Que mais se pode dizer, que não tenha já sido dito e cantado, por músicos, poetas, intelectuais, e não sei por quem mais, sobre o o 25 de Abril de 1974? As vozes de Paulo de Carvalho e de Zeca Afonso soaram na rádio, há 37 anos, e o Movimento das Forças Armadas saiu à rua a caminho da revolução. Com as armas, os tanques e os homens que por cá restavam, quando os outros andavam lá por terras de África, numa guerra inglória, sem fim à vista. E o povo saiu à rua e aderiu em massa, numa imensa e espontânea manifestação. Não era só a guerra que estava em causa, mas também o fim da ditadura e da opressão. Uma liberdade tantas vezes sonhada e, finalmente, concretizada!
Por mais erros e dislates da revolução de Abril, por mais incompetência, ganância ou sede de poder dos governantes que se seguiram, não suporto ouvir aquelas lamúrias insistentes de algum povinho ignaro: "Ai, antigamente é que era bom!" Era?!? Ora que pena não existir ainda uma máquina do tempo que levasse de regresso ao passado esses saudosistas, para um país em guerra, com a PIDE/DGS no encalço de todos os que se opunham ao regime, com trabalho quase escravo em troco de um salário miserável, em terras onde nem sempre chegavam a água canalizada, os esgotos, a luz, o telefone, muito menos a televisão. E um analfabetismo da ordem dos 26%. Mas também para quê saber ler e escrever, se havia quem pensasse por todos nós?
Se há gente ingrata nesta terra, não alinho! Os riscos e perigos que capitães e soldados correram para nos conceder a liberdade é coisa que nunca se pode pagar. A não ser com uma eterna e enorme gratidão...
VIVA A LIBERDADE!
Imagem da net.
VIVA A LIBERDADE!
ResponderEliminarHonremos Abril… e mais que nunca precisamos de concretizar Abril!
ResponderEliminarBeijinhos,
FATifer
Olá Tteté
ResponderEliminarObrigada pelos teus carinhosos votos de boa Páscoa. Vivi-a com a tristeza no coração, mas a alegria cristã, celebrando a Ressurreição de Cristo.
Hoje outra celebração que poderia significar também uma ressurreição para uma vida de liberdade e conforto e apenas só encontra preocupação e receio do futuro.
todos aqueles que com o seu comportamento, falta de visão ética e desvalorização dos valores fundamentais de um povo, nos fizeram chegar ao ponto onde nos encontramos, deviam ser severamente castigados e obrigados a trabalhos forçados no sentido de repor o país no lugar a que ele e todos nós, homens e mulheres de verdade, temos direito.
Um abraço
Licas
Quem pensa assim (antigamente é que era bom),ou tem má memória, ou estava muito bem na vida e desinteressado por todos oa males, desde a falta de liberdade, a guerra e a fome que grassava no país.
ResponderEliminarVIVA A LIBERDADE.
VIVA, EMATEJOCA!!! :D
ResponderEliminarHonra seja feita a esses homens (e mulheres), que lutaram pela liberdade de todos nós, FATIFER! :)
ResponderEliminarQuanto aos outros, tenho esperança que algum dia seja feita justiça! :-w
Beijocas!
Não posso deixar de concordar a 100% contigo, LICAS: muitos desses governantes e representantes, eleitos por um povo que neles confiou, deviam ser julgados e punidos severamente! Tenhamos esperança que a justiça algum dia seja feita!
ResponderEliminarBeijinhos, amiga!
O pior é que alguns não pensam ou nem sequer têm memória desses tempos, por serem ainda muito novos ou não terem nascido, SONHADORA! Sempre viveram em liberdade e não lhe sabem dar o justo valor... ;)
ResponderEliminarFelizmente, nem todos os jovens alinham nesses dislates. Mas os outros, que viveram no antes e depois e lançam essas atoardas, não têm desculpa para tanta ingratidão!
LIBERDADE, SEMPRE! :)
Beijocas!
Eu percebo-te, a sério que sim, mas o Salazar, digam lá o que disserem, merece - agora - o apoio incondicional do Moyle. Quanto às pessoas que acham que dantes é que era bom... bem, elas têm razão, dantes é que era bom (se bem te lembras).
ResponderEliminarPasso a publicidade gratuita (e enganosa) :P
Eheheh, MOYLITO, o primeiro não tinha lido, do último ainda me lembrava... =))
ResponderEliminarPõe "publicidade enganosa" nisso, mas já sabes que estás à vontade! :D