quinta-feira, 7 de março de 2013

A AZÁFAMA DA ANITA

Em  miúda abominava os livros da Anita, que me ofereciam com frequência, como leitura própria para meninas da década de 60. Os desenhos de Marcel Marlier até eram giros, mas as historietas de Gilbert Delahaye uma lamechice pegada, com a dita Anita sempre pronta a exibir as suas qualidades de criança bondosa e mais que perfeita. A rapaziada tinha mais sorte, que quando recebia livros de presente eram de BD a sério, sendo os de Astérix ou de Lucky Luke os que mais ambicionava colecionar na minha ainda mini-biblioteca. Isto antes de começar a ler Enid Blyton, bem entendido, mas essa já é outra conversa....

Ao fim de tantos anos, mudei de ideias! Porquê? Porque gosto mais desta Anita que anda numa autêntica  roda-viva contestatária, mas bem humorada:

Na 'mouche'

Dizem que sim, mas ainda não acordou!

E sabe a letra e tudo, ao contrário de uns e outros...

Hic!

Uma delícia... para curar tosgas!

Crianças também têm direito...

Mas não desiste do seu País!

... para longe!

E pronto, está explicado como tantos anos volvidos me reconciliei e identifiquei mais com esta nova Anita,  tão diferente da panhonhas de outrora. OK, menos perfeita, mas mais humana...
  
Imagens do facebook.

19 comentários:

  1. Adorava os livros da Blyton! Li todos os da colecção "Aventuras dos Cinco", rrss

    Desta Anita em versão moderna também gosto, da outra sempre achei insonsa e demasiado perto da versão de menina do meu livro da 3ª classe do Estado Novo, brrrr

    Bisous, ma chérie

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também li todos os Cinco, Sete, Gémeas no colégio de Santa Clara, o colégio das 4 Torres e mais uns quantos desirmanados. Por essa altura tive alguns meses de repouso à conta de uma hepatite e foi um ler se te avias, SÃO! :)

      Insossa? A maior pãozinho sem sal da Europa e arredores... :D

      Bisous pour toi!

      Eliminar
  2. Muito bem ! ... Estou pasmado com as atuais preocupações cívicas e políticas da Anita e do seu empenho em resolver alguns dos problemas do país ! :))
    Será que "Os Cinco" lhe seguirão o exemplo ? eheheh

    Beijoca !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem diria que aquela mosca morta viria a transformar-se num revolucionária e contestatária empenhada, RUI?!? Eu não, de certeza... :)))

      Ná, os Cinco são very british, não se vão meter nestas andanças! :D

      Beijocas!

      Eliminar
  3. Esta Anita é um espectáculo! :-))
    Como fui mãe de dois rapazes estes livros não entraram lá em casa mas os dos Cinco sim, aliás alguns até eram meus!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, ROSA, mas também não faziam falta em nenhuma casa, com rapazes ou raparigas... :)))

      A geração da minha mãe já não apanhou os Cinco, de modo que fui eu que a fiz de início... :)

      Abraço

      Eliminar
  4. ehehehehheeh

    Eu adorava os livros da Anita, mas só tive 2, Anita vai às compras e Anita no teatro...podia ser uma menina panhonhas e as histórias lamechas, mas eram lindos.

    Claro que depois também amei a Enid Blyton :)

    Esta Anita é muito à frente eheheh


    Beijinho deturpadora de histórias infantis :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu alinho mais com esta Anita do que com a panhonhas, MARIA! Só se safavam os desenhos, mas continuo a preferir Astérix ou Lucky Luke que têm muito mais piada. :)

      Esta com o "new look" sempre dá para a chalaça, mas óbvio que não chega aos calcanhares dos meus heróis da BD! :D

      Deturpadora, moi? Nananinaná, que não fui eu que fiz as montagens... :)))

      Beijocas, ó adoradora de Anitas panhonhas! :)

      Eliminar
  5. as roupas estão demodé

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, ui, se um entendido na matéria o diz, até acredito, VÍCIO! :D

      Eliminar
  6. Em francês parece que os livros da Anita eram da Martine... mas não me lembro de os ler. ( Os cinco sim...)
    Esta Anita que povoa diariamente o facebook está muito bem caçada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A bem dizer aquilo também não tinha muito para ler, LUISA, não perdeste nada! :)))

      Algumas estão mais bem caçadas que outras, mas eu acho-lhes graça! :D

      Eliminar
  7. Anónimo3/07/2013

    Só conheci a Anita pelas leituras das minhas sobrinhas, mas nunca imaginei que ela se tornasse tão viral nas redes sociais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não é que virou mesmo, CARLOS?!? :)

      Eliminar
  8. Uma Anita moderna, que não vai para céu, mas para todo o lado...

    O primeiro beijinho de hoje, pois aqui já cheira a festa!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente, EMATEJOCA: uma Anita mais modernaça! :)))

      Obrigada! A festinha será mais logo, num pequeno convívio com familiares e amigos, à volta de um bolo de anos... :D

      Beijoca para ti!

      Eliminar
  9. Agora também começaram a aparecer estas adaptações com o Tintim, e o Asterix... A nossa criatividade e sentido de humor no seu melhor!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas ainda não vi, TERESA, mas não há dúvida que se os portugueses têm algum mérito é o de fazer piadolas, mesmo quando os motivos para rir são poucos! :)

      Beijocas!

      Eliminar
  10. A minha irmã iniciou este Natal a leitura do colégio das 4 torres e está a gostar muito :) O primeiro livro permitiu-lhe aprender uma série de palavras novas que ela sublinhava e ia ver ao dicionário.

    Em miúda gostava, de BD gostava muito das Aventuras do Tin Tin :)

    Esta Anita anda saída da casca, parece que abriu a pestana.

    Beijocas

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)