quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

A PRAGA DO SPAM

Fotografia de Ian Britton

Sempre permiti comentários anónimos, porque penso que os facilita a quem não está muito talhado nestas lides blogosféricas ou, por alguma razão, tenha dificuldade na comunicação. Claro que à conta dessa permissão, esporadicamente ainda aparecem uns sujeitinhos a insultar, porque discordam ou lhes dá na veneta, não sei ao certo nem me interessa. Só o facto de insultarem a coberto do anonimato diz muito sobre o seu carácter...

Do mesmo modo, nutro um profundo desprezo por comentários em spam (não confundir com SPAM, aquele produto à base de carne de porco comercializado em Inglaterra nos finais dos anos 30, que não sendo racionado durante a II Guerra Mundial provocou um grande enjoo na população inglesa), que normalmente só servem para publicitar qualquer coisa. Não é que tenha nada contra a publicidade em si, mas há veículos próprios para a realizar, não me parece que este blogue tenha vocação para tal. 

Por outro lado - e entendendo que alguns bloguistas tenham vontade de divulgar o que publicam - aquela história de "gostei muito do seu blogue, vá ver o meu e blablablá" também não me convence minimamente. Aliás, este género de "elogio" acaba por ser mais irritante que outra coisa! Interatividade zero, lata muita, mas é deixá-los perorar...

Todavia, nos últimos meses o número de anónimos publicitários e/ou vendedores tem aumentado significativamente. Ou seja, o pior dos dois (ou três?) mundos: anónimos em spam, para publicitar ou vender, geralmente em língua inglesa e com anexo de link (que nunca abri, nem aconselho a ninguém!). Está bem que o Google / Blogger tem limpado a maioria, mas alguns têm conseguido escapar à triagem. Em posts recentes ou antigos (a caminho dos 1500), a um ritmo de meia ou uma dúzia por dia, é obra tratar desta inspeção e eventual limpeza. A dúvida é simples: deixo de permitir anónimos ou continuo na "faxina" diária? 

Para rir (ou chorar?), só alguns alunos que surgem a pedir sínteses de livros para copiarem para os seus TPCs. Coitados, também sem sorte nenhuma de apanhar esse comboio...

24 comentários:

  1. Então é assim - spam = delete
    De imediato!!
    Comentários anónimos, sim,
    Mas sob controlo.
    Porque teve que ser assim.
    Apareceram uns engraçadinhos e escrever coisas que não permito no meu blogue, a insultar terceiros, a insultarem-se mutuamente.
    Comentários moderados e problema resolvido.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, PEDRO COIMBRA, insultos só recebo esporadicamente num único post que escrevi há bué, devido a uma opinião pessoal (que mantenho até hoje). Como me são dirigidos e não me afetam, nem me dou ao trabalho de os apagar... :)

      Mas não pretendo moderar os comentários! Percebo quem o faça, mas não vejo razão para tanto. Agora os anónimos e com esta profusão comercial/publicitária dos últimos tempos é que estou na dúvida. ;)

      Mas obrigada pela opinião! :)

      Beijocas

      Eliminar
  2. Anónimo2/27/2013

    Má conselheira, já que me vi obrigada a não os permitir.
    Pesa tudo numa balança.:))
    beijocas (espertos, esses bons estudantes!:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou pesar, NINA! :)

      Quanto aos estudantes, dá-me ideia que querem enveredar pelo caminho mais curto de "corta e cola". Ou não entendem bem o que leem... ;)

      Beijocas

      Eliminar
  3. também me tem acontecido num blogue que já nem me lembrava que tinha tido. apenas descobri porque a notificação de comentários ainda estava direccionada para o meu mail.
    esses comentários são feitos através de programas criados para produzir spam. não é ninguém que vai ao teu blogue publica-lo.
    moderar ou não... opção tua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, pelos comentários, já percebi que alguns blogues saíram na rifa, VÍCIO! E sim, calculo que não andem aí de blogue em blogue a enviar comentários em spam, que isso dá trabalho, além que vão cair quase sempre nos mesmos posts... :)

      Moderar não é opção, mas suponho que há uma para não permitira anónimos... ;)

      Eliminar
  4. Acontece-me raramente e não chega a ser incomodativo!
    Mas fico constrangida com alguém que me visita...solicitando a minha visita e a divulgação do seu blogue!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem para ti, ROSA! Mas a minha determinação em apagar esses comentários que escapam à triagem nem é pela mensagem da treta, mas pelo link. Eu não clico nele, mas alguém mais novato ou incauto pode ter essa curiosidade... ;)

      Quanto a mensagens dessas, não fico constrangida, não! Simplesmente não lhes ligo nenhuma... :)

      Abraço

      Eliminar
  5. Compreendo. Essa “faxina” diária deve ser uma chatice!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E logo eu que detesto faxinas, sejam elas quais forem, CATARINA! :)

      Eliminar
  6. Também aceito sempre os anónimos. É natural que quem não tenha blog e pretenda comentar o possa fazer !
    Não sei se acontece convosco, mas acontece comigo que o Blogger encaminha directamente para spam aqueles "publicitários" ou outros do género e nunca me aparecem publicados, nem sequer na caixa de entrada do e-mail .
    A moderação é uma grande chatice que eu não posso evitar em certos posts que publico, mas uma vez passados regresso á anterior situação de comentário livre para todos.
    Abrir links, nesses casos, nunca !

    Beijoca !
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo que acho, RUI: porquê cingir a caixa de comentários apenas a outros bloguistas?!? ;)

      É um facto que até há bem pouco tempo o blogger fazia essa limpeza eficazmente, embora os recebesse no mail, mas nos últimos tempos têm escapado alguns. E a principal chatice é o link, porque receio que algum novato ou incauto vá espreitar...

      Como sabes só fiz moderação para um passatempo, mas não pretendo voltar a fazer, exceto noutro caso do género! :)

      Beijocas!

      Eliminar
  7. Durante longos anos tive ANÓNIMO aberto a comentários e nunca tive grandes problemas...até ao dia , há já alguns meses, que me apereceu uma criatura estafermosa e obstinada que me obrigou a fechar a opção.

    Respeito mais quem tem ideias diferentes das minhas mas as assume do que as aventesmas sem coragem de darem a cara!!

    Dorme bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, aqui não é o caso, SÃO! Mas esses estafermos acabam por desistir, ainda mais se os começarmos a varrer, literalmente. Não são esses que me incomodam, mas os links são uma chatice muito maior... ;)

      Quanto a opiniões diferentes das minhas, também estou à vontade! Já deixei foi de comentar em alguns blogues, porque uma coisa é não concordar uma vez por outra, outra ir lá todos os dias discordar... Como não ando aqui para mudar as ideias de ninguém, políticas, religiosas ou outras, considero a solução mais aceitável, em vez de fomentar discussões que não levam a nada... ;)

      Beijocas e bons sonhos!

      Eliminar
  8. Não ponhas as letras chatas que são um pincel para se adivinhar o que lá está escrito. Mais vale moderar todos os comentários e só ficarem visíveis os que aprovares. Demora mais mas assim há duas vantagens. Só aparece o que tu queres e quem comenta tem a certeza que tu leste ;)

    Em relação ao SPAM, prefiro este - http://www.youtube.com/watch?v=anwy2MPT5RE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes estar descansado, W, que estou farta de protestar contra essa verificação de letras. À conta delas, não consegui comentar em alguns blogues durante uns meses. E também não pretendo moderar, suponho que há uma hipótese de só não permitir anónimos. Mas ainda estou na dúvida... :)

      Eheheh, já em tempos falei aqui desse SPAM dos Monthy Python! :)))

      Eliminar
  9. Também costumo receber lençóis de spam de anónimos e quase sempre nas mesmas mensagens. Na sua maior parte nem chegam a aparecer publicados mas alguns, ao contrário do que eu pensava, conseguem entrar e há dias atrás também tive que fazer uma limpeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LUISA, pelos vistos os nossos blogues saíram na rifa! É exatamente isso que me acontece... embora só mais recentemente consigam passar na filtragem! Que noia! :P

      Eliminar
  10. Anónimo2/27/2013

    Em relação ao SPAM, a praga voltou nas duas últimas semanas, depois de um largo tempo de pousio. Mas isso ainda tolero... agora os anónimos (ou aqueles que se disfarçam de anónimos) que usam as caixas de comentários para insultar, não os suporto. No entanto, é o preço a pagar por ter caixas de comentários não moderados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É CARLOS, esta profusão aconteceu recentemente! Mas esses anónimos só para insultar é raro e só num post antigo, à conta de uma opinião pessoal, que mantenho... Não ligo, quando é só comigo! :)

      Obrigada pela sua opinião!

      Eliminar
  11. Quando se tem um blogue interessante e muito concorrido como o teu é normal que isso aconteça, são os mais apetecíveis para spam e anónimos...

    Não sei bem se percebi do que falas, lembro-me de uma ou duas vezes ter alguns comentários no blogue, serem spam, mas serem de alguém que também tinha blog e que para além de os comentários aparecerem publicados também apareciam como spam...nunca entendi e nunca os apaguei.

    Quando aparece alguém, mesmo "identificado" que diz que gosta muito do meu blogue e me convida a ir ao seu, a minha primeira reação é dar uma gargalhada...gostar do meu? Logo o meu que é tão pobrinho ehehehe

    Quanto ao teu minha linda (chamei-te linda, reparaste???) (assobiando), faz o que achares melhor, mas aviso já, se pensas que te vais ver livre de mim, tira já o cavalinho da chuva, ok? Daqui não saio, daqui ninguém me tira, óviste? Bom, a menos que tu queiras, nesse caso vou, mas aviso já que vou contrariada...não queres pois não??? :p

    Disparates à parte, tou aqui às tuas ordens eheheh

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suponho que não tem nada a ver com o blogue em si, MARIA! Até o Vício referiu que os recebe num desativado... Deve ser aleatório e saí na rifa! Mas agradeço o "interessante e muito concorrido"... :)))

      Genericamente, spam é um comentário (anónimo ou não) que é tipo "chapa 5", publicado em várias caixas de comentários de blogues, com uma mensagem do género "gosto-muito-do-teu-blogue-vai-ler-o-meu--blogue-ou-site". Com a agravante que estes em vez de endereço têm link e são anónimos e escritos em inglês. E pela conversa são de venda de produtos, mas não tenho a certeza, pois nunca os abri. Porque quando é alguém que só pretende dinamizar o seu blogue, também só dá para rir. Todos começámos por algum lado, mas essa maneira de publicitar é um bocado ingénua. Normalmente resulta, mas nem sempre da forma pretendida... :)

      E quem disse que não te queria aqui?! Até já fui buscar uma corrente, para te prender aqui à perna da mesa... (assobiando em uníssono!)

      Beijocas, ó tu! :D

      Eliminar
  12. É de facto uma praga. Tenho montanhas desses spam.
    Claro que tudo isso é vírus.
    Infelizmente ainda aparece muito essa coisa de pedir para visitar o blogue deles. Incrível.
    Eu, por enquanto, vou continuar a aceitar anónimos
    Beijinho Teté

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem sei que parece mal, KIM, mas ao mesmo tempo este desabafo também me sossegou: fiquei a saber que não sou a única com esta chatice! O que já desconfiava, obviamente! :)

      Mas enfim, acho que também vou esperar, para ver como param as "modas"! Mas os anónimos que se cuidem, estão por um fio... :D

      Beijocas!

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)