quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

COZINHA... INFERNAL!!!

Se há assunto que me prende a atenção, no zip zap do comando da TV, culinária é um deles: papo todos os programas, portugueses ou estrangeiros! Claro que alguns são vocacionados para as refeições rápidas do dia a dia - o que já me ri com a Nigella Lawson, que nem picar cebola sabe - outros para os pratos regionais (João Carlos Silva era um mestre do improviso "Na roça com os tachos"), talvez a maioria mais inclinada para a cozinha tradicional de cada país, mas certo é que se aprendem sempre alguns truques com todos eles. Embora nem sempre cresça água na boca...
Portanto, o que faltava era mesmo um programa sobre gastronomia, 'haute cuisine' ou como lhe queiram chamar, embora a probabilidade dos grandes chefes revelarem os seus segredos seja reduzida. Ou nula. O que até se compreende, pois é assim que eles ganham para o tacho!
Então, um dia destes, apanhei um episódio de "Hell's Kitchen" na SIC Radical. Vários chefes num concurso gastronómico? "Promissor!", pensei já a salivar. O que se seguiu, não tem semelhança nenhuma com qualquer programa televisivo, havido ou por haver: resumidamente, diria que é um concurso de terror para cozinheiros ambiciosos de tendências masoquistas e/ou sádicas! Querem mais original?!
Gordon Ramsay - um grande chefe escocês, co-proprietário de uma cadeia de restaurantes de luxo a nível mundial e coordenador de uma vasta equipa de cozinheiros de gabarito - ajuíza a prestação dos candidatos com uma mão de ferro, direi mesmo tirânica. Ele grita, insulta, provoca, ofende, goza e castiga todos, enquanto parte pratos e manda panelas pelo ar, numa agitação e irritação constante. De vez em quando também elogia algum e premeia as equipas vencedoras de cada desafio, numa nítida tentativa de incentivar os conflitos. O que consegue sem dificuldade, já que os concorrentes são igualmente egocêntricos, narcisistas e arrogantes, numa espécie de fotocópia do líder.
E afinal o que se aprende de gastronomia? NADA! As câmaras preferem mostrar as reacções estampadas nas caras de professor, alunos ou dos júris/convivas à mesa, do que propriamente a confecção dos pratos ou os movimentos em redor dos fogões! Quer dizer... ensina a ser um ditador na cozinha, mas isso interessa a alguém?

Imagem da net.

25 comentários:

  1. Ou seja, um Big Brother com panelas...

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. diz a verdade! tu esperavas mesmo que fosse um programa de culinária onde se aprendesse alguma coisa tendo em conta que era a SIC Radical? :e

    ResponderEliminar
  3. Mais um reality show à americana. Discusting. Só na tropa assisti a comportamentos loucos, faltas de respeito, humilhações e verborreia daquele género. Eu cá sou fã do estilo do chef superstar e a Nigela Lawson conquistou-me, não pelos cozinhados, mas pelo paladar dos meus olhos... hummmm ~b

    ResponderEliminar
  4. ASSIM NÃO APRENDES OS PRATOS QUE ELES ESTÃO A CONFECIONAR.....ESPERTINHOS, ELES....AHAHAHAH

    BEIJOKITAS

    ResponderEliminar
  5. Não sei se tens o canal FOOD (eu tenho na MEO) e lá, pode não se aprender nada, mas cresce agua na boca. E muita...
    Há dias vi um concurso em que dois chefs, e suas equipas, tinham 2h30 para fazer uma refeição completa (sopa, 2º, 3º e sobremesa). Tinham de usar um ingrediente surpresa (desta feita chocolate) em todos os pratos.
    Uma maravilha para os olhos!
    Para aprender tens sempre o programa do Henrique Sá Pessoa. Gosto bem de ver os programas dele.


    Esse de que falas depressa deve chegar a Portugal. Parece que por cá se gosta muito do formato Big Brother... não consigo compreender como mas enfim...

    ResponderEliminar
  6. reality show mas com noz moscada... naaaaaaa.

    ResponderEliminar
  7. COZINHA... INFERNAL!!!
    Esta frase é minha!!!

    ResponderEliminar
  8. Também eu gosto muito de "alguns" programas culinários.
    E quando o chefe tem carisma, mais apimenta o prato. João Carlos Silva é um bom comunicador, apesar de muito "sui generis".
    Não sei se tens reparado mas os chefes que aparecem na TV são quase todos "putos" muito novinhos. É sinal que está garantido o apetite.
    Beijinho Tété

    ResponderEliminar
  9. Com panelas, tachos e uma enorme gritaria, RAFEIRITO! Não há pachorra, mas acabamos por ficar à espera que algum dos candidatos dê o devido troco ao chefe... :p

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  10. Achas que quando ando em 'zip zap' estou a verificar qual é o canal, VÍCIO? Só depois de estar ali um bocado a ver aquela parvoeira toda dei conta disso... ;x

    ResponderEliminar
  11. Pelo que li, PAULOFSKI, o formato inicial até era inglês, mas este que vi era americanice pura! No seu pior...

    O Jamie também já vi algumas vezes, bem como a Nigella, não têm comparação, são bem mais agradáveis! Mas como nem vejo muita televisão, é quando calha... :))

    ResponderEliminar
  12. Faltava um programa de gastronomia, PARISIENSE, mas ainda não é desta... ;)

    Embora não duvide que aquilo tenha público, que há sempre quem goste de pugilismo... ou coisa do género! :p

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  13. Sabes que nem sei quantos canais tem o MEO, FAUSTO? Mesmo em 'zip zap', raramente passo dos primeiros 30... (mas vou investigar, que esse concurso é mais do meu género!) :))

    Quando calha, também vejo esse do Henrique!

    Não sei se o formato vai chegar a Portugal, parece que no Brasil já andam a pensar no assunto, mas esses não vejo nunca! Se o pessoal gosta, fica por conta deles... :y

    ResponderEliminar
  14. Não insultes a noz moscada, MOYLITO, que ali o tempero é outro... :-w

    ResponderEliminar
  15. Ui, ui, não te queria "roubar" os direitos de autora, EMATEJOCA! =))

    ResponderEliminar
  16. Não faças confusão, KIM, sempre achei imensa piada ao "Na roça com os tachos", até porque andar de roça em roça a carregar o "trem de cozinha" não é fácil, para além dos meios serem quase "artesanais"! Não duvido que seja um grande comunicador, se vi e gostei dos vários improvisos... :D

    Digo e repito que vejo pouca televisão (não há tempo para tudo), mas também sei que há vários jovens portugueses a darem cartas na culinária e gastronomia nacional e estrangeira! E se aparecem na TV ainda bem para eles, que normalmente costuma ser um sinal positivo nas suas carreiras... :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  17. adoro noz moscada. a sério. ponho em tudo e mais alguma coisa. era precisamente para contraponto :)

    ResponderEliminar
  18. A Nigella...e seus fartos seios e ancas parideiras. Tanto haveria para dizer. Tenho para mim que a Nigella foi um golpe de génio para agarrar audiência masculina, e pouco mais. Nem jeito, nem classe, nem coisa nenhuma. Só vi umas duas ou três vezes, e só me dá para rir. A senhora é pavorosa.
    Já o Jamie Oliver é fabuloso, faz receitas maravilhosas e é um cidadão preocupado com a qualidade da alimentação nas escolas do Reino Unido. E tem boas razões para isso.
    Mas o meu preferido é Cyril Lignac (francês, claro),que, para além de cozinhar que é um disparate, tem estado envolvido em formação de jovens desfavorecidos que depois emprega nos seus restaurantes.
    Quanto a essas amostras de vedetas dos tachos de que nos dás conta...enfim...nem comento (mais :))

    Beijocas

    ResponderEliminar
  19. Direitos de autora não tenho, mas que para mim a cozinha é um sítio infernal, lá isso é. Odeio cozinhar!
    Todo o mundo aqui, até homens, adora esses programas de cozinhados na TV. Eu nunca assisti a nenhum, nem penso assistir.
    Gosto de comer, mas que sejam os outros a cozinhar. As minhas filhas cozinham muito bem, e o meu marido sempre cozinha um pouco melhor do que eu.

    Beijocas com sabor a salsa!

    ResponderEliminar
  20. Também gosto, MOYLITO, mas só em alguns pratos... =))

    ResponderEliminar
  21. Ah, mas pelo menos a Nigella tem piada, SAFIRITA! Se a visses confessar que não sabia cortar cebola, como se fosse um grande segredo... Precisava? Bastava olhar para os nacos enormes da cebola... :))

    Esse Cyril nem sei quem é. Dá em que canal?

    Estas "estrelinhas" são muito fatelas mesmo!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  22. Pois, aí somos diferentes, EMATEJOCA! Adoro cozinhar (não tanto no dia a dia, claro), até me safo bem, mas gosto de aprender sempre mais... :)

    Gostos, está claro!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  23. LOL excelente definição "concurso de terror para cozinheiros ambiciosos de tendências masoquistas "

    e eu ando a ver lol

    ResponderEliminar
  24. Ahahah, LOPESCA! A verdade é que ficamos com os olhos pregados no ecrã, à espera de alguma reacção dos candidatos - sei lá, que lhe dêem com uma frigideira na tola ou assim... :))

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)