quinta-feira, 4 de novembro de 2010

AS MINHAS ILUSÕES

Fotografia de Ian Britton

Hora sagrada dum entardecer
De Outono, à beira-mar, cor de safira,
Soa no ar uma invisível lira...
O sol é um doente a enlanguescer...


A vaga estende os braços a suster,
Numa dor de revolta cheia de ira,
A doirada cabeça que delira
Num último suspiro, a estremecer!

O sol morreu... e veste luto o mar...
E eu vejo a urna de oiro, a balouçar,
À flor das ondas, num lençol de espuma.


As minha Ilusões, doce tesoiro,
Também as vi levar em urna de oiro,
No mar da Vida, assim... uma por uma...

Florbela Espanca, in "Sonetos"

Apenas uma sensação muito presente neste Outono, que a poetisa explanou bastante melhor que eu... (o que não é tão difícil assim!)
.

12 comentários:

  1. tu estás bem? :-o
    poesia?8-o

    ResponderEliminar
  2. Fantástica esta Florbela Espanca, a minha favorita (no meu perfil)!
    É extraordinária a sua capacidade de nos transmitir aquilo que pensa através de "imagens" tão belas !
    .

    ResponderEliminar
  3. Tanto o entardecer como este amanhecer outunal têm um encantamento irresistível.

    ResponderEliminar
  4. O Outono já começou á algum tempo......só agora é que acordas-te para ele ;))

    Mas o poema é lindo sim....e quantas ilusões não passam na nossa vida e não se tornam em desiluções????!!!!

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  5. por acaso a Florbela Espanca tem esta característica extraordinária de fazer parecer os sonetos fáceis de compôr. este diz tudo sobre a época - apesar de se esquecer de mencionar dióspiros e romãs, claro :P

    ResponderEliminar
  6. Simplesmente excelente!!!

    Esta manhã ao fazer a visita habitual ao teu blogue, tive de me certificar, se estava no Quiproquó.
    O Outono faz milagres!!!

    ResponderEliminar
  7. É raro, VÍCIO, mas tem dias... ~xf

    ResponderEliminar
  8. Embora não seja muito ligada à poesia, RUI, também gosto muito de alguns dos nossos grandes poetas, Florbela incluída! :)

    ResponderEliminar
  9. O entardecer, para mim, PAULOFSKI, é a melhor hora do dia, em qualquer estação do ano... ;)

    ResponderEliminar
  10. Eheheh, não, PARISIENSE, já tinha dado pelo Outono, mas nem sempre estou em ondas poéticas... :D

    Beijokitas!

    ResponderEliminar
  11. Os sonetos da Florbela só parecem fáceis de compor, a quem nunca escreveu mais de 3 linhas, MOYLITO! Mas com romãs é capas de ter alguns, com dióspiros não faço ideia, que só rima (e vagamente) com suspiros... :))

    ResponderEliminar
  12. Concordo que é excelente, EMATEJOCA, mas da parte da Florbela Espanca... :)

    O Outono (e a vida) de vez em quando convidam à melancolia... :|

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)