quarta-feira, 31 de março de 2010

OS HOMENS QUE ODEIAM AS MULHERES

"O que mais lhe doía era a humilhação. Tivera todos os trunfos na mão e perdera para um semigangster com um fato Armani. Um miserável especulador da Bolsa. Um yuppie com um advogado famoso que passara o julgamento inteiro a rir-se dele." Assim se sente Mikael Blomkvist, jornalista económico da revista "Millennium", que após denunciar nos seus artigos as actividades pouco transparentes do empresário Wennerström, se vê envolvido num processo judicial que o condena a três meses de prisão, por difamação.

Enquanto se afasta da revista e espera cumprir a sentença, Blomkvist recebe um convite do antigo industrial Henrik Vanger para escrever a história da família e, simultaneamente, descobrir o que aconteceu à sua sobrinha-neta Harriet, desaparecida em 1966. O jornalista não parece disposto a aceitar a missão - bem remunerada, mas fora das suas competências - mas Vanger promete dar-lhe provas de alguns crimes perpetrados pelo empresário que o descredibilizou no meio jornalístico.

Paralelamente, Lisbeth Salander, uma jovem investigadora muito invulgar (não só pelas múltiplas tatuagens e piercings que ostenta no corpo franzino), elabora um relatório sobre o jornalista, que este acaba por ler mais tarde, admirando-se com a sua capacidade e precisão. Assim, não tem dúvidas em contratar a rapariga para o auxiliar na investigação...

Stieg Larsson já era um conceituado jornalista sueco conhecido como activista dos direitos humanos, quando resolveu escrever a série policial 'Millennium', inicialmente idealizada para dez volumes. Infelizmente, morreu pouco depois de entregar os primeiros três, aos 50 anos de idade! (consta que o ataque cardíaco se deveu ao esforço de subir a escadaria do prédio da editora, que tinha o elevador avariado, mas versões há muitas...) Contudo, não foi essa circunstância fatídica que deu origem ao enorme sucesso mundial da trilogia: é ler para crer!

Absolutamente FANTÁSTICO e ARREBATADOR, ao longo de 539 páginas ALUCINANTES!!!

CITAÇÃO:

"No mundo do jornalismo económico, porém, o normal mandato jornalístico que obriga a levar a cabo uma investigação crítica e informar objectivamente os leitores das suas descobertas parece não se aplicar. Em vez disso, celebra-se o vigarista que teve mais êxito."

16 comentários:

  1. Todos os homens odeiam as mulheres... Sem dúvida (podes fazer uma toma de dados na net)...
    Mas num aparte, estou a espera duma crítica das minhas histórias de blog (ta bem se é muito mala podes mandar ao correio interno), pode ser?

    ResponderEliminar
  2. não te enganaste no numero de paginas, nem nada?

    ResponderEliminar
  3. ena ena ena ena estou a ficar com àguinha na boca!!!

    ResponderEliminar
  4. Todo o mundo já leu a triologia do Stieg Larsson, excepto a minha pessoa.

    Até hoje à noite... agora vou a uma festa de anos!

    ResponderEliminar
  5. ematejoca, eu tb não li! :D

    ResponderEliminar
  6. Ehhh, se odeiam? e depois, ah, pergunta aqui quem odeia, ou quem ama!...
    Beijinho da laura frio frio friooooooooooo cad~e a primavera, mudaram o calendário?

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro mulheres!

    Ou melhor, algumas nem por isso...


    Feliz Natal, Teté!

    ResponderEliminar
  8. Confesso que o título do post e do livro me surpreendem.
    Não vejo como seja possível !...
    No singular, num caso especial, particular, talvez, mas no plural,... sinceramente, não entendo !...
    .

    ResponderEliminar
  9. já vi o filme mas não me tirou a curiosidade de ler os livros. já estive quase a fazer o investimento mas depois ficou adiado. o filme é surpreendente e muito bom. tenho dois sharpes para acabar e depois "as benevolentes". mas fica o registo :)

    ResponderEliminar
  10. Todos os homens odeiam as mulheres, CONDADO?! :-w
    Já vi e comentei! :D

    Não, não há engano possível, VÍCIO! :))

    Ui, ui, acho que vais gostar, VANI! :y

    ResponderEliminar
  11. Bom, EMATEJOCA, até agora ainda não tinha lido nenhum livro dele e ainda vou no primeiro! IUPIIIII! Ainda há mais dois!!! :D

    Ah, mas vais ler, VANI! Vais, vais, até aposto... =))

    Alguns odeiam demais, LAURINHA! Felizmente não são todos... :)
    Jinhos, nina!

    ResponderEliminar
  12. REIZÃO é assim, podia lá ele excluir metade dos seus súbditos?! (mas claro que há excepções, embora não dependam do género...) :))
    Boa Páscoa para ti também!

    Aqui que ninguém nos houve, RUI, há assassinos, sádicos, violadores e vários homens violentos e tarados que têm por alvo preferencial as mulheres! Parece-me que era a eles (que não são poucos assim, nem na Suécia) que o escritor se estava a referir... :p

    Pois, MOYLITO, antes de ver o filme sueco (não sou muito apreciadora daquele linguajar, prefiro entender minimamente o que dizem para lá da legendagem) ou o hollywoodesco que já está na forja, decidi-me primeiro pelo livro. E valeu a pena!!! :D
    Mas obrigada pela dica do filme, que também já me tinham dito ser bom! Ainda hei-de ver e quando o americano sair espero já ter lido o resto da trilogia... ~xf

    ResponderEliminar
  13. * RUI, sorry, é "ouve", obviamente... :h

    ResponderEliminar
  14. Optimo Livro cujos filmes como sempre não alcançam nem os calcanhares. Estou neste momento a ler o 3º A Rainha do Palácio das Correntes de Ar. Não há personagem tão fantástica como aquela Lisbeth Salander!!! Pena o autor n ter podido concluir a sua obra. Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Teté


    Jinhos, jinhos, Páscoa Feliz

    ResponderEliminar
  16. Lisbeth Salander é a personagem mais fantástica dos livros policiais dos últimos anos, PSIMENTO, digna de figurar junto a Poirot, Sherlock Holmes, Perry Mason, Nero Wolfe ou Tom Ripley, num escaparate de meia dúzia de eleitos!
    Por saber que os filmes raramente se comparam aos livros (policiais ou outros) é que preferi ler antes de ver, mas dizem que o filme sueco não é mau.
    O resto da trilogia virá já a seguir... :D
    Abraço!

    Feliz Páscoa para ti também, ZÉ DO CÃO! :)
    Jinhos!

    ResponderEliminar

Sorri! Estás a ser filmad@ e lid@ atentamente... :)