domingo, 14 de novembro de 2010

CANTORIAS TRIUNFAIS...

Está em curso a 4ª edição da "Operação Triunfo" na RTP, o talento musical e vocal dos concorrentes é espantoso, apesar da emoção e nervosismo que acompanham as primeiras exibições em palco. Para o público presente, mas também para os telespectadores em casa. 
Mas, há sempre um mas, o concurso tem algumas falhas: primeiro, o público que vota no final tem tendência a "bairrismos" (se for cá da minha terra, voto nel@!); segundo, os professores da escola querem manter os alunos mais aplicados, talvez apostando que os "bairristas" salvem melhores talentos; terceiro, o júri que nomeia os candidatos "mais fracos" recorre a uma série de bitolas, que nem sempre premeiam as melhores vozes (e é de notar que não são os candidatos a escolher as músicas que preferem cantar); por último, os companheiros destas andanças votam no parceiro que lhes parece mais simpático - pelo menos de início, que anteriormente já houve casos de querer erradicar uma séria concorrente (que apesar disso até venceu!) - sem qualquer pejo! (diga-se de passagem, que o nervosismo da própria actuação pode distrair das prestações alheias...)
Assim, não é de espantar que uma das vozes mais maviosas da segunda gala do concurso (e da primeira também) fique nomeado para sair. Porque o júri considerou a exibição pouco movimentada ou tristonha - não me lembro das palavras usadas, mas o sentido era esse - com  esta música de Elton John (fácil de não ficar a anos-luz???):


E não sendo o aluno mais aplicado da escola, nem o mais popular entre os outros concorrentes, só as gentes da sua terra natal o podem socorrer. Está com sorte, porque nasceu na Madeira. Com azar estará a outra rapariga nomeada, a concorrer com ele. E em bambúrrio estarão todos os outros que escaparam às nomeações, com prestações bastante mais fracas, salvo duas excepções (no ouvido desta desafinada)!
Já agora, o "tio" Elton movimenta-se muito mais nesta canção romântica?

Imagem do logotipo do programa da RTP, da net.

14 comentários:

  1. Anónimo11/14/2010

    Fui fã das edições anteriores, mas ainda não fui "agarrado" por esta. Será cansaço do modelo?

    ResponderEliminar
  2. Paulinha11/14/2010

    QUerida amiga, sem sombra de dúvidas eu fiquei fã do concorrente da Madeira logo na 1ª gala. Fiquei impressionada com aquela voz...até pensei "bolas, mas o que é a Madeira tem que só saiêm de lá estrelas?! é no fuebol, é na música, é na beleza, na escrita...". Achei que o queriam despachar de imediato, porque ele assim que aprender a mexer-se "limpa" aquilo tudo. Ainda por cima é bonito! Faz-me lembrar o teu J.P. (juro que me fez lembrar). Ejá votei no mocinho se queres saber. Aquele miúdo tem um dom. Agora sou fã da OT. E não me canso de ouvir aqueles miúdos ~c

    ResponderEliminar
  3. Nunca gostei de Elton.

    E gostaria de saber se, realmente, as pessoas que passam por estes concursos acabam por ter alguam oportunidade real.

    Boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Não posso comentar sobre a "Operação Triunfo" porque nunca vi, mas aqui também deve haver programas similares, aos quais também nunca assisti.

    Vais ter uma surpresa no "ematejoca azul". Para mim também foi uma surpresa maravilhosa.

    A Vivien é o nosso bébé, mesmo quando tenho de subir a uma escada para lhe dar um beijo.
    A mãe da Ema é a Vanessa, mas por favor, não me passes a chamar Albertina!!!

    ResponderEliminar
  5. Bom, só segui os dois primeiros, o último (de 2007) já só vi esporadicamente, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA. Este por sinal vi as duas primeiras galas, e gostei especialmente da voz do rapaz madeirense... :)

    ResponderEliminar
  6. Os miúdos são todos bons, PAULINHA, mas não há dúvida que à partida há dois ou três que sobressaem do grupo, sendo o rapaz madeirense um deles... :D

    Mas não deixo de ir a lado nenhum por causa de qualquer programa televisivo, só vou vendo se estou por casa, minha ou da minha irmã... ;)

    E não, não acho o rapazinho parecido com o JP, mas que é giraço concordo! E também concordo que é só sair um pouco da "casca" e limpa aquilo com grande limpeza! ~xf

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  7. Bem-vinda, SÃO!

    Alguns (poucos) têm tido oportunidades de trabalho, nem sempre são os vencedores! ;)

    Eu gosto muito da voz de Elton John, das músicas depende. Mas convenhamos que é difícil não ficar mal na fotografia, com o vozeirão do outro, goste-se ou não... E o rapaz conseguiu (também não foi ele a escolher o que cantava) ~c

    ResponderEliminar
  8. Estes programas têm formatos idênticos em todos os países, EMATEJOCA! Mas sim, também calculei que não fossem músicas das tuas preferências... ;)

    Ah, troquei o nome das duas? Sorry, sorry! Mas nunca te chamaria Albertina (nem percebo o porquê), quando muito pelo teu primeiro e segundo nome... =))

    ResponderEliminar
  9. esqueceste-te de citar que por vezes surgem e-mail a pedir para votar em A ou B porque é amiga de "não-sei-quem"...

    ResponderEliminar
  10. Em Portugal chamam-me na brincadeira Maria Albertina por causa desta cantiga dos Humanos:

    Maria Albertina

    Maria Albertina deixa que eu te diga....
    Maria Albertina deixa que eu te diga....

    Esse teu nome eu sei que não é um espanto mas
    é cá da terra e tem
    tem muito encanto
    Esse teu nome eu sei que não é um espanto mas
    é cá da terra e tem
    tem muito encanto

    Maria Albertina como foste nessa
    de chamar Vanessa à tua menina
    Maria Albertina como foste nessa
    de chamar Vanessa à tua menina

    Maria Albertina deixa que eu te diga....
    Maria Albertina deixa que eu te diga....

    Esse teu nome eu sei que não é um espanto mas
    é cá da terra e tem
    tem muito encanto
    Esse teu nome eu sei que não é um espanto mas
    é cá da terra e tem
    tem muito encanto

    Maria Albertina como foste nessa
    de chamar Vanessa à tua menina
    Maria Albertina como foste nessa
    de chamar Vanessa à tua menina

    Maria Albertina deixa que eu te diga....
    Maria Albertina deixa que eu te diga....

    Esse teu nome eu sei que não é um espanto mas
    é cá da terra e tem
    tem muito encanto
    Esse teu nome eu sei que não é um espanto mas
    é cá da terra e tem
    tem muito encanto

    Maria Albertina como foste nessa
    de chamar Vanessa à tua menina
    Maria Albertina como foste nessa
    de chamar Vanessa à tua menina

    que é bem cheiinha e muito moreninha.

    ResponderEliminar
  11. É raríssimo votar nesses concursos, VÍCIO, mas a esse género de mails nem ligo nenhuma! A que propósito é que ia votar em alguém, só por ser aparentado com alguém que conheço? Quer dizer, se fosse o meu filhote ou as minhas sobrinhas provavelmente votava neles, mesmo que fossem (como são) canas rachadas, mas eles também nunca chegariam às finais! =))

    Mas também suponho que as votações são massivas, os familiares votarem nem risca muito... ~xf

    ResponderEliminar
  12. Eheheh, EMATEJOCA, mas eu não conheço esses grupos, muito menos as letras dessas canções. Comigo estás descansada, que nunca te vou chamar Albertina! :D

    ResponderEliminar
  13. programas de cantoria não me enchem as medidas e compadrios e bairrismos ainda pioram a coisa.

    ResponderEliminar
  14. Até acho piada ver o talento destes "putos", MOYLITO, mas os bairrismos e compadrios chateiam mesmo! :p

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)