segunda-feira, 29 de outubro de 2012

007 - SKYFALL

Ao contrário da cara metade, não sou grande apreciadora dos filmes do agente britânico 007 - James Bond,  de seu nome - daí que só vi alguns nos últimos anos, por vezes em tardes de cinema televisivas. Desta vez calhou ter bilhetes duplos à borla (quer dizer, não exatamente à borla, mas em vales concedidos a quem faz compras num determinado montante num centro comercial da zona e esses, sim, é que me foram oferecidos), portanto lá fui acompanhar o grande fã de 007 nesta nova aventura cinematográfica.

A base de dados contendo todos os nomes dos agentes secretos britânicos é roubada e Bond (Daniel Craig) persegue desenfreadamente o ladrão-assassino de carro, motorizada e comboio - se não esqueci de nada - até que é alvejado inadvertidamente pela sua colega Eve (Naomie Harris), cai do comboio em movimento para o rio debaixo da ponte onde a carruagem circulava no momento, é arrastado para uma cascata e não volta a ser visto. O MI6 dá-o como morto, mas a sua diretora na agência, M. (Judi Dench), está  a passar um mau bocado: o primeiro-ministro responsabiliza-a pela fuga de informações vitais para a sobrevivência de todos os agentes infiltrados em grupos terroristas e Mallory (Ralph Fiennes), um dos responsáveis máximos pelo MI6, ameaça "reformá-la" em breve, pois está a ficar "ultrapassada tecnológica e politicamente" (que é como quem diz, "velha jarreta" para o cargo). Ela discorda e uma sucessão de novos acontecimentos faz com que suspeite que o perigo não vem do exterior, mas de alguém que conhece ou conheceu profundamente o funcionamento da agência... 

É então que Bond se apresenta novamente ao serviço, depois de umas curtas férias retemperadoras de tantos e atribulados acidentes, no intuito de a ajudar a descobrir quem engendrou o pérfido plano que visa aniquilar os agentes e denegrir a imagem do MI6. O suspense e o mistério não se prolongam por muito tempo, pois Bond depressa encara o temível Silva (não, não é o Cavaco, o papel é interpretado por Javier Bardem), mas as aventuras e as perseguições não param por aí! 

Pudera, em quase duas horas e meia de filme, não é uma dúzia de linhas que explica toda a muita ação presente no ecrã. Espreitem o trailer


Realizado por Sam Mendes, obtém a pontuação de 8.4/10 na IMDb, até ao momento. Ao contrário do que é costume nos últimos tempos, a sala de cinema estava quase cheia - o que no mínimo significa que 007 continua a ser do agrado do público, 50 anos depois do primeiro filme da série. Vê-se bem, mas como todos os filmes que ação é possível que daqui a uma ou duas semanas só recorde as múltiplas perseguições, tiroteios e explosões. Disso e de Bardem, que já de si não devendo muito à beleza, louro e com umas quantas caracterizações e maquilhagens, aparece no grande ecrã mais feiote que nunca... 

Imagem de cena do filme da net - Bond conversando com Q. (Ben Whishaw), o novo inventor dos gadgets de 007.

22 comentários:

  1. Pois, nem com os bilhetes oferecidos eu lá iria: nunca apreciei esse tipo de filmes,

    Bardem não é propriamente uma beleza, mas gosto do tipo dele e, além do mais e mais importante, é um excelente actor. Já o vi numa série de filmes acho-o muito bom.Aliás, ele até é muito premiado.

    Tem um dia agradável, linda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Longe de mim criticar Bardem como ator, SÃO! Mas aqui é mais a tentação maniqueísta de pôr o homem pior do que (já) é, porque é o mau da fita... :)

      Uma noite descansada para ti! :D

      Eliminar
  2. Olá, olá, olá :)))

    Já vi alguns 007 e acho que quem vê um vê todos...por vezes é agradável ver um 007, mas é daqueles fimes que se não se virem também não se perde grande coisa.

    Quanto ao Javier Bardem...gosto deste feio, acho que é um feio bonito, seja lá o que isto for :p

    Beijinho :)

    *bilhetes à borla, hein?
    **já sei que houve mudanças no blog...vou ver se estou ali na direita, se não estiver lá ai ai ai (assobiando)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais, também é assim que encaro, MARIA! Mas bons olhos te vejam! :)))

      Se vires o filme logo me dizes se achas aquele feio bonito!

      Quanto ao resto foi uma mini-remodelação, mas vai lá espreitar vai, que já não malembro! =))

      Beijocas!

      Eliminar
  3. tanta acção?
    com a musica que escolheram para o genérico, fiquei a pensar que desta vez a história fosse um drama romântico...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ouvi dizer que até era dos enredos mais românticos do 007, com umas incursões no passado e tal, VÍCIO, mas olha que se for dos mais românticos, não faço ideia de qual é o romantismo dos outros! :)

      E sim, gostei da música! :D

      Eliminar
  4. Eu também fui assitir como boa companheira. Ação e muita mentira... Também gosto de Javier Bardem...
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é muita ação e muita mentira, mas vê-se, NORMA! :)

      E gosto do Javier, nada de confusões! :D

      Beijocas!

      Eliminar
  5. E como não falho a um 007, afinal nasceu ao mesmo tempo que eu (mas isto não digas a ninguém..ahaha) claro que vou ir vê-lo em breve.
    Beijokitas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xiu, não digo nada, prometo, fica aqui entre nós que ninguém nos ouve ou lê, PARISIENSE... :)))

      E obrigada pela tua lição lá no Kim! :D


      Beijokitas!

      Eliminar
  6. Daniel Craig retorna com 007: Operação Skyfall, e comemora os 50 anos de James Bond no cinema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, também tem essa faceta de comemoração, EMATEJOCA! :)

      Eliminar
  7. Não quero aqui entrar com sexismos, mas acho que é por estas pequenas coisas que homens e mulheres são diferentes até no apreciar, sim o actor não é assim lindo lindo, mas tem qualquer coisa de especial que vai além dos traços :) "Um feio bonito", gostei da discrição :)

    Quanto aos filmes, é daqueles filmes que nunca agendo ver, nunca faço assim toda a questão do mundo de ver, mas que quando ocasionalmente dão na tv ou assim acabo por ver :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, POPPY, também tenho ideia que há livros e filmes que são mais do agrado feminino ou masculino. E estes filmes do 007, decididamente, são mais do agrado dos homens. Quanto ao Bardem acho-o o charmoso, daí ter o seu encanto apesar dos traços rudes... :)))

      Pois, desta vez calhou ir ao cinema, mas a maior parte das vezes acabo por ver na TV, até porque o maridão vai muitas vezes com o filhote, mais interessado que eu nestas aventuras... :D

      Beijocas!

      Eliminar
  8. Até gosto dos filmes do 007, mas não costumo ir ao cinema vê-los. Espero sempre por eles na Tv. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou como tu, TONS DE AZUL, desta vez calhou... :D

      Eliminar
  9. Eu gosto do 007 - ver, rir (ou sorrir) e esquecer... (Não podemos pensar o mesmo do "nosso" governos, né?...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é mais ou menos essa a "filosofia" dos filmes de 007, GRAÇA! E sim, é uma pena que não possamos esquecer tão facilmente os dislates do (des)governo! :P

      Eliminar
    2. Hum... fiquei curiosa... gostei da música da Adele, gosto do Daniel Craig e há anos que tenho uma coisinha pelo Ben Whishaw... que bom vê-los... =)

      Eliminar
  10. Também gostei da música da Adele, o Daniel não é o meu Bond preferido, e essa coisinha pelo Ben... hummm... só se fosse instinto maternal, BRISEIS! E ele já 'tá um bocadinho crescido para essas coisas... :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Regressei... para dizer que já fui ver o filme... e ADOREI!!!... tanto o Craig, como o Whishaw, como a música, como tudo. =)

      Eliminar
    2. O especialista cá de casa em filmes de 007 também achou que era dos melhores que já viu, BRISEIS! :)

      Não sendo muito a minha praia, também gostei: distrai, tem menos gadjets inverosímeis e a música é fabulosa! :D

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)