sexta-feira, 2 de setembro de 2011

ALGARVE FLORIDO

Não sei se por lapso de memória, noutros tempos não me recordo de reparar em tantas flores nos caminhos algarvios. Nem sequer de associar as buganvílias à região. Algarve eram as amendoeiras em flor na Primavera, que surgiam em todos os catálogos de promoção turística, mas para além das silvestres nos campos e outras nos canteiros dos jardins, as flores não enchiam muito o olho aos turistas ou visitantes ocasionais. Talvez naqueles anos de construção desenfreada (e muitas vezes mal planeada, suponho pelo resultado!), a preocupação com o betão armado fosse maior...

Certo é que desde então alguma coisa mudou e para melhor! A primeira vez que reparei na profusão de buganvílias deve ter sido em Vilamoura: uma urbanização de casas baixas e brancas, com as típicas chaminés no topo, e com as plantas trepadeiras a crescerem pelas paredes acima, com as pequenas flores rosa choque (shock ou shocking, como preferirem!) a contrastar decorativamente. Urbanização chique, note-se!

Actualmente é raro passar por qualquer região algarvia sem notar a presença das buganvílias, num múltiplo colorido de laranjas, vermelhos, rosas e roxos. Um espanto!

Mas não só! Muitos outros arbustos floridos vão desabrochando em jardins, arruamentos, vivendas ou até a ladear ou  bem no centro das rotundas - que também se multiplicaram - a par de outras flores que necessitam de maiores cuidados de jardineiros experientes.

Todas estas fotografias foram tiradas este ano no Algarve - algumas no Zoo de Lagos - mas estão longe de representar toda a variedade da flora algarvia existente. Não só em arvoredo - amendoeiras, figueiras, alfarrobeiras, oliveiras, pinheiros, palmeiras e muitas mais, que não sei reconhecer sem o fruto pendurado - como em cactos, por exemplo.

Cingi-me a algumas flores, porque ainda não aprendi a fazer aqueles quadrinhos todos giraços de montagem de várias fotografias. Talvez aprenda entretanto, quem sabe?

Até lá, tenham um fim de semana...

FLORIDO, COLORIDO E DIVERTIDO!

27 comentários:

  1. Sendo no Algarve, não se deveria dizer "Buganvíllias"?

    Beijoca, bom FDS!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo9/02/2011

    Lindas!
    Perdi o hábito de fotografar flores, sobretudo desde que o meu filho nasceu.
    Ainda o faço, de onde em onde, mas depois, no meio de tantas fotos, perco-as de vista.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Há uns anos que não vou ao Algarve. Mas que deve estar mais bonito não tenho dúvidas. As fotos estão lindas e eu adoro flores.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. De facto onde mais vejo buganvílias no seu esplendor é no Algarve.

    ResponderEliminar
  5. Ah e claro as fotos adas flores estão muito bonitas.

    ResponderEliminar
  6. Desde sempre gostei de flores. Quando era pequeno ia para a loja de uma prima que é florista e ela dava-me algumas flores para eu fazer "arranjos". Eu criava coisas asquerosas mas toda a gente dizia que eram todos muito bonitos eheheh.
    A flor roxa é especialmente bela, acho que nunca vi (ou reparei) numa igual :)
    Beijo e belíssimas fotos

    ResponderEliminar
  7. Anónimo9/02/2011

    No meu não faltarão certamente os cravos, pois espero ir até à Festa do Avante!.
    Quanto ao Algarve é bem verdade o que diz. Tem piada que, apesar de notar toda a região muito florida, não tinha feito o click da comparação
    Um bom fds também para si. De preferência, sem chuva...

    ResponderEliminar
  8. Talvez condissesse melhor com o Allgarve, sim, RAFEIRITO! :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  9. Ah, isso é normal, NINA, acontece a todas as mães e pais babados - e tirando um aniversário de algum familiar, nem sequer há outro modelo fotográfico... Sei o que isso é! :))

    Acontece que quando eles crescem, e ainda por cima são avessos a tirar fotografias, como o meu, as fotografias vão variando para outros motivos... :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  10. Pelo menos mais florido está, SONHADORA! E também gosto muito de flores, além de que elas têm imensa paciência de "posar" para as fotos, ao contrário de pessoas ou animais... :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  11. É, VITOR, nos últimos anos têm florescido por todo o Algarve, não me lembro de ver tanta profusão quando era mais jovem! :)

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  12. Eheheh, PSIMENTO, pois, por vezes as criancinhas fazem com cada mono, mas depois todos dizem que está muito bonito, para não as desmoralizar. Na verdade tem tempo para levar com opiniões mais sinceras... :))

    A flor roxa (ou lilás?) foi fotografada no Zoo de Lagos, que também tem lá plantas exóticas e de outras latitudes. Também nunca tinha visto uma igual.. :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  13. Bom, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA, pelo menos as flores atenuam o excesso de betão de algumas localidades... :)

    Boa festa, de cravo ao peito, e divirta-se! :D

    ResponderEliminar
  14. Pois os algarves nem sempre foram muito floridos, mas de uns tempos para cá têm ficado muito mais e sim as buganvílias sempre fizerem parte desse leque florido que foi crescendo. Pelo menos desde que estou cá, ou seja há uns bons 23 anos. ;)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  15. E continua a ser o Algarve florido. Mas as amendoeiras são o verdadeiro espectáculo de cor.
    Não tenho ideia de por lá ter visto assim tanta flor, apenas me lembro que os condomínios fechados e a maioria das "villas" estão francamente pejadas de cor.
    Ainda bem que assim é, pois murchos já nós andamos.
    Beijinho Tété e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  16. Eu cá tenho uma ideia péssima do Algarve: muito calor, sem flores, e nem mesmo um pouquinho de verde.
    Só estive lá uma vez, há muitos anos.

    O sabádo aqui também foi muito quente e as minhas flores sofreram imenso.

    Agora às 0.55 horas é agradável estar na varanda a comentar sobre as flores do Algarve de cujas fotografias tanto gostei.

    Também gosto muito de fotografar flores, mas ainda gosto mais de fotografar àrvores.

    Também te desejo um óptimo fim de semana.

    ResponderEliminar
  17. Bom fim de semana adorei as flores :)

    ResponderEliminar
  18. É, TONS DE AZUL, comecei a notar o crescendo florido prái de há uns 18 anos até hoje... :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  19. Bom, não acho que sejam só os condomínios fechados que estão floridos, KIM! Talvez tenha começado por aí, mas espraiaram-se por muitos cantos e recantos... :D
    "Murchos", porque vamos permitindo... ;)
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  20. Deve ser de conheceres mal, EMATEJOCA! Apesar do período de construção desenfreada ter prejudicado algumas paisagens e terriolas, em alguns aspectos melhorou bastante... :)

    Francamente, prefiro ir de férias para climas mais amenos, porque para frio já basta o Inverno. Curiosamente, também não é das zonas do país com temperaturas mais elevadas, muitas vezes faz mais calor em Lisboa ou Porto, para já nem referir Beja... Resumindo: mais seco e temperado quase todo o ano! :))

    Também gosto muito de fotografias de árvores! :D

    Boa semana para ti!

    ResponderEliminar
  21. Flores são sempre flores e caem bem em qualquer momento, LOPESCA! :))

    ResponderEliminar
  22. Lindas fotos de um lindo Algarve!
    Como gostei de ver! : )
    Abraço.

    ResponderEliminar
  23. Também me deu gosto fotografar, CATARINA, até porque nunca me canso de flores! :D

    Abraço!

    ResponderEliminar
  24. O Algarve é florido sim... e não só com as flores de jardim que possam ver nos condomínios. Quem passear pelo campo, nas diversasa estações do ano, descobrirá uma flora variada. Vão por mim... basta apurar o olhar. :))

    ResponderEliminar
  25. É sim, LUISA, só digo que há 30 anos não me lembro que fosse tanto... :))

    ResponderEliminar
  26. o betão a perder protagonismo no Algarve... oh, Senhor... o mundo está mesmo para acabar. os maias é que tinham razão...

    ResponderEliminar
  27. O betão ainda lá está, MOYLITO, só que mais florido... :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)