domingo, 3 de fevereiro de 2013

LINCOLN

Ora aí está algo que nunca pensei concluir sobre um filme de Spielberg, depois de tantos bons momentos de cinema que nos proporcionou: "Lincoln" é um enorme pastelão! E a opinião até me foi dada atempadamente por uma grande amiga, no intuito de evitar que desperdiçasse o meu tempo...

Onde estão as aventuras de salteadores de várias arcas, a criatividade de um E.T., a animação de um Tintin, a ternura, a crueldade, a emoção ou a beleza de uma cor púrpura, de um império do sol, de uma lista de Schindler ou  de um terminal de aeroporto? Nada de nada! Diálogos e diálogos, manigâncias políticas de bastidores, um rigor histórico duvidoso, uma guerra civil fraticida à distância e discursos e picardias parlamentares com a pomposidade e verborreia de outrora, mas de pouco interesse ou relevância nos dias que correm. E tantos personagens como um romance russo, fazendo o espetador perder o fio à meada de quem é quem. Ah, que é filme histórico sobre uma das maiores lutas de um presidente americano, no intuito de abolir a escravatura? OK! Mas lá por ser um filme histórico e retratar umas das personalidades mais carismáticas e emblemáticas da história do EUA  precisava de ser TÃO chato?!?

E como se resume um filme deste calibre? Não se resume! Trata da aprovação da 13ª Emenda na Constituição americana, que consagra a abolição da escravatura, dos empolgados debates parlamentares a favor ou contra essa causa e das iniciativas presidenciais para conquistar os votos necessários. 

De positivo apenas as interpretações de Daniel Day-Lewis, Sally Field e Tommy Lee Jones e, vá, a caracterização do ator principal, para se transformar num Lincol convincente. Quer dizer, se a essa altura do campeonato os espetadores não estiverem todos a ressonar na cadeira, o que por pouco não me ia acontecendo! Mas oh se não foi música de fundo na plateia de uma sala cheia...


12 nomeações aos Oscar por estas duas horas e meia de chatice película? OMG, os americanos endoidaram de vez... E 7.9/10 na classificação da IMDb também é um rematado exagero! Até um 6 já seria em demasia...

Imagem de cena do filme, da net.

32 comentários:

  1. Mas tiveste que o ver para tirares estas conclusões! :))
    Não tive uma visão tão negativa do mesmo (não ia com expectativas muito elevadas) mas de facto é longo, pesado, escuro e cheio de jogos de bastidores para que se possam conquistar os votos dos indecisos ou descontentes com os seus partidos de forma a ser aprovada a 13ª Emenda!
    Gostei das interpretações mas também não entendi 12 nomeações para Óscares!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óbvio, ROSA: é sempre um risco que se corre quando vamos ao cinema ou compramos um livro - podemos não gostar! E nem sequer vale a pena informar-nos muito bem sobre o filme ou livro, porque aí arriscamo-nos a perder o interesse... :)

      Mas não, não fui ao Corte Inglês, nem à sessão das seis! Fui aproveitar os últimos bilhetes gratuitos, o que sempre é uma consolação: o filme é chatóide, mas não gastei dinheiro para o ver! :D

      12 nomeações é um manifesto exagero! ;)

      Eliminar
  2. É a primeira opinião negativa que ouço/leio do filme... =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que haja quem goste, a maioria até pode gostar imenso, mas não impede que eu tenha achado muito, mas mesmo muito, chato! Opiniões, já se sabe, cada um tem a sua... :)

      Aqui há uns dois ou três anos aconteceu a mesmo coisa com outro filme (doutro género): toda a gente dizia maravilhas e eu detestei! A atriz até ganhou o Oscar em 2011, mas quanto a isso nada contra, que ela ia muito bem. O argumento de "Cisne Negro" é que, no meu entender, deixava muito a desejar, sem se perceber se era um filme de terror, ou fantástico ou só um drama que descambou um bocado para os dois lados... Mas é como tudo, cada um tem as suas próprias opiniões, nem sempre são coincidentes... :D

      Eliminar
  3. Ainda não vi, nem li o bastante sobre o assunto, mas é por estas e outras que estou sempre de "pé atrás" com as críticas dos "profissionais" ! Normalmente eles "conseguem ver" coisas que eu não vejo e fazem-me sentir parvo e ignorante! :))
    Talvez também isso tenha contribuído para o meu decréscimo de interesse pela sétima arte !
    Fico já muito feliz quando vejo uma boa comédia (sem olhar às notas) e saio risonho e tranquilo ! :))

    Bom domingo, Teté !

    Beijoca !
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens nada que te sentir parvo ou ignorante, RUI: os críticos profissionais falam numa linguagem cifrada só para outros críticos entenderem (ou, nem isso?) e passam a vida a ver coisas que mais ninguém "vê". E às vezes até estão lá, mas o que é que um ângulo de câmara, por muito genial que seja, me interessa, se a história não prestar para nada? :)))

      Mas nunca me informo demasiado sobre os filmes, porque o factor surpresa é importante para não se perder o interesse. Também por isso, por exemplo, é raro ver o mesmo filme duas vezes, a não ser que já tenha visto há bué, dê na TV e, precisamente nesse momento não ter mais nada para fazer... :D

      E quem não gosta de uma boa comédia, que só contribui para a nossa boa disposição? Enfim, talvez gente sem sentido de humor... :)

      Beijocas e boa semana para ti, já que o domingo está quase a acabar... ;)

      Eliminar
  4. Biográfico não me parece que seja, pois nem refere que tinha uma escrava negra como amante , que jamais libertou.

    Pelos vistos , tens razão, pois até o vídeo recusou abrir, rrrss

    O que dizes, faz-me lembrar aqueles pseudo.romances em que o autor pretende dissertar sobre um tema e em vez de escrever um livro de tese ...pois escreveum "romance", em que os discursos são mais que longos e enfadonhos e em que as poucas cenas romanescas não grande credibilidade ( estou a lembra-me de Rodrifues dos Sanros e de "Profecia Celestina", por exemplo).


    Os òscares já foram entregues?!


    Bom domingo, Teté.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ERRATA:

      - escreve um
      -não SÂO DE grande credibilidade
      _Rodrigues

      Um beijinhos, com desculpas pelas gralhas, rrs

      Eliminar
    2. Olá SÂO!

      Thomas Jefferson é que foi o Presidente dos Estados Unidos que tinha como amante uma escrava negra.

      O Abraham Lincoln nem gostava lá muito de mulheres.

      Eliminar
    3. SÃO, nada que desculpar pelas gralhas, todos damos um erro ou outro de vez em quando... :)

      Não, a cerimónia de entrega dos Oscar é só a 24 de fevereiro (na madrugada de 25, na hora portuguesa)!

      Há uma série de exemplos de filmes cujo tema parece interessante, mas que na prática é mal concretizado e perde muito do seu interesse... E com livros, quadros, uma receita culinária, por exemplo, pode acontecer exatamente o mesmo! Aqui, não sei se a intenção era esta, mas argumento praticamente não existe (os discursos e as discussões parlamentares são verídicos), o que diz logo muito sobre qualquer filme... :D

      Boa semana para ti!

      Eliminar
    4. Pois olha, se foi ele ou outro que teve amante, negra ou doutra cor qualquer, atualmente é um bocado irrelevante, EMATEJOCA! :)

      E sim, na wiki há uma espécie de sugestão de que o homem era gay! Mas no filme não se sugere nada disso! :D

      Eliminar
    5. Eu sei que o filme, FELIZMENTE, não sugere nada disso.

      Respondi apenas à São, que é que puxou esse assunto à baila.

      E como era picante, que um político que lutou ferozmente contra a escravatura tivesse uma escrava negra como amante, foi por essa razão, que quis esclarecer que foi o terceiro Presidente dos Estados Unidos, Thomas Jefferson, e não o Abraham Lincoln.

      Eliminar
    6. Claro que sim, também entendo que alguém que lutara contra a escravatura e ter uma escrava negra que não se libertou e ainda por cima ser amante, é uma imagem que não "cola" na personalidade de ninguém, EMATEJOCA! ;)

      Eliminar
    7. Agradeço o esclaecimento, mas então há para aí uma grande confusão : já li um comentário noutro blogue em que o assunto é referido tal como eu o fiz.

      Quanto à possível homossexualidade de Lincoln desconhecia por completo.

      Bom dia para ambas, Teté e Ematejoca

      Eliminar
  5. Eu, por outro lado, gostei imenso do filme, tanto, que o quero ver de novo.

    Como costumas dizer, os gostos não se discutem! : )

    Ontem à noite fui ver The Royal Affair. Gostei. Já se estreou em Portugal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, tanto consegui verificar, esse filme ainda não tem estreia marcada para Portugal, CATARINA! :)

      E claro que cada um é livre de ter a sua própria opinião. E gostos! E que não são todos coincidentes, já se sabe... :)))

      O meu marido também gostou, por exemplo! Mas como fomos em "excursão", por acaso até foi o único a gostar. Uma amiga até se fartou de ressonar! :D

      Eliminar
  6. Anónimo2/03/2013

    Perante opiniões tão díspares, mais vale esperar.:)

    beijocas
    Nina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É capaz de não ser má ideia, NINA! :)))

      Beijocas

      Eliminar
  7. Steven Spielberg não é o meu realizador. Os seus filmes não são os filmes da minha vida.

    Na sexta-feira passada, o meu autocarro chegou 28m atrasado, por isso, não fui ver o "Lincoln".
    Eu sou como o meu querido Woody Allen, mesmo que o filme tenha começado há dois minutos, já não entro.

    A minha amiga entrou, telefonou mais tarde para dizer que o filme é mesmo MUITO CHATO!!!

    "Lincoln" fica nas salas de cinema até ao fim de Fevereiro.
    Vou fazer tudo para não perder um filme com opiniões tão diferentes.

    Desejo-te um domingo feliz, Teté, sem qualquer espécie de escravatura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. EMATEJOCA, ontem em conversa com amigas, acabei a concluir que enquanto Clin Eastwood (ou Woody Allen, posso acrescentar agora) com o tempo melhorou e refinou o seu trabaho, no caso de Spielberg dá a ideia absolutamente contrária: gosto mais dos seus primeiros filmes, do que dos últimos!

      Tenho para mim que grandes flmes não são susceptíveis destas polémicas e opiniões tão diversas... Mas vai ver e depois diz o que achaste! :D

      Boa semaninhas!

      Eliminar
  8. Eu não vi e pelo que leio, também não é desta que vou começar a ir ao cinema, assim como assim o mais certo é ver quando ele aparecer na televisão, chato por chato ou menos não gasto dinheiro e posso parar quando quiser...

    A opinião dos críticos vale o que vale, muitas vezes nem sempre é sincera...

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh, mas eu também não gastei dinheiro nenhum. Chato por chato, sempre fiquei menos arrependida, MARIA! :)

      És uma "agarrada ao sofá" é o que é! :D

      Beijocas!

      Eliminar
  9. Não achei um filme chato, mas também não é nenhum filme extraordinário.
    O que gostei mesmo foi da interpretação de Daniel Day-Lewis. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois olha, TONS DE AZUL, achei tão chato, que quase ia adormecendo! :)))

      Quanto à interpretação de Lewis e dos restantes, nada a apontar! Com um argumento tão fraco (a bem dizer quase não existe, é mais discursos que outra coisa) até é de espantar que se tenham saído tão bem... :)

      Eliminar
  10. estás a dizer que o Lincoln não aparece de chicote nem voa numa bicicleta?
    já não quero ver o filme!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo, VÍCIO, nem chicote, nem voos de bicicleta! Já viste a chatice? :)))

      Eliminar
  11. Bem... era um filme que tencionava ver... agora fiquei na dúvida. Mas como sou um bocado teimosa, talvez sempre vá :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o que aconteceu com a minha amiga, que me avisou que era chato... e fui ver à mesma. Mas não foi só por teimosia, também ainda tinha bilhetes à borla, LUISA! :)

      Eliminar
  12. Anónimo2/04/2013

    Já tinha cometado num outro blog, que não tinha grandes expectativas em relação ao filme, mas estava na minha lista. Agora, depois de ver a sua classificação de pastelão, vou pensar duas vezes. É que o meu receio era mesmo esse... que fosse um pastelão.
    Anyway, se tiver oportunidade, vou pagar para ver :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como o CARLOS aprecia muito politiquices, se calhar até nem acha assim tão mau... Para mim, foi discursos a mais! Mas se vir, depois diga o que achou... :)

      Eliminar
  13. Bem pela descrição parece tudo menos um filme de Spielberg...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece tudo menos Spielberg, mesmo, POPPY! :)

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)