blog, desde que visíveis e audíveis no YouTube !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é esse mesmo, RUI, alguns deixaram de estar audíveis e visíveis no YouTube, logo também não há link que resolva... ;)

      Eliminar
  6. Anónimo3/24/2013

    Ainda hoje me aconteceu isso, com o video que queria colocar lá no On the Rocks. Tive de me contentar em linkar.
    Era importante que se definissem regras universais para o You Tube e outros campos internáuiticos.
    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está um sugestão que apoiava a 100%, CARLOS: regras universais e claras!

      Uma amiga desta estudante portuguesa, também ela estudante mas espanhola, como não conseguia ver nada de jeito no YouTube, resolveu fazer uns downloads. Resultado: levou uma multa de 1000 euros! Isto quando na terra dela os faz de vez em quando... (para consumo doméstico, evidentemente!) nem estava a entender o que lhe tinha acontecido! ;)

      Beijocas e boas semana para si também!

      Eliminar
  7. Eu também gosto muito do youtube, recorro muito a ele e não tenho tido problemas , pelo menos por enquanto..
    Sigo tutoriais de pintura de jardinagem de bricolage...se ficar sem eles vou ter desgosto :)))
    xx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, suponho que esses tutoriais são feitos pelos próprios, portanto esses não devem ter problemas, PAPOILA! :)

      Mas, para mim, sem música (de jeito) e sem trailers de filmes deixa de valer a pena. Isto se por cá se seguir o mesmo caminho que na Alemanha, que esperemos bem que não... ;)

      xxx

      Eliminar
  8. Mas convenhamos que o Youtube é uma aplicação fantástica. Eu adoro-o!
    Um beijinho Teté

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por também ser fã, é que chateia se desaparecer "tal como o conhecemos", KIM! :)

      Beijocas!

      Eliminar
  9. Se calhar é por essas e outras que alguns dos vídeos que partilhei no meu blogue desapareceram. Ficou o post com um écrã preto no sítio do vídeo e pronto. Vá lá que em alguns publiquei a letra. Sempre é mais alguma informação que fica. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LUISA, como, à exceção do primeiro que pus, também acrescento sempre algumas palavras, também não me chateia por aí além. Mas torna-se mais chato quando alguns bloguistas têm posts só com esse écrã preto no lugar do vídeo, né? :P

      Eliminar
  10. Tal como aconteceu com a Luísa, também tenho alguns post's com um quadrado preto, mas disseram-me que isso acontece quando os vídeos são retirados do youtube...já me aconteceu querer pôr vídeos no meu blog e quando estão protegidos pelos tais direitos de autor aparece uma mensagem e nem sequer é possível partilhá-los, seja em que local for...tenho tido alguma dificuldade para pôr qualquer vídeo no blog, mas porque a forma de os partilhar mudou e como sou um bocadinho naba...

    Se acabar, acabou... :(

    Beijinho :)

    *espero que estejas preparada para amanhã...já é amanhã? (assobiando)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só não se percebe porque os permitiram à partida, MARIA, porque é bem preferível que digam que não podem ser partilhados do que depois desaparecerem no blogger, né? Mas lá que eles andam a fazer uma razia por lá, não tenho dúvidas. Playlists de 100 músicas para 40 e mesmo essas não se veem todas?

      Não notei nenhuma diferença na forma de partilhar (no facebook) ou de incorporar no blogger. Vamos ver no que vai dar... ;)

      Beijocas!

      § Yes, I'm ready! É já daqui a bocadinho! :)))

      Eliminar
  11. Completamente de acordo, Teté! Mas se se render à forma alemã (como parece ser moda do governo...) é uma pena e uma perda muito grande.

    Viva o YouTube por muitos e muitos anos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é o meu receio, GRAÇA, que seguidistas como são até nisso se rendam à Alemanha... :P

      E sim, também tinha muita pena, e espero que repensem no assunto, antes de cortarem vídeos e partilhas a torto e a direito! ;)

      Beijocas!

      Eliminar
  12. Pois, por acaso, a mim chateia-me, e penso que aos autores também! (que são os que menos ganham com o negócio). Não percebo a chateação de certas editoras, e outras há que colocam elas próprias os vídeos promocionais no Youtube. Duma coisa tenho a certeza: ninguém consegue vender a sua obra se ela não for divulgada!
    Há tempos tinha um site onde fazia uploads de cd’s completos e quem quisesse bastava fazer um download e gravar; Aqui já entendo a questão, mas comprar em Portugal um determinado cd, nessa época, não era possível, aproveitar as férias fora para perder tempo em lojas, era chato, para não falar do rol de “amigos” que tinha nesse site, de países como Israel e árabes, onde está-se mesmo a ver a facilidade em obter algumas obras. Claro que acabei por ter 2 ou 3 notificações, além de mudarem as regras, e vazei.
    Mas o que me intrigou foi a tua conversa com a estudante, porque no meu blogue, não fazia a menor ideia do porquê, a maior parte das visitas, são numa enorme maioria alemães e russos, seguidos por americanos, deve estar aí a explicação. Pelo que começo a perceber tem a ver com sites do género
    Alertado por uma visitante também já tinha essa irritante figurinha num post: “Livros” do Caetano, e por mais voltas que dê não consigo repostar. E nem sequer avisam! E está no youtube, e pelo formato é de editora!
    P.S.: Abaixo o vil tratamento dado aos cd’s da foto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vindo, TANO! :)

      Suponho que as editoras querem ter o melhor de dois mundos: divulgar a música e ao mesmo tempo não permitir que ela seja ouvida fora do circuito comercial que lhes dá lucro. Daí possivelmente serem elas próprias a colocarem o vídeo profissional no YouTube, para depois o retirarem. O que resulta nessa tal "caixa preta". Tal como tu, suponho que os autores são os mais espoliados dos seus direitos em todo o processo...

      Downloads já são outra conversa, mas como refiro ali acima, uma espanhola foi "apanhada" na Alemanha a fazê-los e levou uma multa de 1000 euros! Mas não tenho a certeza se os alemães conseguem ver um vídeo num blogue português, hei de perguntar à referida estudante portuguesa...

      Claro que num blogue onde se pretende divulgar música, desaparecerem os vídeos chateia muito mais. Quanto a americanos não sei, os que aparecem por aqui normalmente são vendedores da banha da cobra, a tentar vender os seus produtos, como anónimos e em spam. E se por acaso o gmail não os caça, eu apago-os! :)

      Ah, a foto parece-me ser montagem fotográfica! Que "ainda" não sei fazer, mas lá chegarei! :)))

      Eliminar
    2. Eu tenho a certeza que os alemães conseguem ver um vídeo num blogue tuga, o meu é! E até são os meus melhores “clientes”, tal como tinha escrito.
      Ah, Obrigado pela saudação, imagino que deve ser desagradável ser deitado para o "lixo"! Quase que já me aconteceu!

      Eliminar
    3. Então está explicada essa estranha afluência alemã ao teu blogue, TANO! Se bem que na Alemanha também estejam muitos portugueses, possivelmente os que mais apreciam música brasileira... ;)

      Se te estás a referir ao FB, com essa do "lixo", don't worry! Ao longo de cerca de 4 anos, não será a primeira nem a última vez. As pessoas desentendem-se por variadíssimas razões e fecham, para não arranjar mais chatices! Umas vezes voltam, outras não. Cada um sabe de si. Mas, que saiba, nunca fui causadora desses desentendimentos, embora possa ter pontos de vista diferentes...

      Beijocas!

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)