segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O MELHOR DISCURSO...

... foi o do rei! Das 12 nomeações só venceu 4, mas nas principais categorias de melhor argumento original, realizador (Tom Hooper), actor principal (Colin Firth) e filme.
James Franco e Anne Hathaway apresentaram a 83ª cerimónia dos Oscar no Kodak Theatre, que não trouxe grandes surpresas: o nonagenário Kirk Douglas a entregar a estatueta à melhor actriz secundária foi uma delas, o agradecimento de Melissa Leo, que soltou um palavrão em palco, foi outra; Christian Bale também vencedor do Oscar como actor secundário, afirmou que não iria repetir a F bomb da sua companheira de elenco em "The Fighter"; Billy Crystal fez uma bem humorada introdução a Bob Hope, que por sua vez "chamou" outros apresentadores ao palco (virtualmente, como é óbvio, que o actor completou os 100 anos, 18 dos quais a apresentar os Oscar, mas já morreu há alguns anos); o filme dinamarquês "In a Better World" foi prestigiado com o galardão de melhor estrangeiro.
Natalie Portman não foi novidade como melhor actriz, "Toy Story 3" como melhor desenho animado também não. "A Origem" conseguiu 4 estatuetas em categorias técnicas (fotografia, efeitos especiais, mistura de som e montagem sonora), enquanto "A Rede Social" levou para casa o melhor argumento adaptado, banda sonora e montagem. A "Alice no País das Maravilhas" couberam os prémios da direcção artística e de guarda-roupa.
Apesar desta vitória parcial d' "O Discurso do Rei", o discurso mais destacável da noite foi o do vencedor do melhor documentário de longa-metragem, "Inside Job - A Verdade da Crise", que declarou sem papas na língua: "desculpem, mas tenho de começar por focar que após 3 anos de uma horrível crise financeira, provocada por grandes fraudes, ainda nenhum executivo financeiro foi preso. E isso está errado!" Aplausos da plateia e meu, no sofá cá de casa!

Imagem da net.

22 comentários:

  1. E quem ganhou o óscar de melhor actriz, quem foi? ;)

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  2. So what? Ela fez o melhor possível com uma treta de argumento, RAFEIRITO! E mainada! :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  3. O grande derrotado - A Rede Social !
    Só uma correcção ao discurso sobre a situação financeira e grandes fraudes : foi de facto preso em 6 meses apenas o Bernard Madoff, mas isso não vem ao caso dos Oscares.
    Conforme eu tinha previsto há dias, "não via" que o "Rei" pudesse vir a ter mais de 4 a 5 Estatuetas.
    Foi quase tudo bastante previsivel !
    .

    ResponderEliminar
  4. Vi até às 3h (sonoplastia, acho eu) e tive que aterrar. hoje às 7h tinha uma hora para percorrer antes de trabalhar por isso deixei-me de óscares antes dos importantes. a Portman tinha que ser, embora nem saiba quem eram as concorrentes. os outros, ainda não vi, mas, pelo que fui ouvindo e lendo, fazem sentido os prémios. Vi o Inception e, naturalmente, tinha que ganhar nas categorias técnicas.

    ResponderEliminar
  5. Adormeci ao intervalo antes da parte "importante". A apresentação foi alguma coisa de jeito ou ficou a anos luz dos habituais apresentadores (Jon Stewart, Billy Crystal, Steve Martin, etc)?
    É que não vejo a Anne a ser uma boa apresentadora...

    ResponderEliminar
  6. Consegui manter as palpebras abertas até ao palavrão de Melissa Leo. A partir daí o meu ronco abafou a cerimónia.

    ResponderEliminar
  7. Ó Teté, adormeci logo ao início :(

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  8. Pois, RUI, mas "A Rede Social", embora se veja bem, não é filme para Oscares. E ganhou precisamente no que mais gostei: na banda sonora!

    Tendo em conta que o seu documentário era sobre essa mesma crise financeira, fez muito bem em dar a sua opinião. Que se resumiu a estas frases, porque depois prosseguiu com "mas esta é uma festa de cinema... blablablá!" :)

    E sim, foi bastante previsível!

    ResponderEliminar
  9. Pois, para quem tem de acordar cedo, é difícil ficar a assistir até às tantas. Embora tenha ideia que este ano encurtaram um bocado a cerimónia, que 4 horas é demais... ;z

    Concordo que "A Origem" tem bons efeitos especiais, e mereceu ganhar nessa categoria, como seria de esperar de um filme com aquela temática. :D

    ResponderEliminar
  10. E mais uma vez o teu vaticínio esteve certo. Ganhou o Discurso do Rei e ganhaste tu.
    És uma atenta cinéfila e está tudo dito.
    Beijinho Tété

    ResponderEliminar
  11. A apresentação foi fraquinha, FAUSTO, como diz uma amiga minha dava ideia que diziam duas graçolas e ala que se faz tarde! Saudades do Billy, que como sempre teve imensa piada! :))

    E podes crer que a Anne, mesmo assim safou-se melhor que o Franco! :D

    ResponderEliminar
  12. Eheheh, PAULOFSKI, o palavrão foi quase logo no início... :D

    ResponderEliminar
  13. Tu, CAPRICHO, e quase toda a gente! :))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  14. Bom, KIM, há anos em que há mais dúvidas, quando os filmes são todos muito bons. O que não foi o caso deste ano... :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. Olá Teté!!
    De facto fiquei acordado a ver a cerimonia até ao fim, eu aqui em Portugal e o Theo lá no Brasil :)
    Como já referi, achei a noite meio fraquinha mas fiquei satisfeito com as vitórias quer dos actores quer dos filmes Inception e Toy Story 3 que estão muito bem cotados na minha listagem de filmes. Os anfitriões por seu lado foram dos piorezitos que eu já vi e não conseguiram esconder o grande nervosismo.
    De resto entre muitas coisas no Brasil vi imensos filmes que irei falar lá no Blog porque merecem ser recomendados.
    Beijos

    ResponderEliminar
  16. Sim, PSIMENTO, imagino que tenhas muita histórias para contar da tua viagem, incluindo também esses filmes que viste e que merecem recomendação! :)

    Concordo que os anfitriôes foram muito fraquitos, ele às tantas até parecia ensonado! :D

    Mas no geral também concordei com a atribuição. O Toy Story 3 ainda não vi, o que é uma falha minha! ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  17. CLAP CLAP CLAP!!!

    (Estou agora a ver o compacto...)

    Vani

    ResponderEliminar
  18. Pus o compacto a gravar, ANA, até porque tenho curiosidade de ver se cortam ou não a frase do homem, politicamente incorrecta (houve aplausos, mas não muito empolgados, if you know what I mean)! ~c

    ResponderEliminar
  19. Q eu tenha visto, cortaram...

    ResponderEliminar
  20. Assisti - compelido - ao Cisne Negro e...

    Continuo a não ter pachorra para filmes.

    ResponderEliminar
  21. Ainda não vi, ANA! Mas quer-me parecer que será dos primeiros cortes a fazer... ;)

    ResponderEliminar
  22. Olha, para esse nem eu tive pachorra, CAPITÃO! :D

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)