O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, patente ao público no fórum Luís de Camões até dia 11 de novembro, revelou-se uma boa surpresa para os visitantes, especialmente os amantes de BD!
É quase injusto para os autores fazer colagens das múltiplas fotos captadas no local, mas já se sabe que o espaço blogosférico é limitado. Mas de alguma forma assim os que não tiverem oportunidade de visitar a exposição, ficam com um breve vislumbre da mesma: cenários giríssimos e muito bem enquadrados, para expor os trabalhos de artistas de todas as idades e de todos os cantos do mundo, tanto na realização final, como nos diversos passos da execução. Como neste exemplo - em cima o esboço, em baixo o resultado:
No primeiro piso, para além dos premiados nos concursos deste ano, divididos por escalões consoante a faixa etária - dos 12 aos 16, dos 17 aos 30 e dos 31 em diante - estão expostos a maior parte dos trabalhos em pequenas "salas" labirínticas, cada uma coadunando-se com o tema ou o artista, para além de outra sala onde a criançada se pode entreter a desenhar e pintar e cujas obras forram as paredes. Grande ideia!
O meio século do Homem-Aranha também não foi esquecido, estando em destaque em duas salas, não só com algumas pranchas, como com cartazes dos filmes, bonecos baseados na personagem e uma explicação da sua história.
No centro de uma delas postaram uma aranha estilizada de pernas luminosas e no meio um aquário, que pode passar despercebido aos mais desatentos...
O piso inferior tem uma disposição mais simples: um amplo corredor a meio, com stands de venda de álbuns de ambos os lados (com preços baratinhos, em alguns casos, em primeira ou segunda mão!), uns painéis de destaque a autores nacionais premiados a meio, sala de conferências e/ou apresentação, sala de autógrafos, bancos e mesas de formas geométricas que permitem algum convívio entre visitantes e participantes.
Aí ainda existem mais alguns espaços de exposição, os dois dedicados à autobiografia de Zep, autor de "Titeuf" (também a comemorar os 20 anos de existência), e o seguinte com o tema "Happy Sex", são simplesmente geniais em termos de criatividade e bom humor - a história está desenhada na parede, com "balões" explicativos das várias etapas de vida, muito ao jeito da própria banda desenhada. Adorei!
Deve ter sido uma visita muito interessante, atendendo ao texto e às fotografias. Em princípio não terei oportunidade de ir visitar, mas com notícias como esta a gente já se sente um pouco lá dentro.
ResponderEliminarEra essa a ideia, para quem não tiver oportunidade de visitar, VITOR! :)
EliminarMuito interessante.
ResponderEliminarPara quem gosta de BD, é mesmo, CATARINA! :)
EliminarMuito giro!
ResponderEliminarSó me lembro de ter visto uma exposição de BD num shopping, mas não é a mesma coisa!:)
beijocas e votos de uma excelente semana!
Nunca é, porque a dimensão está longe de ser a mesma, NINA! Mas para quem gosta de BD, uma pequena amostra do que por cá se faz já é bom... :D
EliminarBeijocas e boa semana para ti!
mais que na escrita, acho que o desenho é uma mostra de bons artistas.
ResponderEliminarA BD normalmente tem as duas vertentes, VÍCIO! Mas a escrita é bastante mais sucinta... :)
EliminarNão costumo perder, mas este ano não vai dar...
ResponderEliminarPois, acontece, Carlos, no ano passado também não tive oportunidade de ir... :)
EliminarMas pró ano há mais! :D
Mais um ano que passa e eu que não vou à FIBDA :(
ResponderEliminarTodos os anos há algo que acontece e este ano foi a minha MQT que começou a trabalhar e, por azar, também o faz aos fds. 'bota fotos que quero ver o que perdi
Pois é, W, é sempre uma chatice, especialmente para quem não está aqui tão perto. E mesmo para quem está, porque nem sempre dá para ir... ;)
EliminarTirei muitas fotos, se clicares nas duas de colagens, vês para aí umas 30. Não dá para pôr aqui todas... :)
Tenho pena de não ter ido este ano, mas pelas fotos parece-me que o FIBDA não desiludiu. :)
ResponderEliminarNão desiludiu, mesmo, TONS DE AZUL. Aliás, acho que pelo menos a nível de cenários, até se esmeraram mais do que o costume... :)))
ResponderEliminarPró ano há mais! ;)