segunda-feira, 7 de março de 2011

GARRAFAS RECICLADAS

Os e-mails são como os boatos: circulam, circulam e tornam a circular, às vezes até terem barbas. Não sei se este será um deles, pelo menos foi a primeira vez que o recebi (obrigada, Marilú!), mas achei a história curiosa.
Os monges budistas tailandeses de Wat Pa Maha Chedi Kaew (ou mais ou menos isso) - na província de Sisaket, próxima da fronteira com o Camboja - começaram a recolher garrafas de cerveja, em 1984, a decorar o templo e a edificar novos pavilhões com elas. 

Se de início as populações locais não viam com bons olhos a associação dos monges às garrafas de cerveja, à medida que o projecto foi avançando aderiram à ideia da reciclagem e o resultado da construção está à vista nestas fotografias.

Às garrafas verdes da Heineken, juntaram-se...

... as castanhas da Chang Beer, uma marca local.

Segundo consta, também as caricas foram utilizadas em alguns mosaicos de Buda (não encontrei fotos) e a população tailandesa passou a designar o local de "templo de um milhão de garrafas", pois mais de um milhão delas foi empregue na sua construção. Simultaneamente, resolveu-se um problema de poluição ambiental e abriram-se novos rumos para ajudar a solucionar uma questão mundial, que também é de todos nós, individualmente! Há gente com ideias fantásticas, não há?

CONTINUAÇÃO DE BOM CARNAVAL PARA TODOS!


Imagens da net.

10 comentários:

  1. Já tinha recebido esse e-mail, e pareceu-me genuíno. Não sei até que ponto o edifício vai durar muito, e até acho que foi uma desculpa para poderem emborcar. Até estou a ver "irmãos, vezem-me essas grades de cerveja, que o nosso sumo sacerdote precisa de uma salinha na ala norte".

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. Este nunca me passou ! :)) A ideia é curiosa e enquadra-se perfeitamente no espírito budista ! O efeito é realmente muito curioso !
    .

    ResponderEliminar
  3. Então não há. E mesmo o facto de terem paredes e telhados de vidro não lhes deve preocupar muito pois se são budistas!

    Bom Carnaval ~xc

    ResponderEliminar
  4. Bem isto é que é gostar de cerveja eheheheh. Eu normalmente bebo a cerveja e deito a garrafa fora. Quem sabe uma das minhas não faz agora parte dos edifícios dos monges :)
    Uma excelente ideia para a reciclagem!!
    Quanto aos e-mails tenho a dizer que não tenho grande paciência. Regra geral apago tudo, às vezes até coisas que não devia. :p
    Beijos e bora beber uma cervejinha ;)
    BOM CARNAVAL

    ResponderEliminar
  5. Pelo que li na net, a história é genuína, sim, RAFEIRITO. Agora se a ideia surgiu para disfarçar o garrafame da cervejola dos monges, já não te sei dizer. Pelo menos, não consta que fosse... :e

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  6. O efeito é curioso, RUI, e dizem que o reflexão da luz no templo também é única... :)

    ResponderEliminar
  7. Eheheh, telhados de vidro não devem agastar os monges, PAULOFSKI! :D

    ResponderEliminar
  8. Eles lá não devem ter ecopontos, PSIMENTO, daí arranjarem outras soluções para reciclagem... :))

    Mas venham as cervejinhas e o espírito carnavalesco! :D

    ResponderEliminar
  9. também recebi uma vez um mail de uma família, no Brasil acho, que contruiu uma casa de garrafas. esta muito engraçada, mas este mosteiro tem qualidade estética também. muito bonito.

    ResponderEliminar
  10. Não deixam de ser ideias úteis para a reciclagem do garrafame, MOYLITO! Neste caso, até suponho que tem uma componente arquitectonicamente artística... :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)