sábado, 23 de fevereiro de 2013

AINDA OS TRAÇADOS!

Depois de vasculhar mil e uma fotos de todas as igrejas de Lisboa - ainda não notaram que sou bastante um bocadinho teimosa? - suponho que a igreja representada na imagem junto ao elevador de Santa Justa é mesmo a da Madalena, que o KOK identificou.

De resto, tal como a observo (em baixo, para facilitar), a identificação será mais ou menos a seguinte, de cima para baixo e da esquerda para a direita: torre das Amoreiras, gare do Oriente, Campo Pequeno, hotel Sheraton, Panteão Nacional, entrada do Jardim Zoológico, Gulbenkian, castelo de São Jorge, aqueduto das Águas Livres, edifício do BNU da avenida 5 de outubro, edifício da PT, Sé de Lisboa, edifício do antigo cinema Alvalade, Basílica da Estrela, Palácio de São Bento (Assembleia da República), estátua do marquês de Pombal, torre do Parque das Nações, elevador de Santa Justa, igreja da Madalena, edifício do IADE, casa dos Bicos, mosteiro dos Jerónimos, Padrão dos Descobrimentos, Docas, arco da rua Augusta (Terreiro do Paço e edifícios circundantes) e Torre de Belém.  Num total de 25! 

Se não identifiquei a igreja à primeira vista, também tenho algumas dúvidas sobre o edifício do antigo cinema Alvalade. Dos restantes (sublinhados) tenho a certeza: o hotel Sheraton foi durante quase três décadas (1972 a 2000) o edifício mais alto de Lisboa; a Gulbenkian deve ter escapado entre as árvores aos olhos mais atentos, entalada entre o Jardim Zoológico e o castelo; e o edifício do IADE - posteriormente também identificado pelo KOK - que causou grande celeuma na época da sua construção (ou não fosse obra do arquiteto Tomás Taveira), chegando a ter a alcunha de "gaiola"...

Talvez muitos mais traçados pudessem ser apontados por olisiponenses estudiosos e esmerados, mas como enigma para leigos até correu bem! Mais uma vez agradeço a todos a participação e parabéns ao KOK (e ao Rui da Bica)... pelo acerto e "trabalhêra"!

Imagem de Tiago Albuquerque e colagem de fotos da net (e uma minha, a da Gulbenkian).

12 comentários:

  1. Escapou-te o Palácio Nacional da Ajuda, por baixo da Basílica da Estrela ! rsrs
    Não vais acreditar se eu disser que só agora pesquisei esta e que anteriormente foi tudo de memória visual, sem pesquisar uma só que fosse, a não ser fazer zoom da fota e seguir de cima para baixo e da esquerda para a direita ! rsrsrs

    Beijoca e bom sábado ! :))
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achas que me escapava um contorno tão visível na imagem, RUI?!? Não escapou, mas não estava a ver que palácio era, tendo "andado" por vários. O da Ajuda nunca me passou pela cabeça, para além de nunca lá ter ido, julgava estar em ruínas. Mas afinal as ruínas são só parciais. Boa, RUI, mais uma para ti! :)))

      Beijoca e continuação de um bom fim de semana! :)

      Eliminar
  2. Eu ainda gostaria de saber como é feita essa pesquisa, porque eu só respondo ao que sei por já saber...

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, SÃO, é simples, embora um pouco moroso: no caso das igrejas, por exemplo, é pesquisar por igrejas de Lisboa. Que por sua vez estão todas linkadas na wiki, e quase todas elas têm uma imagem na sua página da wiki. Depois é ver as que não têm. Com os palácios pode ser feita a mesma coisa. Com o Sheraton, por exemplo, é pesquisar por imagens e lá vês o edifício. E por aí adiante... :)

      Bom fim de semana para ti!

      Eliminar
    2. Merci bien, ma belle!

      Bisous

      Eliminar
    3. De nada, SÃO! Tenho aprendido muito com outros bloguistas sobre pesquisas, quando sei também explico... :)

      Bisous!

      Eliminar
  3. Pois ... cheguei tarde.
    Beijinho Teté!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acontece, KIM! Não podemos estar sempre atrás do teclado... :)

      Beijocas!

      Eliminar
  4. Daria um quadro muito giro, até me vejo a pendurá-lo ali em cima da lareira! Beijoca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não és o primeiro a dizer a mesma coisa, RAUF! :)

      Beijocas!

      Eliminar
  5. Lisboa é fantástica e tendo em conta que esta perto de Sintra ainda se torna mais sublime.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lisboa é fantástica e Sintra é um "cenário" que parece retirado de contos de encantar, TIAGO! :)

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)