... sai caro, como a São evidenciou em comentário ao post onde o referi: 3,60 €, ida e volta por pessoa. Porque não dá hipótese de ser só subir ou descer, tem de se comprar logo o conjunto. Isto para quem não tem passe, quanto aos módulos não sei se tornam a viagem mais barata. Mas adiante: fomos à mesma, que nenhum de nós se lembrava qual foi a última vez que entrámos lá. Neste ou noutros - no de Santa Justa tenho apenas a vaga noção de ter andado uma vez, em miúda. E a esse também está programado ir, já que funciona simultaneamente como um dos miradouros da cidade, em geral, e da baixa pombalina, em particular.
A ideia de os vestir a condizer com as festas lisboetas foi brilhante: por um lado, porque os vândalos dos gatafunhos os têm como um dos seus alvos preferidos, que lhes deixaram muitas mossas e "cicatrizes" pavorosas; por outro, porque o projeto vencedor do concurso camarário, da autoria de Mariana Cidade, tem tudo a ver com a emblemática da cidade - azulejos e calçada portuguesa. A bem dizer, nunca vi tanto frenesim a fotografar elétricos e afins. E não era a única tuga entusiasmada com os 'cliques', no meio dos turistas...
Refira-se que o passeio em si é bastante curto, mesmo que o funicular circule a passo de caracol - nos dois sentidos. Certo é que, pelo que pude observar, vem muito mais carregado na subida do que na descida. O que tem toda a razão de ser, basta um pequeno tropeção numa pedrinha da calçada e é rebolar por ali fora, num instante se chega lá abaixo, sem ajuda de santo nenhum. Mais rápido, inclusive. E se o pavimento fosse menos irregular, até se podia fazer como nas pistas de neve: pôr um saco de plástico no chão, sentar o rabiosque em cima e, ala que se faz tarde, escorregar até aos Restauradores. (num desporto radical, ainda não suficientemente explorado!)
Voltando aos trajetos nos dois funiculares, mesmo com a mesmíssima "velocidade", na descida a viagem foi aprazível e à vontade, se bem que estivesse perto da lotação escarrapachada no interior (salvo erro, 22 lugares sentados e 11 de pé). Na subida já foi encher até fartar, não sei se pelo volume dos turistas (alguns bem grandes e fortes, para não dizer gordos!), mas de certeza que os viajantes duplicavam a lotação. Tanto que quando chegou lá acima o motor ficou a roncar um bom bocado... não sei se em protesto!
(embora ainda não tenha visto ao vivo, as "fatiotas" no elevador da Bica são estas, numa fotografia do facebook.)
Lindas, também!
Quando leio um post destes, também fico com saudades de Lisboa, cidade que conheço mal, mas andar no elevador da Glória também já lá andei, há muitos anos.
ResponderEliminarAs fotografias são mesmo muito lindas, e por falar em festas, para a semana já é o Santo António.
PS: Leste a minha explicação, porque retirei do "ematejoca azul" as fotografias do meu Porto? Em breve vou publicá-las de novo, mas sem o texto lamechas.
Continuação um fabuloso fim-de-semana
Também conheço mal o Porto, EMATEJOCA, e da última vez que lá estive não vi metade do que queria: choveu a tempo inteiro! ;)
EliminarMas estou com vontade de ver as tuas fotos, com ou sem texto lamechas a acompanhar. Afinal é normal que de vez em quando tenhas saudades da cidade onde passaste a tua infância... :)
Esta semana temos dois feriados em Lisboa! :)))
Um fabuloso fim de semana para ti também!
Olá Teté,
ResponderEliminarRealmente são caros os bilhetes. Já decidi subir a pé para o Bairro Alto por causa disso. Se estivesse sozinho ainda vá que não vá, mas com mais pessoas não dava mesmo :))
O que poupei gastei na Trindade eheheh
Mas estão bonitos os funiculares, estão sim senhor.
Beijocas
Bom, JP, para subir ao Bairro Alto sem usar o elevador há outros percursos alternativos, por ali não é o caminho mais fácil... :)
EliminarMas é sempre assim, poupa-se de um lado, gasta-se do outro... :)))
Beijocas!
Olá Teté,
ResponderEliminarQue encantador. Adorei a roupagem do elevador.
Beijos mil
Bem-vinda, TERESINHA!
EliminarEstão lindões mesmo! :)))
Beijocas!
Foi uma ideia brilhante "vesti-los" assim!
ResponderEliminarComo não estou em Lisboa ainda não os vi mas estive talvez há 3 semanas bem encostada ao elevador de Santa Justa do lado do Carmo!
A esplanada e a vista são uma maravilha!
As fotos não me ficaram boas...
Abraço
Também achei, ROSA! :)
EliminarImagino que sim, mas já lá não vou há tantos anos, que vou ter de ver com os meus próprios olhos... :)))
Tenho é de aproveitar um dia bonito, para tentar tirar algumas fotos de jeito! ;)
Abraço
Acho a ideia muito gira ainda não andei por lá mas não me podem escapar!
ResponderEliminarEssa de chegar aos Restauradores a "abrir" sentadinha num plástico acho delirante pois ganha-se muito tempo!!!
xx
Suponho que estarão assim todo o mês, nas festas de junho, PAPOILA! :)
EliminarPara a malta com a mania das pressas, pelo menos, era um achado! :D
xxx
Lindos, todos fashion nas roupitas novas... :)))
ResponderEliminarJá andei em todos e ainda há bem pouco tempo andei no de Santa Justa, são caros como o são também os autocarros, os eletricos e o metro :(
Havia de ser o máximo as ruas direitinhas e nós a escorregar por ali abaixo eheheheh só tu Teresinha (assobiando)
Beijinho :)))
As roupitas novas assentaram-lhes muito bem, MARIA! :)))
EliminarPois, mas 3,60 € é mais caro que uma ida e volta num transporte normal, que obviamente faz trajetos mais longos. Mas enfim, em passeio esporádico, até se faz... ;)
Bora lá: tu tentas e eu fotografo! :)))
Beijocas!
EStão lindos, os nossos elevadores! Quanto tempo se aguentarão assim?
ResponderEliminarAcho que, com exceção do de Santa Justa, em todos os outros se podem usar os cartões de viagem Lisboa Viva, e assim a viagem fica bem mais barata!
Beijinhos e bom fim de semana com prolongamento!
Esperemos que dê para aguentar pelo menos durante as festas, TERESA, se bem que não era má ideia que se mantivessem "limpos" mais tempo. A parte mais difícil é convencer os idiotas do costume! :P
EliminarPor acaso não tinha nenhum desses cartões comigo, mas para a próxima já sei! Gracias pela informação! :)
Beijocas!
O único elevador em andei em Lisboa foi o de Santa Justa e há imensos anos.
ResponderEliminarAqui também temos o funicular que vai da Praça da Batalha até à zona do Cais da Ribeira com entrada/saída mesmo em frente à Ponte D. Luís. Na descida a vista é espectacular com a visão linda sobre o rio Douro.
Mas é de Lisboa que se fala e este mês tudo está em festa. Aproveitai, apesar do tempo não ajudar nem aí nem aqui!:)
A Cidade Invicta também não deixa os créditos por mãos alheias e a Casa de Serralves a 8 e 9 disponibiliza excelentes momentos de interesse. Sábado, com a chuva de molha tolos e o frio inusitado para a época nem deu para o que se pretendia e amanhã já não dá mesmo para lá voltar.
Este Junho não está a colaborar nada! Se quiseres podes ver que por cá também há muitos motivos de interesse!:)
http://www.ruadebaixo.com/serralves-em-festa-2013.html
Beijocas e bons passeios!:
Como já referi acima, conheço mal o Porto. Há 4 anos fui para essas bandas, com intenção de conhecer melhor - e por sinal nesta época do ano - mas também se fartou de chover, não vi metade do que queria. E como estava alojada em Caminha, acabei por só lá ir um dia, porque para apanhar chuva não valia a pena fazer aquele trajeto diariamente (que Caminha já conheço bem!), andámos mais ali pelos arredores. De qualquer forma, quando lá voltar já sei de cor a lista dos locais a visitar. Espero é que o tempo não nos pregue nova partida! ;)
EliminarMas claro que as festas não são só em Lisboa ou Porto. Elas surgem um pouco por todo o país ou não fosse junho o mês dos santos populares. E consta que o tempo vai melhorar lá para meio desta semana, que assim não há quórum de folgazões para as festas... :)))
Obrigada e beijocas!
um projecto interessante... nunca andei, acho bonitos com ou sem azulejos!
ResponderEliminarbj*
Também acho bonitos sem azulejos, TÉTISQ, mas cheios de rabiscos de graffiters de 5ª categoria, nem por isso... ;)
EliminarBeijocas!
Que elétricos tão catitas. Gosto de andar de elétrico em Lisboa. Gostei imenso do passeio que fiz no 28, creio que há dois anos. Também me satisfaz sair de São Bento a pé e subir aquelas calçadas íngremes, nas calmas, descansar na esplanada da Brasileira com um refresco e uma tosta mista, pertinho de Fernando Pessoa (claro que já tirei a foto da praxe) e continuar o passeio pelo Chiado.
ResponderEliminarAdoro revisitar Lisboa!
Estão catitas mesmo, CATARINA! :)))
EliminarE eu que ainda não dei esse passeio no 28? Isto não é falta de lembrança, mas como está aqui tão perto, vai-se adiando... :)
Acho que em tempos também tirei essa foto da praxe, mas já não sei onde para... :D
Lisboa é sempre linda!
Belos os elevadores
ResponderEliminarque sobem e descem
a partir do chão que pisamos
neste Chiado
Verdade que estão belos, PUMA! :)
EliminarFicaram mesmo muito bonitos. Será que essas fatiotas ficam por mais algum tempo para além do período das festas?
ResponderEliminarFrancamente, não sei, LUISA! A ideia era ficarem assim durante as festas, mas se não estiverem muito estragados, se calhar até deixam ficar mais uns tempos... :)
EliminarGosto muito dos elevadores de Lisboa e, como tenho o Lisboa Viva, utilizo-os com frequência. Aquele cujo percurso mais gosto é o do Lavra.
ResponderEliminarBeijinhos
O do Lavra ainda não vi, CARLOS, nem em foto, mas quero ver se não perco a oportunidade... :)
EliminarBeijocas!
Um espanto!!
ResponderEliminarEm Dia de Portugal, sabe bem ver estas coisas
Também achei um espanto, PEDRO!
EliminarNão podem ser só coisas más e feitas com os pés... :)
Será que já fizeram postais com as novas fatiotas dos elevadores? Se alguém se deparar por aí alguma loja online ou assim que já tenha postais desses que me diga, se fizerem favor para juntar à minha colecção e para enviar :)
ResponderEliminarBeijocas
Francamente não sei, POPPY, mas vou tentar indagar e depois digo-te alguma coisa. :)
EliminarBeijocas!