Em 2009, e em jeito de comemoração do seu aniversário, a revista "Rolling Stone Brasil" resolveu eleger as 100 melhores músicas populares brasileiras de sempre, o que é sempre tarefa ingrata! Com que critérios se estabelece um top desses? Votação do público, de críticos, dos redatores ou de familiares e amigos mais à mão? E, já agora, se hoje respondêssemos a um inquérito desses, daqui a três meses (para não dizer amanhã ou depois) seria exatamente igual? Não creio!
A "vencedora" dessa eleição foi esta música de Chico Buarque (que adoro, mas esta não é certamente a minha preferida, embora me pareça igualmente difícil escolher uma, na sua vasta obra musical):
"Águas de Março", de Elis Regina, e "Carinhoso", de Pixinguinha,
obtiveram o segundo e terceiro lugar neste top, que podem verificar completo aqui, já que não encontrei o link da revista.
Este tipo de eleição ou votação é curioso, mas não para ser levado demasiado a sério. Além dos gostos pessoais serem diversificados, nunca se sabe ao certo se não existiram outras motivações ou influências a gerir os resultados. Dou um exemplo: aqui há muitos anos e em Portugal, naquelas eleições de top+ semanais, os dados de vendas seguiam das editoras discográficas para uma empresa de informática e os funcionários desta tinham como missão introduzi-los no computador; então, constou que os ditos operadores embirravam com um cantor popular qualquer que estava na berra, que consideravam saloio, e toca de lhe dar duas entradas diferentes...
Se me perguntassem quem era o meu intérprete preferido de MPB, sem dúvida que responderia Maria Bethânia. Chico, Caetano, Gal, Elis, João e Rita também constariam dos favoritos. Mas esses gostos acabam por ser geracionais, a anterior geração vibrava mais com Roberto, a atual com Vanessa, Maria Rita ou Maria Gadú, por exemplo. Mas pronto, fica a pergunta, para quem gostar de MPB: quem é o vosso artista preferido? E, se se conseguirem decidir, qual a música dele/a que mais vos encanta?
Imagem da net.
atão e gabriel?
ResponderEliminarEu oiço música mas os nomes dos artistas não têm por hábito ficar na memória.
ResponderEliminarDos que falaste tenho um gostinho especial pelo Chico e pelo Caetano mas não consigo especificar quais as músicas.
Beijinho
Para mim que adoro MPB não me canso de ouvir Tom Jobim, Vinicius, a fabulosa Bethânia, Chico, João Gilberto, Veloso, Elis Regina, acho é muito difícil escolher qual o favorito.
ResponderEliminarPara mim que adoro MPB não me canso de ouvir Tom Jobim, Vinicius, a fabulosa Bethânia, Chico, João Gilberto, Veloso, Elis Regina, acho é muito difícil escolher qual o favorito.
ResponderEliminarO Chico é um artista ecléctico, um super artista. Gosto muito do Tom Jobim, do Vinicius (que tem algumas das melhores canções que conheço), da Elis, do Djavan. Mas há muitos. É realmente muito difícil escolher, Teté. Até da Rita Lee eu gosto :)
ResponderEliminarAh! e há três que é uma injustiça não mencionar: João Gilberto, Milton Nascimento e o Matogrosso :)
ResponderEliminarTenho muita dificuldade em fazer uma escolha. Na verdade gosto de todos os que estão entre as suas preferências..
ResponderEliminarNão tenho a certeza se a Rita a que se refere é a Lee, ou a Maria. De qualquer modo, gosto das duas.
Acrescentaria apenas dois nomes no meu elenco: Gabriel o Pensador e Fagner
Pertencendo eu à tua geração (julgo), não me admira ter as tuas referências musicais, embora adore Roberto, por influência do meu pai.
ResponderEliminarLembrar a minha música favorita, é que não sei. Adoro esta, mas a minha favorita deve ser de Bethânia, de certeza. Qual?
Tantas! De repente só me ocorre "explode coração".:)
beijocas
(que bem me soube ouvir este senhor:)9
Não consigo decidir, gosto de muitas músicas e de muitos cantores...não sei se as músicas de Chico Buarque e Elis Regina, que ficaram em 1º e 2º são melhores que todas as outras, mas gosto :)
ResponderEliminarPerguntar qual a música que mais gosto é o mesmo que perguntar qual o livro ou filme favorito...depende do momento.
Até gosto do Michel Teló eheheh
Estas "eleições" são iguais ou parecidas com muitas outras eleições e valem o que valem...
Beijinho :)
Vim dizer-te que graças a este post, entrei no youtube e já nem consigo sair de lá.:)
ResponderEliminarE agora vim trazer-te esta:
ResponderEliminarhttp://www.youtube.com/watch?v=gGH6WiOviRk&feature=related
(ouvi-a, pela 1ª vez, aos 20 anos. Talvez seja uma das minhas preferidas.:))
Cada um tem a sua lista, mas acho que essa especificamente são de músicas que fizeram a cabeça e que ainda se mantém como uma cola, a transmitir mensagens além da melodia. Essa do Chico, como a maioria do início da carreira, remete à época da ditadura. Nessa época, o único modo de manifestar insatisfação era a música. A música de Geraldo Vandré tornou-se um hino e foi proibida durante um tempo. A minha interprete escolhida é Elis! Gosto de Maysa apesar de depressiva e para revolta de alguns conhecidos meus, não suporto Raul Seixas. Não vejo nada de "gênio", nele. Mas enfim, para cada um existe uma lista! Beijus,
ResponderEliminarGal Costa!
ResponderEliminaresta é de facto "aquela"!
Mas logo depois "aparecem-me" tantas e tantos que fico na incerteza de qual mais gosto!
O que é bom, já que os prazeres devem ser múltiplos e não solitários!
Beijokas com sorrisos e músicas!
§-"aquilo" dos prazeres não o digo com segundos sentidos; juro!
Ai amo MPB e o Chico Buarque tem músicas lindíssimas. Além dele gosto muito da Marisa Monte, Ana Carolina, Maria Rita, Vanessa da Mata.
ResponderEliminarBig Beijos
... e já é tanto
ResponderEliminarBj
Desculpa, mas não consigo eleger nem cantor/a nem canção.
ResponderEliminarLembro.me de Jorge Ben, mas é só um exemplo.
Bom serão
Eheheh, o Gabriel é muito discutível, VÍCIO! :D
ResponderEliminarSomos dois, W! Mas há exceções, na sua maioria na MPB e no jazz (com um bocadinho de rock à mistura)... :)
ResponderEliminarBeijocas!
Claro que é difícil escolher, RAINHA! E se não mencionei Tom Jobim ou Vinicius é porque os encaro mais como compositores e letristas, não tanto como vocalistas... :)
ResponderEliminarTal como disse à Rainha, VIC, encaro Tom Jobim e Vinicius mais como compositores e letristas, mas sem dúvida grandes dinamizadores da MPB.
ResponderEliminarO Ney foi uma imperdoável falha minha (o último concerto que fui ver ao vivo, há 20 e tal anos, foi dele), o João Gilberto está lá, conheço pior Djavan ou Milton... :)
A Rita Lee tem algumas que gosto muito, outras nem tanto... :D
Referia-me à Lee, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA, mas também gosto da Maria Rita, de uma geração mais atual.
ResponderEliminarDe Gabriel não sou grande fã o outro não conheço... ;)
E sim, é tão difícil escolher como O livro ou O filme da nossa vida... :))
Oh, NINA, da mesma geração, tu?! Nop! Por geração entendo um período igual ou superior a 10 anos, que por vezes nem faz muita diferença, nomeadamente em termos da música que se ouve... Daí talvez as referências serem semelhantes! :))
ResponderEliminarQuanto ao Chico e à MPB em geral, ouve-se sempre com agrado! :)
Beijocas!
Não consegues decidir, MARIA, mas também não és a única... :)
ResponderEliminarE sim, seja um, cinco ou dez músicas, filmes ou livros favoritos é sempre difícil decidir. E com o passar dos anos, ainda agrava mais... sendo que raramente mantemos a mesma opinião todos os dias! :))
Esse Teló nem sei quem é! :D
E claro que estas eleições valem o que valem e... mainada! ;)
Beijocas!
Nem me digas nada, NINA, que à conta do post passei o dia a ouvir música brasileira, entre os restantes afazeres... :))
ResponderEliminarObrigada por mais essa, que também ouvi, mesmo não sendo das minhas preferidas! :D
É verdade, LUMA, cada um tem a sua lista predileta!
ResponderEliminarO Chico tem "Tanto Mar", em duas versões, que a mim me disse mais que esta! Mas não é a única, que ele tem uma vasta lista de músicas que adoro... :)
Esse Raul também não conheço!
Beijocas!
Também adoro a Gal, KOK! :D
ResponderEliminarMas tens razão, os prazeres são múltiplos, há livros, filmes, músicas e todo um mundo de passatempos recreativos, consoante a vontade e apetência de cada um.
Aqui há uns tempos, uma amiga facebookiana dizia que queria atingir a "meta" de ler 50 livros por ano. Comentei que também gostava de ler, mas não me impunha metas dessas, porque também havia cinema e "vida lá fora". Respondeu que preferia ler... OK! :))
Beijokas e sorrisos para ti!
§ - Juro que entendi! =))
Não és só tu que amas MPB, LULU, cá deste lado do oceano também tem múltiplos fãs! :))
ResponderEliminarEssas são todas artistas mais recentes, das quais só conheço alguns trabalhos... ;)
Beijocas!
Tanto quê, PUMA? :)
ResponderEliminarBeijoca
Passo esta pergunta, porque não sou fã de MPB, já a minha filha mais velha é absolutamente LOUCA por esta música e as minhas outras duas filhas também gostam.
ResponderEliminarBem sei que é difícil, SÃO, daí ter perguntado se cada um conseguia eleger artista e música preferida. Pelos vistos, ninguém tem muito jeito para júri de um concurso desses... :))
ResponderEliminarBeijocas e bons sonhos! :)
EMATEJOCA, as tuas filhas têm bom gosto... e tu também, certamente, a nível de clássicos! São gostos diferentes... :)
ResponderEliminarNão sabes quem é o Teló? É aquele do
ResponderEliminarAi Se Eu Te Pego
ehehehehehhehheheheh
"Nossa, nossa
Assim você me mata
Ai se eu te pego, ai ai se eu te pego..."
:)))
Mamonas Assassinas :P
ResponderEliminarEheheh, MARIA, há uma diferença abismal entre música popular ou popularucha... esse tal Teló nem vou espreitar! :))
ResponderEliminarFez-me lembrar, só pela tua dica, "é o bicho, é o bicho, vou-te devorar, crocodilo eu sou..." :P
Gracias à mesma pela informação! :)
MOYLITO, o nome do grupo era sugestivo, mas a sua viagem foi curta! Fica por saber o que poderiam ter feito...
ResponderEliminarAdoro Zé Ramalho(Mistérios da Meia Noite, Admirável Gado Novo, entre outras...) e ele não está na lista...Djavan também não está! Toquinho em Aquarela também marcou-me! Acho tarefa difícil escolher somente cem!
ResponderEliminarAdorei escutar estas músicas que marcaram minha vida!
Obrigada por publicares!
Beijinhos
Pois é, LINA, as preferências são muito individuais, quando chega a lista das da população em geral, raramente concordamos... C'est la vie! :)
ResponderEliminarBeijocas!