Não sei se por lapso de memória, noutros tempos não me recordo de reparar em tantas flores nos caminhos algarvios. Nem sequer de associar as buganvílias à região. Algarve eram as amendoeiras em flor na Primavera, que surgiam em todos os catálogos de promoção turística, mas para além das silvestres nos campos e outras nos canteiros dos jardins, as flores não enchiam muito o olho aos turistas ou visitantes ocasionais. Talvez naqueles anos de construção desenfreada (e muitas vezes mal planeada, suponho pelo resultado!), a preocupação com o betão armado fosse maior...
Certo é que desde então alguma coisa mudou e para melhor! A primeira vez que reparei na profusão de buganvílias deve ter sido em Vilamoura: uma urbanização de casas baixas e brancas, com as típicas chaminés no topo, e com as plantas trepadeiras a crescerem pelas paredes acima, com as pequenas flores rosa choque (shock ou shocking, como preferirem!) a contrastar decorativamente. Urbanização chique, note-se!
Actualmente é raro passar por qualquer região algarvia sem notar a presença das buganvílias, num múltiplo colorido de laranjas, vermelhos, rosas e roxos. Um espanto!
Mas não só! Muitos outros arbustos floridos vão desabrochando em jardins, arruamentos, vivendas ou até a ladear ou bem no centro das rotundas - que também se multiplicaram - a par de outras flores que necessitam de maiores cuidados de jardineiros experientes.
Todas estas fotografias foram tiradas este ano no Algarve - algumas no Zoo de Lagos - mas estão longe de representar toda a variedade da flora algarvia existente. Não só em arvoredo - amendoeiras, figueiras, alfarrobeiras, oliveiras, pinheiros, palmeiras e muitas mais, que não sei reconhecer sem o fruto pendurado - como em cactos, por exemplo.
Cingi-me a algumas flores, porque ainda não aprendi a fazer aqueles quadrinhos todos giraços de montagem de várias fotografias. Talvez aprenda entretanto, quem sabe?
Até lá, tenham um fim de semana...
FLORIDO, COLORIDO E DIVERTIDO!
Sendo no Algarve, não se deveria dizer "Buganvíllias"?
ResponderEliminarBeijoca, bom FDS!
Lindas!
ResponderEliminarPerdi o hábito de fotografar flores, sobretudo desde que o meu filho nasceu.
Ainda o faço, de onde em onde, mas depois, no meio de tantas fotos, perco-as de vista.
Beijinhos
Há uns anos que não vou ao Algarve. Mas que deve estar mais bonito não tenho dúvidas. As fotos estão lindas e eu adoro flores.
ResponderEliminarBeijinho
De facto onde mais vejo buganvílias no seu esplendor é no Algarve.
ResponderEliminarAh e claro as fotos adas flores estão muito bonitas.
ResponderEliminarDesde sempre gostei de flores. Quando era pequeno ia para a loja de uma prima que é florista e ela dava-me algumas flores para eu fazer "arranjos". Eu criava coisas asquerosas mas toda a gente dizia que eram todos muito bonitos eheheh.
ResponderEliminarA flor roxa é especialmente bela, acho que nunca vi (ou reparei) numa igual :)
Beijo e belíssimas fotos
No meu não faltarão certamente os cravos, pois espero ir até à Festa do Avante!.
ResponderEliminarQuanto ao Algarve é bem verdade o que diz. Tem piada que, apesar de notar toda a região muito florida, não tinha feito o click da comparação
Um bom fds também para si. De preferência, sem chuva...
Talvez condissesse melhor com o Allgarve, sim, RAFEIRITO! :)
ResponderEliminarBeijocas!
Ah, isso é normal, NINA, acontece a todas as mães e pais babados - e tirando um aniversário de algum familiar, nem sequer há outro modelo fotográfico... Sei o que isso é! :))
ResponderEliminarAcontece que quando eles crescem, e ainda por cima são avessos a tirar fotografias, como o meu, as fotografias vão variando para outros motivos... :D
Beijocas!
Pelo menos mais florido está, SONHADORA! E também gosto muito de flores, além de que elas têm imensa paciência de "posar" para as fotos, ao contrário de pessoas ou animais... :))
ResponderEliminarBeijocas!
É, VITOR, nos últimos anos têm florescido por todo o Algarve, não me lembro de ver tanta profusão quando era mais jovem! :)
ResponderEliminarObrigada!
Eheheh, PSIMENTO, pois, por vezes as criancinhas fazem com cada mono, mas depois todos dizem que está muito bonito, para não as desmoralizar. Na verdade tem tempo para levar com opiniões mais sinceras... :))
ResponderEliminarA flor roxa (ou lilás?) foi fotografada no Zoo de Lagos, que também tem lá plantas exóticas e de outras latitudes. Também nunca tinha visto uma igual.. :)
Beijocas!
Bom, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA, pelo menos as flores atenuam o excesso de betão de algumas localidades... :)
ResponderEliminarBoa festa, de cravo ao peito, e divirta-se! :D
Pois os algarves nem sempre foram muito floridos, mas de uns tempos para cá têm ficado muito mais e sim as buganvílias sempre fizerem parte desse leque florido que foi crescendo. Pelo menos desde que estou cá, ou seja há uns bons 23 anos. ;)
ResponderEliminarBeijocas
E continua a ser o Algarve florido. Mas as amendoeiras são o verdadeiro espectáculo de cor.
ResponderEliminarNão tenho ideia de por lá ter visto assim tanta flor, apenas me lembro que os condomínios fechados e a maioria das "villas" estão francamente pejadas de cor.
Ainda bem que assim é, pois murchos já nós andamos.
Beijinho Tété e bom fim de semana
Eu cá tenho uma ideia péssima do Algarve: muito calor, sem flores, e nem mesmo um pouquinho de verde.
ResponderEliminarSó estive lá uma vez, há muitos anos.
O sabádo aqui também foi muito quente e as minhas flores sofreram imenso.
Agora às 0.55 horas é agradável estar na varanda a comentar sobre as flores do Algarve de cujas fotografias tanto gostei.
Também gosto muito de fotografar flores, mas ainda gosto mais de fotografar àrvores.
Também te desejo um óptimo fim de semana.
Bom fim de semana adorei as flores :)
ResponderEliminarÉ, TONS DE AZUL, comecei a notar o crescendo florido prái de há uns 18 anos até hoje... :))
ResponderEliminarBeijocas!
Bom, não acho que sejam só os condomínios fechados que estão floridos, KIM! Talvez tenha começado por aí, mas espraiaram-se por muitos cantos e recantos... :D
ResponderEliminar"Murchos", porque vamos permitindo... ;)
Beijocas!
Deve ser de conheceres mal, EMATEJOCA! Apesar do período de construção desenfreada ter prejudicado algumas paisagens e terriolas, em alguns aspectos melhorou bastante... :)
ResponderEliminarFrancamente, prefiro ir de férias para climas mais amenos, porque para frio já basta o Inverno. Curiosamente, também não é das zonas do país com temperaturas mais elevadas, muitas vezes faz mais calor em Lisboa ou Porto, para já nem referir Beja... Resumindo: mais seco e temperado quase todo o ano! :))
Também gosto muito de fotografias de árvores! :D
Boa semana para ti!
Flores são sempre flores e caem bem em qualquer momento, LOPESCA! :))
ResponderEliminarLindas fotos de um lindo Algarve!
ResponderEliminarComo gostei de ver! : )
Abraço.
Também me deu gosto fotografar, CATARINA, até porque nunca me canso de flores! :D
ResponderEliminarAbraço!
O Algarve é florido sim... e não só com as flores de jardim que possam ver nos condomínios. Quem passear pelo campo, nas diversasa estações do ano, descobrirá uma flora variada. Vão por mim... basta apurar o olhar. :))
ResponderEliminarÉ sim, LUISA, só digo que há 30 anos não me lembro que fosse tanto... :))
ResponderEliminaro betão a perder protagonismo no Algarve... oh, Senhor... o mundo está mesmo para acabar. os maias é que tinham razão...
ResponderEliminarO betão ainda lá está, MOYLITO, só que mais florido... :)
ResponderEliminar