quarta-feira, 3 de outubro de 2012

UM BELO PAÍS!

O UCity Guides, um portal internacional de turismo, classificou Portugal como um dos 10 países mais belos do mundo, como podem ler nesta notícia. Num brilhante sexto lugar, se atendermos ao número de países existentes, e segundo esta ordem: 1º - Itália; 2º - Espanha; 3º - França, 4º - Austrália; 5º - Grécia; 6º - Portugal; 7º - EUA; 8º - Brasil; 9º - África do Sul e 10º - Alemanha.

Não vou aqui reproduzir o artigo e as justificações da escolha de cada um destes países - quem estiver interessado que o leia no link acima - mas reforço a ideia do portal: "Impressionante como tanta beleza cabe num país tão pequeno que parece ser um dos preferidos dos sol", enumerando as maravilhas naturais dos Açores, o jardim flutuante da Madeira, a vastidão da planície alentejana, o parque nacional Peneda- Gerês, Sintra e o Vale do Douro como principais motivos da opção. As cidades de Lisboa e Porto também são elogiadas pela beleza das paisagens ribeirinhas inigualáveis, mas, aqui uma nota dissonante, "inexplicavelmente votadas ao abandono e teimosamente negligenciadas."

De igual modo, este filme promocional do Turismo de Portugal - "Portugal - A Beleza da Simplicidade" - também foi premiado recentemente nos festivais internacionais da Sérvia e de Cannes:


Last but not least, o filme "Uma cidade chamada Porto" também recebeu um importante prémio na Roménia, como podem ver aqui (não encontrei no YouTube).

Com tantas boas notícias, só faltava mesmo o anunciar da debandada dos nossos políticos para Marte, por tempo indeterminado! Infelizmente, não creio que tenhamos essa sorte...

32 comentários:

  1. é um assunto sempre muito relativo a quem vota! no entanto, é muito bom para o nosso país ter uma votação dessas.
    eu por exemplo trocava alguns dos países ali citados pela Escócia ou Noruega...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que é uma votação sempre subjectiva, VÍCIO, mas supõem-se que estes "votantes" conheçam esses e muitos outros países... :)

      Eliminar
  2. Fiquei deveras contete com estas boas novas, embora não temha conseguido partilhar o vídeo.

    Um amigo meu disse-me que o Governo pediu à UE polícias anti-terroristas : outra boa nova, levarão toda esta gentalha que está praticando terrorismo de Estado!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será que levam, SÃO? Sei não... :S

      Quanto ao resto, boas notícias são bem-vindas nos dias que correm!

      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Anónimo10/03/2012

    Olha que boa notícia!:))
    beijocas

    ResponderEliminar
  4. Se é belo.....é lindissimo mesmo. E Tétè quando quiseres vir conhecer o Museu das trilobites e o Convento de Arouca já sabes onde bater......será com todo o prazer.
    Ando um pouco afastado do blog, por razões de saúde....mas não vos esqueço nunca.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, muito obrigada, PARISIENSE! As férias deste ano já acabaram, espero para o ano ter a oportunidade de dar um "saltinho" ao Norte - garanto que se for não deixarei de te contactar (via FB, ou através do Kim), que um passeio na serra da Freita sem a connaisseuse, não era a mesma coisa... :)))

      Espero que esses problemas de saúde se resolvam o mais breve possível!

      Beijokinhas!

      Eliminar
  5. Anónimo10/03/2012

    Só agora pude ver o vídeo.
    Faltou por ali muita coisa que é referência por cá e que ainda poderia caber num vídeo pequeno, mas pelo menos lá está o Douro, embora meio de relance.
    Opiniões. Um Portugal meio snob, mas pronto...também o é.:)
    beijinhos
    Nina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta sempre muita coisa, NINA, que não é possível mostrar tudo. Além que sendo um filme promocional visa cativar outros olhares que não os dos locais, suponho! :)

      Sim, é possível que seja um pouco snob, mas mostrar trabalhadores a irem ou a trabalharem na fábrica, pedintes nas ruas, etc. e tal, convenhamos que não é o mais aliciante! :D

      Beijinhos!

      Eliminar
  6. Anónimo10/03/2012

    P.S: o vídeo da vímeo (http://vimeo.com/21698583) também dá para aqui pores.:)
    bji

    ResponderEliminar
  7. Anónimo10/03/2012

    Fui ver como se fazia, já que nunca pus nenhum, mas já os tinha visto por aí.
    É só clicar no canto superior direito, onde diz share. Está lá o código html:))
    Nina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, como nunca tinha posto, achei mais fácil deixar o link. Mas para a próxima já sei, NINA! Obrigada pela explicação! :)))

      Mais beijinhos!

      Eliminar
  8. Estou encantada com os vídeos. O segundo achei no youtube http://youtu.be/j7woNbgA7YA
    Passei a minha primeira infância em Portugal, onde fui alfabetizada e sempre andávamos pelo país. Guardo muitas lembranças, de lugares espetaculares e, naquele tempo, já sentia a alma portuguesa.
    Sabe que amigos quando vão pela primeira vez, sempre comentam desse abandono em Lisboa, que como cartão de visitas do país, deveria ser melhor zelada.
    Ganhei o dia olhando essas imagens maravilhosas!!
    Beijus,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste, LUMA! E te trouxe boas recordações... :)

      Também achei estranho não estar no youtube, mas não encontrei. Assim, ficou com o link...

      É, pelos vistos é algo de notório observado pelos visitantes. Apesar de eu achar que nos últimos tempos tem sido feito um esforço no sentido de zelar melhor pela cidade... ainda não se vêm é muitos resultados, para quem vem de fora. E quem veio há mais tempo então, nem deu por isso... :/

      Beijocas!

      Eliminar
  9. Também acho Portugal um país lindíssimo, que não perde nas comparações, mesmo para quem anda mais lá por fora. E Lisboa, felizmente, começa a lavar a cara e a cuidar de si própria, como já tenho escrito em vários posts. Agora, Teté, com todos estes predicados, como queres tu que os nossos políticos escolham outro sítio para viverem?
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, TERESA, em relação a Lisboa. Apesar de bem-vinda, essa lavagem já é tardia, como bem se nota pelos comentários lá do portal (e também da Luma), que são citações deles e não minhas, como bem terás notado.

      Não conheço muito do mundo, nem o meu país inteiro, mas gosto muito do que conheço! :)

      Portugal devia ser para quem ama Portugal! Portanto, estes políticos deviam abandonar o país... porque está visto que o querem afundar, em nome da economia (ou outras razões mais escusas que tenham)!

      Beijocas!

      Eliminar
  10. Belo país o nosso! Pena que ande tão desgovernado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, SONHADORA! Ambas as afirmações... :)

      Eliminar
  11. E havia dúvidas? Claro que Portugal é um dos 10 países mais belos :)))

    É muito belo, mas também tem coisas muito feinhas...

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E qual é o país que não tem coisas muito feinhas, MARIA? Dos States ao Brasil citaram algumas delas...

      Agora gente feiosa como estes políticos é que era bem dispensável, que as coisas feinhas ainda podem ser remodeladas/adaptadas de outra forma... ;)

      Beijocas!

      Eliminar
  12. A má notícia é que parece que nos querem é mandar a nós para Marte ( isso se já fosse destino de emigração)...
    Mas que Portugal é lindo, é. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A uns para fora e a outros pró caixão, LUISA, não há que esconder o sol com a peneira... :P

      Claro que o país é lindo, mas seria muito melhor sem esta gentalha!

      Eliminar
  13. Anónimo10/03/2012

    Já tinha visto esses videos, mas não me anima, Teté. Portugal é realmente lindo, mas para a maioria dos estrangeiros não passa de um bilhete de postal onde as pessoas pouco contam.
    Quanto aos nossos políticos não merecem ir para Marte. No 25 de Abril mandamos os tirantes para a Madeira e o resultado está à vista.
    Desta vez, se algo de bom vier a acontecer, espero que os mandem mesmo para o Campo Pequeno. A essa tourada até eu iria assistir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Touradas dispenso todas, até essa, CARLOS! Mas que mereciam ser criminalmente acusados e condenados, não tenho dúvida... Eles e os corruptos que eles protegem e aos quais estamos a pagar os desvios, roubos e desfalques!

      E sim, a notícia era boa, mas foi escrita algumas horas antes das últimas medidas orçamentais serem divulgadas, o que lhe retirou o impacto! ;)

      Eliminar
  14. Para mim, que felizmente conheço razoavelmente o mundo, o mais belo deles todos, na sua globalidade é França. Não conheço nenhum outro que tenha a diversidade que França tem e em qualquer dos pontos cardeais se encontram paisagens e casario simplesmente deliciosos.
    Itália merece o primeiro lugar devido aos vestígios do império romano e às artes deixadas pelos génios do século XVI, para a frente. De Espanha, tirando os Pirinéus e os "restos" deixados pelos árabes na Andaluzia, não aceito o segundo lugar.
    Da Austrália e de outros macrocéfalos países, já não me pronuncio, pois a beleza vai do oito ao oitenta.
    Quanto a Marte, que ainda não tive oportunidade de visitar, fica-me a sensação que será um local maravilhoso para viverem os iluminados políticos e vigaristas desta terra.
    Beijinho Teté

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, não conheço nem de perto nem de longe todos esses países, KIM, nem Portugal de lés a lés, não me posso dar ao luxo de proferir apreciações dessas... :)

      Mas gostei das tuas! :)

      Beijocas!

      Eliminar
  15. Ah, esqueci-me de dizer que Portugal merecia estar ex-aequo, no primeiro lugar, já que do Minho ao Algarve, todos os recantos me agradam. Portugal é lindíssimo e tenho a sorte de o conhecer em toda a sua plenitude. Não me falta conhecer qualquer recanto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a mim ainda me falta conhecer muito, KIM. De Portugal e do mundo... :)))

      Mas gostei ainda mais de saber que tinhas uma opinião tão favorável acerca da beleza de Portugal... :D

      Mais beijocas!

      Eliminar
  16. Ah cá está o post :) Valeu a pena vir ler até porque não conhecia o vídeo :) Quanto às nossas cidades, sim os centros históricos estão tristemente negligenciados, e não é só Lisboa e Porto (embora o Porto me tenha surpreendido muito pela positiva da última vez que lá estive, está muito mais bonito muito mais iluminado muito mais limpo!) veja-se o centro histórico da minha querida Coimbra e a zona da Praça do peixe em Aveiro, estes cenários são tristes em cidades tão lindas.
    A única cidade que se mantem cada vez mais surpreendente é Viseu! Não deve ter sido por acaso que foi eleita este ano a cidade do país a melhor cidade para se viver. Mas enfim, o nosso país é lindo, e gosto mesmo muito dos centros históricos das cidades é algo que gosto mesmo,as ruinhas estreitas de calçada portuguesa, os edificios antigos é tudo muito bonito, gosto mesmo, temos um país belíssimo!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  17. Pois, é uma pena essa negligência, que até é notória para quem nos visita, a avaliar pelo artigo, POPPY! Mas que Portugal é um país lindo, não restam dúvidas, nem aos portugueses, nem aos turistas... :)))

    Infelizmente, não conheço Viseu! Da próxima vez que for ao Norte, quero dar lá uma saltada, bem como a outros locais que conheço mal ou já não visito há longos anos... :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)