sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

NO REINO DA FALSIDADE...

Os últimos dias têm sido pródigos em falsas notícias de jornal. E nem sequer estou a referir aqueles "jornalistas" que em compadrio com os governantes (ou qualquer dos outros partidos) faz o "jeito" de só noticiar o que lhes é favorável: isso além de não ser jornalismo, na verdadeira aceção da palavra, só revela a (má) qualidade do jornalismo reinante em alguns órgãos de comunicação. Não exclusivamente portugueses, note-se! 

Começou há bastante tempo com a imprensa falsa e pretensamente humorística, que pulula no facebook e que, na prática, só serve para desinformar - há sempre quem não entenda que se trata de um chiste e não de uma verdadeira notícia, e toca de partilhar como se não houvesse amanhã. Também não faltam fotos manipuladas, que se em alguns casos são mera brincadeira (como no exemplo acima), noutros pretendem denegrir a imagem de pessoas ou empresas. Juntam-se umas correntes de pessoas desaparecidas, por vezes também de cães, gatos ou outros animais de estimação, doentes a precisarem de transfusões de sangue ou de medula, uma série de carros roubados e a malta, solidária, não perde tempo a verificar a veracidade da coisa: publica! 

Outro facto que também é curioso é que, se antigamente as notícias partiam das redações jornalísticas e depois eram comentadas (ou não) nas redes sociais, agora muitas vezes acontece o contrário: o que foi "notícia" no facebook passa para os jornais e televisões. Com efeitos perniciosos, no geral, ou em detrimento de notícias realmente relevantes.

Assim, só ontem foi anunciada a morte de Pelé, um suposto ultimato dos jogadores do Real Madrid para despedir o treinador José Mourinho foi desmentido pelo próprio presidente do clube e o jornal "El País" publicou uma fotografia falsa de Hugo Chávez. Não sei a quem interessa a desinformação do público em geral, mas certo é que há gente empenhada e a trabalhar afincadamente nesse sentido...

Entretanto, uma revista de meia tigela divulgou em primeiríssima mão que Louis Armstrong tinha sido recentemente entrevistado pela Oprah, confessando que tinha sido dopado. Igualmente curioso é que foi essa "notícia" - aparentemente verdadeira (conteúdo à parte!), acompanhada da foto da página e mero fruto da ignorância de um qualquer jornalista estagiário - que os big bosses do facebook resolveram censurar. E esta, hein?!? 

BOM FIM DE SEMANA!

Imagem do facebook.

24 comentários:

  1. Há muito que deixei de acreditar, sem reservas, nas notícias lidas ou ouvidas. Muitos dos jornalistas que por aí/aqui andam deixam muito a desejar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E pagam os justos pelos "prevaricadores", CATARINA! ;)

      Eliminar
  2. Mas isso não é jornalismo, Teté.
    Isso é folhetim novela, esterco.
    De tudo o que descreve, acho piada ao imprensa falsa e achei terrível a mentira Armstrong.
    Não a notícia, que essa é a verdadeira, mas sim a vida e a carreira.
    Bjs e bfds!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não, PEDRO COIMBRA! E até é uma ofensa para os folhetins e novelas... :)

      Não sei (quase) nada da vida de Lance, mas sei que lá por ser Armstrong não quer dizer que também se chame Louis (ou Neil)... :D

      Beijocas!

      Eliminar
  3. Louis...ou Lance?

    As falsas notícias servem ,algumas por si mesmas, outras para criar a confusão e outras ainda para que as pessoas fiquem na dúvida permanente acerca da comunicção social (o que, convenhamos, dá muito jeito a determinada gente).

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lance, evidentemente, SÃO, só que parece que ninguém lá revista sarrabeca se tocou que o tio Louis já está a musicar lá nas nuvens há bué... Ignorância perdoável, face às más figadeiras daqueles que se dizem jornalistas para adulterar notícias a seu bel-prazer... :P

      E sim, também acho que dá muito jeito a certa cambada!

      Outro abraço para ti!

      Eliminar
  4. os computadores têm um grave problema!
    aquela parte que está entre o teclado e a cadeira raramente funciona correctamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Vício é o filósofo cá do bairro e, aquela parte que está entre o teclado e a cadeira que funciona correctamente!!!

      Eliminar
    2. Verdade, VÍCIO! Mas mesmo que sejam poucos, conseguem borrar a pintura completamente! :P

      Eliminar
    3. O Vício não é filósofo, EMATEJOCA, mas lá que muitas vezes acerta na "mouche"... :)

      Eliminar
    4. rectifico o que escrevi porque poucas cadeiras passam dos ombros pra cima!

      Eliminar
    5. É verdade, VÍCIO: só algumas tem encosto para a cabeça, tipo poltronas! :D

      Eliminar
  5. A foto está o máximo mas os gatos são menos falsos do que muitas pessoas! :-))
    Tenho FB mas não sou de partilhas desse tipo!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os animais ditos irracionais têm menos tendência para a falsidade, ROSA, mas também os há!

      Quanto à malta, muitas vezes não faz de propósito para partilhar lixo, mas na ingenuidade de querer ajudar e/ou divulgar... Fazer o quê, se o entendimento não dá para mais? Mas suponho que já quase todos fomos ingénuos a esse ponto, eu pelo menos já fui. Felizmente, também aprendo com os próprios erros... :)

      Abraço

      Eliminar
  6. Pois bem, Teté, as notícias que me interessam leio-as no meu jornal NRZ, que é um jornal sério e independente.
    As outras notícias, como não ando no FB, leio-as nos blogues amigos.
    Só que me é indiferente, se essas notícias são falsas ou verdadeiras, porque em geral, são notícias para escandalizar e não para informar os leitores.

    A fotografia do gato é, na verdade, o máximo!!!
    Os gatos não são falsos, mas também não precisam de ganhar a atenção dos leitores com falsas notícias.

    Abraço verdadeiro e bom-fim-de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A diferença está que um bloguista não tem o dever de informar, EMATEJOCA, até se pode dedicar apenas a contar anedotas! Os jornalistas têm e mais, são pagos para isso, não para deturpar notícias e, consequentemente a realidade...

      Aliás, este texto não pretendia ser notícia, apenas uma breve reflexão sobre o que se lê por aí! ;)

      E sim, tens razão! :)

      Abraço verdadeiro para ti também!

      Eliminar
  7. Do mesmo modo que alguém disse não se importar que dela falem, bem ou mal, o que é preciso é que falem. Também aqui não interessa se é ou não verdade, o que interessa é vender! Modernices do capital.
    Beijinho Teté

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Modernices muito sem graça, KIM!Pessoalmente, não vejo nenhum interesse em acumulas patacoasas... :)

      Mas pronto, eles lá saberão! :D

      Beijocas!

      Eliminar
  8. É como diz o Kim... tudo é negócio. Para mal do jornalismo, claro.
    Adorei o gato :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, LUISA! Para nos interrogarmos: para que serve este tipo de "jornalismo", só pode... :)

      O gato é giraço!

      Eliminar
  9. Eu ia dizer o mesmo que o Kim, o importante não é se a informação que nos dão é verdadeira ou não, o que importa é vender...a grande maioria dos nossos jornalistas são maus profissionais, mas têm um poder enorme.

    No dia 1 de abril, durante alguns anos ficava atenta a tentar perceber qual a notícia que era falsa e esperava, ansiosa, pelo dia seguinte, quando repunham a verdade...era uma espécie de desafio que fazíamos...hoje em dia o desafio é saber qual das mil e uma que nos dão diariamente, é verdadeira.

    O gato é lindo, e pelo ar dele acho que também não acredita no que lê eheheh

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas vender desinformação é uma espécie de contrasenso: desinformados já nós estamos, compramos a desinformação e ficamos na mesma; pior é que com a ideia que estamos informados. Percebeste, MARIA? :)

      E longe de mim afirmar que a maioria dos jornalistas são maus profissionais - o que acontece é que mesmo que sejam apenas meia dúzia, podem contribuir para a desinformação generalizada, levando outros "inocentes" a fornecer a mesma notícia como verdadeira... :D

      Quanto a essa caça à mentira, devo dizer que em pequena fazia o mesmo e a té tinha piada. Agora, como diz o ditado popular, " o que é demais, enjoa"! :)))

      Os gatos não leem, portanto para eles é indiferente... :D

      Beijocas!

      Eliminar
  10. O que se ganha com isso não sei, que não deve ser pouco também não deve... A julgar precisamente pelo empenho que há em divulgar falsas noticias, ningué se empenha assim tanto na falsidade se não for para ganhar algo. Triste realidade...

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, POPPY, se não for por dinheiro, há de ser por poder ou status. Ou, em calhando, tudo junto! Mas que é triste, é! :P

      Beijocas

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)