Perto da minha casa existem várias árvores destas, cujo nome desconheço, que rebentam num sem número de pequenas flores num tom lilás rosado, que depois desaparecem para dar lugar à folhagem. O efeito das árvores floridas é fantástico, mas de curta duração. Assim, no ano passado pensava fotografá-las, cheguei a tirar duas ou três fotos, mas por qualquer razão adiei para outro dia. Claro que quando dei por isso, já as folhas se tinham substituído às flores. "Olha, fica para o ano!" - concluí.
Andei à coca, certo é que as pequenas flores já estão a despontar, mas não são previsíveis melhores fotos - esta é do ano passado, como é óbvio! Fica como apontamento de Abril, conjuntamente com a canção na voz rouca do tio Louis, "April in Portugal":
De igual modo, hoje andarei à coca das mentiras do dia, o que não será grande novidade, para quem as ouve todo o ano na boca dos políticos cá do burgo... e não só!
O Abril em Portugal não é mais do que uma cantiga! :-))
ResponderEliminarE muitas flores...
Abraço
Isto é o que dá ir nas cantigas, ROSA! :)))
EliminarAbraço
Tu andas à coca, Teté??? Txiiiiiiiii...nunca pensei :p
ResponderEliminarAcho que a árvore se chama jacarandá, foi o que me disseram e acho que é verdade...são lindas as florinhas e o efeito é lindo :)
Ora cá está uma árvore bonita para fazer um dessafio com fotos aqui no blog da Teté, nera? (assobiando)
As mentiras são tantas ao longo do ano, principalmente por essa classe, sem classe, que hoje vou andar atenta é as verdades que eles dizem ser mentira...
Beijinho :)
*abril é lindo, não é? Não é? ehehehe bom diaaaaaaaaaaaaaa :)
Ui, à coca = à espreita, OK, MARIA? Nada de confusões com outras cocas... :P
EliminarPor acaso acho que o Rui acertou na "mouche", jacarandá é outra árvore. Mas ia lá fazer um desafio desses, de pôr todos "à coca" de uma árvore específica para a fotografar?!? :D
Podes crer, é mesmo uma classe sem classe nenhuma!
Beijocas!
§ É lindo, é! Mas não é só por fazeres anos... :)))
No sábado, durante a minha caminhada pelo parque, não vi nem um rebento nas árvores. Ou então estava distraída. Mas que inverno tãããão longo este ano! Bem, tirando este ano... são todos os anos!
ResponderEliminarAbraço
CATARINA, dá-me ideia que as árvores têm um ciclo próprio, nem sequer dependente da meteorologia. Esta já está a florir, a foto foi tirada a 8 de abril do ano passado, numa fase bem mais adiantada, onde já despontam umas folhas. Parece-me que se não for exatamente nesse dia, andará por lá perto... :)
EliminarE sim, por aqui também tem sido longo e muito chuvoso. Se bem que as temperaturas tenham subido um pouco, ar primaveril é muito pouco, com tanta chuvada junta! Claro que não se comparam com as condições daí, né? ;)
Abraço
Este dia das mentiras era especial para mim. Era o dia do aniversário da minha avó. Se cá estivesse, faria hoje 93 aninhos.:))
ResponderEliminarPara além disso, lembra-me o dia em que fomos, uma cabazada de putos, espiar a cigana e o namorado. A ideia era apanhá-los com a boca na botija, mas não conseguimos e quase dava barraca para o nosso lado, daí a lembrança!:))
beijocas
Eheheh, espiar ciganos a namorar não me parece boa ideia, de todo, NINA! Mas putos pensam lá nessas coisas? :)
EliminarHá dias que não esquecemos nunca, os aniversários dos familiares que já partiram normalmente trazem uma pequena tristeza...
Beijocas!
P.S: foto linda!:)
ResponderEliminarObrigada, NINA! :)
EliminarA foto é linda....mesmo para quem anda à coca :))))
ResponderEliminarBeijinho
Eheheh, "à espreita" era o que eu queria dizer, JP, nada de confusões... :)))
EliminarBeijocas!
Será que é isto ?
ResponderEliminarVocês aí de Lisboa, podem confirmar.
No concelho de Odivelas a Cercis siliquastrum L. ou Olaia como é conhecida, está presente em todas as freguesias, adquirindo maior expressão na cidade de Odivelas. É uma árvore de folha caduca, ou seja perde todas as folhas no inverno. Nesta época do ano (final de Março, início de Abril) começa a desabrochar com o aparecimento das flores arroxeadas, que aparecem antes das folhas. As flores são comestíveis e têm um sabor acidulado.
Nome científico: Cercis siliquastrum L.
Nome vulgar: Olaia, Árvore-de-Judas
As lendas populares dizem que Judas Iscariotes se enforcou numa Olaia, como arrependimento por ter vendido Jesus, tese muito controversa no seio da Igreja Católica.
Beijoca ! :)
.
Fui espreitar e é quase de certeza, RUI! Mas por vi das dúvidas não vou provar as flores... que aliás ficam mais bonitas na árvore. :)))
EliminarTal como a Maria já tinha referido, confundem-se um bocado com os jacarandás, mas nesses as flores permanecem durante mais tempo conjuntamente com a folhagem.
Só tu, para encontrares o que eu não consegui! :D
Obrigada e beijocas!
Até as árvores se acanham com este tempo :(
ResponderEliminarNão, LOPESCA, a árvore está a florescer à mesma apesar do tempo, as fotos é que saem escuras com tanto cinzento no céu... :)
EliminarDepois de ler o Mestre até fiquei com os olhos em bico e retiro tudo o que disse lá em cima eheheh
ResponderEliminarBeijinho :)
Pois é, mestre que é mestre ensina-nos destas coisas, MARIA... :)
EliminarBeijocas!
Eu agora gostava era de um Abril bem longe de Portugal. Apesar de este mês prometer muita animação por aqui...
ResponderEliminarQuanto à árvores, creio que são iuais a umas que tenho lá na "minha rua" no Porto, mas também não sei o nome.
Beijinhos
Não sei se será o tipo de animação que gostaria, CARLOS... ;)
EliminarImagino que as árvores devem existir em várias cidades, o Rui diz que devem ser Olaias e pelas fotos e textos que li na net inclino-me para que tenha razão... :)
Beijocas!
São lindas essas árvores! Penso que são as mesmas que há aqui por Cascais....segui a sabedoria do Rui e fui ver como eram as Olaias, talvez sejam...também vou ficar atenta por enquanto não há nenhuma em flor.
ResponderEliminarAinda não encontrei mentiras, mas desconfio do quarto cor de rosa da Ematejoca :)))
xx
Desconfias do quarto cor-de-rosa da Ematejoca, PAPOILA?!? OK, já estamos a 2 de abril, ela já desmentiu e é claro que não era o quarto dela... Mas que essa partidinha foi engraçada, foi. :)))
EliminarTambém acredito que o Rui acertou na "mouche". Coisas de Mestre nem se discutem... :D
xxx
Não sei o seu verdadeiro nome mas será que são da família da que mostrei no kalicida-fotos?
ResponderEliminarPassa por lá e pesquisa: inversões
São de facto muito belas nas suas folhas verdes, e superam-se quando se "vestem" de lilás!
Se não forem das mesmas, estás perdoada (eheheheeeehhh) ;))
Beijokas a duas cores de sorrisos!
Ui, KOK, nem sabia que tinhas um blogue de fotos, e sim, é possível que seja a mesma árvore. Mas estou convencida que o Rui acertou na "mouche", once again: olaias! :)
EliminarBeijocas sorridentes com todas as cores!
Mas eu sou imensamente prendado pá!
EliminarDesde ponto cruz a renda de bilros e ponto pérola, xuleios, cerzidos e bainhas, refogados (esturgidos dizem outros) e estufados, fritos, guisados e gratinados, grelhados, assados e caldeiradas, são tudo "artes" que me assistem.
E dizes tu: para lá com essa bazófia que hoje já não é o 1º de Abril!
E digo eu: pronto, admito; mas não custa nada tentar...
Beijokas cozinhadas entre sorrisos!
Ahahah, mas é que não me enganavas nem por um bocadinho, KOK! E nem te leio assim há tanto tempo, mas sei que não tens grandes dotes de culinária e imagino que também não de costura e bordados. Aliás, tirando o ponto cruz que referes ali em cima, também só sei coser botões... :)))
EliminarMas beijokas cozinhadas com sorrisos deve ser bom! Outras para ti! :D
Primavera, por aqui, nem vê-la!
ResponderEliminarValha-nos o Louis e outros como ele para nos alegrar.
Beijocas e votos de boa semana!!
É isso mesmo, PEDRO COIMBRA, enquanto chove e troveja (como neste momento) é ir ouvindo o tio Louis e outros que tais, para manter a alegria! :)
EliminarBeijocas e boa semana (mesmo que curtinha)!
A polícia que venha aqui e vais ver se andas muito mais tempo à coca. Larga isso, mulher! Beijoca!
ResponderEliminarNão é essa coca, RAFEIRO, mas a outra de andar à espreita! Logo eu que sou alérgica ao pó da casa, nem faço a menor ideia de qual seria o efeito com essa... :)))
EliminarBeijocas!