quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

TOP+ 2011 - FILMES

 "Ui, lá vem castigo!" - pensam os habituais comentadores do Quiproquó - "Além de nos ter azucrinado a paciência com as suas opiniões sobre 30 e tal filmes, ainda vem agora fazer um balanço anual dos mesmos? Ai, ai... que feitiozinho retorcido!"

Bom, este pungente apelo chegou aos ouvidos da Teté, que, embora implacável, decidiu não se alongar demasiado nas suas avaliações repetitivas. A tonta, ainda por cima - que prefere filmes leves, românticos ou de comédia, a par de policiais - acaba quase sempre num Top + mais alinhavado com o dramático. Este ano, nem sequer conseguiu estabelecer um favoritismo declarado, hesitando entre 3 películas que a cativaram como poucas, ao longo de 365 dias de apreciações cinéfilas (entre parênteses, a classificação atribuída a cada uma pela IMBD):

- "As Serviçais" (8,1/10);


- "O Discurso do Rei" (8,3/10).

Como comédia pura, decidiu-se por "Manhãs Gloriosas", apesar da classificação fraca (6,5/10). E, como desenhos animados, o incontornável "O Gato das Botas" (7.0/10). "As Aventuras de Tintin - O Segredo de Licorne" (7.8/10) também a entusiasmou, embora não saiba exatamente em que categoria o colocar: é filme, desenho animado, animação de BD ou uma amálgama desses géneros cinematográficos? 

"Cartas de Iwo Jima" (8,0/10) foi, sem sombra de dúvida, o que elegeu como melhor de anos anteriores que viu pela primeira vez!  

Balanço efetuado, convida todos a darem a sua opinião sobre o filme que preferiram este ano! Ou filmes, caso tenham mais do que um favorito... 

A imagem resulta da colagem de várias fotografias da net, que representam cenas dos filmes escolhidos.

17 comentários:

  1. Chegamos aos últimos dias do ano e nestes dias é normal fazermos - pelo menos eu - um balanço das nossas leituras e particularmente ao teu post, aos filmes que assistimos.

    Teté, Eu ainda não pensei sequer no meu top, pois este ano foi o mais frutífero a nivel que quantidade e qualidade de filmes que vi.

    Mais para os ultimos 2/3 dias do ano eu vou postar as minhas críticas cinéfilas de 2011.

    Passa por lá depois.

    Cumprimentos e votos de Feliz natal.

    ResponderEliminar
  2. cum caraças, destes todos vi apenas o Tintin. O que acaba por ser grave porque teria querido ir ver muitos outros. em compensação tenho lido mais :) de qualquer maneira, o tintin foi bem escolhido :) boa época de final de ano civil e início do ano civil seguinte :)

    ResponderEliminar
  3. É aso para dizer que o Quiproquó dava um filme. Aliás, dava um grande filme. Digno de nomeação aos Oscares :d

    ResponderEliminar
  4. Filmes até vi muitos e alguns deles estão referidos aqui por ti, Teté! ;) Gostei imenso de "O Discurso do Rei" e de "A Árvore da Vida". Também adorei "As Serviçais" e "Meia-noite em Paris". Animação não vi nenhum este ano, com muita pena minha. Selecciono ainda "Beginners" como uma comédia romântica a não perder e o maravilhoso filme "De Vrais Mensonges", que tive a oportunidade de ver este ano na Festa do Cinema Francês. Enquanto andei por terras irlandesas também vi alguns filmes, mas o que mais me surpreendeu foi um que fui ver numa sessão de cinema alternativo, "Prince Of The Streets".
    E podes continuara fazer o top todos os anos, que eu sou das que gostam de saber. ;) Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Ui esqueci de referir também o filme português "Sangue do Meu Sangue". ;)

    ResponderEliminar
  6. Deve ter sido o ano em que menos filmes vi ! :((
    Daqueles que vi, destaco "O Discurso do Rei", curiosamente o mais cotado acima !
    ... Não me parece ter sido um grande ano cinematográfico, mas também pode ter sido por andar um pouco (muito) afastado. :))
    .

    ResponderEliminar
  7. Anónimo12/22/2011

    Desses, só vi o Discurso do Rei, Meia Noite em Paris e o Tintin. O Discurso do Rei, foi o que mais gostei, mas fiquei muito surpreendido e agradado com um ilme português, que classificaria entre os três melhores filmes que vi este ano: Sangue do Meu Sangue.Também adorei Melancholia, do Lars Von Trier

    ResponderEliminar
  8. Tens razão, MIGUEL, o dos livros sairá um dia destes! Ainda estou a ler um último, que suponho ainda incluirei nos deste ano. Mas ao cinema é pouco provável que volte, com os fins de semana todos tomados pelas festas... :))

    Também achei que foi um bom ano de cinema! :D

    Claro que passarei por lá, para ler o teu balanço! :)

    Feliz Natal para ti!

    ResponderEliminar
  9. Pois, MOYLITO, quando se vai menos ao cinema... lê-se mais! Será uma verdade de La Palisse?!? :D

    Boas Festas para ti! :)

    ResponderEliminar
  10. Por acaso digno das nomeações aos Oscares foram outros dois filmes, PAULOFSKI, ligados ao mercado nacional. Apenas em pré-seleção, mas é bom sinal: "Os Mistérios de Lisboa" e "José e Pilar".

    Podes ler a notícia aqui (não sei pôr link na caixa de comentários):
    http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=2196627

    O Quiproquó (ou a Teté), nem sabe manusear uma câmara! :))

    ResponderEliminar
  11. Ah, pois é, bem me lembro de teres falado nesse filme francês, TONS DE AZUL, mas esse não o vi em cartaz! Nem esse outro de cinema alternativo. E lógico também que não se pode ir a todos! Esse de "Beginners" não me lembro, mas hei-de espreitar na IMBD! Nunca se sabe se ainda estará por aí ou se dará um dia destes na TV... :D

    De "Sangue do Meu Sangue" também já tinha ouvido falar. Bem, por sinal! :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  12. Por acaso até acho que foi um bom ano, RUI! Outros anos houve em que filmes a destacar como bons eram poucos. E estes três achei MUITO BONS! Aliás, no ano passado, o filme que mais gostei até foi argentino, com classificação de 8.2/10! :)

    Estou convencida que o facto de ganharem o(s) Oscar nas principais categorias, aumenta-lhes um bocado a pontuação. Para lá de terem maior visibilidade, está claro! ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  13. "O Discurso do Rei" é inegavelmente um bom filme, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA. Tanto esse filme português como "Melancholia" já me foram aconselhados por vários amigos cinéfilos, mas ainda não os vi. Não se pode ir a todos... :)

    ResponderEliminar
  14. "Meia-noite em Paris", é sem dúvida, o meu favorito!!!

    De "O Discurso do Rei" também gostei muito.

    "As Serviçais" quero ir ver (caso não vá parar ao hospital) depois do Natal, assim como o "Gato das Botas", porque não quero faltar à promessa que fiz à Ema.

    Também queria ver a "Melancholia", mas uma familiar alemã ficou com tonturas e a vomitar, por causa do filme ter sido filmado com uma câmara de mão e, eu sou muito mais sensível do que ela.

    O ano passado, o filme que mais gostei, também foi como tu, do argentino!!!

    Beijocas virtuais, porque as verdadeiras estariam cheias de micróbios!!!

    ResponderEliminar
  15. EMATEJOCA, sabia que o do Woody Allen foi o teu favorito! :D

    Tenho ideia que também vais gostar d' "As Serviçais". Quanto a "Melancholia", ainda bem que avisas, porque também vi um filme desses em tempos e não achei graça nenhuma, a pessoa fica mesmo um bocado tonta... ;)

    Então está combinado: beijocas, mas só virtuais! :))

    ResponderEliminar
  16. Os três primeiros que mencionas são fantásticos. O Discurso do Rei ganho o Óscar. Vi Meia-Noite em Paris duas vezes.
    “Hugo” vai ser nomeado como melhor filme, não tenho dúvidas. Se vai ou não ganhar, é outra estória. Muito bem feito.
    The Ides of March e Moneyball vão tb ser nomeados
    War Horse – ainda não vi; as críticas são muito favoráveis.
    Temos ainda muitos filmes para ver durante as férias.

    ResponderEliminar
  17. "Hugo" e "Moneyball" só estreiam por cá em janeiro, e "War Horse" em fevereiro, CATARINA, quase nas vésperas das entregas dos Oscar, que serão anunciados durante o mês de janeiro. Palpita-me que o Woody Allen também vai ser nomeado, os Idos de March só se for pelos atores (no meu entender, claro).

    Portanto, esses filmes só poderemos ver passadas as férias natalícias! Mas é bom ir recebendo dicas sobre as suas estreias noutras paragens... :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)