quinta-feira, 10 de maio de 2012

OS SNOBS DO COSTUME...


Imagem de Ian Britton
(alvorecer, em Praga)

Por muito que se pretenda disfarçar, a blogosfera não deixa de refletir a personalidade dos seus escrevinhadores que, tal como no mundo real, não se cinge ao preto no branco: há malta com feitio para tudo, incluindo o de atazanar a vida dos outros!

Se, à primeira vista, não simpatizamos com os temas ou opiniões aflorados num blogue, não voltamos lá, certo? Hummm... acaba por não ser exatamente assim, até porque a tendência é a de visitar quem nos comenta ou os amigos que fomos fazendo por aqui. Uma discordância ou outra acontece inevitavelmente, por vezes até "discussões" mais renhidas, porque não pensamos todos da mesma maneira, nem temos os mesmos gostos. Felizmente...

Portanto, confesso ter um certo horror a gente "iluminada", arrogante ou moralista, cujo intuito blogosferante parece ser o de influenciar ou de subordinar todos os outros às suas pouco humildes opiniões. OK, cada um faz o que bem entender no seu canto, nada contra! Mas "policiar" os alheios, porque não estão conformes com o que consideram correto, pela forma ou conteúdo, arvorando-se de maior cultura ou "experiência de vida" (leia-se, idade)? Epá, não há pachorra!

Já há vários anos que deixei de ter aqui a hora dos comentários, à conta de uma sujeita que me enxofrou, por ter feito um tardio, num post alheio igualmente tardio. Pergunto eu: apita alguma buzina no ouvido do bloguista, quando entra um comentário na caixa, que o acorde sobressaltado e o faça sair da cama num pinote, para responder? A duração e o horário do merecido descanso está longe de ser igual para todos...

Também é um facto que me estou nas tintas para pipocas e afins, mas se estão felizes e contentes, o que é que tenho a  criticar? Pior, muito pior até, parecem-me os tais críticos "iluminados" (será inveja?)! Certa vez, uma delas escreveu uma barbaridade deste calibre (mais coisa, menos coisa): "Há uma gentinha que coloca fotografias maravilhosas de um pôr-do-sol paradisíaco, de um local onde nunca porá os pés, para depois debitar para lá uns poemas manhosos ou umas lamechices." E então, o que é que a fulana tinha  a ver com isso? 

Last but not least, nunca visitei Praga, nem tenciono visitar em breve, mas gostei da fotografia. Cruxifiquem-me!

36 comentários:

  1. chiça!! não tenho sorte nenhuma!
    eu queria um iluminado desses no meu blog.
    acreditas que nem um anónimo de estimação tenho?

    ResponderEliminar
  2. Teté, espero não estar a incomodar espero que a hora seja conveniente :)
    Post muito bom, essa de criticarem a hora tardia é demais, é como dizes invejosos desculpem iluminados.

    ResponderEliminar
  3. Estou com o Vício, sua sortuda! Os meus anónimos acabam sempre por fugir, ou morrer a um canto, sucumbindo à indiferença. Teté, és das pessoas que mais respeito neste meio (e fora dele também), manda o crítico para as minhas bandas, tenho todo o gosto em recebê-lo. Eu já fui a Praga (e aconselho-te a ir), mas nunca publiquei uma fotografia disso. Por falar nisso, onde é que eu meti o martelo e os pregos?

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  4. Desprezo, Teté. Desprezo é o melhor. Que essa gente quer picar. Se não tem resposta, tb não volta.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo5/10/2012

    Tive um desses lá no CR, mas pirou-se porque nunca lhe dei troco.
    Quanto a Praga, vá lá logo que possa, Teté, porque é uma das cidades mais bonitas da Europa

    ResponderEliminar
  6. Estou em pleno acordo contigo!

    Se queres dar uma vista de olhos por essa magmifica cidade passa pelo "são" amanhã...ou , se quiseres pelo "são" já hoje.

    E não te rales, que a mim já me aconteceu bem pior..e , agora, tive que tirar a opção Anónimo!

    Gostei da ponte Carlos ao entardecer, pois.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Um post corrosivo, que a julgar pelo que leio se aplica a muita gente que por aqui anda. Porque o meu anjo da guarda é muito forte, ou muito simplesmente porque sou demasiado ignorante, nunca tive problemas desses com os "iluminados". E oxalá nunca venha a ter.
    E olhe que também já tenho utilizado fotos de sítios onde nunca pus os pés. É para isso que elas estão livres na internet não é?
    Então se eu vou postar uma história que fala de Paris vou pôr uma foto de Lisboa, porque eu nunca fui a Paris? Haja paciência.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Não percebi bem o que se passou, mas não te chateies. A vantagem dos blogues é que são livres e podemos ignorar quem nos apetece.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Tens razão, mas em todo o lado há desses iluminados. Aqui só são piores porque são anónimos, Teté :)

    ResponderEliminar
  10. Aqui é ao nascer do dia e hoje seria o "SÃO"

    Desculpa , mas estas criaturas desatinam-me!
    Fica bem

    ResponderEliminar
  11. lembras-te de um comentário do João César Monteiro sobre a crítica? Bom, eu também não, mas adorava visitar Praga :)

    ResponderEliminar
  12. Não sei (na verdade nem quero saber) porque motivo quem "passeia" pela blogosfera entende ou sente necessidade de ser agressivo nos comentários que escreve.
    Calculo que seja um modo de afirmação, mas pouco importa.
    E se isso contribui para a respectiva felicidade, pois que sejam muito felizes...
    Que me lembre nunca fui "contemplado" por tais espécimenes, mas "quem anda à chuva..."

    Beijokas!

    ResponderEliminar
  13. Ó Teté... tive tantos iluminados desses no meu blogue... mas tantos, até que um dia a minha lâmpada se fundiu e mandeios (...) dar uma curva.
    O certo é que hoje estou no meu cantinho, quem me quer visitar, visita, quem não quer, melhor ainda.
    A verdade é que o meu espaço que efectivamente já não é o que era, passa muito melhor sem esses "iluminados professores doutores" gente com certeza sem nada melhor para fazer, que floreia tudo e mais alguma coisa em Postas de pescada filosóficas e sem Sal, no entanto não sabem o preço de uma embalagem de lixivia.
    Continua e faz como eu... ando por cá em pézinhos de lã. Mas ando por cá acordado.
    Quid pro quo

    ps. Se te aparecerem 3 coment. iguais elimina... estava a tentar usar a minha conta Google... mas isto tira-me do sério, e entrei como wordpress.

    ResponderEliminar
  14. Este é o meu terceiro comentário, mas a culpa não é nem do teu, nem do meu computador, mas sim o jogo Hertha Berlim contra Fortuna Düsseldorf que com a alegria dos dois golos do Fortuna deixei cair a net.

    Como a Teresa também eu não percebi bem o que se passou.
    Porque é importante a que horas se publica o comentário?

    O meu problema é como o de dois comentadores: não tenho nem iluminados, nem anónimos.

    Saudação iluminadíssima!!!

    ResponderEliminar
  15. Ora vamos lá a ver se desta vez não cai a ligação ao blogger...
    Acho que tinha escrito mais ou menos isto:
    De qualquer modo não publicaste neste post nenhum pôr do sol :))) e eu estou de acordo com a Teresa: os blogues devem ser espaços de liberdade. Por isso não ligues...

    ResponderEliminar
  16. Iluminados, chico-espertos, moralistas, arrogantes e mal educados há em todo o lado...o virtual não é diferente do real, só que aqui é mais fácil, atrás do anonimato dizem tudo e mais alguma coisa...acham-se os maiores e pensam que alguém está interessado no que dizem...é apenas inveja.

    Eu visito quem me visita, mas acima de tudo visito todos os dias as pessoas que gosto, independente de terem ido ao meu blog ou não, e visito sem hora marcada...e vou continuar até me dizeres "Pára", quer dizer "Para" :p

    Também nunca visitei Praga, mas gostava muito :)...não conheço Praga como não conheço muitos outros sítios...a propósito de imagem, amei esta :)

    Não ligues a provocações.

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  17. Tu vê lá o que desejas, VÍCIO! E não, não se pode dizer que tenha um iluminado desses por aqui, anónimo de estimação sim, que vai quase sempre enviar mensagens publicitárias ao mesmo post (às vezes mais de uma vez ao dia), mas o Google não permite, até hoje só passou um... que apaguei! :)

    Ah, e tenho outro post em que, anonimamente ou não, de vez em quando sou insultada, por um desses iluminados, que discordam da minha opinião! Só isso... :e

    ResponderEliminar
  18. Invejosos, "iluminados" e chatos, RAINHA! E não, não incomodas nada... :D

    ResponderEliminar
  19. Mas eu não tenho anónimos desses insistentes, se descontar um que quer publicitar não sei o quê num post antigo, RAUF, mas o Google não permite... :)

    Esses "iluminados" não param aqui, embora de vez em quando lá surja um ou outro a insultar-me noutro post antigo, até uma pragazita já tive por lá... Nem respondo, que não vale a pena! ;)

    Obrigada e beijocas!

    ps - vais pregar fotos de Praga no teu blogue? :))

    ResponderEliminar
  20. Claro que sim, ANA! E não tem resposta, não... embora não me estivesse a referir especificamente a mim! :)

    ResponderEliminar
  21. Bom, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA, não me estava a referir especificamente ao meu blogue, até porque felizmente tenho poucas visitas dessas, mas os que aparecem de vez em quando também não dou troco... :))

    ResponderEliminar
  22. Quando se anda há uns anos na blogosfera, SÃO, acontece de tudo um pouco. Acreditas que até já vi um comentário a anunciar a morte de um bloguista (no blogue dele, até hoje sem perceber se com a conivência dele ou não), com os amigos virtuais todos a acreditar? Como digo, há gente para tudo!

    Não tiro a opção anónimo, porque às vezes há chatices no blogger e só por aí é que se consegue comentar. E esses anónimos não me incomodam tanto assim... ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  23. Não é muita gente, ELVIRA, felizmente! E também não tenho problemas de maior, diga-se a verdade, em 1200 e tal posts só dois (antigos) é que recebem comentários desses.

    Mas ninguém se safa de apanhar um fulano/a desses de vez em quando, embora alguns sejam mais alvo que outros! ;)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  24. Não se passou nada de anormal, TERESA, mas há quem não perceba isso mesmo: a opinião é livre nos blogues, não comandada por um bando de "iluminados"... :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  25. Nem todos são anónimos, VIC, o que até torna a cena mais caricata: tão certos e seguros de estarem carregados de razão, que nem se importam de usar o "nick"... ;)

    ResponderEliminar
  26. Percebi que se não era num... era no outro, SÃO! :))

    Fica bem tu também! :)

    ps - já vi que o vídeo é longo, comento depois de o ver...

    ResponderEliminar
  27. Eheheh, MOYLITO, não me lembro, mas imagino! Quanto a Praga, pois, só que a carteira não é inesgotável... :)

    ResponderEliminar
  28. Somos dois, KOK! Certa vez escrevi sobre uma comédia romântica sem muito sumo, mas que na altura me soube bem ver e o primeiro comentário que tive, de um fulano que nunca aqui tinha aparecido foi, sem mais: "este filme é uma bosta!"

    Achas que com este "cartão de apresentação" lhe retribuí a visita??? :))

    Pessoalmente, acho que ninguém está safo de um dia ser contemplado... ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  29. Imagino que sim, NUNO, até porque há quem leve muito a sério o tema que abordas, sem perceber que é a tua opinião. Claro que as pessoas são livres de discordar dela, mas há maneiras e maneiras de a expressar... ;)

    Muitas vezes a troca de opiniões até é frutuosa, desde que não se parta para o insulto ou para aquela superioridadezinha "manhosa"... que só fica mal a quem a ostenta! :)

    Fica descansado, que só entrou este comentário!

    ResponderEliminar
  30. Tu e o futebol, EMATEJOCA! :))

    Não se passou nada de especial, nem me estava a referir especificamente ao meu blogue, que felizmente até é um cantinho bem sossegado. Isto não quer dizer que não me irrite um bocado a sobranceria de alguns... ;)

    Saudações para ti!

    ResponderEliminar
  31. Pois não, LUISA, mas vem a dar na mesma, para quem critica desse modo! E se criticam outros assim, qualquer dia também me pode calhar a mim uma "alminha" dessas na rifa... :)

    O que mais confusão me faz é esse "policiamento", quando na verdade somos livres de publicar o que bem nos apetece, como e quando nos apetece - sem misturar plágios ou insultos, evidentemente, que essa aí já é outra onda!

    Sejamos livres, portanto! :D

    ResponderEliminar
  32. Para começar, MARIA, não fui provocada diretamente! De vez em quando aparecem aí umas "aves raras" num post antigo, mas nem comento! Achas que ia perder o meu tempo? :D

    Para lá do anónimo da publicidade, mas que o Google se encarrega de não publicar! Este mais insistente, mas pronto!

    Também não visito apenas quando me visitam! Nem sempre tenho tempo para visitar todos e sei que acontece o mesmo com os outros bloguistas. Mas é verdade que comento primeiro os mais próximos e, se tenho tempo, os restantes! Uma mulher não é de ferro, né? :))

    Pois, com muita pena minha, Praga não entra nos nossos planos de viagens, pelo menos para já! Quem sabe, um dia?

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  33. Pois é por estes espaços cibernáuticos há de tudo minha querida Teté.
    Chatices assim tive uma ou duas, mas foi logo no início quando comecei, por isso já nem me lembro... Enfim.

    ResponderEliminar
  34. Também não tenho tido problemas, TONS DE AZUL, que a reflexão foi mais geral, desde os primórdios... ;)

    O tal anónimo publicitário, num único post, tem acontecido bastante nos últimos tempos, mas o Google nem publica a lista de links que ele pretende publicitar (tanto quanto vi, só "passou" uma vez e apaguei)! Já os outros que discordam de uma opinião minha, de vez em quando lá aparecem, mas também não me apoquentam... :)

    Mas que no real e no virtual há gente para tudo, não restam dúvidas! :S

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  35. Tb não entendi bem o que se passou. Que foi que eu perdi, que foi?! : ))))
    Quanto a Praga, olha que vale a pena ir. Juro que lá fui quando publiquei há tempos fotos desta bela cidade!
    Mesmo na blogosfera se apanham os “menos verdadeiros” ou seja “os mentirosos”!!!!
    Como eu gosto de ler os iluminados e os que se escondem por detrás do anonimato para dar a sua opinião ou fazer a sua crítica ou ainda para dizer disparates! Ahahah!
    Boa tarde de domingo. Por aqui ainda são 9:15 e é o Dia da Mãe. Não percebo porque celebramos uma semana mais tarde ou por que aí se celebra uma semana mais cedo! : )

    ResponderEliminar
  36. Não perdeste nada, CATARINA! E disparates há em todo o lado, porque é que a blogosfera havia de ser diferente? :)

    Bom dia da Mãe para ti! :D

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)