segunda-feira, 5 de novembro de 2012

♥ FIBDA 2012!

O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, patente ao público no fórum Luís de Camões até dia 11 de novembro, revelou-se uma boa surpresa para os visitantes, especialmente os amantes de BD!

É quase injusto para os autores fazer colagens das múltiplas fotos captadas no local, mas já se sabe que o espaço blogosférico é limitado. Mas de alguma forma assim os que não tiverem oportunidade de visitar a exposição, ficam com um breve vislumbre da mesma: cenários giríssimos e muito bem enquadrados, para expor os trabalhos de artistas de todas as idades e de todos os cantos do mundo, tanto na realização final, como nos diversos passos da execução. Como neste exemplo - em cima o esboço, em baixo o resultado:

No primeiro piso, para além dos premiados nos concursos deste ano, divididos por escalões consoante a faixa etária - dos 12 aos 16, dos 17 aos 30 e dos 31 em diante - estão expostos a maior parte dos trabalhos em pequenas "salas" labirínticas, cada uma coadunando-se com o tema ou o artista, para além de outra sala onde a criançada se pode entreter a desenhar e pintar e cujas obras forram as paredes. Grande ideia!

O meio século do Homem-Aranha também não foi esquecido, estando em destaque em duas salas, não só com algumas pranchas, como com cartazes dos filmes, bonecos baseados na personagem e uma explicação da sua história.  

No centro de uma delas postaram uma aranha estilizada de pernas luminosas e no meio um aquário, que pode passar despercebido aos mais desatentos...

... e cujo conteúdo é este:

O piso inferior tem uma disposição mais simples: um amplo corredor a meio, com stands de venda de álbuns de ambos os lados (com preços baratinhos, em alguns casos, em primeira ou segunda mão!), uns painéis de destaque a autores nacionais premiados a meio, sala de conferências e/ou apresentação, sala de autógrafos, bancos e mesas de formas geométricas que permitem algum convívio entre visitantes e participantes.

Aí ainda existem mais alguns espaços de exposição, os dois dedicados à autobiografia de Zep, autor de "Titeuf" (também a comemorar os 20 anos de existência), e o seguinte com o tema "Happy Sex", são simplesmente geniais em termos de criatividade e bom humor - a história está desenhada na parede, com "balões" explicativos das várias etapas de vida, muito ao jeito da própria banda desenhada. Adorei! 

14 comentários:

  1. Deve ter sido uma visita muito interessante, atendendo ao texto e às fotografias. Em princípio não terei oportunidade de ir visitar, mas com notícias como esta a gente já se sente um pouco lá dentro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era essa a ideia, para quem não tiver oportunidade de visitar, VITOR! :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Para quem gosta de BD, é mesmo, CATARINA! :)

      Eliminar
  3. Anónimo11/05/2012

    Muito giro!
    Só me lembro de ter visto uma exposição de BD num shopping, mas não é a mesma coisa!:)
    beijocas e votos de uma excelente semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca é, porque a dimensão está longe de ser a mesma, NINA! Mas para quem gosta de BD, uma pequena amostra do que por cá se faz já é bom... :D

      Beijocas e boa semana para ti!

      Eliminar
  4. mais que na escrita, acho que o desenho é uma mostra de bons artistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A BD normalmente tem as duas vertentes, VÍCIO! Mas a escrita é bastante mais sucinta... :)

      Eliminar
  5. Anónimo11/06/2012

    Não costumo perder, mas este ano não vai dar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, acontece, Carlos, no ano passado também não tive oportunidade de ir... :)

      Mas pró ano há mais! :D

      Eliminar
  6. Mais um ano que passa e eu que não vou à FIBDA :(
    Todos os anos há algo que acontece e este ano foi a minha MQT que começou a trabalhar e, por azar, também o faz aos fds. 'bota fotos que quero ver o que perdi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, W, é sempre uma chatice, especialmente para quem não está aqui tão perto. E mesmo para quem está, porque nem sempre dá para ir... ;)

      Tirei muitas fotos, se clicares nas duas de colagens, vês para aí umas 30. Não dá para pôr aqui todas... :)

      Eliminar
  7. Tenho pena de não ter ido este ano, mas pelas fotos parece-me que o FIBDA não desiludiu. :)

    ResponderEliminar
  8. Não desiludiu, mesmo, TONS DE AZUL. Aliás, acho que pelo menos a nível de cenários, até se esmeraram mais do que o costume... :)))

    Pró ano há mais! ;)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)