quinta-feira, 3 de março de 2011

COOL!

Adoro quando a malta usa inglesices, espanholices, francesices, whatever! Na informática é um must, já se sabe, mas na linguagem corrente é cool. Very cool! Se antigamente só as damas mais coquettes empregavam essas palavras, agora a coisa proletarizou-se: não há gajo de qualquer bairro social  nacional que não saiba proferir uma boa meia dúzia de palavrões em estrangeiro. Convenhamos que é outra loiça!
Alguns saberão (outros não) que não ando de metro há muitos anos - salvo raras excepções nos últimos meses. Primeiro porque andava sempre a abarrotar, depois porque não o tinha à porta (que é como quem diz, minimamente perto), por fim porque não precisava. Entretanto o metro lisboeta modernizou-se, já não é sombra do que era noutros tempos e pelas poucas experiências recentes nem se tem de ir com o nariz colado ao sovaco do matulão que não toma banho há 15 dias, nem de levar pisadelas no dedão grande do pé com o salto agulha da dondoca que quer sair na estação seguinte. As linhas também deixaram de ser em Y, começando em Sete Rios ou Entrecampos, unindo-se no Marquês de Pombal (Rotunda) e seguindo até aos Anjos. Ou Alvalade. E multiplicaram-se, chegando a quase todo o lado. Resumindo: só vantagens! (e aqui o elogio é very serious)
Assim, aliando o útil ao agradável, arranjei um mapa todo GT, para ver se me oriento no passeio que pretendo dar por lá. Undergound, of course! E já todo traduzido em inglês, que imagino a inveja das minhas amigas quando lhes disser que fui até Stolen Sir ou a Red Hair Caple. Mas deparo com algumas dificuldades. Então Sete Rios já não existe? Nem Palhavã? Epá, essas até eu traduzia: Seven Rivers  dava um ar bucólico ao passeio; Straw Vã... já não tenho tanta certeza! Mas Garden Zoo é fracote - parece assim uma cena cheia de bichezas, sei lá!
Anyway, vou divertir-me super-hiper-à-brava, depois conto o trajecto todinho e levo a máquina fotográfica para fazer tipo uma reportagem. Cool, né?

ps - qualquer semelhança com algum marmanjão a tentar caricaturar assim blogues de gajas no feminino (e não só!), não é mera coincidência! LOL!

Imagem do Facebook, tá claro!

22 comentários:

  1. Pois, eu só me senti plenamente integrada na língua portuguesa quando aprendi a responder "Ok".

    ResponderEliminar
  2. Não percas a esperança da Palhavã. Se consultares os mapas espalhados por Lisboa, vais ver que a evolução da rede do Metro parou há umas décadas, até os estádios do SLB e do SCP estão nos sítios originais! E qualquer ligação deste comentário com o jogo de ontem é pura coincidência! Beijoca!

    ResponderEliminar
  3. Oops (expressão inglesada), esqueci-me do OK, SUN? Até uso tanto... ;)

    ResponderEliminar
  4. É verdade, RAUF, os estádios lisboetas estão todos no sítio original! Claro que é coincidência, o que haveria de ser? :D

    Beijoca!

    ps - nunca perco a esperança em Palhavã, nem que seja por a ver por um canudo... ~xf

    ResponderEliminar
  5. Bom já não ando de metro Uuuii..há many time..ihihihi...(isto vai com umas inglesadas, misturadas com chinesadas...lolll)..optei apenas pelo kimboio (dpois temos a escrita à moda do sms), não sabia de todo (tipo tia) ,essa estação da Palha vã não existe mais??..Mas que chéte (maçada).

    Bom, estaria aqui horas a desfilar termos engraçados, mas vou ter que bolir(WhATT??)...Loll..

    Beijokas

    ResponderEliminar
  6. Agora é que me baralhas-te toda.....
    Se fosse em francês diria que sete rios é sept riviéres.....mas como é a estação que andas á procura.....aí já não te posso dizer se ela ainda existe....=))
    Do que te havias de lembrar...
    Beijokitas

    ResponderEliminar
  7. PAula Algarve3/03/2011

    Eu se não visse não acreditava!!!

    ResponderEliminar
  8. já vi outras cenas traduzidas assim à papo seco e escangalho-me sempre a rir. o metro de Lisboa é muito fixe. um dos melhores em que já andei (very serious também :))

    ResponderEliminar
  9. Ansiosa por saber tudinho!!!
    ;)))

    Very nice trip!!

    ResponderEliminar
  10. Fico a aguardar o relato desse trajeto! Take care! : )

    ResponderEliminar
  11. Este mapa é o máximo. È preciso imaginação!
    Eu também raramente ando de metro mas não consigo evitar esporádicamente um galicismo ou uma francesice. É que há palavras que têm mais paixão no idioma que a gente as sente. Mas tens razão, abusa-se muito de estrangeirismos.
    Beijinho Tété e vê lá se conheces esta sigla bem portuguesa - SLB!

    ResponderEliminar
  12. Palhavã desapareceu no mapa do metro, NUVEMDOCE, mas ainda existe essa zona na cidade. Modern talking. C'est la vie! É uma grande estucha, tá claro, mas a trip vai ser uma caturreira, oh, se vai! :))

    Hope the work tenha sido good! :D

    Beijokas!

    ResponderEliminar
  13. Não existe, não, PARISIENSE, as duas 7 rivers e Palhavã, eram próximas e foram substituídas por Garden Zoo. Sei lá, se calhar por a estação ficar mesmo à porta do jardim zoológico... :))

    Mas estes mapas traduzidos são very cool! Assim os estrangeiros nunca se perdem... e os tugas, se tiverem boca, vão a qualquer lado! =))

    Beijokitas!

    ResponderEliminar
  14. PAULINNHA (Algarve) suponho que não é para acreditar e que é mera brincadeira. Mas nunca se sabe... :D

    ResponderEliminar
  15. Não tenho muitos termos de comparação, MOYLITO, só andei no de Paris e de Londres. Agora que do antes (há uns 30 e tal anos) para o depois há uma diferença abismal, podes ter a certeza!

    Aliás, por imagens que vi na TV, era parecido ao de Tóquio, só sem os funcionários a esmurrar as costas das pessoas para encaixarem na carruagem... =))

    ResponderEliminar
  16. Vai ser uma trip do catano, GATINHA! E depois conto tudinho... =))

    ResponderEliminar
  17. Ui, ui, ainda vou ter de aguardar alguns dias antes de tanta emoção, CATARINA. Carnaval à porta e assim... :D

    ResponderEliminar
  18. Muita imaginação, até, KIM! :))

    Odi Candles? Marquis of Pigeon House? Ch Them? Mas o Stolen Sir tira-me do sério... =))

    E sim, há palavras que noutras línguas soam melhor, mas convém não exagerar.

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  19. Já experimentei o metro lisboeta e achei-o very nice, embora algumas estações estivessem já um pouco demodé. Certa ocasião quando ia para o Dragão uns adeptos do Arsenal comentavam que o "nosso" Metro da Imbicta parecia uma "roller coaster"! E é de facto, super divertido, fashion e luminoso.

    - Please, could you tell me what line to airport... I don't no the name!?...

    - Yes off course, the airport Frank Sá Ram. It's line purple, E!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo3/04/2011

    Sou fã do Metro há muitos anos. Principalmente, desde que plantaram uma estação à porta de minha casa e saio à porta do meu escritório. Onze minutos apenas. Até dá para vir almoçar a casa, quando me apetece...

    ResponderEliminar
  21. Lógico que deve ser muito mais moderno, PAULOFSKI, o de Lisboa (inicial) é de 1959! Se bem que algumas estações tenham sido remodeladas, ao longo dos anos, evidentemente, que de princípio só tinha duas carruagens e posteriormente passou a quatro, não cabia em todas... :))

    Mas gostei da tua indicação do caminho para o aeroporto. Impec! :D

    ResponderEliminar
  22. Também sou fã deste metro, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA, mas do antigo, sempre a abarrotar de gente e em horas de ponta nem falar, nem por isso... :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)