terça-feira, 16 de outubro de 2012

LONDRES

"Uma família parte em viagem à procura de uma saída. Uma cidade: Londres. Uma cidade conhecida que se tornou estranha e fria, aos olhos de quem empurra a porta a medo e entra. Uma mulher escreveu sobre essa viagem, sobre o pai e a mãe, sobre si própria, escreveu para entender, para dar sentido ao que se passou nas suas vidas." - a sinopse da peça em exibição na sala vermelha do Teatro Aberto resume-se a isto.

João Lourenço encenou e Carla Maciel é a única atriz em palco. Um palco tão próximo do público, sem cortinas a abrir ou fechar, que por vezes parece estar a olhar-nos nos olhos, como se fossemos um grupo de amigos na sua sala, a quem tentasse explicar as suas razões. Em monólogo triste e dramático, com alguns laivos de humor, mas sobretudo incendiado por emoções sucessivas e controversas. O medo, aquele imenso medo da natureza humana de ter errado e de continuar a errar, com a vaga noção que podíamos ter feito muito melhor, insinua-se a cada passo, quando suspeitamos que a morte de alguém que amamos se aproxima...

Se aqui há alguns anos me dissessem que iria assistir a esta peça/monólogo, comover-me e gostar, não acreditaria! A "catarse da escrita" de Cláudia Clemente - suponho que autobiográfica - resulta da "tentativa de racionalizar o que não é racionalizável". Mas é tão humana e reveladora de sentimentos que por vezes nem nos atrevemos a confessar, que é impossível não nos sentirmos tocados pelo seu belíssimo texto. Texto esse que, por sinal, valeu à autora o Grande Prémio do Teatro Português SPAutores/Teatro Aberto, em 2011.

Ah e tal que isso é peça lamechas para o mulherio? Não é, não! É verdade que os mais cépticos em relação à peça eram os homens (éramos dois casais, nada de confusões, que não andei a fazer inquérito à entrada!), mas no final também ficaram (bem) impressionados! 

Imagem da net.

15 comentários:

  1. Muitas peças/monólogo nos têm passado ao lado. Gosto daquela proximidade com a acção, até porque isso acontece quase sempre em salas muito pequenas, o que quase nos envolve na peça.
    Beijinho Teté

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, KIM, parece que a conversa é connosco... :)

      Beijocas!

      Eliminar
  2. ficaram impressionados?
    a Carla Maciel é assim tão jeitosa? :e

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o texto, VÍCIO, quanto à atriz terás de lhes perguntar... :)))

      Eliminar
  3. Durante muitos anos fugia do teatro como o contribuinte do OE, mas têm sido peças como esta que me fazem mudar de opinião. Beijoca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos dois, RAUF! Mas facto é que as últimas que tenho visto têm valido a pena... :)

      Beijocas!

      Eliminar
  4. Tenho andado mais cinéfila!
    Quero ver se vou ao teatro brevemente!
    Talvez ainda apanhe esta peça!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre fui mais cinéfila também, ROSA!

      Segundo creio esta estará em cartaz até ao fim do mês! Mas, pelo tema, dá para perceber que é uma peça séria e "pesada", emocionalmente... ;)

      Abraço

      Eliminar
  5. Infelizmente não vou ao teatro desde 1996.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de um longo interregno sem pôr os pés no teatro, nos últimos dois/três anos tenho assistido a algumas e não me tenho arrependido, ELVIRA :)

      Uma abraço

      Eliminar
  6. A inquietação fica sempre, sempre fica algo por dizer!

    O Nobel da Paz à União Europeia, Teté, foi a título preventivo, acho eu.

    Serena noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois fica, SÃO! E provavelmente não é quando a pessoa está doente e fragilizada que é o melhor momento para as dizer...

      Concordo que a ideia do Nobel da Paz possa ter sido essa, mas duvido que se a coisa der ainda mais para o torto, os dirigentes europeus se preocupem com isso. Enfim, esperemos que não!

      Uma serena noite para ti também!

      Eliminar
  7. Anónimo10/16/2012

    Gosto muito de teatro, mas dificilmente um monólogo me empolga.Por isso, raras vezes tenho visto peças dessas. De qualquer modo, fica o registo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo perfeitamente, CARLOS, mas facto é que podem existir surpresas... :)

      Eliminar
  8. Uma peça que gostaria de ver. Vamos lá ver se consigo ter a oportunidade de a ver antes de sair de cena. ;)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)