quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

AS DESPEDIDAS SUCEDEM-SE...

A blogosfera tem tendência a ser sazonal! Há dois períodos no ano em que o abandono aumenta: no verão, na partida para férias; na época natalícia, com a respetiva azáfama de compras e preparativos para a consoada! Alguns não regressam mais, que o merecido descanso leva-os a ponderar outros auspiciosos planos futuros, em que é posta de lado a escrevinhação voluntária e gratuita - quiçá desiludidos pela falta de quorum, congeminando passar para o papel fabulosos livros que têm na cabeça ou pela simples e habitual preguicite aguda que se instala? Em contrapartida, a atividade blogosférica aumenta na primavera e no outono...

Ora foi precisamente este último que se despediu hoje, às cinco e meia da madrugada, substituído pelo solstício de inverno - sim, que a mudança das estações agora é cronometrada ao minuto e segundo, já não interessam nada as datas decoradas nos velhos tempos da primária. De caminho, as despedidas e os votos de boas festas têm-se sucedido desde o início da semana, mas garantido é que a blogosfera vai ficar quase "às moscas" nos próximos dias. Idem no facebook, onde alguns asseguram ainda não ter adquirido uma única lembrança, nem ter nada preparado para a ceia da consoada. Feitios!

Se há coisa que se aprende com o tempo, é que este não se apressa só por termos vontade! Mais, ele não volta para trás, quando nos arrependemos da súbita pressa com que passamos por ele. Portanto, nada melhor do que viver um dia de cada vez...

Adeus outono! Bem-vindo inverno! E CARPE DIEM, amigos, que no meu calendário ainda faltam dois dias para o Natal!!!

Imagem da net, da autoria do pintor... Leonid Afremov (sobre o qual já escrevi aqui) - adenda a 23/12/2011.

27 comentários:

  1. Como se chama o autor deste lindo quadro?

    Hoje chegou o Inverno e, eu não estou a sonhar com um natal branco, pois só faltam dois dias para o Natal e, eu sem uma única prenda, que nem é o que me preocupa, mas com febre, tosse etc...
    Afinal sempre sou lamechas!!!
    Vou voltar aqui mais tarde para comentar o post sobre os filmes, mas agora vou descansar um pouco; estou com receio de apanhar uma pneumonia como em Fevereiro.

    ResponderEliminar
  2. CARPE DIEM, mesmo. Assim tenhamos tempo para tal, que a vida acelerada não só não tem piada como nos castra no mais essencial que é, no fundo, apreciar o tempo que por cá passamos. também me faltam presentes, vou ter 12 pessoas em casa para almoçar dia 25 e não só não comprei comida, como ainda não tenho a certeza do que vou servir, mas uma coisa é certa: não vou stressar, nem andar a correr. Até porque logo ainda tenho de decorar a árvore de Natal, que está há tres dias no meio da sala à espera que chegue a sua vez na lista das prioridades. Este ano é tudo com muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiita calma.

    Se já não passar por cá antes, desejo-te um excelente natal e um Ano Novo cheio de coisas boas.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. O Natal é sempre no mesmo dia mas muitas pessoas continuam a atrasar-se nos preparativos… É uma realidade! Há sempre tanta coisa a fazer à última da hora.
    Por mim, continua a escrever que estou a pensar em “não largar” a blogsfera nos horas livres. E vou ter mais horas livres durante duas semanas!
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Quem é o pintor? Gosto do quadro.

    ResponderEliminar
  5. As ausências são bem evidentes ! :)) O tempo não se apressa, mas já reparaste que estamos sempre a dizer :
    Nunca mais é 6ª ; O fim do mês nunca mais chega e já se acabou o pilim ; As férias estão a demorar muito ; Estou ansioso que chegue o Verão; quero é ver o meu filho com o curso e a trabalhar; nunca mais me dão um neto ! ; etc., etc..
    Nós procuramos apressar o tempo e depois dizemos : este ano passou a correr ! ; ainda ontem casei e já tenho netos ! avida passou a correr e não fizz o que queria ter feito !... :))))
    "Carpe Diem" são as palavras de ordem !

    Bjs
    .

    ResponderEliminar
  6. Eu cá devo ser dos que contraria a estatística já que nas alturas do exodo bloguistico é quando eu me torno mais activo (prova disso os posts que fiz nos últimos dias).
    Vamos lá esperar que cheguem as 00 do dia 25 para comer mais uma filhó e beber um copo de vinho do Porto, porque se não nos apressamos a gozar a vida ela passa a correr ;)

    ResponderEliminar
  7. Também digo, adeus Outono e até à próxima!

    FELIZ NATAL.

    ResponderEliminar
  8. Já eu, que só comecei a escrever (tolices) depois de me reformar, não há outono nem verão que me demova... até quando é que não sei. Pelo menos, enquanto houver que dizer (mal) sobre o nosso primeiro e o nosso pguesidente, não devo desistir.

    Bom Natal.

    ResponderEliminar
  9. Pois é... e eu que tenho andado afastada da blogosfera neste mês de dezembro quero ver se apesar de tudo consigo voltar a "passear" no domingo... mesmo sendo Natal. Quanto mais não seja hei-de passear à volta da mesa :))
    Boas Festas Teté!

    ResponderEliminar
  10. Feliz Natal para ti e os teus com tudo de bom :)

    Um beijo GRANDE :)

    *tenho sodadinhas, mas eu volto para te melgar, me aguarda ~xf

    ResponderEliminar
  11. O Natal é o calor que volta ao coração das pessoas,
    a generosidade de compartilhá-la com outros e a esperança de seguir adiante.
    Que a paz e a compreensão reinem em nossos corações neste Natal
    Com todo carinho te deixando meus votos de Um Feliz Natal para você familia e amigos.
    Beijos no coração .
    www.aviagem1.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. O pintor chama-se Leonid Afremov, EMATEJOCA, e foi um dos que mais me encantou este ano! :)

    Epá, essa é que é pior, mas espero que te recomponhas a tempo de passar uma doce consoada em família! Pensamento positivo e nada de pensar em voltar ás pneumonias... ;)

    As melhoras para ti e beijocas (virtuais)!

    ResponderEliminar
  13. É isso aí, SAFIRITA: para se apreciar bem o Natal, também é preciso levá-lo com calma. E quem diz o Natal, diz a própria vida... Já basta quando, por obrigação, temos de andar a toque de caixa! :)

    Um feliz Natal para ti também e tudo de bom! :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  14. Olha, não sei se é assim em todo o lado, CATARINA, mas aqui os portugueses gostam de guardar tudo para a última hora. E sim, há coisas que não se podem tratar com antecedência (por exemplo, a mim falta-me comprar a fruta, para a salada de frutas que fiquei de fazer para a consoada, que não fazia sentido comprar com muita antecedência e fazê-la tem de ser no próprio dia), mas muitas outras podem, portanto não vejo o porque não adiantar. Até porque na véspera e no próprio dia é uma confusão em todo o lado que não se aguenta... :))

    Pois, felizmente não desaparece toda a gente! :D

    Mas claro, há sempre quem aproveite para tirar férias, especialmente aqueles que têm família fora das grandes cidades! E aí é natural que se desliguem do virtual durante uns dias! :)

    O pintor já foi acrescentado e é Leonid Afremov!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  15. Bom, RUI, na verdade devem ser poucos os que fazem tudo o que queriam ter feito em novos, mas certo é que estas pressas e prioridades momentâneas atrapalham muito esses planos ou ideais... :))

    Aí um dia chegamos à conclusão que o melhor é viver um dia de cada vez, apreciando todos os bons momentos o mais possível! E CARPE DIEM passa a ser mote de vida! :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  16. É certo que o dia e hora chega, W, portanto, para quê tanta pressa? E na hora lá estaremos com a filhó ou o bolo rei, com o cálice de porto ou a taça de champanhe a festejar. É, no Natal não é preciso muito para sermos felizes, desde que haja comida na mesa à volta da qual se reúne a família! :D

    Gozar a vida devia ser a nossa principal prioridade! :)

    ResponderEliminar
  17. Ele volta, CARLOS, lá para 22 de setembro de 2012! :)

    Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  18. Bem-vinda, CAROL!

    Hummm... se escreves umas verdades pouco abonatórias sobre o nosso presidente e PM, não creio que sejam tolices! :)

    Mas aí estás como eu: enquanto houver vontade, "a mim ninguém me cala" (como dizia o poeta)! :D

    Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  19. Olha que se calhar até dava um bom post, esse passeio à volta da mesa natalícia, LUISA! =))

    Mas não és só tu a andares afastada da blogosfera em dezembro, é quase um clássico... :D

    Boas festas para ti também!

    ResponderEliminar
  20. Para me melgares, MARIA, tinha de me sentir melgada, o que não é o teu caso! Toma, toma, não melgas nada, nham, nham, nham, nham, nham! =))

    Feliz Natal para ti e todos os teus também, se possível com umas bonitas prendinhas no sapatinho! :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  21. Feliz Natal para ti e todos os teus familiares e amigos, EVANIR, com muita paz e alegria! :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  22. A sazonalidade faz parte do processo. Embora vá resistindo, deixei-me contaminar pela preguicite e da desculpa fácil de falta de tempo. Confesso que algum alento tem-se desvanecido e a inspiração tem-me levado para outras blogagens. E enfim, amanhã é o grande dia dos desejos. De 24 para 25, como já é tradição, vamos comemorar o Natal em família, numa festa bonita reunir o pessoal dentro da mala da alegria e todos sentados à mesa consoar com comida e bebida redobrada.

    Um Feliz Natal.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo12/23/2011

    Já tinha reparado nessa sazonalidade. E se no Verão percebo que isso aconteça, já no Inverno me custa mais a entender as razões dos abandonos. Logo numa altura em que se está tão bem em casa à lareira e ao computador!
    Bem, mas é melhor não me esticar muito, porque senão dentro de dias a Teté ainda me vai relembrar este comentário...

    ResponderEliminar
  24. Pois faz, PAULOFSKI! Mas também é verdade que enquanto uns desaparecem outros surgem no panorama e, a bem dizer, quem gosta desta "movida" volta sempre... :))

    Vai ser mais ou menos o mesmo por aqui, com consoada em família e repasto melhorado, mais troca de lembranças e ainda umas animações que os "miúdos" montam entretanto.

    Feliz Natal para ti e todos os teus! :)

    ResponderEliminar
  25. Pois é, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA, nesta altura só se for devido às "decisões" de ano novo, como se estas dependessem de data marcada. Mas também é verdade que no verão o abandono é maior... ;)

    Tenho ideia de que quem gosta de escrever e de blogosferar volta sempre, mesmo que de vez em quando intervale devido a outros projetos! :D

    ResponderEliminar
  26. se fosse por falta de quorum.... ahahahahahahah. com a regularidade que se lhe reconhece, o Moyle continuará a porfiar :) e tu, felizmente, também :)

    ResponderEliminar
  27. Felizmente, MOYLITO, que não somos os únicos que continuamos a porfiar na blogosfera... mas já somos dois! :))

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)