sexta-feira, 23 de setembro de 2011

OS OLHOS TAMBÉM COMEM

Pelo menos é o que diz o povo. Mas quem não concorda ao ver estas autênticas obras de arte - que provavelmente nem serão muito comestíveis - que funcionam como imã para a nossa vista?
A tradição oriental de esculpir frutos é antiga, a sua divulgação pelo mundo mais recente, mas um pouco por toda a parte surgem artistas que se propõem elaborar estas peças para decoração de mesas em festas de  índole variada.

A melancia, derivado às suas cores contrastantes de verde, branco e vermelho (ou mais rosado) e à sua casca mais lisa é a fruta mais usada nestas esculturas artísticas, existindo até concursos para divulgar a perícia dos escultores. Principalmente na China, onde se supõe que nasceu esta arte, mas também no Japão, Tailândia e até em algumas escolas de hotelaria e culinária espalhadas por todos os cantos do planeta.

O melão e a meloa,

bem como o ananás, as diversas espécies de abóbora e até o mamão/papaia e outros frutos de maior porte são a base preferencial destes trabalhos esculturais, possivelmente também devido à sua consistência. 

Claro que também existem conjugações de vários frutos (e legumes) numa mesma peça, que multiplicam o seu colorido e permitem moldar "bonecos" 3D e não apenas em relevo.

As temáticas coadunam-se a todos os géneros - como está patente nas fotografias escolhidas - porque é evidente que estes trabalhos são pagos e tanto podem ser encomendados para um copo d'água, como para qualquer outro jantar, festa ou cerimónia que o freguês pretenda celebrar.

Talento, criatividade e imaginação não faltam a estes artistas, coragem para trincar estas pequenas obras primas efémeras é que pode falhar - mesmo neste modesto patinho de maçã...
UM SABOROSO FIM DE SEMANA OUTONAL PARA TODOS!

Imagens da net.

26 comentários:

  1. Fantástico! Supreendente! Um bom fim-de-semana para ti também :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. São autênticas obras de arte :)

    Nem dá vontade de comer...

    Na net há imagens fantásticas, já participei num concurso, aqui num forum, onde tentávamos fazer qualquer coisa do género, mas muuuuuito mais simples, como é lógico...parece tão fácil, mas depois...tentar fazer um limão e uma "limoa" de braço dado e apaixonados é muito complicado ;))

    Bom fim de semana e beijinho :)

    ResponderEliminar
  3. Confesso a minha estranheza perante este tipo de arte tão efémera ! ... Até parece que não houve engenho e arte !
    Basta uma trincadela e lá se vai tudo ... e é pena ! :)))
    Merecia "melhor sorte" ! :)))
    Extraordinário !
    .

    ResponderEliminar
  4. eu também me considero um artista neste campo! havia de ter visto a escultura que eu, hoje de manhã, consegui fazer com uma sandes mista...~b

    BC!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo9/23/2011

    :))
    Acho que não conseguiria comer estas obras de arte.:))
    beijinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
  6. São obras de arte mesmo, até é pecado comé-las, mas se me as pusessem a frente marchava tudo, lol!!!
    Beijos e bom fim de semana:)

    ResponderEliminar
  7. Anónimo9/23/2011

    Fico impressionada com a perfeição destes trabalhos! Estes "chefs" são mesmo uns artistas na cozinha! :)
    E sim os olhos também comem sempre. ***
    tonsdeazul

    ResponderEliminar
  8. Com a fominha que me está a dar... oh se as comia :) Só por isso vou sair daqui e vou até a cozinha. Bom fim de semana também :)

    ResponderEliminar
  9. Anónimo9/23/2011

    Gosto tanto destas obras de arte que até as como.
    Já tive oportunidade de presenciar a feitura destas belezas, num cruzeiro onde o tempo dava para tudo.
    Lindo!
    Beijinhos Tété e bfs
    KIM

    ResponderEliminar
  10. Anónimo9/23/2011

    Quando vivia no Oriente e via estas esculturas, perguntava-me como é que depois de tanto trabalho a fazer estas obras de arte, havia quem tivesse coragem de as comer. Mas comiam!
    Bom fds para si

    ResponderEliminar
  11. Também acho estes trabalhos fantásticos, ISIS! :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  12. Ahahaha, mas um limão e "limoa" de braço dado e apaixonados parece-me TÃO difícil à partida, MARIA! E não tiraste fotos, para se ver o resultado? :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  13. Muito engenho e arte têm de ter de certeza, RUI, mesmo que sejam ensinados "passo a passo". Quer dizer, tenho impressão que nem assim lá ia... :)))

    Mas estou convencida que nem todas são comestíveis. Pelo menos aquele melão em forma de cisne parece-me muuuuuito verde para se poder comer... E a da torre Eiffel é quase um crime trincar! :D

    ResponderEliminar
  14. Ah, podes sempre fotografar a tua escultural sandes e põr no blogue, para todos poderem apreciar os teus dotes artísticos, VÍCIO! =))

    ResponderEliminar
  15. Também acho que não, NINA! Sentir-me-ia uma vândala se desmanchasse aquela Torre Eiffel, para comer um naco de melancia... :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  16. Ahahahah, que bom apetite, CONCHITA!!! :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  17. Somos duas, TONS DE AZUL! E hoje até vi um vídeo de como aquilo se faz, fiquei parva com a rapidez que o homem fazia aquilo! OK, estava acelerado, mas mesmo assim não demorava 5 minutos... 8-o

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  18. Ah, abriu-te o apetite, LUISA?! :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  19. Não vi num cruzeiro, mas vi em vídeo, KIM, e é mesmo um espectáculo! :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  20. A ideia deve ser mesmo essa, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA, abrir o apetite a quem olha para estes frutos, não duvido que os comessem... :)

    ResponderEliminar
  21. Os meus olhos ficaram maravilhados com estas obras de arte, mas a minha boca prefere meter cá dentro uns bolinhos de bacalhau, uma alheira de Miradela (foi o que comi hoje, além duns peixitos que nem sei o nome com uma salada de alface); nao esquecendo um bocado de queijo da serra com uvas e uns bolos deliciosos.
    Assim a comer vou chegar à Alemanha a rebolar....

    Saudações de Vila-Nova de Gaia, onde ainda não encontrei a solidão pretendida!!!

    ResponderEliminar
  22. Ah, mas essa é outra conversa, EMATEJOCA, matar os desejos dos petiscos da tua terra natal, que não provas durante grande parte do ano! Porque, claro, fruta há em (quase) todo o lado... :))

    Se regressares à Alemanha a "rebolar", mas feliz, valeu a pena, não achas? :D

    Bom "retiro" para ti!

    ResponderEliminar
  23. tenho casório no fim de semana e, certamente, terei oportunidade para observar alguns. possivelmente não tão elaborados como estes (belíssimos) mas, ainda assim, interessantes quanto à potencialidade plástica dos materiais.

    ResponderEliminar
  24. Pelo que vi, muitas destas esculturas são postas no centro de uma tábua de frutas, para decoração, enquanto rodeadas de pedacinhos de fruta mais pequenos e fáceis de comer, MOYLITO... :D

    Espero que encontres uma beleza destas lá no casório! :))

    ResponderEliminar
  25. Adorei as esculturas.Realmente só de olhar dá uma fominha,rsrsrsrs.
    ;-)

    ResponderEliminar
  26. Fico tão embasbacada com o talento destes artístas, que a fome nem me passa pela cabeça, KÁTIA! Mas haja apetite... :))

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)