quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

CINEMA 2012

Antes de mais, quero agradecer a todos os que já me desejaram um "Feliz Natal"! Agradecer e retribuir, obviamente. Já se sabe que nestes dias (ou semanas?) a blogosfera vai ficar "às moscas", com a debandada para as respetivas terras, para viagens programadas ou com os afazeres dos últimos dias. Nada a criticar - cada um sabe de si! Portanto, sinceros votos de "Boas Festas" para todos os que estão de partida, assoberbados com os preparativos ou... whatever.

Contudo, aqui ninguém vai a lado nenhum. Tanto que a noite de consoada até é cá em casa - e está tudo a postos, exceto aquelas pequenas compras de última hora para um jantar e ceia que se pretende de agradável convívio familiar. As dúvidas que restam são se encontrarei aquelas redondas e pequeninas batatinhas para esmurrar, brócolos frescos ou se têm de sair os congelados e outras trivialidades do género. Adiante!

Chega portanto o momento de avançar com as retrospetivas de 2012. Neste caso, nas de cinema. Na improbabilidade de assistir a mais alguma sessão (quando muito talvez desenhos animados, que vou excluir desta lista, para já), cinjo-a aos cerca de 30 títulos sobre os quais escrevi e opinei. Curiosamente, dois dos filmes que mais me encantaram e entraram diretamente para o meu Top+ de sempre são de anos anteriores e vi em casa: "Cinema Paraíso" (1988) e "O Rapaz do Pijama às Riscas" (2008).

Mas não se diga que 2012 não foi pródigo em bons filmes - o difícil é escolher! "Extremamente Alto, Incrivelmente Perto" já passou pelos escrutínio dos Oscar e não ganhou nada ("acusado" de lamechas por parte dos críticos), mas nos dramáticos foi o que mais gostei. Em termos de comédia, a hesitação ainda é maior, até porque todos eles também ostentam uma componente dramática: "Amigos Improváveis", "Moonrise Kingdom" e "O Exótico Hotel Marigold" foram os prediletos. Assisti a outros filmes muito interessantes destes e de outros géneros, mas a minha escolha é esta...

Entretanto, já foram divulgados os nomeados aos Globos de Ouro 2013, cerimónia que terá lugar a 13 de janeiro de 2013. A informação sobre as nomeações aos da 85ª edição dos Oscar será antecipada para dia 10 do próximo mês - por causa das "tosses" da concorrência? - e a gala decorrerá  a 24 de fevereiro. Acrescento desde já que não conhecia estas notícias antes de selecionar os preferidos do ano, mas concordo inteiramente com a escolha de "Argo", se bem que alguns outros ainda não estejam em exibição em Portugal!    

A colagem (realizada através do site "picmonkey") é de imagens promocionais dos filmes, patentes na net.

16 comentários:

  1. "Cinema paraíso" é um cdos meu filmes de vida, rrss

    Bons sonhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim também entrou direto no Top + de sempre, SÃO! :)

      Bons sonhos!

      Eliminar
  2. Boas Festas também para ti minha querida amiga e para a tua família. Eu vou andar por aqui, mais foto menos foto, mais conto menos conto.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, nem toda a gente estará de abalada, VITOR! :)))

      Mais conto menos conto, mais foto menos foto lá irei dando umas espreitadelas! :)

      Beijocas!

      Eliminar
  3. Um filme que foi nomeado e que estou com curiosidade de ver mas não tenho a certeza se o irei ver é “Django Unchained” de Quentin Tarentino. Não costumo ver os seus filmes porque são demasiado violentos e este, pelo que vi na trilha, não é exceção. Ainda me falta ver “Lincoln” e o “The Master”.

    Para a semana logo te desejo Boas Festas! : ) embora nao se deva deixar para amanha o que se pode fazer hoje...

    Que chato nao conseguir por os acentos na caixa de comentarios sem primeiro recorrer ao word, depois copiar e colar!

    Abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou como tu, CATARINA: esses filmes do Tarentino não me suscitam grande interesse! Para ver violência, basta assistir ao noticiário televisivo... :)

      Então prá semana logo falamos das boas festas! Recíprocas! :D

      Quanto aos acentos não te preocupes, que se percebe à mesma!

      Abraço!

      Eliminar
  4. Cinema Paraíso...lindo, lindo, lindo :) e muito me admira que só o tenhas visto agora, logo tu que és uma papa filmes, que vergonha maria Teté(assobiando)

    Também gostei do Rapaz do pijama às riscas e de muitos outros, raramente vou ao cinema, mas alugo-os no clube de vídeo ou na tv...vejo depois de vocês? Vejo, mas o Cinema Paraíso vi antes de ti e isso já é uma vitória eheheh (assobiando outra vez), com tanto assobio já estou uma pró :p Amigos Improváveis vi um dia destes e gostei muito :)

    Ainda bem que já tens tudo pronto, como estou um bocadinho atrasada, para não variar, o melhor é ir à tua casa, kékaxas?...a que horas queres que eu esteja aí? E queres que leve o quê? Tá combinado. :p

    Batatinhas pequeninas para esmurrar??? Que mal te fizeram as batatinhas? Tadinhas das batatinhas, vê lá se esmurras as grandes...medo, não é?

    Claro que vais encontrar bróculos frescos, mas se tiveres dificuldades eu também gosto de couve portuguesa :p

    Ainda não te desejei Boas Festas, mas como vou a tua casa desejo pessoalmente, ok? (assobiando)

    Beijinho e Boas Festas :)))

    eheheheheh



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vi na época, nunca encontrei no clube (por aqui já fecharam todos) de modo que vi tardiamente, mas adorei, MARIA! E há outro que também nunca vi e tenho imensa curiosidade que é "O Carteiro de Pablo Neruda". Mas é como tudo, não se pode ir a todas e depois há pepineiras que passam e repassam 10 mil vezes na TV, bons filmes... nem sempre! ;)

      Kékacho? Olha, porque não fazemos ao contrário? Eu guardo o bacalhau e os brócolos para comer em janeiro e fevereiro, escuso de gastar mais dinheiro em pequenas coisas e pronto, para te incentivar a acelerar o passo, vou antes eu aí. E levo a minha família, para animar! :D

      Eheheh, esta lembrou-me uma boa história para contar! :)))

      Sou uma perita a esmurrar batatas. Cozidas. Grande e pequenas, mas as pequenas costumam ser mais saborosas... :D

      E sim, então depois lá nos vemos, não te esqueças de me indicar a tua morada! Somos 13 (isto para fazeres contas à dose por pessoa)! :D

      Beijocas, que Boas Festas é "in loco"! :)))

      Eliminar
  5. Anónimo12/20/2012

    Como sabe, Cinema Paraíso é, desde há muitos anos, "O Filme da Minha Vida", por isso é com redobrado prazer que agradeço este post.
    De forma informal aqui ficam, desde já, os meus votos de Festas Felizes.
    Amanhã será o dia da despedida até 2013 lá no CR e no On the rocks
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha há muito vontade de ver o filme, mas por acaso até foi um comentário ou post seu que me levou a procurar o filme novamente, CARLOS! O que muito lhe agradeço! :)

      Obrigada e igualmente para si, mas despedir-me-ei lá no seu canto! :)

      Beijinho!

      Eliminar
  6. Gostei imenso desses dois filmes que referes em 1º lugar!
    O Natal vai ser em Lisboa em casa do meu filho...por isso não estou preocupada com nada!
    Vou limitar-me a levar dois doces, um de colher e um de cortar à faca! :-))
    E andarei por aqui na mesma...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom, aqui também toda a gente colabora com qualquer coisinha, ROSA, para não ser uma sobrecarga de trabalho só para uma pessoa/casal! Apesar de tudo, é sempre menos trabalhoso quando calha em casas alheias... :)

      Abraço

      Eliminar
  7. Há tantos filmes de que gosto que não sou capaz de escolher o melhor, ou os melhores.
    O mesmo se passa com os livros.
    Penso em 2, 3 ou 4 e depois lembro-me de outro e mais outro, e pronto! Não consigo decidir-me.
    É mais fácil saber dos que não gosto.
    Coisas de gajo, tá visto!!!

    Beijokas cheias de sorrisos!

    §-também não vou viajar. se o velho barrigudo passar por aqui tenho uma perguntinhas para lhe fazer.
    §§-bom natal com coisas boas e que te completem, é o que te desejo. é natural que volte a passar por cá mas fica já encomendado! ó_ò

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são "coisas de gajo", KOK, por sinal não é muito fácil escolher. E facto é que estas listas vão variando, não digo todas as semanas, mas à medida que o tempo passa. Há filmes e livros que não me lembro de ter visto ou lido, mas outros ficaram-me na memória para sempre... :)

      Beijokas sorridentes! :D

      1º § - também tinha umas perguntinhas para lhe fazer, caso ele não fosse a imitação possível! :)))

      2º § - Também ainda passo pelo teu canto, para desejar um "Feliz Natal" em direto! :)

      Eliminar
  8. O Rapaz do Pijama às riscas vi há dias e é um filme que deixa um amargo de boca com um final que não podia ser diferente. Amigos improváveis também está sem dúvida no meu top!

    Beijinhos (eu vou para a terrinha mas fico por aqui, lá a rede de net é boa por isso :p)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amargo de boca é impossível não ter ao ver o filme, mas é daqueles que nos marcam e que dificilmente esquecemos o argumento e o final, POPPY!

      "Amigos improváveis" é outra onda, mas nem por isso menos marcante... :)

      Há "terrinhas" melhores que outras em termos de net, mas ainda bem que a tua é boa. Quer dizer, boas são todas, quando se está com familiares e amigos, por vezes não dá é tempo para as bloguices... :D

      Beijocas!

      Eliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)