segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

J. EDGAR

J. Edgar Hoover foi uma das personagens mais controversas da história dos EUA do século passado, mantendo-se na direção do FBI (e na organização congénere que o antecedeu) durante 48 anos: desde 1924 a 1972 (até à data da sua morte).

O retrato traçado por Clint Eastwood não pretende esclarecer a verdade nua e crua sobre o antigo diretor do FBI, que tanto inovou os processos de investigação policial e agilizou a sua eficácia, como se suspeita que, para manter o cargo durante todo esse tempo, lançou mão a todas as informações privilegiadas (ou inventadas?) que detinha, numa subtil chantagem sobre a vida pessoal e familiar dos diversos presidentes norte-americanos.  Carregava sempre um pequeno dossier, a cada entrevista com um novo presidente - e nunca nenhum dos oito por que passou o demitiu, embora fosse essa a sua manifesta intenção...

Hoover apresenta-se um bocado paranoico e ditatorial - subjugado à moral da sua mãezinha e não assumindo a sua orientação sexual - encarando-se a si próprio como grande defensor contra o comunismo, os gangsters da Máfia e todos os movimentos radicais, tendo sede de protagonismo nesses combates. De caminho, também dispensando os agentes ao seu serviço que lhe pudessem fazer sombra! Uma verdadeira "pérola", como se pode constatar no trailer: 


Leonardo DiCaprio, Armie Hammer (um giraço!), Naomi Watts e Judi Dench protagonizam os principais papéis, em secundaríssimo plano ainda podemos encontrar Dermot Mulroney, como agente policial que investiga o caso Lindbergh.

Gostei no que tem de história, mesmo que pela rama, e das interpretações dos atores. Percebe-se também que no American Film Institute e no IMDB (classificação de 7/10) a película não tenha sido acolhida com satisfação, nem sequer nomeada para os Oscar. Telhados de vidro... ou de zinco quente?

Imagem de cena do filme, da net.

21 comentários:

  1. Gostei deste filme e fiquei surpreendida por não ter sido nomeado nem Leonardo reconhecido pelo seu trabalho.
    Embora atribuísse o Óscar a “Hugo” (não vi ainda The Artist), sou de opinião que J.Edgar merecia ter figurado na lista dos nomeados.

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo, CATARINA, embora também ainda não tenha visto todos os filmes: o Leo merecia! :))

    "Hugo" só estreia por cá em Março, suponho! :)

    ResponderEliminar
  3. Quro muito ver este filme. Já há algum tempo que o tenho de baixo de olho e agora ainda fiquei com mais curiosidade. Além disso tem uma actriz que eu adoro, a Judi Dench. Desde que a vi no filme "Iris" que fiquei viciado com as suas interpretações.
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Também gosto muito de Judi Dench, PSIMENTO! Mas a injustiça é maior para o DiCaprio, que protagoniza o filme... :)

    Fico curiosa em saber a tua opinião! ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  5. Fico contente por ver que o Leonardo sempre se tornou num bom actor, depois daquela treta que ele fez (A Praia) duvidei bastante. Beijoca!

    ResponderEliminar
  6. Pelo bocadinho que vi parece-me interessante e vou querer ver, se bem que nestes filmes há sempre muitos maus, muitos segredos, muitas coisas mal ou bem feitas sempre em nome de...se por um lado nos esclarecem, por outro baralham-nos...

    Gosto do Leo e da Judi.

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  7. Ainda não vi este filme, mas parece interessante.
    Feliz dia dos Namorados:)

    ResponderEliminar
  8. um grande telhado, sim, e provavelmente vergonha do passado

    ResponderEliminar
  9. eu tenho de mim para comigo que o Eastwood não sabe fazer maus filmes. De qualquer modo, li um crítica que considera o filme competente mas em nítida perda em relação à produção anterior de Eastwood. Talvez o filme passe uma visão da América cara a Eastwood e na qual a crítica não se revê. Não sei dizer porque ainda não vi. De qualquer modo parece haver alguma unanimidade contra o Di Caprio, por ser de menos e estar a mais para este papel e neste filme. Mas repito, tenho que esperar para ver.

    ResponderEliminar
  10. Ainda não vi, mas não gosto dos "moralismos" do Clint Eastwood...

    ResponderEliminar
  11. Também fez "A Origem", RAFEIRITO, e desse pareces ter gostado... :)

    Do que falas, não vi! ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  12. Não me parece que este seja de molde a baralhar, MARIA: ele julgava-se o único com competência para salvar a pátria de todos os perigos, torcia as regras do jogo por achar necessário manter-se no seu cargo! Enfim, um rapaz de grande modéstia... :D

    Também gosto dos dois! :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  13. Obrigada, CONCHITA! Feliz dia para ti também... :)

    ResponderEliminar
  14. Nunca enobrece muito saber que vários presidentes cederam a chantagem, TERESA DURÃES! Curiosamente, no filme, Martin Luther King não cedeu... :)

    ResponderEliminar
  15. Concordo, MOYLITO: não é o melhor de Eastwood, mas mesmo assim está longe de ser um mau filme! Em relação ao DiCaprio, francamente gostei da sua interpretação e nunca fui grande a dele... embora haja outros muito piores! :D

    Ah e o filme não é muito crítico, nada que os não americanos não adivinhem, mas se calhar, e mesmo assim, eles não concordaram com a "exposição"... ;)

    ResponderEliminar
  16. Eu gosto de Eastwood, GRAÇA, e, comparativamente com outros, esses "moralismos" de que falas não são excessivos... :)

    ResponderEliminar
  17. Como continuo presa em casa é-me impossível ver este ou outros filmes.

    Para me consolar vou ver na TV o filme de 1976 com a mesma história.

    Agora estou à espera do Berlinale-Studio, para ouvir a crítica do filme "Tabu" de Miguel Gomez.

    ResponderEliminar
  18. Opá! Eu agora ando sem tempo, mas este também é um dos filmes que queria ver, já para não falar de "O Artista" e de "A Dama de Ferro", que ainda não vi... :(

    ResponderEliminar
  19. Pois, também queria ver esses dois antes dos Oscar, TONS DE AZUL, vamos lá ver se dá... :)

    ResponderEliminar
  20. Também quero ver esse filme, parece que é muito bom. Tantos filmes interessantes para ver ao mesmo tempo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. É sempre assim por esta altura do ano, TERESA, com os Oscar a induzirem-nos ainda mais a ver determinados filmes. Em contrapartida, no verão é a pasmaceira completa... :)

    beijocas!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)