domingo, 4 de dezembro de 2011

BOLAS, BOLAS E MAIS BOLAS!

Como a tradição já não é o que era, este ano resolvi decorar a árvore de Natal com tonalidades diferentes: em vez das habituais bolas vermelhas, douradas e prateadas, toca de arranjar umas roxas e rosa choque... às quais juntei as sobreviventes prateadas. Na verdade, o stock de decorações já estava suficientemente espoliado, ao fim de 21 anos de exercício, alguns dos quais em "convívio" com uma criança pequena e um gato...
 
A criança cresceu, o gato morreu (que saudades do meu Nicky!) e a árvore artificial também já tinha sido substituída há algum tempo - após um grandioso desaire com uma verdadeira, que ao fim do mês deveria ser devolvida e replantada, mas quando chegou à noite da consoada (cá em casa) já apresentava ramos inteiramente desprovidos de caruma, que entretanto se espojara no soalho e que obrigou o aspirador a uma atividade diária. Jurámos para nunca mais!

Bom, mas nestas coisas de decoração há sempre surpresas. Primeiro foi a sugestão: "Querido, vamos mudar a sala?" E ele concordou que provavelmente junto à janela, sítio de menor passagem, o "desgaste" dos símbolos decorativos seria menor. Depois, as séries de lâmpadas resolveram protestar: uma só abria as azuis e verdes, outra só as laranjas e vermelhas. Iluminações a meio gás, cá em casa?! Nananinaná! "Lixo com elas!", alvitrava a cara metade. Uma terceira série descolorida funcionava bem e tirámos uma quarta do armário, nunca usada (fruto de um "barrete" e com um fio lilás, que não condizia com nada, mas desta vez até se enquadrava).  Et voilá, temos árvore!

Já não houve tempo para armar o presépio, mas esta mini-representação está sempre a postos...

(oferta de uma sobrinha que o fez em fimo, quando tinha 13 anos) e, mais logo, este ocupará o seu devido lugar, sem muitas nuances em relação ao do ano passado:

Ah, e as tais luzes que se recusaram a cooperar nos festejos natalícios? Não sei se se assustaram com a nossa conversa, se por terem sido substituídas rapidamente, se com a decisão de as levarmos a um "perito" em eletricidade (já que íamos jantar a casa desse familiar e amigo): só sei que bastou ele olhar para elas - ficaram todas "em sentido" e desataram a funcionar a 100%!  (de caminho ainda nos ensinou a (des)enrolar melhor os fios... um mero pormenor, eheheh!)

Mesmo que o Natal seja sempre que um Homem quiser, tem quadras mais sugestivas, não tem? Já agora, a vossa árvore (e presépio) está pronta para a festa natalícia?

19 comentários:

  1. E como a árvore ficou bonita!
    Comecei a decorar no dia 1 mas ainda não terminei. Há tanto que fazer...

    ResponderEliminar
  2. Ficou muito bonita e variar a decoração até é fixe. Cá em casa chegamos a ter duas montadas. Mas este ano (aliás o ano passado também) já só montamos uma. Depois porei a foto no FB. Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Isto cá por casa está muito atrasado ! :((

    ResponderEliminar
  4. Como adoro presépios, amei os dois :)

    Mudo a decoração da minha árvore (mais a disposição dos enfeites, a que junto alguma novidade), quase todos os anos, mas não consigo deixar de lado as cores vermelho, verde, dourado e as luzinhas branquinhas...gosto de outras cores, gosto de outras árvores, mas na hora de mudar, volto ao mesmo ~xf

    Mas gostei da tua, só acho que lhe falta um estrela :)

    Na minha casa ainda não está tudo, mas a pouco e pouco...

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12/04/2011

    Bela árvore, Teté. Por aqui já não faço árvore nem presépio. Tenho uma enorme em frente a minha casa, que faria envergonhar a minha :-)
    Boa semana

    ResponderEliminar
  6. Árvore com bolas roxas cool ;)
    e ainda bem q as luzes resolveram dar à luz

    ResponderEliminar
  7. Também gostei do resultado final, CATARINA! :D

    Por aqui já está quase tudo, presépio incluído, quero ver se faço ainda um centro de mesa, com algumas das decorações que sobraram. Mas este ano a consoada não é cá em casa, daí que depende de arranjar um tempinho extra, entre compras e outras obrigações mais prementes! :)

    ResponderEliminar
  8. Bem-vindo, AGOSTINHO!

    Quanto ao "seguimento", logo vejo depois de ler o teu blogue, OK?! :D

    ResponderEliminar
  9. Ora ainda bem, VITOR, gosto sempre de ver árvores alheias! :))

    Além de que nos dão ideias para futuras decorações ou melhoramentos! :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  10. Normalmente faço por volta do dia 1 ou no fim de semana a seguir, RUI, mas já houve um ano que a fiz quase nas vésperas do Natal. Às vezes, acontece... :)

    ResponderEliminar
  11. Eheheh, tenho uma amiga que todos os anos monta cerca de 20 presépios, MARIA! A sala dela vira um presépio completo! =))

    Também nunca deixei de usar o vermelho, mas este ano foi um vaipe que me deu! (e não tem nada a ver com o glorioso, note-se!) Curiosamente a estrela existe, num material a imitar cristal, mas julgava que estivesse junto às figuras do presépio. Não estava, tenho de a procurar melhor. ;)

    Agora só me falta fazer um centro de mesa, se houver tempo, e comprar algumas lembrancinhas! E embrulhá-las, está claro! :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  12. Pois, CARLOS BARBOSA DE OLIVEIRA, ou se faz por gosto, ou então não vale a pena. Porque dá trabalho, evidentemente! Mas sempre é melhor decidir por aí, do que fazer como um amigo, que já nem a desfaz de um ano para o outro... =))

    ResponderEliminar
  13. Também gostei da novidade, LOPESCA! :))

    As malandras estavam renitentes, mas lá decidiram que o seu destino seria melhor assim... :D

    ResponderEliminar
  14. Ficou bem gira! Fizeste muito bem em fugir à tradição. Aqui por casa não se foge muito, porque são sempre os mesmos enfeites de ano para ano. ;) Ainda não a tenho na sala, pois a tradição aqui também continua a ser o dia 8 de Dezembro. E o presépio também tem o seu espaço junto da árvore.

    ResponderEliminar
  15. Também não costumo fugir muito, TONS DE AZUL, mas este ano resolvi mudar para uma árvore mais "revolucionária"! O meu presépio não tem espaço junto da árvore, pois as figuras são bem grandinhas! Mesmo assim acaba por ter mais destaque na mesa do corredor... :)

    ResponderEliminar
  16. onde passo o Natal e o Ano Novo há árvore de Natal, mas em minha casa, desde que saí de casa dos meus pais, felizmente não :)

    ResponderEliminar
  17. Desde que me lembro, sempre tive árvore de Natal e presépio, MOYLITO! Antes e depois de sair de casa da minha mãe... :D

    ResponderEliminar
  18. Bolas que ainda não tirei a árvore, os enfeites e as luzes da caixa.

    Linda a tua árvore de Natal.

    ResponderEliminar
  19. Já tenho tudo a arejar e enfeitar, PAULOFSKI! :))

    Obrigada! :)

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)