A imagem é de Tiago Albuquerque, um jovem artista plástico, e encontrei-a no facebook. E a primeira coisa que me veio à cabeça foi que era ótima para um desafio. Problema é que mesmo vivendo em Lisboa desde sempre, não consigo identificar todos os edifícios, monumentos e obras de arte que caracterizam o traçado da "minha" cidade. Acresce ainda que a maioria dos edifícios está "retratada" parcialmente e outros creio corresponderem apenas a um tipo de prédios comuns.
Portanto, resta-me somente fazer a pergunta possível: quantos identificam? Bem sei que não é tarefa fácil, mas se não der para mais nada, pelo menos dá para ficarem a conhecer um dos excelentes trabalhos deste artista português...
Divirtam-se!
ADENDA a 22 de fevereiro de 2013: vou deixar este post em stand-by, caso alguém queira ainda acrescentar uma nova "descoberta". Continuo com algumas dúvidas sobre a igreja junto ao elevador de Santa Justa e em relação ao palácio do lado esquerdo, mas para além dos edifícios já mencionados tenho a certeza de mais três e a suspeita de um quarto. Sábado acrescentarei os nomes (e fotos) de cada um deles! Mas desde já obrigada a todos pela participação! Ah, e o KOK acertou em 21 (pelos menos), seguido de perto pelo Rui da Bica, com 18 (e não vivendo em Lisboa)... :)
ADENDA a 23 de fevereiro de 2013: a identificação possível e provável aqui!
eu consigo identificar aquele que estou a apontar, o que está ao lado e o outro mais acima!
ResponderEliminarEsse também eu, VÍCIO! :)))
EliminarÀ primeira vista identifico doze! :-))
ResponderEliminarAbraço
Vou confessar que à primeira vista também só identifiquei 15, ROSA! Mas depois de andar a espiolhar melhor a imagem... cheguei aos 25! :)
EliminarAbraço
É preciso dizer o nome?
ResponderEliminarJá encontrei outro...:-))
A pergunta era só para o número, mas em querendo dizer o que encontraram, ROSA, why not?!? :D
EliminarEstação do Oriente, Campo Pequeno, Basílica da Estrela, Aqueduto das Águas Livres, Sé de Lisboa (não sei se tem outro nome), Estátua do Marquês de Pombal (parece-me), Uma das Torres Vasco da Gama, Padrão dos Descobrimentos, Torre de Belém...
ResponderEliminarNão encontro mais nenhum :p
É uma imagem muito interessante :)))
Beijocas
A parte melhor é que consegui chegar a tempo de participar num desafio!!! Epic moment!!! :)))
EliminarSim, é a estátua do marquês, POPPY! As torres ficam ao pé do C.C. Vasco da Gama, mas são autónomas. 9 não está nada mal, para quem não vive por aqui! :)
EliminarTambém achei a imagem giríssima! :D
Beijocas!
Epic moment, indeed! :D
EliminarBom dia Teté!!! Por acaso acho um resultado mauzito :p Até porque eu cheguei a viver em Lisboa e a julgar pelas respostas do Rui da Bica isso não é obrigatoriedade para conseguir encontrar mais meia dúzia de monumentos, mas fiquei tão contente de conseguir chegar a tempo de participar no desafio antes das respostas que já valeu a pena! :)))
EliminarBeijocas e bons desafios*
Oh, POPPY, mas o Rui é um mestre da pesquisa, comparativamente só há outra bloguista que lhe chega aos calcanhares, e que por sinal não passou por aqui. A Nina. Daí não ser de espantar que não vivendo cá - mas claro que conhece um pouco de Lisboa - tenha conseguido acertar tantas! :)))
EliminarE sim, é mais difícil para quem não passa todos os dias por estas "paisagens", mesmo que em tempos tenha vivido cá! Mas também gostei que tivesses participado, desta vez! :D
Uma grande beijoca!
Não é nada fácil, mesmo, mas à primeira vista "topei" o Amoreiras, a Gare do Oriente, o Aqueduto, a Basílica da Estrela, o Campo Pequeno, a Sé,o edifício da PT ( Picoas), uma estátua que talvez seja a do Marquês, mas é difícil confirmar, o arco da Rua Augusta(?) e a Torre de Belém.
ResponderEliminarA imagem é realmente interessantíssima.
Ah é verdade, não está ali também Santa Engrácia? E a Casa dos Bicos ( sem dúvidas) e uma outra Igreja que não sei o nome.
12, CARLOS! O que assim à partida é muito bom... :)
EliminarE sim, é a estátua do marquês!
Para que não é de Lisboa e não a conhece muito bem, parece que me saí muito bem ! eheh :
ResponderEliminarAmoreiras, Gare do Oriente, Praça de Touros do Campo Pequeno, Castelo de S. Jorge, Panteão Nacional, Jardim Zoológico, Aqueduto das Águas Livres, Colombo, Assembleia da República, Palácio de Queluz, Marquês do Pombal, Sé, Jerónimos, Monumento dos Descobrimentos, Torre de Belém, Docas, Praça do Comércio, Igreja em Alfama, Elevador de Santa Justa, Casa dos Bicos, Edifício no Parque das Nações, e ... muito casario que não identifico !
Beijoca Té ! :))
.
Boa, RUI! Nem esperava de ti outra coisa, mestre de pesquisa encartado! :D
EliminarO Colombo não está, o edifício que se assemelha no colorido é o BNU da avenida 5 de Outubro. Da Igreja que dizes de Alfama não tenho a certeza e o Palácio de Queluz não é de certeza - que aliás fica em Queluz, não em Lisboa. Mas também não consigo identificar o edifício, nem a Igreja... Mesmo assim, 18 é muito bom!
Beijocas!
Ena tanta coisa... Mas lá vai:
ResponderEliminarAmoreiras, Gare Oriente, Panteão Nacional (feira da ladra, eheheh), Campo pequeno, Marq. Pombal, Castelo S. Jorge, Aqueduto Ag. Livres, Sé da Lisboa, Edifico da PT, Basílica da Estrela, Palácio S. Bento, CGD na Av. 5 Outubro, Palácio Belém, Casa dos Bicos, Arco da Rua Augusta, A Igreja da Madalena, as Torres do Jard. Zoológico, Docas, Elevador Stª Justa, Edif. Parq. Nações, Jerónimos, Descobrimentos, Torre de Belém, o barco para o Barreiro, o outro para Cacilhas e o bote do "ti Américo"! (eheheeeeh)!
E vou-te contar: foi cá uma trabalhêra...
Beijokas e sorrisos, e também uma bjeka que isto fez-me cá uma sede...
Boa, KOK! Em 21 concordo contigo, mas tenho sérias dúvidas em relação à Igreja que dizes ser da Madalena e o Palácio de Belém também não me parece que seja. Ah, e claro concordo com o cacilheiro e companhia, mas os barquitos não contavam... :)
EliminarDizem que trabalhar faz bem! :D
Beijokas sorridentes e tchim-tchim para bjeca!
Pois, a igreja da (rua da) Madalena pode não ser correcta. Mas não mencionei um edifico que conheço bem: o IADE na Av. D. Carlos I
EliminarE o palácio de Belém (do "ti Aníbal") está ali mesmo encavalitado na casa dos bicos!
E com mais esta adenda, mais uma bjeka!
Beijokas, sorrindo sempre!
Pois, KOK, muito me admirei que nenhum lisboeta mencionasse o edifício do IADE, que esse está bem visível e não deixa lugar a dúvidas! :)
EliminarBom, também já percorri todas as igrejas de Lisboa, e é capaz de ser mesmo a Igreja da Madalena, não só pelo local, mas porque realmente é a que mais se parece. Embora tenha algumas imprecisões, mas facto é que os edifícios estão um pouco estilizados... :)
Agora o palácio de Belém, não é! A única coisa parecida e a cor do edifício... :)))
Beijocas, sempre sorridentes! :D
Com tudo isto já não vale a pena responderes...pensei que seria para "jogar" um pouco!
ResponderEliminarTinha pensado nisso, ROSA, mas não sabendo identificar todos os edifícios e sendo tantos, dar dicas seria um bocadinho complicado... :)
EliminarBoa partilha
ResponderEliminarObrigada, MAR ARÁVEL! :)
EliminarAmoreiras, Praça de touros do Campo Pequeno, Torre de Belém, Arco da rua Augusta, Marquês de Pombal,Gare do Oriente, Casa dos Bicos, Panteão, Assembleia da República, Parque das Nações, por exemplo.
ResponderEliminarHá mais dois ou três mas não me lembro dos nomes respectivos.
Beijufas.
10 é bom, SÃO! E esses são de certeza... :)
EliminarBeijufas para ti também! :D
Bem... para variar a net está feita parva e neste momento não consigo ver a imagem. Fica para depois. :)
ResponderEliminarDon´t worry, LUISA! E tchim-tchim para ti também! :D
EliminarAgora sim... consigo visualizar. É bem bonita essa imagem. Vou procurar ver mais obras desse artista plástico. :)
EliminarTambém achei fantástica, LUISA! :)
EliminarTorre de Belém!!!!! Sem pesquisa!
ResponderEliminarPanteão Nacional
Sé de Lisboa
Certíssimo, CATARINA! :)))
EliminarOlha, já identificaram os edifícios que eu reconheci também, mas tenho de acrescentar uma coisa: gostava muito de ter este quadro em casa! Acho fantástico!
ResponderEliminarE suponho que se procurares até encontras uma reprodução, TERESA! Também gostei muito dela! :)
Eliminar