quinta-feira, 24 de março de 2011

CONTRA-CENSOS?!

Os formulários dos Censos 2011 já foram distribuídos à população em geral - de porta em porta, por  jovens identificados - nem a todos em particular, até porque o método é falível. A entrega deverá ser efectuada em papel ou via net, neste último caso recebendo o cidadão um código específico de acesso. Suponho que quase ninguém recusará o preenchimento da papelada: as estatísticas são úteis para dar uma ideia geral do estado da Nação e, de 10  em 10 anos, nem é pedir muito.
O primeiro problema prende-se precisamente com o acesso ao site: estava entupido 2ª feira, ontem continuava. Pronto, OK, pode ser que após esta fase inicial resolvam isso.
O segundo, e a meu ver mais grave, serão os falsos dados que o Instituto Nacional de Estatística irá analisar, quando muitos recibos verdes forem tomados como trabalho por conta de outrem (sem as respectivas regalias, mas o que é que isso interessa?), os sem-abrigo como residentes no prédio mais próximo do local onde costumam pernoitar (leiam aqui) e, cerejinha no topo do bolo, que o sucesso escolar tenha sido tão estrondoso nos últimos anos - graças às maravilhas das Novas Oportunidades, a cursos equiparados ao 9º ou 12º do ensino oficial e até a algumas dificuldades administrativas impostas aos professores que pretenderam "chumbar" alunos desinteressados, desmotivados e cábulas (novamente, no ensino obrigatório) - que, tirando meia dúzia de velhotes analfabetos, bem podemos passar por um povo culto e letrado...
Não tenho nada contra os censos e logicamente vou responder (isto é, se o endereço fizer o favor de abrir)! Mas que nestes moldes me parecem um contra-senso e uma mascarada, "para europeu ver", lá isso é certo... Mais, agora com um governo demissionário, nem sei quem vai ser o "bode expiatório" desta farsa!

Imagem recebida por mail.
(Obrigada, Marilú!)

16 comentários:

  1. Mas essa é a intenção, Teté, darmos a ilusão de que vevemos no País das Maravilhas, enquanto os alicerces vão sendo cada vez mais minados...

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. Pois eu tentei....mas como não consegui pela net então vai mesmo escrito á mão e a cores....visto que eles gastaram tanto papel para nos entregar....e assim pelo menos ele não é desperdiçado.
    Além disso vai dar trabalhito a muitos jovens durante este tempo...ahhaha

    Temos de ver o lado positivo da coisa....já que de negativo "eles" encaregam-se de nos fazer ver todos os dias.
    Beijokitas

    ResponderEliminar
  3. A culpa, pobre triste, vai uma vez mais bater as botas em estado de celibato. a culpa nunca é de ninguém, como se estava a ver nas eleições presidenciais... até que alguém se lembrou de mandar embora um quadro intermédio qualquer que só obedecia a ordens. o normal, de facto.

    quanto às perguntas do censos... o normal, de facto!

    ResponderEliminar
  4. Eu, como um bom português que me prezo, vou deixar tudo para o ultimo dia. :n

    ResponderEliminar
  5. Olá Teté, pelo que tenho visto destes censos de facto, rigor é coisa que lhe falta. Eu aconselharia a não se seleccionar a opção de “trabalho por conta de outrem” nesta situação, mas quem sou eu para dar palpites. Considero que são importantes sem dúvida. Cá, o meu pai preencheu em papel e ainda não dei uma olhada mas hei-de faze-lo para poder ver como está. Quanto aos sem abrigo, é mesmo de louvar aos céus….
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. qual foi a percentagem de investimento no site em comparação com a página de comemoração dos 100 anos da republica?
    possivelmente minima, mas temos que compreender que na referida página estava em jogo a imagem e não a utilidade

    ResponderEliminar
  7. Só recebi ontem os papeis. Ouvidas as queixas de acesso à via Internet, preenchi manualmente e digo-vos : é muito mais rápido do que me podia parecer ! Afinal é, praticamente, colocar umas dúzias de cruzes, os nomes e endereços, escolaridade e profissão e pouco mais e evitam-se os problemas de acesso à Net ! :))
    Ao fim e ao cabo o mesmo trabalho tinha que ser feito no computador ! :))
    .

    ResponderEliminar
  8. Eu já preenchi uma dezenas deles e há situações que nem sequer estão contempladas no questionário, mas isso já é normal. E depois acontece sempre essa maravilha da dificuldade de acesso à Net. Faz-me lembrar o IRS no seu auge.
    Beijinho Tété

    ResponderEliminar
  9. Pois, RAFEIRITO, imagino que deve ser mesmo a intenção, mas está mal... :P

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  10. O problema é que aqui só me deixaram o formulário do alojamento (talvez para poupar papel, eheheh!), PARISIENSE, pelo que o meu tem de ir mesmo pela net. Não sei é quando... :))

    E sim, deram emprego a alguns jovens, pelo país inteiro. Mas não deixa de ser temporário...

    Beijokitas!

    ResponderEliminar
  11. Bater as botas em estado de celibato é uma frase muito gira, MOYLITO. Já não tem tanta graça quando se pensa que alguém magicou camuflar a realidade portuguesa, para dar lá fora ideia de um país que não somos... ~xf

    As perguntas em si não têm nada de especial (já preenchi o da minha mãe), mas com a quantidade de gente que comprou casa própria (sabem lá eles que durante anos praticamente não existiu mercado de arrendamento!), que tem umas habilitações tão elevadas, que tem empregos a recibos verdes que no papel parecem um emprego fixo, tás a ver as conclusões a que erroneamente se vai chegar: ricos (e inexistência de pessoas sem-abrigo), com empregos fixos, cultos e letrados... É mesmo a nossa cara, não é?! :P

    ResponderEliminar
  12. Quero ver se evito isso, PAULOFSKI! :D

    ResponderEliminar
  13. Não faço a menor ideia, mas também é capaz de ser por aí, VÌCIO! E, sei lá, se calhar não previram que tanta gente quisesse entregar via net... ~xf

    ResponderEliminar
  14. PSIMENTO, cá em casa ninguém trabalha a recibo verde, mas se fosse o caso, garanto que não respondia por conta de outrem. Mas é certo que cada um sabe de si... ;)

    A história dos sem-abrigo é uma pouca vergonha! Mesmo assim devem ser em número mais reduzido que pessoas que têm "canudos" de habilitações... que não correspondem às reais (que é dizer o mínimo)!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  15. Já expliquei à Parisiense porque é que não posso fazer o mesmo, RUI! E bem arrependida estou, que já tinha despachado o assunto... (já preenchi os da minha mãe, bem sei que é fácil!) :s

    ResponderEliminar
  16. É verdade, KIM! Mas nos últimos anos já não tive problemas no IRS, portanto, optimista como sempre, pensei que não seria muito diferente com os Censos... Ai, ai! ;x

    Beijocas!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)