"Era uma vez..." é o título desta série realizada pela ABC e que passa atualmente no AXN - às sextas-feiras, às 21 horas e 30 minutos, com várias repetições posteriores noutros horários.
Como alguns saberão, detesto filmes, séries ou livros que incluam vampiros, lobisomens, fantasmas, monstros, ETs, zombies e personagens afins, salvo raríssimas exceções - sendo o "ET" de Spielberg uma delas. Mas sou e sempre fui vidrada em contos infantis: aí todo o monstro, dragão ou bicho-papão tem cabimento! Ora neste caso é mesmo disso que se trata...
A história gira em torno da "Branca de Neve" e de outros contos infantis como "A Gata Borralheira", "Hansel e Gretel", "O Génio da Lâmpada", "A Bela Adormecida" e outros que tais, numa adaptação bem livre. Tão livre, que decorre em dois tempos - os imemoriais dos tempos de fadas, bruxas e feitiços e o atual, na pequena cidade de Storybrooke, onde as personagens estão aprisionadas no tempo sem poderem sair do local e sem se lembrarem de quem são, via uma maldição que a bruxa má lançou de modo a acabar com os finais felizes. E de vingança em relação ao alvo de todos os seus ódios: a própria Branca de Neve!
Henry Mills (Jared Gilmore), um rapazinho de 10 anos, vai a Boston para encontrar Emma Swan (Jennifer Morrison) no dia do seu 28º aniversário. Ele acredita ser o filho que ela deu para adoção ainda muito jovem e diz-lhe que ela é a única que pode livrar a cidade onde vive daquela maldição que não permite que as pessoas sejam felizes. A sua mãe adotiva, Regina Mills (Lana Parrilla) é a própria rainha má do livro de histórias que o acompanha, a mulher mais poderosa da cidade, que ocupa o cargo de presidente da câmara. Por seu turno, Emma, que nunca conheceu os seus pais e teve uma infância infeliz em vários orfanatos e famílias de acolhimento, tem a capacidade de discernir quando lhe mentem. Mesmo assim, e embora perceba que Henry é realmente seu filho, acredita que este tem uma imaginação prodigiosa motivada pelas histórias de encantar e leva-o de volta à cidade de onde veio e à sua mãe adotiva. E aí decide ficar por lá durante alguns dias, porque esta lhe parece algo estranha.
Alternando entre presente e passado, aventuras de príncipes e princesas em florestas mágicas e castelos de sonho ou de gente comum no dia a dia de uma cidade, mas com semelhanças evidentes com as personagens dos contos infantis, cabe a quem vê ir descobrindo quem é quem, por detrás das aparências e dos feitiços...
Este é o mote da série, cujo trailer promocional podem ver aqui:
Num total de 22 episódios, a exibição no canal AXN já vai no 11º. Calhou ver o 8º e o 9º, que me entusiasmaram, mas é sempre uma chatice começar a ver uma série quase a meio. Coincidiu que entretanto pedíssemos para alterar o sistema para o MEO fibra - que fica mais barato que o anterior - e que este desse a possibilidade de rever os primeiros episódios de algumas séries, como esta.
Ainda não vi todos, mas estou a ADORAR! Muito gosto eu de histórias da carochinha... (se bem que, até ao momento, esta não faça parte do argumento!)
Imagem da net.
Vejo pouquíssima TV... mas aqui está uma série que provavelmente gostaria de ver :) Adoro histórias encantadas...
ResponderEliminarEntão faz bom proveito.....porque eu vejo pouca televisão e se queres que te diga nem sei se tenho o AXN no meio de tantos canais que tenho da tv cabo...eheheheheh
ResponderEliminarSou mesmo desligada da TV.
Beijokitas e se gostas continua a ver.
Eu adoro histórias infantis, seja em livro, em série ou filme, mas odeio tudo o que tenha a ver com vampiros...não acho a menor graça.
ResponderEliminarDesta vez não anoto...fico com mais uma folhinha livre no meu bloquinho para outras coisas boas que sei que tens para me mostrar (assobiando)
Diverte-te e um beijinho :)
Não tenho pachorra para ver séries, há anos que não vejo nenhuma...
ResponderEliminarTem bom dia, rrss
O meu marido é que vê as séries "todas" mas não segue nenhuma... Homens! E eu, com a confusão de canais e a profusão de séries tontas americanas, fui-me desabituando de as ver e pronto! Mas gosto de ler contos de fadas - os «märchen» de antigamente.
ResponderEliminarBeijinhos fantasiosos...
Eu adoro séries,esta nunca vi, já me falaram nela mas tenho de investigar :)
ResponderEliminarEssa não dá mesmo para ver a partir do meio, Teté (pode ser que repitam)
ResponderEliminarEstá muito bem feita, mas cansou-me um bocado a partir do 3º episódio. Não é das que sigo.
Do que vi, além do entrelaçar da realidade com o mundo da fantasia, tem uma bela fotografia e algumas interpretações dignas de registo (entre as quais...a Jennifer, claro :)
Estou a seguir esta série desde o inicio e estou a adorar não perco um episódio, é giro e original.
ResponderEliminarBeijos:)
Eu já fiz zapping várias vezes pelo AXN, tendo uma ou duas vezes calhado quando estava a dar esta série. Confesso que ainda não vi nenhum episódio, apesar de ter ficado curiosa quanto ao desenrolar da história. Talvez consiga arranjar algum tempo livre e assistir a um episódio, apesar de ser maçador começar a ver a meio.
ResponderEliminarBeijinhos,
Patrícia
Olá, tenho acompanhado esta série desde o primeiro episódio e é de facto muito original e bem conseguida.
ResponderEliminarParece que puseram todas as histórias infantis numa liquidificadora e o resultado é uma história surpreendente.
Gosto muito desta série. Parabéns pelo teu artigo.
eu apercebi-me do início da emisssão mas não me entusiasmou por aí além. o Boardwalk empire, também do AXN era muito bom, mas terminou :(
ResponderEliminarIgnorância total em tal matéria...
ResponderEliminarJá tenho lido excelentes críticas essa série mas, como sou um fraco telespectador, sempre me esqueço de ir dar uma espreitadela. E ainda não será esta sexta-feira,porque estarei a essa hora na Capital da Cultura de que estranhamente tão pouco se tem falado.
ResponderEliminar"Era uma vez"
ResponderEliminarPois era!
Assim começam todas as histórias da nossa infância!
A Primavera também começou e, enquanto estiver este tempo maravilhoso, ninguém me apanha em frente da TV.
Saudação primaveril!
Quando li o título deste teu post pensei que fosse referente ao filme Once Upon a Time in America.
ResponderEliminarTenho o dvd cá em casa do filme para ver, e ainda não o fiz. Já me disseram maravilhas sobre o filme, portanto tenho mesmo de me despachar e ve-lo.
Um das músicas das banda sonora eu conheço, pois é do Ennio Morricone.
A série eu nao conhecia.
Também vejo pouca televisão, LUISA! Esta calhou o meu filho estar a ver e acabou por me cativar... :))
ResponderEliminarSomos duas a gostar de histórias de encantar! :D
Bom, também vejo pouca televisão, também não sei todos os canais que tenho, apenas os que dão mais filmes e séries, para além dos 4 nacionais, PARISIENSE! Mas pelos vistos há pessoas mais distraídas que eu... :)
ResponderEliminarBeijokitas!
Os vampiros entraram na moda, MARIA, mas eu também não alinho nela! Acho que desta ias gostar, mas o chato é que já vai a meio... ;)
ResponderEliminarBeijocas!
Já me tinhas dito, SÃO, mas quando estive em casa adoentada quase uma semana, distraíram-me imenso... São gostos! :)
ResponderEliminarBoa noite para ti!
Eheheh, GRAÇA, tenho um familiar que também papa as séries todas, mas segue-as! E grava algumas, porque dão em simultâneo com as outras. Deve ser a pessoa que conheço que mais séries vê... :))
ResponderEliminarAgora ver um episódio aqui e ali, pronto, dá em algumas, mas se a pessoa gosta segue, não é? :)
Beijocas!
Também gosto, RAINHA, mas só de alguns géneros, nomeadamente comédias (algumas) ou policiais. De histórias fantásticas gostei desta (que é mais no reino da fantasia)! E séries de médicos também nunca vejo! São gostos, claro! :)
ResponderEliminarÉ, pode ser que repitam, VIC, que estes canais têm programações muito repetitivas. Nem te sei dizer quantas vezes vi os mesmos episódios de CSI ou de "Crime, disse ela"... :))
ResponderEliminarTambém gosto da fotografia, daquelas florestas e castelos, sem esquecer as interpretações! Não só da Jennifer, está bem de ver... :D
Até que enfim que alguém me compreende, CONCHITA! :))
ResponderEliminarBeijocas!
Tens razão, PATRICIA, é chato começar a ver a meio. Quando vi aqueles episódios, por acaso, também não estava a pensar seguir, mas depois quando verifiquei que podia ver os anteriores, já não tive dúvidas! Gosto muito deste género de histórias... :D
ResponderEliminarBeijocas!
Bem-vindo, NUNO!
ResponderEliminarÉ, na realidade é uma história diferente das originais, mas que nos surpreende pela positiva! :)
Obrigada! :D
Não conheço essa série de que falas, MOYLITO, que não sou habitual seguidora de séries. Mas tenho ideia que, nesse capitulo, temos gostos diferentes... :))
ResponderEliminarTu não és dos tais que nem televisão tens, REIZÃO? Então, pois... :)
ResponderEliminarPor acaso é verdade, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA, também já tinha reparado que a Capital da Cultura tem passado muito ao lado da generalidade dos portugueses. Pelo menos a nível de blogosfera e FB, quase nem se ouve falar... ;)
ResponderEliminarMas tenho a certeza que o Carlos vai dar uma ajudinha à sua divulgação! :)
Então aproveita bem o tempo primaveril, EMATEJOCA! :)
ResponderEliminarSaudações!
Já vi esse filme há muitos anos, na altura impressionou-me um bocado, MIGUEL! ;)
ResponderEliminarA série é questão de dares uma espreitadela! :)
Farto-me de ver séries nos, AXN, FOX life, Fox crime, Fx e por aí fora e acreditas que ainda não apanhei esta? Ando com os horários todos trocados. LOL.
ResponderEliminarPara que quereria eu uma televisão, Teté?
ResponderEliminarUm fim-de-semana pleno de saudinha!
Mas ainda apanhas, VITOR! É só procurar e, caso gostes, MEOzar... :))
ResponderEliminarNão sei, REIZÃO! Mas há quem goste de ver um bocadinho de televisão... :D
ResponderEliminarMuita saudinha para ti também! :))
ps - reabriste o blogue?! lá tenho eu de atualizar os favoritos novamente... :)
Tsmbém ando a seguir esta série :)
ResponderEliminarTambém vi que sim, LOPESCA: quando andei à procura da imagem fui parar ao teu blogue. Ainda estive para copiar, mas depois nem te tinha pedido autorização para usar (suponho que a colagem era tua) achei melhor usar esta... :)
ResponderEliminarÉ o que dá escrever os posts na hora e, por vezes, fora dela... :D