segunda-feira, 1 de março de 2010

PIANÍSSIMO...


Excepcionalmente, os clássicos do século XIX são aqui relembrados, por duas razões: a primeira, mais óbvia, é que se comemora hoje o bicentenário do nascimento de Chopin. O célebre músico e compositor dispensa apresentações, mas como nativo do signo de Peixes, em adolescente encontrava-o sempre mencionado como ilustre "parceiro" astrológico (o que, não sei porquê, me envaidecia bastante, eheheh!). Essa, aliás, é a única semelhança com o compositor polaco, pois apesar de umas aulas de piano em criança, nunca tive vocação para esse ou qualquer outro instrumento musical ou vocal. Para além de, claro, adorar o som harmonioso que paira no ar ao toque das suas teclas:



Bom, já me deixei de astrologias - "pancada" dessa época juvenil, muito motivada por uma amiga, bruxinha-de-serviço-para-todos-os-esoterismos - mas quando Fevereiro chega ao fim, a frase mágica de Théophile Gautier (lida por esses tempos nos livros da "Brigitte", de Berthe Bernage) renasce como um hino à esperança:

"Março que ri, apesar das chuvadas, prepara em segredo a Primavera."

Confio inteiramente no poeta! Tanto que hoje, embora timidamente, uns raios de Sol trouxeram esse primeiro sorriso...


Imagem da net, do quadro de Renoir "Two sisters (on the terrace)" - 1881

14 comentários:

  1. O poema intitula-se "Premier sourire du Printemps"! :)

    ResponderEliminar
  2. Olha Tété, e eu gosto imenso do Nocturno. Costumo usá-lo como música de fundo em grande parte dos meus filmes.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. É isso! Pianíssimo. Quem é que não gosta dos nocturnos de Chopin. Se for interpretado por uma compatriota como Maria João Pires, ainda melhor.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. eh lá, não é que fez um cadito de sol. até parece mal. quer-se dizer, uma pessoa habitua-se ao frio e à chuva e... pimba, vem o sol. assim não se pode.

    ResponderEliminar
  5. Boa escolha, KIM! Não é que eu conheça muito bem a obra dele (sou uma naba no que toca a memorizar títulos de músicas, clássicas ou outras), de modo que escolhi uma no Youtube, que me agradasse particularmente... :D
    Beijinhos!

    Bom, CARLOS, neste caso não andei à procura de uma interpretação da nossa compatriota, só de um trecho de Chopin que me agradasse! Não muito longo, que desse para ouvir enquanto se lê e comenta... :)
    Abraço!

    Malandreco, 'as usual', não é, MOYLITO?! :p
    Mas se aprecias tanto frio e chuva, Paris ou Londres são cidades muito agradáveis para se viver... =))

    ResponderEliminar
  6. Gostou imenso de Chopin.
    E esse quadro é lindissimo pela mistura das suas cores.
    Renoir dos meus pintores favoritos.

    Beijokitas e boa semanita.....e que a primavera chegue depressa, pois este inverno já está a ser longo demais para mim....venha o sol!!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Chopin?
    Só conheço o choupal.

    ResponderEliminar
  8. vem o sol mas a malta continua a ser calona... ai... se eu fosse vivo à 200 anos atras, com o que sei hoje, era rei e senhor.

    Qual napoleao qual que?

    Ja tinha ido à lua com o meu amigo de infancia, jfk :P

    ResponderEliminar
  9. Aqui o sol veio pela manhã e foi-se pela tarde :(
    Quanto á música esta peça é magnífica!

    Beijoca

    ps - registo que tens a mesma dificuldade que eu em decorar nomes de músicas e grupos 8se bem que o Youtube é hoje em dia uma excelente ajuda principalmente para quem tem boa memória visual, como é o meu caso :D )

    ResponderEliminar
  10. Faz 200 anos e há-de fazer muitíssimos mais !!!
    Curioso que, era eu um miúdo e lembro-me de ver um filme sobre Chopin, suponho que "Chopin Imortal"... Na altura vi também "A vida de Liszt" e lembro-me de num destes filmes, ou nos dois, ter chorado de emoção.
    Esta gente é mesmo IMORTAL !
    .

    ResponderEliminar
  11. Também gosto muito de pintores impressionistas, PARISIENSE! Mas aqui era mais para dar o arzinho primaveril, conjuntamente com a música de Chopin e o poema do Gautier... :)
    Beijokitas e voto nessa: que venha o Sol! :g

    Chopin no choupal também é bom, REIZÃO! :D

    Ou quiçá imperador, FAUSTO, sem Waterloos a chatearem... :))
    Quanto às viagens espaciais, parece que é só teres taco para as fazeres. Ou patrocinadores, suponho. E alguma coragem, evidentemente! =))

    ResponderEliminar
  12. Aqui foram dando umas breves aparições todo o dia, KA! O que hoje já não aconteceu, mas pronto... :p
    E sim, o Youtube é uma grande facilidade: não conheço os títulos nem os grupos, mas tenho uma vaga ideia das letras e chego lá... :D
    Beijocas!

    Acho que vi esse da vida de Liszt, em miúda, RUI, e achei uma enorme seca! Sensibilidades diferentes, está bem de ver! :))
    Quanto a aniversários, pois, este ano ainda temos o centenário da República e se pensarmos bem ainda encontramos mais uns quantos... ;)

    ResponderEliminar
  13. A pintura de Renoir, a música de Chopin e o poema do Gautier é exactamente o que uma pessoa com uma vida sexual empobrecida gosta... só falta uma ópera de Wagner!!!

    Boa noite, ou melhor, bom dia!

    ResponderEliminar
  14. Ná, a ópera de Wagner é só para os casos mais graves, MEC 'dixit', EMATEJOCA!!! :))

    Boa noite!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)