Pelo menos é o que diz o povo. Mas quem não concorda ao ver estas autênticas obras de arte - que provavelmente nem serão muito comestíveis - que funcionam como imã para a nossa vista?
A tradição oriental de esculpir frutos é antiga, a sua divulgação pelo mundo mais recente, mas um pouco por toda a parte surgem artistas que se propõem elaborar estas peças para decoração de mesas em festas de índole variada.
A melancia, derivado às suas cores contrastantes de verde, branco e vermelho (ou mais rosado) e à sua casca mais lisa é a fruta mais usada nestas esculturas artísticas, existindo até concursos para divulgar a perícia dos escultores. Principalmente na China, onde se supõe que nasceu esta arte, mas também no Japão, Tailândia e até em algumas escolas de hotelaria e culinária espalhadas por todos os cantos do planeta.
O melão e a meloa,
bem como o ananás, as diversas espécies de abóbora e até o mamão/papaia e outros frutos de maior porte são a base preferencial destes trabalhos esculturais, possivelmente também devido à sua consistência.
Claro que também existem conjugações de vários frutos (e legumes) numa mesma peça, que multiplicam o seu colorido e permitem moldar "bonecos" 3D e não apenas em relevo.
As temáticas coadunam-se a todos os géneros - como está patente nas fotografias escolhidas - porque é evidente que estes trabalhos são pagos e tanto podem ser encomendados para um copo d'água, como para qualquer outro jantar, festa ou cerimónia que o freguês pretenda celebrar.
Talento, criatividade e imaginação não faltam a estes artistas, coragem para trincar estas pequenas obras primas efémeras é que pode falhar - mesmo neste modesto patinho de maçã...
UM SABOROSO FIM DE SEMANA OUTONAL PARA TODOS!
Imagens da net.
Fantástico! Supreendente! Um bom fim-de-semana para ti também :)
ResponderEliminarBeijinhos
São autênticas obras de arte :)
ResponderEliminarNem dá vontade de comer...
Na net há imagens fantásticas, já participei num concurso, aqui num forum, onde tentávamos fazer qualquer coisa do género, mas muuuuuito mais simples, como é lógico...parece tão fácil, mas depois...tentar fazer um limão e uma "limoa" de braço dado e apaixonados é muito complicado ;))
Bom fim de semana e beijinho :)
Confesso a minha estranheza perante este tipo de arte tão efémera ! ... Até parece que não houve engenho e arte !
ResponderEliminarBasta uma trincadela e lá se vai tudo ... e é pena ! :)))
Merecia "melhor sorte" ! :)))
Extraordinário !
.
eu também me considero um artista neste campo! havia de ter visto a escultura que eu, hoje de manhã, consegui fazer com uma sandes mista...~b
ResponderEliminarBC!
:))
ResponderEliminarAcho que não conseguiria comer estas obras de arte.:))
beijinhos e bom fds!
São obras de arte mesmo, até é pecado comé-las, mas se me as pusessem a frente marchava tudo, lol!!!
ResponderEliminarBeijos e bom fim de semana:)
Fico impressionada com a perfeição destes trabalhos! Estes "chefs" são mesmo uns artistas na cozinha! :)
ResponderEliminarE sim os olhos também comem sempre. ***
tonsdeazul
Com a fominha que me está a dar... oh se as comia :) Só por isso vou sair daqui e vou até a cozinha. Bom fim de semana também :)
ResponderEliminarGosto tanto destas obras de arte que até as como.
ResponderEliminarJá tive oportunidade de presenciar a feitura destas belezas, num cruzeiro onde o tempo dava para tudo.
Lindo!
Beijinhos Tété e bfs
KIM
Quando vivia no Oriente e via estas esculturas, perguntava-me como é que depois de tanto trabalho a fazer estas obras de arte, havia quem tivesse coragem de as comer. Mas comiam!
ResponderEliminarBom fds para si
Também acho estes trabalhos fantásticos, ISIS! :)
ResponderEliminarBeijocas!
Ahahaha, mas um limão e "limoa" de braço dado e apaixonados parece-me TÃO difícil à partida, MARIA! E não tiraste fotos, para se ver o resultado? :D
ResponderEliminarBeijocas!
Muito engenho e arte têm de ter de certeza, RUI, mesmo que sejam ensinados "passo a passo". Quer dizer, tenho impressão que nem assim lá ia... :)))
ResponderEliminarMas estou convencida que nem todas são comestíveis. Pelo menos aquele melão em forma de cisne parece-me muuuuuito verde para se poder comer... E a da torre Eiffel é quase um crime trincar! :D
Ah, podes sempre fotografar a tua escultural sandes e põr no blogue, para todos poderem apreciar os teus dotes artísticos, VÍCIO! =))
ResponderEliminarTambém acho que não, NINA! Sentir-me-ia uma vândala se desmanchasse aquela Torre Eiffel, para comer um naco de melancia... :))
ResponderEliminarBeijocas!
Ahahahah, que bom apetite, CONCHITA!!! :D
ResponderEliminarBeijocas!
Somos duas, TONS DE AZUL! E hoje até vi um vídeo de como aquilo se faz, fiquei parva com a rapidez que o homem fazia aquilo! OK, estava acelerado, mas mesmo assim não demorava 5 minutos... 8-o
ResponderEliminarBeijocas!
Ah, abriu-te o apetite, LUISA?! :D
ResponderEliminarBeijocas!
Não vi num cruzeiro, mas vi em vídeo, KIM, e é mesmo um espectáculo! :))
ResponderEliminarBeijocas!
A ideia deve ser mesmo essa, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA, abrir o apetite a quem olha para estes frutos, não duvido que os comessem... :)
ResponderEliminarOs meus olhos ficaram maravilhados com estas obras de arte, mas a minha boca prefere meter cá dentro uns bolinhos de bacalhau, uma alheira de Miradela (foi o que comi hoje, além duns peixitos que nem sei o nome com uma salada de alface); nao esquecendo um bocado de queijo da serra com uvas e uns bolos deliciosos.
ResponderEliminarAssim a comer vou chegar à Alemanha a rebolar....
Saudações de Vila-Nova de Gaia, onde ainda não encontrei a solidão pretendida!!!
Ah, mas essa é outra conversa, EMATEJOCA, matar os desejos dos petiscos da tua terra natal, que não provas durante grande parte do ano! Porque, claro, fruta há em (quase) todo o lado... :))
ResponderEliminarSe regressares à Alemanha a "rebolar", mas feliz, valeu a pena, não achas? :D
Bom "retiro" para ti!
tenho casório no fim de semana e, certamente, terei oportunidade para observar alguns. possivelmente não tão elaborados como estes (belíssimos) mas, ainda assim, interessantes quanto à potencialidade plástica dos materiais.
ResponderEliminarPelo que vi, muitas destas esculturas são postas no centro de uma tábua de frutas, para decoração, enquanto rodeadas de pedacinhos de fruta mais pequenos e fáceis de comer, MOYLITO... :D
ResponderEliminarEspero que encontres uma beleza destas lá no casório! :))
Adorei as esculturas.Realmente só de olhar dá uma fominha,rsrsrsrs.
ResponderEliminar;-)
Fico tão embasbacada com o talento destes artístas, que a fome nem me passa pela cabeça, KÁTIA! Mas haja apetite... :))
ResponderEliminar