quarta-feira, 9 de maio de 2012

AS NOSSAS PRAIAS

Está a decorrer o concurso "7 Maravilhas - Praias de Portugal", para eleger as melhores do país, segundo 7 categorias de praias: de rios (não exclusivamente fluviais, podem ser num estuário), de albufeiras e lagoas, urbanas, de arribas, de dunas, selvagens e de uso desportivo. Das pré-selecionadas 70, já apenas estão a concurso 21. 3 por categoria, portanto!

Bom, nenhuma delas se incluirá nas "praias da minha vida" e nos critérios de seleção parece que não consta o item de temperatura média da água. Essencial, para quem prefere não congelar ao primeiro mergulho! Mas aí a comparação também seria injusta, para todas as que não se encontram no litoral algarvio...

A votação, via net, já  está em curso e poderá ser efetuada até 7 de setembro - os resultados serão anunciados no dia seguinte, na RTP.

E agora, em que praias vamos votar? Venham daí as vossas sugestões... (mesmo tendo em conta que raramente conhecemos todas) 

A fotografia é da praia de Arrifes, que conheço como a palma das mãos (... e da planta dos pés, que esfolei lá muitas vezes, nas rochas!), e não participa  no concurso, obviamente!

35 comentários:

  1. As minhas também não...óhhh :(

    Quer dizer, acho que não estão...

    E eu gosto de muitas...a minha favorita é a praia da Falésia de Vilamoura, gosto de praias amplas, onde posso estender a toalha à vontade, sem o cólicença, cólicença, de praias com areias limpas e águas quentes...em criança era a praia da Saúde...depois ainda gosto da praia da Retur, a praia de Troia e outras do género que nem sei o nome, só sei que se chamam praia ehehe

    Se calhar estive na tua e nem me lembro...

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Com um pé fora de casa, digo só, que as prais nortenhas são as mais bonitas!!!

    ResponderEliminar
  3. As praias do Oeste, apesar de águas frias, são absolutamente maravilhosas!

    ResponderEliminar
  4. Votaria da praia da Coelha em Albufeira. É pequena, nunca tem um mar de gente a bloquear a passagem, e sobram umas rochas ao fundo para um snorkeling à pobre.

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito das praias da Zona de Aljezur, e especialmente da do Monte do Clérigo e também a da Amália no concelho de Odemira.

    ResponderEliminar
  6. Como eu sou assim uma meio-india a minha preferida é a meia praia, embora em beleza não se compare a outras que coneço.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Não poderei escolher. Conheço poucas praias portuguesas pois frequeno as mesmas todos os anos.

    ResponderEliminar
  8. as mais bonitas que conheço são as do litoral algarvio, mas o meu conhecimento de praias está no mesmo nível que o meu conhecimento da teoria da relatividade geral :)

    ResponderEliminar
  9. praia da claridade... está claro! à noite é um espectáculo (quer dizer... já foi)

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito de Troia.

    Beijinho a seco

    ResponderEliminar
  11. Gosto muito da praia da Arrifana e da Odeceixe. A praia da Ilha de Tavira e a de Cabanas também são duas que gosto de ir no verão. ;)
    Beijocas e já sabem bem uns mergulhos!

    ResponderEliminar
  12. A "minha" praia de S. Pedro de Muel também não está nas eleitas, mas é a minha preferida!

    beijos

    ResponderEliminar
  13. Das minhas, só vai uma à final, acho eu : o Carvalhal, ao pé do Brejão, que é onde asso algumas vezes férias. Mas gosto do Magoito (não há melhor para quem se Quénia bronzear, o que não é o meu caso), de S,Rafael e da Coelha, em Albufeira, e a do Carvalho, ao pé do Carvoeiro. Ao pé desta, há uma outra pequenina, a da Marinha, muito boa, as que só tem sol metade do dia.
    Aqui mais perto a da Comporta é uma pena ter que se dar uma volta grande para se lá ir

    ResponderEliminar
  14. Também gosto de praias amplas e de areia fina, preferencialmente com muito pé, daí a minha preferida ser a da Rocha, MARIA! :9

    Arrifes é uma praia minúscula, ao pé de S. Rafael (na zona de Albufeira), onde vou todos os anos uma ou duas vezes. Como tem muitas rochas, é frequente aleijarmo-nos nelas, mas, em contrapartida, ao fotografias normalmente saem giríssimoas... :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  15. Ou não fosses tu uma mulher do Norte, EMATEJOCA... :)

    ResponderEliminar
  16. Pois, uma coisa é a beleza natural, outra a vontade de lá mergulhar, ANA... :))

    ResponderEliminar
  17. Bem-vindo, TROLLOFTHENORTH!

    Conheço bem a praia da Coelha e não me parece que seja assim tão sossegadita, mas se calhar depende da época do ano... :)

    ResponderEliminar
  18. Essa zona aí conheço pior, RAINHA. E as águas já são um pouco mais frias... :)

    ResponderEliminar
  19. Também concordo que há praias com uma beleza natural mais exuberante no centro e no norte, ELVIRA, a questão é se vamos à praia só para ver "o quadro" ou se para dar uns mergulhos... :))

    Abraço!

    ResponderEliminar
  20. Conheço uma data de praias, mas verdade seja dita que nos últimos anos também vou sempre às mesmas, CATARINA! :))

    ResponderEliminar
  21. Há zonas muito bonitas no Algarve, mas há praias algarvias que não têm beleza nenhuma em especial, MOYLITO! Agora que são as melhoras para dar uns mergulhos, tanto pela temperatura como pela calma das águas, não me restam dúvidas... :)

    Não gostas de praia, é? ;)

    ResponderEliminar
  22. Tenho de ir pesquisar essa, que pelo nome não conheço, VÍCIO! :)

    ResponderEliminar
  23. Para ser franca, nem por isso, SÃO! Talvez por ter ido lá uma vez passar um fim de semana e a coisa não ter corrido muito bem... ;)

    Beijocas (igualmente a seco)! :D

    ResponderEliminar
  24. Eu adoro Cabanas, TONS DE AZUL! A vila, que me parece das mais típicas algarvias, sem aqueles mamarrachos à beira mar plantados, como em algumas outras zonas... ;)

    A praia em si, só fui lá para o meio da ria, de barco, não estava a ver a hora de voltar. Sem uma esplanada por perto, para ir ler enquanto os outros se armam em lagartos, começo logo a ficar nervosa... :D

    Beijocas! E bons mergulhos para ti, caso o tempo se mantenha assim... :)

    ResponderEliminar
  25. O que vale é que todos nós temos gostos diferentes, GRAÇA! Já viste como a praia estaria entupida, se todos fossemos à mesma??? :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  26. Também não conheço, VIC! É outra para pesquisar! :)

    S. Rafael fica mesmo ao lado de Arrifes, conheço bem! Algumas outras não sei bem o nome delas, embora na zona de Albufeira/Armação já as tenha percorrido todas! :))

    Aqui em Lisboa deixei de ir à praia há muitos anos! ;)

    ResponderEliminar
  27. http://www.hdfigueira.min-saude.pt/NR/rdonlyres/FE82AEA7-237D-49B5-A6D5-5DB1784CF308/3399/Praia.JPG

    é a principal praia da Figueira da Foz

    ResponderEliminar
  28. Anónimo5/10/2012

    Desconhecia o concurso e fui seguir o link. Fiquei um bocado decepcionado com as eleitas...

    ResponderEliminar
  29. Anónimo5/10/2012

    Volto só para dizer que agora estou na praia ( ou melhor, na esplanada) do meu Rochedo e que hoje é esta a melhor praia portuguesa, mas dá para ver a elevadíssima taxa de desemprego!

    ResponderEliminar
  30. não especialmente. não recuso a ida, mas também não sugiro :)

    ResponderEliminar
  31. E é tão bonita a praia dos Arrifes :) Este concurso não é muito mais do que um negócio da China... para os seus promotores.... aqueles senhores que todos os anos nos põem a escolher 7 novas maravilhas. Será admissível que nem uma só praia do concelho de Albufeira (e candidataram-se muitas) tenha sido sequer pré-selecionada? Enfim... de qualquer modo eu algarvia marafada mal ficaria se não apelasse ao voto nas três praias do Algarve que chegaram a finalistas:))

    ResponderEliminar
  32. Se tivesses dito que era a principal da Figueira, VÍCIO, sabia logo qual era! O link não funcionou, mas fiquei esclarecida... :))

    ResponderEliminar
  33. Para ser franca, também fiquei um bocadinho, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA! Mas os critérios de praias maravilhosas do concurso são diferentes dos meus, que acho primordial o mar não ser bravo (exceto para o surf, claro!) e a temperatura das águas... :)

    E sim, pelo que ouvi por aí, as praias encheram-se de gente! :D

    ResponderEliminar
  34. Pois, entendi-te, MOYLITO! Eu gosto, mas não de lá estar muito tempo... :)

    ResponderEliminar
  35. E é, LUISA! Já me aleijei lá várias vezes nas rochas, mas é de lá que tenho as melhores fotografias! :))

    Também achei estranhíssimo e o meu marido disse mais ou menos o mesmo que tu, que estes critérios não se percebem, a não ser talvez por promoções que queiram fazer de certas zonas turísticas...

    Concordo que algumas praias (especialmente do norte) tenham uma envolvente belíssima, mas... e tomar lá banho?!? 'Tá quieto! ;)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)