quinta-feira, 11 de outubro de 2012

NAS NUVENS?

Apesar de todos os alertas, especialmente destinados aos jovens que, no seu arrebatamento juvenil, se deixam fotografar ou filmar em poses ou atitudes menos próprias (digamos assim, para obviar a moralismos bacocos!), ou que eles próprios partilham orgulhosamente nas redes sociais, será que os adultos estão mais prevenidos?

Quer dizer, alguém está preparado para uma devassa da sua vida privada deste género?


Mas, indo mais longe, se a equipa da Wikileaks conseguiu entrar nos sistemas informáticos mais bem protegidos do mundo e divulgar segredos de Estado - a propósito, Julian Assange continua enclausurado na embaixada do Equador em Londres, constando que está a escrever um livro sobre a liberdade e o futuro da Internet - qual é a dúvida que outros entendidos na matéria possam seguir as suas pisadas ou usar esses conhecimentos em proveito próprio ou alheio?

O "perigo", portanto, não está exatamente nas mensagens e fotos que publicamos no blogue ou nas redes sociais - apesar de mais ou menos insensatas, a maioria esquece rapidamente - mas no facto de termos (ou não) segredos inconfessáveis a esconder do mundo! E aí, creio que a multidão não será tão grande assim, mesmo para aqueles que apreciam o secretismo de trivialidades ou se vangloriam que a sua vida dava um livro volumoso. OK, normalmente até dá, agora que o enredo seja interessante, já é outra conversa...

Grande Orwell, que previu tão prematuramente (meados do século XX) a evolução da espécie humana! (e não, não recebeu nenhum Nobel da Literatura por isso!)

15 comentários:

  1. Acho que foi no "Eixo do Mal" que vi este vídeo pela primeira vez-

    Fizeste muito bem em colocá-lo.

    Fico espantada com os pormenores que as pessoas colocam na Net, principalmente o facebook.E com fotos recentes de crianças, fico aflita.

    Tenho centenas de fotos minhas nos blogues, mas nunca dentro de casa e só depois de vir de viagem é que sabem que a casa esteve desocupada.


    E quanto à vida privada minha , pouco tenho dito e relativamente à de outras pessoas , então, nada mesmo deixo vir ao de cima.

    Esquece-se que o facebook (principalmente este) funciona com a praça da aldeia funcionava.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi, também vi no programa, mas de raspão, daí ter andado à procura dele no YouTube, SÃO! :)

      Concordo contigo, mas o perigo não está na rede social em si, mas no facto das pessoas se exporem demais! E está longe de funcionar como a praça da aldeia, pois aí a população é limitada, enquanto ali qualquer um, de um universo de MILHÕES, pode "espreitar"... ou partilhar! ;)

      Beijocas!

      Eliminar
  2. Sou muito cuidadosa com o que digo e com as fotos quer no blogue quer no facebook!
    Faço como a São, só falo de viagens, as poucas que faço, depois de regressar!
    Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém! :-))

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui não ponho fotos minhas ou da minha família, ROSA (com execeção de umas do meu avô em Carnavais de há 100 anos e uma minha, quando era pequena, no Jardim Zoológico). No facebook sim, mas é óbvio que não tiradas à porta de casa ou assim... E sim, é necessário ter cuidado, porque mesmo sem aquele nível de peritagem de Assange ou assim, qualquer mal intencionado - assaltante, ladrão, pedófilo, por aí fora - pode aproveitar-se do meio para planear os seu crimes... :P

      Não é nenhuma teoria da conspiração, mas é isso mesmo: cautela! :)

      Abraço

      Eliminar
  3. Anónimo10/11/2012

    Mea culpa! O meu blogue é claramente um diário e embora tenha decidido retirar os posts após alguns dias, o que é certo é que não deixa de o ser.
    Acredito, porém, que estamos protegidos de males maiores, pelo azar que nos vai circundando, tendo consciência da exposição.:)

    beijocas

    (Já conhecia o vídeo, do blog do oops!!!. Impressionante é ver a cara das pessoas quando ficam a nu. Acho, no entanto, que o choque não vem do facto de perceberem que falaram/escrevam/mostraram de mais, mas porque confiaram no medium...que não o era, afinal:))

    Nina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, é um choque em duplicado, NINA: não acreditam como foram na treta do vidente, nem no quanta informação que puseram na neta sem dar por isso... :)))

      Não me parece que pelo facto de ser um diário fiques mais exposta - fora às vezes poderem aparecer os maus feitios do costume a criticar isto ou aquilo, claro - mas o facto de se dizer que vai para aqui ou ali, onde se mora (eu tenho no perfil que moro em Benfica, o que é verdade, mas só na freguesia de Benfica moram cerca de 70.000 pessoas, de modo que não é exatamente o mesmo que dizer que se vive na aldeia tal), etc. e tal, já não me parece ser grande ideia. E as fotos da janela ou porta de casa e tal também não.

      Sabes que descobri que um bloguista era meu vizinho, à conta disso? Já foi em tempos, ele pôs umas fotografias do telhado de casa dele em dia de trovoada (com os relâmpagos!) e passado uns dias veio falar no trânsito da rua dele, que era só num sentido e tal e de mais umas particularidades aqui da zona, e pronto, foi fácil descobrir que vivia aqui a duas ruas de distância! Ele julgava que eu estava a gozar, claro que não fiz intencionalmente, mas percebi em que prédio morava. E como ele já tinha referido que morava num 6º andar, a dúvida era apenas se seria direito ou esquerdo... Topas? :)

      Beijocas!

      Eliminar
  4. Não estamos prevenidos nem preparados e achamos que isto só acontece aos outros...

    Eu também sou cuidadosa com o que digo e mostro no meu blogue, até porque ele "nasceu" como uma espécie de ponto de encontro para as pessoas que "conheci" através da internet...um blog que como eu dizia há tempos num post, já não faz sentido porque a única pessoa dessa altura que ainda me visita é o kok...só que entretanto apaixonei-me pelo blog, "conheci" outras pessoas e agora não consigo apagá-lo...vou continuando, mas sempre com o mesmo cuidado e cheia de medo...raramente falo do que faço, pelo menos que seja relevante, da família ou de locais que me possam identificar, e fotos nunca ponho...até porque vocês assustavam-se ehehe

    No blog sou apenas a maria...uma maria real, igual à maria que está a escrever este comentário e que se "mostra" na net tal como é, mas uma maria anónima, sem rosto, sem idade, quase sem localidade e sem truques na manga...ah, e não tenho facebook.

    Mesmo com cuidado um dia destes assustei-me com o que me disse o técnico que veio aqui arranjar o pc...que tudo é possível, basta alguém querer...

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheheh o meu comentário acima parece o muro das lamentações eheheheheh

      Eliminar
    2. Prevenidos e preparados para sermos expostos publicamente, com os nossos erros e defeitos à vista de todos, nunca estamos, MARIA! Mas se os serviços secretos ou outras organizações resolverem vasculhar a nossa vidinha, desde telefones, a mails particulares, a FB, blogue e tal, não creio que possamos fazer grande coisa.

      Quando abri o blogue também não tinha a menor intenção de conhecer as pessoas pessoalmente, de divulgar o meu nome, telefone, etc. e tal. Mas facto é que já conheci várias pessoas e de vez em quando combino sair com elas. Se desconfiarmos de todos, ficamos com medo da própria sombra. Agora é óbvio que aqui ou no FB não ponho nada disso! :)

      De qualquer forma, as histórias verídicas que aqui conto, muitas delas bem antigas, não identificam as personagens... :D

      Muro das lamentações, nada! Mas cautela não faz mal a ninguém... ;)

      Beijocas!

      Eliminar
  5. Anónimo10/11/2012

    O FB é, em minha opinião, bem pior do que a blogosfera, porque ali as pessoas expõem-se mais e são mais perscrutadas por quem as quer "conhecer".
    Já tinha visto o video, creio que no Eixo do Mal,e fiquei banzado mas, dias depois, em conversa com algumas pessoas, fiquei a perceber que as pessoas na generalidade não se protegem.
    Quanto aos meus blogs, já tenho revelado alguns factos da minha vida pessoal, mas são histórias de vida que em nada me comprometem :-)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, CARLOS! Até porque amigos, de amigos de amigos podem vasculhar à vontade as nossas páginas, sem que sequer o imaginemos. E as pessoas, por vezes, esquecem-se disso, como bem diz, não se protegem minimamente contra esses "mirones" - uns só por curiosidade, mas não sabemos nunca se algum mal intencionado.

      E sim, também vi de raspão no "Eixo do Mal", daí ter ido procurá-lo! :)

      Claro que também já contei aqui alguns episódios verídicos, da minha vida e não só, mas sem identificar as personagens. De qualquer forma são histórias como tantas outras, algumas já bastante antigas e daí não vem mal ao mundo... ;)

      Eliminar
  6. Não conhecia o vídeo ! :(
    Quanto ao George Orwell (1984), acho que ainda fomos mais longe !!! ... :)
    Segundo ele haveria um olho que nos espreitava e seguia os passos, até na intimidade, tal Big Brother !... mas nós éramos sujeitos passivos !
    Hoje, activamente (especialmente no FB), encarregámo-nos de a evidenciar aos olhos de (quase) todos ! Quem somos, o que somos, o que fazemos, o que temos ou não temos !

    Já repararam (e isto para não ir mais longe) que até para uma candidatura a emprego, o empregador pode muito facilmente esmiuçar tudo isso e daí retirar consequências ?...
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele não previu tanto, RUI, mas previu! O que ele não podia adivinhar é que as pessoas colaborassem tão pronta e incautamente na revelação de coisas que as podem prejudicar, como é o caso de tanta gente no FB. Ainda ontem, vi uma pôr o número de telefone de um amigo, para outra pessoa lhe telefonar para fazer um biscate. No mínimo, fazia isso no chat ou em mensagem, que não ficava toda a gente a saber que o Paulo não sei das quantas tem o telelé nº 917... né? :)

      Ah, em cenas de emprego e tal, é óbvio que os futuros empregadores também podem ir cuscar. Mas já houve o caso de uma outra, que foi despedida (ou tentaram), porque estava de baixa e aparecia sempre numa data de festas com os amigos no FB... Esta gente não se toca mesmo! :D

      Resta também dizer que, por vezes, e sem segundas intenções que não seja a mera cusquice, nós próprios também somos tentados a saber um pouco mais sobre algumas pessoas... :)))

      Beijocas!

      Eliminar
  7. Não conhecia o vídeo mas tenho consciência da necessidade de ter certo cuidado com o nível de exposição a que nos sujeitamos nesta rede mundial. A presença nas redes sociais parece tornar-se quase inevitável. Traz alguns benefícios enquanto meio de acesso à informação e sua difusão mas é necessário saber usá-las na dose certa. De qualquer forma não podemos ficar reféns do medo do Big Brother...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, LUISA! Há que ter cautela, sim, mas também não é necessário exagerar e ter medo de fazer ou dizer qualquer coisa, por hipotéticas e eventuais consequências de andar prái um maluco ou meliante à solta a controlar-nos... :)))

      De qualquer das formas, se realmente houver esse interesse e a pessoa conhecer um hacker ou assim, não há muito que possamos fazer. Quando não se pretende voltar à idade das cavernas, e esquecer a existência das novas tecnologias, claro... :)

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)