terça-feira, 5 de março de 2013

QUADRADOS AOS QUADRADINHOS

A pergunta é simples, a resposta depende de quem olha: quantos quadrados existem nesta imagem? Desde já aviso os menos atentos que pode enganar...

São 40 quadrados e podem verificar a solução pormenorizada aqui!

Mas uma vez que estamos a sintonizar quadrados, quem é que adivinha as características deste, bem mais antigo?

Trata-se do quadrado mágico de Albrecht Durer, um pintor, ilustrador e matemático alemão dos séculos XV / XVI, e que o incluíu pela primeira vez numa gravura de 1514, que intitulou de "Melancolia". O que o quadrado tem de extraordinário, é que a soma dos seus números, quer na horizontal, vertical, diagonal, ao centro e ainda noutros campos dá sempre 34! Podem verificar uma explicação mais detalhada neste site brasileiro.

As respostas encontram-se na net, mas serão acrescentadas amanhã, para quem não tenha tempo ou paciência de pesquisar.

Divirtam-se! 

ADENDA a 6 de março de 2013 - Os parágrafos e links a azul.

Imagens do facebook e da net (com esclarecimento por mail).
(Obrigada, Michel!)

36 comentários:

  1. 31 quadrados? Mas nunca fui boa em contagens!:))
    O resto vou pesquisar...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Assim à primeira contei 32 quadrados, mas vou verificar.

    ResponderEliminar
  3. as minhas respostas são 40 e 34 ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo tu um perito da net, muito me admiraria que falhasses, VÍCIO! :)

      Eliminar
  4. Para quem já teve o vício (mania) de fazer estes desafios, tenho montes de livrinhos do género praí, devia saber fazer isto, mas acho que estou um cadinho enferrujada...seja como for conto 34 no 1º e conto até 34 no 2º...

    Beijinhos triangulares :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No primeiro são mais, MRIA! Também tou enferrujada com estes desafios, que igualmente adorava... :)))

      Beijocas redondas, para nenhuma figura geométrica ficar triste! :D

      Eliminar
    2. Ficam os retângulos, tadinhos :(

      Agora encontrei 36, mais um esforço e tou quase lá eheheheh

      Fuiiiiiiiiiiiiiiii antes que me expulses eheheheheh

      Beijinhos :)

      Eliminar
    3. A MRIA sou eu? Também ficaste com olhos de chinoca a contar quadrados, não foi?

      O meu nome não está correto, falta-lhe uma letrinha, sabes qual é?

      eheheheh beijoooooooooo :)

      Eliminar
    4. Ai, tadinhos, toca a enviar beijinhos retangulares, MARIA! :)))

      Não expulso nada! Mas confesso que também só consegui descobrir 38, antes de saber a solução! :)

      Eliminar
    5. Xi, que grande falha a minha, MARIA! Raio da letrinha marota que escapou... :)))

      Beijocas de todas as formas geométricas! :)

      Eliminar
  5. Para não ficar com os olhos em bico, venho amanhã saber a resposta, rrss

    Bisous

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não é caso para ficar com os olhos em bico, SÃO! :D

      Bisous! :)

      Eliminar
  6. Na 1ª, conto 40 quadrados. Na 2ª uma curiosidade "espantosa" com o 34 ! ... mas aguardo para amanhã ! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Logo vi que o "nosso mestre" não falhava nesta, RUI! :)))

      Eliminar
    2. Por acaso, resisti à pesquisa e tentei acertar sem batota ! No primeiro foi simples, ao fim de várias tentativas ! :))
      No segundo, não conhecia, mas procurei ver qual era a "lógica" e cheguei ao 34 !
      Claro que a explicação no link está completíssima e deu para aprender ! :))
      Fiquei maravilhado.porque não conhecia mesmo ! :)))

      Beijica ! :))
      .

      Eliminar
    3. A primeira não era necessário pesquisar, RUI, é ir lá através daquilo que sabemos. Mas confesso que na minha contagem e antes de saber o resultado só cheguei aos 38, faltando-me contar dois ali para o meio... :)))

      O segundo foi-me enviado por mail - também não conhecia e achei muito curioso! Mas aí já tinha a papinha toda feita, embora suponha que faria o mesmo que tu e chegasse à mesma conclusão: todas as somas davam 34! :D

      Como o saber não ocupa lugar, resolvi partilhar ambos! :)

      Beijocas!

      Eliminar
  7. Até fico vesga com tanto quadrado dentro dos quadrados. Este tipo de exercício / quebra-cabeças é bom é para gente como o meu filho. Eu não tenho paciência :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sempre achei piada a este género de "exercícios", LUISA! :)))

      Mas percebo que haja quem não tem paciência! :)

      Eliminar
  8. Anónimo3/05/2013

    O quadrados, se contei bem, são 27!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo3/05/2013

    Refiro-me apenas ao primeiro, obviamente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E sim, também percebi que era o primeiro... :)

      Eliminar
  10. Contar códradinhos? Òhbálhamedeus...
    Depois de várias tentativas estou convencido que não sei!
    Porque em cada uma das tentativas encontrei um valor diferente, tanto no 1º como no 2º quadrados.
    34 e 24 respectivamente!! Não é que tenha a certeza, porém considero uma boa estimativa para um baralhado como eu sou (também) nesta área.

    Beijokas com sorrisos sem conta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óbalhatedeus, isso deve ser do soninho, porque os quadrados não diminuíram, KOK! :)))

      Baralhado com a matemática é que é pior, que ela faz um enorme jeitaço... :D

      Beijocas sorridentes inumeráveis! :)

      Eliminar
    2. Não acertei? E então?! Eu "abissei"!
      Há duas coisas na minha vida que nunca correram bem: a matemática e a minha professora primária!
      E agora vou "ali". Vou preparar-me para "apanhar" um sol em fim de dia; oxalá sem nuvens!

      Beijokas e sorrisos incontáveis!

      Eliminar
    3. A minha matemática sempre esteve boa de saúde, com uns ligeiros percalços de permeio, mas nada de grave. KOK! A minha professora primária, pois, era um bocadinho dura de roer. Mais ela que eu, embora eu também não fosse pêra doce! :)))

      A meteorologia para os próximos dias não está assim muito de feição, esperemos que melhore... ;)

      Beijocas e sorrisos aos montes! :)

      Eliminar
  11. A sério?! Juro que não consultei o google! : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sério, a explicação já lá está, CATARINA! :)

      Mas claro que a primeira dava para verificar sem consultar o Goggle! A segunda, enfim, só para quem já tivesse ouvido falar! :)

      Eliminar
  12. A primeira vez contei 36 quadrados, mas um olhar mais detalhado (até porque já tinha lido a resposta e sabia que eram 40) permitiu-me encontrar os 40 :)

    O segundo quadrado faz-me lembrar o jogo do 24, que era um jogo que saia nas batatas fritas que desenvolvia a capacidade de cálculo, nesses cartões apareciam vários número tínhamos de descobrir todas as operações entre esses número até que o resultado fosse 24!

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem saber a resposta, também só contei 38, POPPY! Mas depois de ver a resposta percebi onde estava o erro... :)

      O mais provável é que esse jogo dos pacotes de batatas fritas fosse inspirado neste quadrado mágico! Ou noutros exercícios matemáticos, que é coisa que não falta por aí... :D

      Beijocas!

      Eliminar
  13. Anónimo3/06/2013

    Está visto que tenho vista curta :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está visto é que cada pessoa tem mais capacidade para umas coisas do que para outras, CARLOS... :)

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)