Entre todos os balanços possíveis e imagináveis sobre 2012, um não pode faltar aqui: o dos livros! Depois de 29 títulos lidos este ano, o difícil é eleger os que mais agradaram. Se ainda acrescentarmos o momento de leitura, na calmaria de férias ou em tempos mais assoberbados de trabalho ou problemas, desde logo se entende que a opinião é puramente subjetiva:
- "A Sul da Fronteira, a Oeste do Sol", de Haruki Murakami, entrou direto no meu top+ de sempre, no que concerne aos livros recentes;
- o clássico que me faltava ler, que igualmente contabilizo nos preferidos de todos os tempos, foi "Não Matem a Cotovia", de Harper Lee;
- o angolano barbudo (e amoroso!), Pepetela, ainda autografou o exemplar que comprei na Feira do Livro deste ano, que foi o que mais gostei em língua lusófona - "O Planalto e a Estepe". Sem desprimor para os restantes escritores portugueses e lusófonos, conhecidos ou não...;
- Agatha Christie e Ruth Rendell não desmereceram a classificação no top+ de policiais, nos livros que li ou reli. Infelizmente, os autores atuais não lhes chegam aos calcanhares, de modo que neste capítulo não há eleição;
- "Últimas Notícias do Sul", de Luis Sepúlveda e Daniel Mordzinski, que reúne uma série de crónicas e fotografias de viagens pela América latina, encantou-me completamente, num género em que raramente pego.
O prazer de ler é inigualável! Destaco também que alguns dos escritores lidos obtiveram prémios nacionais e internacionais, de maior ou menor prestígio, mas nem por isso influenciaram esta seleção - porque já se sabe que se a leitura não me interessa minimamente, volta à estante para outro momento ou, o mais provável, para nunca mais... Eis a coleção completa de 2012:
[escusam de fazer contas, que são apenas 28 volumes, só que um é duplo (da "tia" Agatha, como não podia deixar de ser)]
Quais foram os vossos livros preferidos em 2012?
Li alguns dos que mencionas. Gosto imenso de ler crónicas de viagens e não me recordo se “Últimas Notícias do Sul” existe ou não na biblioteca. Vou confirmar daqui a pouco porque estou, evidentemente, interessada. Tenho ainda dois para ler de Mo Yan... só que são bastante violentos e talvez deva fazer uma pausa e escolher outro tipo de livros.
ResponderEliminarQuanto aos preferidos, terei que consultar o meu “notebook” onde tomo nota de todos os livros que leio. Responderei mais tarde.
Mo Yan por mim vai ter de esperar, CATARINA: tenho cerca de duas dezenas de livros para ler primeiro e uma vez que ele não figura na estante... Além que cá ainda só tem um livro publicado, que também me disseram ser brutal! ;)
EliminarA biblioteca tem alguns livros de Luís Sepúlveda mas em inglês. Apenas um em português: “Histórias daqui e dali”, já leste?
ResponderEliminarEncontrei: “Full circle: a South American Journey” (que deve ser a tradução de “Últimas Notícias do Sul”) mas está considerado um livro de consulta e não se pode trazer para casa.
Abraço : )
Já li vários livros de Sepúlveda, CATARINA, mas não esse. Este lê-se num instante, pois tem poucas páginas e ainda tem fotografias que ilustram cada uma das pequenas estórias e lendas. ;)
EliminarAbraço!
Um dos meus livros preferidos é "Não Matem a Cotovia", de Harper Lee, mas esta não é a resposta à tua pergunta, Teté, porque o li, quando ainda era menina e moça.
ResponderEliminarQuanto aos meus livros preferidos deste ano, vou-te responder mais tarde.
Também andava há anos para ler, EMATEJOCA, mas só o encontrei numa edição de bolso, com uma letra tão minúscula, que até deu para reparar que precisava de trocar de lentes... Só o consegui ler depois disso! :)
EliminarMas o livro é mesmo um "must"! :D
Mais vale tarde do que nunca!!!
EliminarDos livros que li fora do Círculo Literário, houve dois que li com grande prazer:
Os Diários de Sylvia Plath
e
A biografia de Elizabeth Taylor e Richard Burton de Christa Maerker
Não gosto de ler biografias, e a vida de Eliabeth Taylor é mais do que conhecida, por isso, a parte aborrecida do livro, mas a vida do Richard Burton é muito interessante e fiquei a saber donde lhe vem o nome Burton.
Um 2013 repleto de boas leituras!
O nome Sylvia Plath não me é estranho, mas nunca li nada dela, EMATEJOCA!
EliminarTambém não sou muito de ler biografias e esse se calhar não leria pela razão que apontas: quem não sabe de trás para a frente toda a vidinha deles, que vinha escarrapachada nem todas as revsutas e jornais?
Obrigada pela tua lista e feliz 2013 também para ti, recheado de boas leituras! :D
Jesus Christ!... Acho que já não sou capaz de me lembrar dos livros que li este ano... Gostei muito das Memórias Secretas de D. Amélia... Oh pá, fui apanhada de surpresa... Voltarei.
ResponderEliminarBeijinhos
Já tentei entrar no seu blogue, Graça, para lhe agradecer a sua visita ao "ematejoca azul", mas não consegui. Caso, haja um truque, por favor, diga-mo.
EliminarDesculpa, Teté, mas tinha que deixar algures uma mensagem à Graça.
Para ser sincera, consigo lembrar-me bem de todos porque vou falando deles aqui, à medida que os leio, GRAÇA! :)
EliminarBeijocas!
Tudo bem, EMATEJOCA, não há nada que desculpar... :)
EliminarOlá Teté!
ResponderEliminarVoltei a ter net... se bem que, como sempre, na minha zona o sinal é habitualmente mau e ainda há pouco o primeiro comentário que tentei publicar falhou. Vou ter que recomeçar. Depois de me ter afastado dos blogues vou agora tentar o regresso (suave) :) Será que dói? ... como quando se recomeça a fazer exercício físico :))
Bem, da tua lista de livros de 2012 só ainda li um (A solidão dos números primos)e não foi este ano. Li bem menos títulos do que tu mas posso dizer que aquele que me deu mais prazer em ler foi "Abraço" de J.L.Peixoto.
Vais ver que não dói nada, LUISA! :)
EliminarMas verdade se diga, que até entrar novamente no ritmo, às vezes dá cá uma preguiça... :D
"Abraço" já está em stand by para uma próxima leitura! Também gosto muito do escritor...
Não li nenhum desses e na verdade, tenho lido muito, mas temáticas diferentes : Biografias, técnicos de vária ordem (saúde, política, economia, psicologia, neuro linguística), artigos de opinião, etc., etc..
ResponderEliminarDe qualquer modo, títulos que não se enquadram neste "balanço". :))
29 livros é muito, Teté ! rsrsrs
beijoca ! :))
.
29 livros não é assim tanto, RUI! Não chega a uma média de 2,5 livros por mês. E esta variante consoante o tamanho dos livros e a velocidade que leitura, que nem sempre é a mesma. Mas também o que importa não é a quantidade, mas a qualidade... :D
EliminarTirando alguns artigos de opinião, as tuas leituras são bem diferentes das minhas! ;)
Beijocas!
Lido em 2012?
ResponderEliminarO eterno o Retrato de Dorian Gray.
Agora é mais boas saídas, melhores entradas, um Maravilhoso 2013!!
Beijinhos
Ora aí está uma boa sugestão de leitura, PEDRO COIMBRA! Não porque alguma vez o tenha lido - peguei nele em adolescente, porque o meu pai o indicou como bom livro, mas não o estava a entender bem e pus de lado. O que foi boa ideia, uma vez que mais tarde poderemos desfrutar melhor, como já me tem acontecido com outros livros... :)
EliminarMaravilhoso 2013 para si também! :D
Beijinhos
Tenho estado a pensar que livro se destacou este ano. Não anotei todos os que li, afinal. Faltam dois meses e eu estou sempre a levantar livros da biblioteca! Não sei se terei acesso a qualquer registo, pela net, sobre os livros que solicitei pois gostaria de os ter todos anotados. Sendo assim, vou escolher “Sarah’s Key” de Tatiana de Rosnay, lido em janeiro.
ResponderEliminarEssa parece-me igualmente uma boa sugestão, CATARINA, mas estou desconfiada que ainda não foi editado em Portugal - pelo menos não o encontrei na FNAC ou na Bertrand, via net! :(
EliminarO facto de ir aqui escrevendo sobre os livros que li também ajuda a não me esquecer de todos os que li no ano. E se não escrevi sobre eles... é porque também não merecem destaque! :)
Olá Teté,
ResponderEliminarGostei das tuas escolhas, que me inspiraram para novas leituras.
Estou a preparar o meu balanço de 2012. Já deu para recordar alguns bons livros que li.
Aproveito para te desejar um excelente 2013, com pilhas de bons livros.
Bjs.
Olá, TERESA DIAS! :)
EliminarOra ainda bem que inspiraram, também vou ler as tuas escolhas com atenção. E comentar, se conseguir, dado que durante uns tempos não consegui, devido à verificação de letras... ;)
Um excelente 2013 para ti também!
Beijocas!
Dos que referes li apenas "O Teu Rosto Será o Último","O Retorno", "A Vindima", "As Aventuras de João Sem Medo".
ResponderEliminarDestes quatro, o primeiro e o segundo foram lidos este ano, os outros foram lidos há muitos anos.
Quanto ao meu livro preferido deste ano foi sem dúvida "Deixem Passar o Homem Invisível" de Rui Cardoso Martins.
Um livro bem interessante do qual gostaria de falar se não fosse tão preguiçosa!
Mas talvez ainda o faça!:-))
Abraço
Também gostei de todos esses livros, cada um à sua maneira, já se vê, ROSA. Mas enfim, a bem dizer só gostei menos de dois, entre todos estes foram os que me encheram mais as medidas... :)
ResponderEliminarDesse "Deixem Passar o Homem Invisível" ainda não tinha ouvido falar, mas aguçaste a minha curiosidade. Gracias pela dica, que nesta troca de opiniões vamos guardando sugestões para próximas leituras... :D
Abraço!
Boas escolhas! Este ano não fiz balanço de nada, nem tão pouco dos livros... Nem tenho lido nestes últimos dois meses... Este ano ultrapassaste-me nas leituras, em um livro. ;)
ResponderEliminarOs meus preferidos foram "Hoje preferia não me ter encontrado" de Herta Müller; "Beloved" de Toni Morrison; "Belos e Malditos" de F. Scott Fitzgerald; "Pela Estrada Fora" de Jack Kerouac; "O Fabuloso Teatro do Gigante" de David Machado e "Ensaio sobre a lucidez" de José Saramago.
A minha "média" não varia muito, TONS DE AZUL, de ano para ano. Depende mais do número de páginas e do interesse dos livros, do que propriamente do resto. Mas lembro-me que tu num ano chegaste a ler mais do triplo... :)
EliminarEm abono da verdade, nos últimos dias também não tenho lido nada! Afazeres de outra ordem se levantaram e até alguma preguicite à mistura... Acontece a todos! :D
Desses todos que indicas, como sabes, li "Pela Estrada Fora", já lá vão muitos anos. Obrigada pela partilha de preferências, que são sempre uma boa indicação para próximas leituras. E ainda não foi este ano que tentei voltar a ler Saramago... ;)
Beijocas!
Quem sabe, um dia, não esteja eu entre os 29 livros lidos num ano por ti. Será uma honra. Beijinhos.
ResponderEliminarNunca se sabe, VITOR, nunca se sabe... :)
EliminarBeijocas!